Petróleo e gasolina - vamos a números
Aqui fica um gráfico com a variação da gasolina 95 e do gasóleo rodoviário desde o inicio de 2004 antes de qualquer imposto...
Como não tive tempo, nem sei onde ir buscar as cotações diárias do EUR/USD e do Petróleo fiquei-me por estes dados... mais logo vou procurar os que me faltam para ter um gráfico em condições!
Elias, espero que não leve a mal colocar este gráfico aqui... achei que não valia a pena abrir novo tópico!
Se quiser, eu removo-o e coloco-o noutro local!
Como não tive tempo, nem sei onde ir buscar as cotações diárias do EUR/USD e do Petróleo fiquei-me por estes dados... mais logo vou procurar os que me faltam para ter um gráfico em condições!

Elias, espero que não leve a mal colocar este gráfico aqui... achei que não valia a pena abrir novo tópico!
Se quiser, eu removo-o e coloco-o noutro local!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Elias, de Março/2006 a Março/2008 (2 anos) o preço base da gasolina 95 subiu de 0.46 para 0.57 centimos (+24%).
O crude subiu de 53 para 65 euros (+23%).
Nos postos (já incluindo impostos) subiu de 1.23 para 1.40 (+14%). A parcela dos impostos faz com que a subida do preço final seja mais moderada.
Conforme os prazos (e os meses que escolheres) as diferenças poderão oscilar um pouco mas de uma forma geral a gasolina tem seguido a subida do crude muito, muito de perto.
O crude subiu de 53 para 65 euros (+23%).
Nos postos (já incluindo impostos) subiu de 1.23 para 1.40 (+14%). A parcela dos impostos faz com que a subida do preço final seja mais moderada.
Conforme os prazos (e os meses que escolheres) as diferenças poderão oscilar um pouco mas de uma forma geral a gasolina tem seguido a subida do crude muito, muito de perto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio,
Nos últimos 12 meses o crude aumentou 100% em USD e 50% em euros. A gasolina praticamente não variou.
Nos últimos 24 meses o crude aumentou 60% em USD e 30% em euros. A gasolina praticamente não variou.
Quando escreves que "O preço base da gasolina e a sua subida estão sensivelmente em linha com o preço do crude, quer nos últimos meses quer nos últimos anos" referes-te exactamente a que horizonte temporal?
1 abraço,
Elias
Nos últimos 12 meses o crude aumentou 100% em USD e 50% em euros. A gasolina praticamente não variou.
Nos últimos 24 meses o crude aumentou 60% em USD e 30% em euros. A gasolina praticamente não variou.
Quando escreves que "O preço base da gasolina e a sua subida estão sensivelmente em linha com o preço do crude, quer nos últimos meses quer nos últimos anos" referes-te exactamente a que horizonte temporal?
1 abraço,
Elias
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Elias, tenho alguns cálculos no outro tópico sobre o Petróleo.
O preço base da gasolina e a sua subida estão sensivelmente em linha com o preço do crude, quer nos últimos meses quer nos últimos anos.
A gasolina poderia estar a subir um pouco mais para estar perfeitamente em linha com o crude mas também me parece lógico que a gasolina suba menos que o crude (há outros custos associados à produção da gasolina pronta a consumir que não sobem na mesma proporção, certamente).
Mais de metade do preço final da gasolina são Impostos e no caso português estes têm subido mais ou menos em linha com a inflacção (uns meros 2% ao ano ou coisa semelhante) e portanto promovem uma maior estabilidade do preço final.
O preço base da gasolina e a sua subida estão sensivelmente em linha com o preço do crude, quer nos últimos meses quer nos últimos anos.
A gasolina poderia estar a subir um pouco mais para estar perfeitamente em linha com o crude mas também me parece lógico que a gasolina suba menos que o crude (há outros custos associados à produção da gasolina pronta a consumir que não sobem na mesma proporção, certamente).
Mais de metade do preço final da gasolina são Impostos e no caso português estes têm subido mais ou menos em linha com a inflacção (uns meros 2% ao ano ou coisa semelhante) e portanto promovem uma maior estabilidade do preço final.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
majomo Escreveu:
A correlação entre petróleo e gasolina não é 1...
Certamente que se o petróleo sobe, a gasolina também deveria subir, mas nunca na mesma proporção, tendo em conta que o petróleo, não é só gasolina, gasóleo, etc...
