Direitos BCP
BrunoSousa05 Escreveu:BrunoSousa05 Escreveu:rosario Escreveu:As mais valias provenientes de direitos são declaradas em 2009 como se fossem acções?
Visto que já enchi os bolsos com algum dinheirinho da compra e venda de direitos, também tenho esta dúvida.
Alguém sabe?
Visto que para a semana, até dia 17, vou andar a "brincar" com a compra e venda de direitos preciso de saber para organizar a minha contabilidade.
Estou há 2 dias à espera de resposta... :/
3 dias à espera de uma resposta...
- Registado: 11/4/2008 21:28
Sim, creio que é isso mas como disse não confirmo a 100% dado que nunca testei.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Exacto, o banco não pode vender os direitos sem autorização do cliente naturalmente e também não se pode assumir que está interessado em comprar mais acções só porque não vendeu os direitos (o investidor podem nem sequer dispor do dinheiro para subscrever as novas acções).
O Direito, tal como o nome indica, é um direito e não uma obrigação. O direito vale dinheiro e pode ser exercido, contudo se o investidor não o quiser exercer, deverá vende-lo para recuperar aquilo que ele vale, mas é claro que se não o vender, não estão obrigado a exercê-lo.
O que é importante é informar os investidores da situação em curso. Certamente que alguns investidores (especialmente aqueles que compraram acções e as "deixaram para os netos", aqueles que nem acompanham regularmente o mercado) vão deixar os direitos evaporarem-se....
Quanto à questão do rateio, eu nunca subscrevi um Aumento de Capital (das vezes que recebi direitos, vendi-os sempre) mas estou certo que sobram sempre no fim acções por causa desses direitos "esquecidos", às quais é feito o tal rateio. Mas creio que em percentagem é uma quantidade bastante pequena...
Alguém que já tenha acompanhado esse processo poderá esclarecer melhor.
O Direito, tal como o nome indica, é um direito e não uma obrigação. O direito vale dinheiro e pode ser exercido, contudo se o investidor não o quiser exercer, deverá vende-lo para recuperar aquilo que ele vale, mas é claro que se não o vender, não estão obrigado a exercê-lo.
O que é importante é informar os investidores da situação em curso. Certamente que alguns investidores (especialmente aqueles que compraram acções e as "deixaram para os netos", aqueles que nem acompanham regularmente o mercado) vão deixar os direitos evaporarem-se....
Quanto à questão do rateio, eu nunca subscrevi um Aumento de Capital (das vezes que recebi direitos, vendi-os sempre) mas estou certo que sobram sempre no fim acções por causa desses direitos "esquecidos", às quais é feito o tal rateio. Mas creio que em percentagem é uma quantidade bastante pequena...
Alguém que já tenha acompanhado esse processo poderá esclarecer melhor.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alcinoguia Escreveu:Boa tarde alguém tem bcp no santander,os gajos não disponibilizam os direitos na conta, para se negociarem tem de se ir ao balcão.Onde se viu isto que banco de caca e este.
Eles mandam uma carta para casa com um campo de cruzinhas,
para o aumento com os direitos e para candidatares ao rateio.
- Registado: 1/4/2008 17:29
RATEIO!!?
Na carta que recebi do banco refere-se aos direitos e também à situação de Rateio.
Com esta procura toda e com a transacção dos direitos, o RATEIO é possível ou, pelos movimentos já registados é uma hipótese meramente teórica.
Com esta procura toda e com a transacção dos direitos, o RATEIO é possível ou, pelos movimentos já registados é uma hipótese meramente teórica.
- Registado: 1/4/2008 17:29
Re: Direitos BCP: como exercer?
master blaster Escreveu:A carta está correcta, se nada for comunicado o banco toma como consideração que o investidor não está interessado. Trata-se de um AC por subscrição logo para mim faz todo o sentido que assim o façam têm de ter o consentimento. Já viste se eles vendessem sem ordem do investidor depois como era ? Porque venderam no dia X e nao no dia Y etc etc. O unico tipo de AC que não fazes mesmo nada é o por incorporação em que não tens que te preocupar com nada...tudo automatico.
Aquilo que descreveste faz todo o sentido pelo menos para mim.
