O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Re: ESFG
el_Moreira Escreveu:Boas!
Caro Ulisses, peço-te que coloques um gráfico sobre o ESFG.
Parece-me que este será um bom momento para entrar no entanto tenho muitas reservas devido ao facto do volume ser muito baixo.
Quase não existe informação sobre este titulo aqui no Caldeirão...![]()
Alguem quer comentar?
Procuras um tópico que se chama "ponto da situação", tens lá gráfico e uma AT da ESF dum competente trader que se chama José A.B. Machado. Vale a pena ler com atenção os tópicos deste senhor.
- Registado: 30/3/2008 16:57
ESFG
Boas!
Parece-me que este será um bom momento para entrar no entanto tenho muitas reservas devido ao facto do volume ser muito baixo.
Quase não existe informação sobre este titulo aqui no Caldeirão...
Alguem quer comentar?
Quase não existe informação sobre este titulo aqui no Caldeirão...

Alguem quer comentar?
Olá Ulisses,
A minha analise do mercado é em tudo idêntica à tua... ainda assim eu considero a tendência de longo prazo de alta, acho que enquanto o índice não quebrar os mínimos anteriores (9800/10000) o psi20 está numa correcção forte do Bull market que vem de 2003!?
Esta "designação" nem me parece importante, na prática devemos olhar para a tendência dominante de queda (médio prazo) e de alta de curto prazo... ainda assim fica esta achega para debate!
Um abraço
A minha analise do mercado é em tudo idêntica à tua... ainda assim eu considero a tendência de longo prazo de alta, acho que enquanto o índice não quebrar os mínimos anteriores (9800/10000) o psi20 está numa correcção forte do Bull market que vem de 2003!?
Esta "designação" nem me parece importante, na prática devemos olhar para a tendência dominante de queda (médio prazo) e de alta de curto prazo... ainda assim fica esta achega para debate!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Deixo aqui os gráficos do PSI, mantendo inalteradas as minhas análises, ou seja: Até que a resistência dos 11400/11750 se mantenha inviolada, os ursos dominam no médio/longo prazo.
No curto prazo, os touros continuam no domínio da situação e, se fechar por estes níveis, o PSI cumpre 25 sessões apenas com 4 vela negras, o que mostra bem como tem estado sob domínio dos touros nas últimas semanas.
Continuo plenamente convencido que os touros conseguirão levar o índice até à zona de resistência chave e aí sim se irá travar a batalha que marcará o futuro do nosso mercado.
Um abraço,
Ulisses
No curto prazo, os touros continuam no domínio da situação e, se fechar por estes níveis, o PSI cumpre 25 sessões apenas com 4 vela negras, o que mostra bem como tem estado sob domínio dos touros nas últimas semanas.
Continuo plenamente convencido que os touros conseguirão levar o índice até à zona de resistência chave e aí sim se irá travar a batalha que marcará o futuro do nosso mercado.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.37 KiB) Visualizado 5757 vezes
-
- forum-psi2.GIF (39.02 KiB) Visualizado 5746 vezes
-
- forum-psi3.GIF (28.35 KiB) Visualizado 5747 vezes
João, não sei. Sabes por que é que eu não sei? Aposto que sabes.
Qualquer movimento de lateralização prolongada, pode ser um movimento de acumulação ou distribuição. Esta é sempre a grande questão nos mercados e a de mais difícil resposta. É verdade que algumas acções quebraram em alta essa lateralização mas a sua maioria (as mais importantes) continua sem o fazer.
Ou seja, tanto pode ser um movimento de acumulação, criando uma base muito interessante para a inversão, como pode ser um parar para respirar dos ursos, distribuindo, antes de darem mais uma patada rumo às quedas.
Creio que o gráfico do PSI será mesmo crucial na identificação do que se irá passar, já que a sua zona de resistência chave (entre os 11400 e 11750 pontos) está muito bem definida.
Um abraço,
Ulisses
Qualquer movimento de lateralização prolongada, pode ser um movimento de acumulação ou distribuição. Esta é sempre a grande questão nos mercados e a de mais difícil resposta. É verdade que algumas acções quebraram em alta essa lateralização mas a sua maioria (as mais importantes) continua sem o fazer.
Ou seja, tanto pode ser um movimento de acumulação, criando uma base muito interessante para a inversão, como pode ser um parar para respirar dos ursos, distribuindo, antes de darem mais uma patada rumo às quedas.
Creio que o gráfico do PSI será mesmo crucial na identificação do que se irá passar, já que a sua zona de resistência chave (entre os 11400 e 11750 pontos) está muito bem definida.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.27 KiB) Visualizado 6307 vezes
-
- forum-psi2.GIF (36.65 KiB) Visualizado 6304 vezes
-
- forum-psi3.GIF (29.92 KiB) Visualizado 6310 vezes
João, parece-me que essa é uma possibilidade bastante válida, alguns títulos deram já sinais de inversão... ainda assim ficaram agora em tendência definida, ou seja, não sabemos se entrarão numa tendência lateral, de subida, ou mesmo se voltarão a uma tendência de queda!?