Concordo, mas tomando como amostra o que se tem passado nos últimos, meses, até parece que a correlação é zero
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Elias Escreveu:Tens razão, seria interessante, infelizmente nunca me lembrei de registar o preço do gasóleo, pois não é produto que costume comprar.
Se alguém aqui tiver o histórico de preços dos últimos 2 anos e mo quiser enviar, eu poderei adicionar ao gráfico.
1 abraço,
Elias
Olá Elias,
No site da Direcção Geral de Energia e Geologia (http://www.dgge.pt/) no link "Estatísticas e Preços" tens todos o dados necessários já em folhas excel.
Cheers
Não faz mal!...
Elias Escreveu:Dizem que a gasolina está cara.
Estará?
Quando o petróleo descia, toda a gente se queixava do facto de a gasolina não descer de preço.
Agora que o petróleo está nas nuvens, ninguém se questiona porque é que a gasolina não sobe.
Mesmo descontando a desvalorização do dólar e calculando o preço em euros (linha azul), a verdade é que nos últimos 6 meses o crude aumentou 25%. Se gasolina tivesse acompanhado essa subida, deveria estar a agora 25% acima (ou seja, a 1,75 por litro).
Não acham estranho o facto de o preço não mexer?
Saudações,
Elias
A correlação entre petróleo e gasolina não é 1...
Certamente que se o petróleo sobe, a gasolina também deveria subir, mas nunca na mesma proporção, tendo em conta que o petróleo, não é só gasolina, gasóleo, etc...
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Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
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-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
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Tens razão, seria interessante, infelizmente nunca me lembrei de registar o preço do gasóleo, pois não é produto que costume comprar.
Se alguém aqui tiver o histórico de preços dos últimos 2 anos e mo quiser enviar, eu poderei adicionar ao gráfico.
1 abraço,
Elias
Se alguém aqui tiver o histórico de preços dos últimos 2 anos e mo quiser enviar, eu poderei adicionar ao gráfico.
1 abraço,
Elias
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Dizem que a gasolina está cara.
Estará?
Quando o petróleo descia, toda a gente se queixava do facto de a gasolina não descer de preço.
Agora que o petróleo está nas nuvens, ninguém se questiona porque é que a gasolina não sobe.
Mesmo descontando a desvalorização do dólar e calculando o preço em euros (linha azul), a verdade é que nos últimos 6 meses o crude aumentou 25%. Se gasolina tivesse acompanhado essa subida, deveria estar a agora 25% acima (ou seja, a 1,75 por litro).
Não acham estranho o facto de o preço não mexer?
Saudações,
Elias
Estará?
Quando o petróleo descia, toda a gente se queixava do facto de a gasolina não descer de preço.
Agora que o petróleo está nas nuvens, ninguém se questiona porque é que a gasolina não sobe.
Mesmo descontando a desvalorização do dólar e calculando o preço em euros (linha azul), a verdade é que nos últimos 6 meses o crude aumentou 25%. Se gasolina tivesse acompanhado essa subida, deveria estar a agora 25% acima (ou seja, a 1,75 por litro).
Não acham estranho o facto de o preço não mexer?
Saudações,
Elias
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Perdão, não ficou o link
Puxei este tópico para cima, porque encontrei este site catita
http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato
que pode ajudar a poupar uns euros a quem viaja muito.
Tanto mais que, com o petróleo a aproximar-se novamente dos máximos, os combustíveis irão continuar a fazer mossa na carteira.
http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato
que pode ajudar a poupar uns euros a quem viaja muito.
Tanto mais que, com o petróleo a aproximar-se novamente dos máximos, os combustíveis irão continuar a fazer mossa na carteira.
Às vezes, pode ser que dê jeito....
.
Puxei este tópico para cima, porque encontrei este site catita
(http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/),
que pode ajudar a poupar uns euros a quem viaja muito.
Tanto mais que, com o petróleo a aproximar-se novamente dos máximos, os combustíveis irão continuar a fazer mossa na carteira.
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Puxei este tópico para cima, porque encontrei este site catita
(http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/),
que pode ajudar a poupar uns euros a quem viaja muito.
Tanto mais que, com o petróleo a aproximar-se novamente dos máximos, os combustíveis irão continuar a fazer mossa na carteira.
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Duas formas de fazer preços de venda. Há mais.
1 - Baseada no custo, seja o somatório das matérias primas, recursos humanos, custos de capital, etc. Neste caso acrescenta-se uma margem que é o lucro.