Eu não digo o contrário. O que eu contesto é o processo de um banco que apenas funciona on-line!![]()
Não é possivel, através de mensagem directa (o best tem esse sistema quando se faz o login) definir como o processo decorre e ter uma forma automática (inserida no sistema deles - tipo "subscrever direitos") eliminando o risco do "velho" correio?
e, pergunto outra vez: se eu não perguntasse nada? se não me informasse? e se nunca tivesse recebido a carta? teoricamente tinha perdido todas as possibilidades de fazer qq coisa.
Porque mesmo não querendo subscrever o aumento de capital, pelo menos tenho o direito de vender os direitos, certo? e esta forma de agir podia-me ter feito perder esse dinheiro.
Será que não estou a ver bem?Penso que pelo menos a informação de que poderia fazer algum dinheiro com estes direitos eles deveriam dar.
Não entendo esta falta de comunicaçãoeste nacional tou-me-a-lixarismo instalado
![]()
Bons negocios
Foram dadas instruções para pelo menos os clientes que são possuidores de direitos anteriores ao período de negociação, serem contactados telefonicamente.
Parabéns mais uma vez ao BCP pelo seu profissionalismo e eficácia na gestão do processo.
Já fui contactado, vou subscrever os meus direitos.
Human vs Algorithm
Re: Direitos BCP: como exercer?
A carta está correcta, se nada for comunicado o banco toma como consideração que o investidor não está interessado. Trata-se de um AC por subscrição logo para mim faz todo o sentido que assim o façam têm de ter o consentimento. Já viste se eles vendessem sem ordem do investidor depois como era ? Porque venderam no dia X e nao no dia Y etc etc. O unico tipo de AC que não fazes mesmo nada é o por incorporação em que não tens que te preocupar com nada...tudo automatico.
Aquilo que descreveste faz todo o sentido pelo menos para mim.
Eu não digo o contrário. O que eu contesto é o processo de um banco que apenas funciona on-line!

Não é possivel, através de mensagem directa (o best tem esse sistema quando se faz o login) definir como o processo decorre e ter uma forma automática (inserida no sistema deles - tipo "subscrever direitos") eliminando o risco do "velho" correio?
e, pergunto outra vez: se eu não perguntasse nada? se não me informasse? e se nunca tivesse recebido a carta? teoricamente tinha perdido todas as possibilidades de fazer qq coisa.
Porque mesmo não querendo subscrever o aumento de capital, pelo menos tenho o direito de vender os direitos, certo? e esta forma de agir podia-me ter feito perder esse dinheiro.
Será que não estou a ver bem?

Não entendo esta falta de comunicação

Bons negocios
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"
Garfield, na minha opinião não deves comparar os volumes porque eles não têm de corresponder e até há uma série de factores a concorrer para que tenham grande volume.
Há investidores a especular nos direitos (assim um pouco como quem negoceia warrants conforme já expliquei), a janela temporal para a negociação dos direitos é apertada e portanto quem os quer movimentar é "agora" (enquanto o BCP não tem janela nenhuma, vai continuar por cá) e quem tem de decidir o que faz com os direitos não tem que fazer nada às acções do BCP (há muita gente a negociar direitos porque precisa de os negociar e contudo não precisa de fazer nada com as acções, vai deixa-las estar tal como estão).
Há investidores a especular nos direitos (assim um pouco como quem negoceia warrants conforme já expliquei), a janela temporal para a negociação dos direitos é apertada e portanto quem os quer movimentar é "agora" (enquanto o BCP não tem janela nenhuma, vai continuar por cá) e quem tem de decidir o que faz com os direitos não tem que fazer nada às acções do BCP (há muita gente a negociar direitos porque precisa de os negociar e contudo não precisa de fazer nada com as acções, vai deixa-las estar tal como estão).
Garfield Escreveu:Julgo qe há outro ponto que deve ser analisado. Provavelmente estou a fazer mal as contas mas reparem no seguinte:
No dia 10 foram movimentados 134M de direitos do BCP que pelo racio de 3,333333 representariam 40M de acções do BCP a serem subscritas.
Ora se existe uma procura de 40M de acções pelo lado dos direitos como é que do lado das acções no mercado as mesmas conseguem acompanhar a subida com praticamente apenas metade do volume? Se repararem na sexta foram movimentadas 22M.