Parece-me importante é perceber os níveis (resistências e suportes) importantes que nos indicam quais os movimentos mais prováveis que virão a seguir... só para dar um exemplo simples, a PTI estará a lateralizar enquanto se mantiver entre os 2.25 e os 2.60! abaixo ou acima destes níveis estará em tendência de queda ou subida, conforme o caso...
Bons negócios
Parece-me importante é perceber os níveis (resistências e suportes) importantes que nos indicam quais os movimentos mais prováveis que virão a seguir... só para dar um exemplo simples, a PTI estará a lateralizar enquanto se mantiver entre os 2.25 e os 2.60! abaixo ou acima destes níveis estará em tendência de queda ou subida, conforme o caso...
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Ulisses!!
São 12.29, pá! quero ir almoçar...onde é que andas??? o despertador não tocou?
Isto tá calmo (até ver) mas não prometo que os fãs de Toni Carreira não desatem á chapada nos adeptos das ondas no SP se isto descambar para a tarde...
(com a malta da SONI a bater em todos, claro)
Anda lá, que a Pata disse que se atrasas te corta a sobremesa
Beijocas
São 12.29, pá! quero ir almoçar...onde é que andas??? o despertador não tocou?
Isto tá calmo (até ver) mas não prometo que os fãs de Toni Carreira não desatem á chapada nos adeptos das ondas no SP se isto descambar para a tarde...
(com a malta da SONI a bater em todos, claro)
Anda lá, que a Pata disse que se atrasas te corta a sobremesa
Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Base?!
Ulisses,
Na tua opinião pode ser considerada o inicio de uma base (3 meses) em algumas acções do PSI20? Faz sentido?
Por agora julgo que assistimos a algumas empresas que se viram livres da sua lt descendente desde Julho 2007. O mercado poderá ter dado aqui na minha opinião um sinal de mudança não para Bull mas para neutro no médio prazo.
Segundo o que tenho visto considero que devemos estar atentos a uma base de inversão de tendencia...é só uma opinião.
Abraço.
Na tua opinião pode ser considerada o inicio de uma base (3 meses) em algumas acções do PSI20? Faz sentido?
Por agora julgo que assistimos a algumas empresas que se viram livres da sua lt descendente desde Julho 2007. O mercado poderá ter dado aqui na minha opinião um sinal de mudança não para Bull mas para neutro no médio prazo.
Segundo o que tenho visto considero que devemos estar atentos a uma base de inversão de tendencia...é só uma opinião.
Abraço.
Marco, Ulisses, Rabbi e Caldeireiros em geral,
Com a pouca experiência de mercado que tenho, acredito que muito estou e mais irei aprender com este momento tão peculiar que tem sido a "crise do Subprime".
Ninguém sabe se estamos a assistir a uma correcção ou inversão, se o fundo já foi atingido, quanto tempo vai durar até efectivamente tudo estar limpo e em cima da mesa.
No entanto e indo um pouco no raciocínio simplista (mas não simplório) não só do Rabbi mas também de mais alguns Caldeireiros, coloco as seguintes questões, em tom de aprendiz:
--> Que contas se podem fazer contando com o capital injectado pelo bancos centrais?
--> Será que este capital injectado ajudará a reduzir o diferencial entre o "descontado" e o "por descontar"?
--> Será que a crise pode efectivamente ser "estancada" ou limitada por este tipo de acções(injecção e descida de taxas)?
--> Será que se pode "abafar" o Bear com este tipo de estratégias?
--> Estamos a assistir a um momento de viragem na forma de o mercado existir e ser controlado?
Ficam as questões, agradeço luz.
Um Abraço
Com a pouca experiência de mercado que tenho, acredito que muito estou e mais irei aprender com este momento tão peculiar que tem sido a "crise do Subprime".
Ninguém sabe se estamos a assistir a uma correcção ou inversão, se o fundo já foi atingido, quanto tempo vai durar até efectivamente tudo estar limpo e em cima da mesa.
No entanto e indo um pouco no raciocínio simplista (mas não simplório) não só do Rabbi mas também de mais alguns Caldeireiros, coloco as seguintes questões, em tom de aprendiz:
--> Que contas se podem fazer contando com o capital injectado pelo bancos centrais?
--> Será que este capital injectado ajudará a reduzir o diferencial entre o "descontado" e o "por descontar"?
--> Será que a crise pode efectivamente ser "estancada" ou limitada por este tipo de acções(injecção e descida de taxas)?
--> Será que se pode "abafar" o Bear com este tipo de estratégias?
--> Estamos a assistir a um momento de viragem na forma de o mercado existir e ser controlado?
Ficam as questões, agradeço luz.
Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Olá Amigos Marco e Ulisses.
Bem sei que o mercado antecipa
os resultados futuros
e, num dado complexo
prevê tudo o que existe ou vai existindo para
prevenir.
Eu com isto,
uma regra de três simples também
não quis dizer que os mercados tenham obrigatoriamente
descontar até lá e tocar no mínimo que frisei.
Agora,
acredito que 2008 e 2009 vão ser anos de baixa. 2008 mais que 2009.
Por mim acredito que a médio prazo
assistiremos a novas quedas.
Porque 1º- Os resultados do 1º quadrante não
refletem todas as perdas das empresas do
sector
financeiro.
2º- Ainda NÂO está previsto novas perdas (perdas reais e imprevistas), um
assentuar da gravidade em que os banqueiros nos vão animando e afirmando que o pior
já passou!