2 - Baseada no valor para o cliente está disposto a pagar, independentemente do que me custou a produzir. Neste caso segmentam-se os clientes, fazem-se estudos de mercado, simulações de preço e temos vários preços para o mesmo bem consoante os canais e os segmentos.
O preço da gasolina tem componentes destas duas formas: se a procura aumenta na Primavera com exportações para os USA, de forma a que façam stocks para as suas viagens de Verão, então o preço desta nos mercados também sobe e o crude até pode descer.
Neste caso temos o mercado (clientes) a fazer aumentar o preço. Quando sobe o crude temos a influencia do custo da matéria prima.
2 - Baseada no valor para o cliente está disposto a pagar, independentemente do que me custou a produzir. Neste caso segmentam-se os clientes, fazem-se estudos de mercado, simulações de preço e temos vários preços para o mesmo bem consoante os canais e os segmentos.
O preço da gasolina tem componentes destas duas formas: se a procura aumenta na Primavera com exportações para os USA, de forma a que façam stocks para as suas viagens de Verão, então o preço desta nos mercados também sobe e o crude até pode descer.
Neste caso temos o mercado (clientes) a fazer aumentar o preço. Quando sobe o crude temos a influencia do custo da matéria prima.
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Alguns números da gasolina
Talvez possa ajudar com alguns números sobre a gasolina (valores a 27/12/07):
Preço de venda = 1, 369 €/litro
ISP - 0,58295 €/litro, está publicado em lei é fixado anualmente
IVA - 21% sobre o produto e ISP; nesta data = 0,23759
Podemos calcular o preço sem taxas subtraindo o valor do ISP e do IVA, resultando então PST= 0,54845 €/litro para a gasolina sem chumbo 95. Se não houvesse impostos era este o preço na bomba, não era bom!
Sugestão para o Elias:
Colocar outra linha depois de cálcular o preço sem taxas (PST) para cada medição e as dúvidas quase que desaparecem. O efeito do ISP, que é fixo tem o efeito de amortecimento na súbida e na descida, cerca de 40%, por isso explica que a gasolina não suba nem desça com o crude da mesma forma.
Não tem sentido pensar que actualmente com os combustíveis liberalizados, poder haver influencia politica, pois não me parece os diferentes accionistas da Repsol, Galp, Cepsa, BP, Esso, Agip, Hipermercados, etc, perderem dinheiro para fazerem favores a qualquer governo ou partido político.
Quanto a cartel - acham possível colocar todos estes actores do mercado a combinar preços?
Preço de venda = 1, 369 €/litro
ISP - 0,58295 €/litro, está publicado em lei é fixado anualmente
IVA - 21% sobre o produto e ISP; nesta data = 0,23759
Podemos calcular o preço sem taxas subtraindo o valor do ISP e do IVA, resultando então PST= 0,54845 €/litro para a gasolina sem chumbo 95. Se não houvesse impostos era este o preço na bomba, não era bom!
Sugestão para o Elias:
Colocar outra linha depois de cálcular o preço sem taxas (PST) para cada medição e as dúvidas quase que desaparecem. O efeito do ISP, que é fixo tem o efeito de amortecimento na súbida e na descida, cerca de 40%, por isso explica que a gasolina não suba nem desça com o crude da mesma forma.
Não tem sentido pensar que actualmente com os combustíveis liberalizados, poder haver influencia politica, pois não me parece os diferentes accionistas da Repsol, Galp, Cepsa, BP, Esso, Agip, Hipermercados, etc, perderem dinheiro para fazerem favores a qualquer governo ou partido político.
Quanto a cartel - acham possível colocar todos estes actores do mercado a combinar preços?
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Estendendo esta discussão ao gasóleo, fico revoltado quando, em Espanha, que compra o petróleo tal como nós e não diminuiu os impostos sobre combustíveis, o gasóleo vendia-se (em 10/07) 6-7 cêntimos mais barato do que cá e, passados 6 meses, essa diferença passou para 13-14 cêntimos.
A questão é que na Espanha, a subida do euro é pesada no estabelecimento de preços enquanto que por cá, esse peso não convém ao cartelzito. Se, por acaso, o euro começar a desvalorizar (como acredito) e chaga ao fim do ano nos 1,40, esse factor já vai ser apontado como desculpa para o preço não baixar.