Agora vejamos a sessao de dia 11:
Sabem-me dizer a como negoceiam os direitos?
214M de direitos correspondentes a 64M de acções;
e no entanto no mercado foram apenas transaccionados 32M.
Como é que o mercado à vista consegue subir na mesma ordem de grandeza com apenas metade do volume? Sera esta subida sustentada levando em conta esta situação?
P.S. A esta hora o NIKKEI leva 2h de negociação com uma queda que ronda os 2,75% e consta que o G-7 deu um prazo de 100 dias para os bancos apresentarem os prejuizos totais da crise do subprime;
Edit : fazer contas de madrugada não me parece boa ideia LOL em cada M de direitos transaccionados metade é compra e a outra metade é venda, o que justifica o racio no mercado à vista mas por sua vez esta regra tambem se aplica a ele LOL agora é que dei o nó!
- Registado: 4/11/2006 12:49
Julgo qe há outro ponto que deve ser analisado. Provavelmente estou a fazer mal as contas mas reparem no seguinte:
No dia 10 foram movimentados 134M de direitos do BCP que pelo racio de 3,333333 representariam 40M de acções do BCP a serem subscritas.
Ora se existe uma procura de 40M de acções pelo lado dos direitos como é que do lado das acções no mercado as mesmas conseguem acompanhar a subida com praticamente apenas metade do volume? Se repararem na sexta foram movimentadas 22M.
Como é que o mercado à vista consegue subir na mesma ordem de grandeza com apenas metade do volume? Sera esta subida sustentada levando em conta esta situação?
P.S. A esta hora o NIKKEI leva 2h de negociação com uma queda que ronda os 2,75% e consta que o G-7 deu um prazo de 100 dias para os bancos apresentarem os prejuizos totais da crise do subprime;
Edit : fazer contas de madrugada não me parece boa ideia LOL em cada M de direitos transaccionados metade é compra e a outra metade é venda, o que justifica o racio no mercado à vista mas por sua vez esta regra tambem se aplica a ele LOL agora é que dei o nó!
E o rateio das acções sobrantes?
Uma dúvida que ainda não vi respondida:
Se eu fizer um pedido de subscrição adicional (um pedido de acções superior ao valor a que tenho acesso via direitos, comprando acções das quais não foram exercidos os direitos) a quanto vou pagar essas acções adicionais? A 1,20€ também? E sem necessidade de ter direitos adicionais?
Se for esse o caso, embora essas acções estejam sujeitas a rateio, as acções compradas via subscrição adicional serão um melhor negócio do que as acções via compra de direitos adicionais. Só não tenho é a garantia de subscrever quantas acções quero.
Estou a interpretar isto bem?
Se eu fizer um pedido de subscrição adicional (um pedido de acções superior ao valor a que tenho acesso via direitos, comprando acções das quais não foram exercidos os direitos) a quanto vou pagar essas acções adicionais? A 1,20€ também? E sem necessidade de ter direitos adicionais?
Se for esse o caso, embora essas acções estejam sujeitas a rateio, as acções compradas via subscrição adicional serão um melhor negócio do que as acções via compra de direitos adicionais. Só não tenho é a garantia de subscrever quantas acções quero.
Estou a interpretar isto bem?
- Registado: 14/4/2008 2:38
BrunoSousa05 Escreveu:rosario Escreveu:As mais valias provenientes de direitos são declaradas em 2009 como se fossem acções?
Visto que já enchi os bolsos com algum dinheirinho da compra e venda de direitos, também tenho esta dúvida.
Alguém sabe?
Visto que para a semana, até dia 17, vou andar a "brincar" com a compra e venda de direitos preciso de saber para organizar a minha contabilidade.
Estou há 2 dias à espera de resposta... :/
- Registado: 11/4/2008 21:28
MASCOANTONIO
olá MarcoAntonio es mesmo um administrador impecável , 5 estrelas e o fórum é o melhor que já entrei !!!!!!!!
Respondes com uma linguagem muito simples que qualquer pessoa entende
O que estas a explicar que muitas pessoas falam muito e não dizem nada , com termo técnicos só para baralhar e no fim não explicar bem.