Bem sei que o mercado antecipa
os resultados futuros
e, num dado complexo
prevê tudo o que existe ou vai existindo para
prevenir.
Eu com isto,
uma regra de três simples também
não quis dizer que os mercados tenham obrigatoriamente
descontar até lá e tocar no mínimo que frisei.
Agora,
acredito que 2008 e 2009 vão ser anos de baixa. 2008 mais que 2009.
Por mim acredito que a médio prazo
assistiremos a novas quedas.
Porque 1º- Os resultados do 1º quadrante não
refletem todas as perdas das empresas do
sector
financeiro.
2º- Ainda NÂO está previsto novas perdas (perdas reais e imprevistas), um
assentuar da gravidade em que os banqueiros nos vão animando e afirmando que o pior
já passou!
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.
Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.
Rabbi, além daquilo que o Marco disse, pergunto-te:
Quem estima? E se essas estimativas forem relativamente "consensuais", os mercados já as incorporaram.
E se te custa a acreditar que os mercados funcionam assim, basta recordares a reacção positiva dos mercados de uma das últimas vezes em que foi admitida uma perda forte devido ao "subprime".
Tudo nos mercados é menos linear do que parece e do que a Comunicação Social faz crer. Quantos dos jornalistas que dizem que uma acção subiu por isto ou por aquilo já negociou a sério nos mercados?
Um abraço,
Ulisses
Estima-se que por todo mundo, mas mais nos Estados Unidos, as perdas totais desta crise do Subprime andem a rondar os 950 mil milhões de dólares.
Quem estima? E se essas estimativas forem relativamente "consensuais", os mercados já as incorporaram.
E se te custa a acreditar que os mercados funcionam assim, basta recordares a reacção positiva dos mercados de uma das últimas vezes em que foi admitida uma perda forte devido ao "subprime".
Tudo nos mercados é menos linear do que parece e do que a Comunicação Social faz crer. Quantos dos jornalistas que dizem que uma acção subiu por isto ou por aquilo já negociou a sério nos mercados?
Um abraço,
Ulisses
Rabbi, o mundo não é só o subprime nem os mercado funcionam dessa forma matemática (nem sequer reflectem apenas e só os resultados actuais, incorporam também expectativas futuras).
Eu esquecia por completo esse tipo de "previsão" mas pronto, é só a minha sugestão.

Eu esquecia por completo esse tipo de "previsão" mas pronto, é só a minha sugestão.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olá Amigos,
Estou partilhando uma ideia e gostaria da vossa opinião.
Estima-se que por todo mundo, mas mais nos Estados Unidos, as perdas totais desta crise do Subprime andem a rondar os 950 mil milhões de dólares. Até Agora as perdas foram de 260 mil milhões de dólares.
Até agora as bolsas mundiais em média descontaram cerca de 19,7% Ora fazendo uma regra de 3 simples facilmente obtemos um valor de desconto total ou por assim dizer um fundo até onde as bolsas podem chegar.
(os 690 mil milhões é a diferença entre o total das perdas estimado 950 menos os 260 já descontados)
Portanto: 260 mil milhões....... -19,7%
690 mil milhões....... X
X= -52% aproximadamente.
Tendo em conta que o PSi20 tocou um último máximo a 13700 pontos podemos encontrar um valor minimo para o índice a 6576 pontos nos próximos tempos.
Será?