A questão é que na Espanha, a subida do euro é pesada no estabelecimento de preços enquanto que por cá, esse peso não convém ao cartelzito. Se, por acaso, o euro começar a desvalorizar (como acredito) e chaga ao fim do ano nos 1,40, esse factor já vai ser apontado como desculpa para o preço não baixar.
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- Registado: 29/11/2007 2:48
- Localização: Guimaraes
um barril vale 158,9873 l
para se divertir a converter vejam aqui as medidas mundias realmente HA MUITAS hehee
A minha preferida beer
http://unit-converter.org/fr_volume.html
mas depois de refinado da isto segundo um site françês
para se divertir a converter vejam aqui as medidas mundias realmente HA MUITAS hehee
A minha preferida beer


http://unit-converter.org/fr_volume.html
mas depois de refinado da isto segundo um site françês
Produit (Litres)
-carburants 73,8 litres
-gazole et mazout léger (fioul domestique) 34,8 Litres
-kérosène (carburéacteur pour l'aviation) 15.2 Litres
-mazout lourd (fret maritime, centrales thermiques, industries) 8.7 Litres
-gaz de pétrole du raffinage 7.2 Litres
-autres gaz (éthane, propane, butane) 7.2 Litres
-coke 6.8 Litres
-asphalte 4.9 Litres
-bases pour la pétrochimie 4.5 Litres
- lubrifiants 1.9 Litres
-kérosène (ou pétrole lampant) 0.7 Litres
-autres (cires, graisses) 1.1 Litres
Ces chiffres varient d'un type de pétrole à un autre mais aussi d'une raffinerie à une autre et d'une époque à une autre. En effet, il est possible à partir du même brut de raffiner plus d'essence (en augmentant la capacité de craquage catalytique) ou plus de fioul en modifiant les procédés utilisés.
Il y a 6 mois
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- Registado: 26/6/2007 19:09
- Localização: fafe
superbem Escreveu:Não percebeste onde eu queria chegar, que era exactamente o responder a "será que o preço da matéria-prima é assim tão determinante do preço final?"
hoje o litro é 80 cêntimos de matéria prima, e no histórico?
A partir daí perceberia-se a influencia da matéria prima no preço final.
Talvez. Mas agora repara no seguinte: diz-se por aí que metade do preço da gasolina é ISP. Metade são 70 cêntimos. Somas-lhe os 80 cêntimos da matéria-prima dá 1,50. Somas o preço da refinação e a margem para os revendedores e dá 1,60 ou 1,70 ou mais. A gasolina estaria a ser vendida com prejuízo...
Há aqui algo que não bate certo. Será que são mesmo 80 litros?
1 abr
Elias
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- Localização: Barlavento
Não percebeste onde eu queria chegar, que era exactamente o responder a "será que o preço da matéria-prima é assim tão determinante do preço final?"
hoje o litro é 80 cêntimos de matéria prima, e no histórico?
A partir daí perceberia-se a influencia da matéria prima no preço final.
hoje o litro é 80 cêntimos de matéria prima, e no histórico?
A partir daí perceberia-se a influencia da matéria prima no preço final.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
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superbem Escreveu:Investiguei, parece que 1 barril petróleo dá para cerca de 80 litros de gasolina.
O custo da refinação penso que deverá ser constante, sujeito apenas a inflação e pouco mais.
Portanto é fazer-lhe as contas.
superbem,
Se realmente 1 barril der para 80 litros de gasolina, então com o barril a 100 dólares, cada litro "custaria" (em termos de matéria-prima) 1,25 dólares (ou seja 80 cêntimos de euro, aprox.).
O proximo passo é calcular a margem de venda (custos de refinação e de distribuição à parte).
Até aqui tudo bem. O pior é que, depois de se saber a margem de venda, é muito fácil começar a fazer juízos de valor sobre se a margem é grande ou pequena (ou, se preferires, "justa" ou "injusta"). Mas nessa discussão eu já não entro.
1 abraço,
Elias
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Sim mas para calcular a matéria prima que gasta cada litro de gasolina, grosso modo, dá para saber.
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Investiguei, parece que 1 barril petróleo dá para cerca de 80 litros de gasolina.
O custo da refinação penso que deverá ser constante, sujeito apenas a inflação e pouco mais.
Portanto é fazer-lhe as contas.
O custo da refinação penso que deverá ser constante, sujeito apenas a inflação e pouco mais.
Portanto é fazer-lhe as contas.
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