Estou partilhando uma ideia e gostaria da vossa opinião.

Estima-se que por todo mundo, mas mais nos Estados Unidos, as perdas totais desta crise do Subprime andem a rondar os 950 mil milhões de dólares. Até Agora as perdas foram de 260 mil milhões de dólares.
Até agora as bolsas mundiais em média descontaram cerca de 19,7% Ora fazendo uma regra de 3 simples facilmente obtemos um valor de desconto total ou por assim dizer um fundo até onde as bolsas podem chegar.
(os 690 mil milhões é a diferença entre o total das perdas estimado 950 menos os 260 já descontados)
Portanto: 260 mil milhões....... -19,7%
690 mil milhões....... X
X= -52% aproximadamente.

Tendo em conta que o PSi20 tocou um último máximo a 13700 pontos podemos encontrar um valor minimo para o índice a 6576 pontos nos próximos tempos.
Será?

Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
Ulisses Pereira Escreveu:Obrigado.Mas acredita que tu - por mais incrível que te possa parecer! - dás uma enorme ajuda na moderação, sobretudo nas alturas mais críticas.
Com uma mulher, ainda por cima firme e determinada, todos baixam a "bolinha"

Um abraço
Exactamente, soso. Com a diferença que esta resistência na Altri é mais inequívoca e clara do que a da EDP. Para já, a Altri continua a "flirtar" com essa resistência. Se a quebrar consistentemente, terá o caminho aberto até à resistência fortíssima entre os 5,1 e os 5,45 euros.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-altri1.GIF (39.41 KiB) Visualizado 7239 vezes
-
- forum-altri2.GIF (27.7 KiB) Visualizado 7237 vezes
ALTRI
Ulisses, julgo que a altri se está a comportar da mesma forma que a EDP, isto é :quebrou a resistência dos 4,70€,mas como o volume tem sido diminuto, o que concluis?Será que o suporte já foi efectivamente quebrado, ou tem que o romper de forma mais consistente?´
Noto que fez 3 fechos sucesivos acima daquele valor.Cumprimentos e B.N.
Noto que fez 3 fechos sucesivos acima daquele valor.Cumprimentos e B.N.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
O prometido é devido.
Eu tinha prometido que apresentaria os meus agradecimentos ao nosso "pequenino" administrador neste topico. Cá estão
Obrigada, Ulisses, pelas analises
Por nos aturares. Por moderares moderadamente. Por não perderes a paciencia naquela altura em que andamos todos ao estalo como putos com uma bola. Por seres a alma sorridente que és. E, no meu caso, mais do que tudo, pela tua amizade.
(eu sei que aturar-me não é facil, tenho lá em casa uma alma a queixar-se...mas também é portista, tem o que merece)
Beijocas
Eu tinha prometido que apresentaria os meus agradecimentos ao nosso "pequenino" administrador neste topico. Cá estão
Obrigada, Ulisses, pelas analises
Por nos aturares. Por moderares moderadamente. Por não perderes a paciencia naquela altura em que andamos todos ao estalo como putos com uma bola. Por seres a alma sorridente que és. E, no meu caso, mais do que tudo, pela tua amizade.
(eu sei que aturar-me não é facil, tenho lá em casa uma alma a queixar-se...mas também é portista, tem o que merece)
Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Ulisses, achas que a EDP já quebrou a LTD de curto prazo?
Cumps.
Cumps.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Enquanto estas velas brancas continuarem a marcar os dias na praça portuguesa, os touros vão sorrindo e dominando no curto prazo.
Continuo convicto que o principal índice da Bolsa nacional irá testar a forte zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos. Mas só a ruptura dessa zona de resistência faria os touros ganharem de novo o controlo do mercado em termos de médio prazo.
Mas, quando essa resistência chegar, não se espere tarefa fácil. Os ursos irão tentar defendê-la com unhas e dentes e têm a tendência dominante como sua aliada.
Um abraço,
Ulisses
Continuo convicto que o principal índice da Bolsa nacional irá testar a forte zona de resistência entre os 11400 e os 11750 pontos. Mas só a ruptura dessa zona de resistência faria os touros ganharem de novo o controlo do mercado em termos de médio prazo.
Mas, quando essa resistência chegar, não se espere tarefa fácil. Os ursos irão tentar defendê-la com unhas e dentes e têm a tendência dominante como sua aliada.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.46 KiB) Visualizado 4919 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38 KiB) Visualizado 4917 vezes
-
- forum-psi3.GIF (30.46 KiB) Visualizado 4932 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 149 visitantes