Tu sabes explicar concretamente e resumidamente já um professor meu dizia
“para ser um bom professor não é só saber a matéria mas sim simplifica-la”
obrigado
Respondes com uma linguagem muito simples que qualquer pessoa entende
O que estas a explicar que muitas pessoas falam muito e não dizem nada , com termo técnicos só para baralhar e no fim não explicar bem.
Tu sabes explicar concretamente e resumidamente já um professor meu dizia
“para ser um bom professor não é só saber a matéria mas sim simplifica-la”
obrigado
- Registado: 20/7/2007 23:55
Vou partir do principio que exerce os 7000 direitos que detém neste momento. Para facilitar vou arredondar os valores todos e ignorar comissões.
Têm então:
2500 acções a 3.34 euros
750 acções a 1.20 euros (da "conversão" dos 2500 direitos)
1350 acções a 2.00 euros (da "conversão" dos 4500 direitos)
Ou se quisermos:
2500 acções a 3.13 euros
750 acções a 1.90 euros (da "conversão" dos 2500 direitos)
Isto resulta em:
4600 acções a uma média de 2.60 euros
Assim, se a dado momento as acções do BCP estiverem a 2 euros está a perder:
0.6 * 4600 = 2760 euros
Se o BCP for a 2.5 euros, a perda será de 460 euros.
Se o BCP for a 1.5 euros, a perda será de 5.060 euros.
Atenção que o BCP a 2 euros agora e o BCP a 2 euros há umas semanas atrás (quando fez essas contas) não é a mesma coisa. O BCP para todos os efeitos subiu, por isso é que está a perder menos.
Têm então:
2500 acções a 3.34 euros
750 acções a 1.20 euros (da "conversão" dos 2500 direitos)
Ou se quisermos:
2500 acções a 3.13 euros
750 acções a 1.90 euros (da "conversão" dos 2500 direitos)
Isto resulta em:
4600 acções a uma média de 2.60 euros
Assim, se a dado momento as acções do BCP estiverem a 2 euros está a perder:
0.6 * 4600 = 2760 euros
Se o BCP for a 2.5 euros, a perda será de 460 euros.
Se o BCP for a 1.5 euros, a perda será de 5.060 euros.
Atenção que o BCP a 2 euros agora e o BCP a 2 euros há umas semanas atrás (quando fez essas contas) não é a mesma coisa. O BCP para todos os efeitos subiu, por isso é que está a perder menos.
obrigado MARCOANTONIO
Obrigado mais uma vez
, aproveitando a sua generosidade sem abusar
Quero colocar mais uma questão:
Eu tenho 2,500 acções do BCP já faz um tempo com uma media de 3,34€ e estou de perca + - 3,350€ é dinheiro , agora com estas compras que fiz que vai dar 4,600 acções como posso calcular o dinheiro que posso vir a perder se a cotação for a EX: 2€
Eu sabia que na altura estava a perder + - 3,350€ e agora posso ter um ideia de que valores vou passar a ter de mais valias ou menos…..
Tenho que contar com o que também perdi ao comprar o direitos certo, que ate foi ainda uns euros…
Segundo as minhas contas
1000€ da compra de direitos que não tinha direito , que os direitos que tinha não sei quanto foi talvez me foi retirado em cada uma 0,24€ é isso ?
Se me poder fazer umas continhas visto que estou com dificuldades em perceber como é feito o calculo.

Quero colocar mais uma questão:
Eu tenho 2,500 acções do BCP já faz um tempo com uma media de 3,34€ e estou de perca + - 3,350€ é dinheiro , agora com estas compras que fiz que vai dar 4,600 acções como posso calcular o dinheiro que posso vir a perder se a cotação for a EX: 2€
Eu sabia que na altura estava a perder + - 3,350€ e agora posso ter um ideia de que valores vou passar a ter de mais valias ou menos…..
Tenho que contar com o que também perdi ao comprar o direitos certo, que ate foi ainda uns euros…
Segundo as minhas contas
1000€ da compra de direitos que não tinha direito , que os direitos que tinha não sei quanto foi talvez me foi retirado em cada uma 0,24€ é isso ?
Se me poder fazer umas continhas visto que estou com dificuldades em perceber como é feito o calculo.
- Registado: 20/7/2007 23:55
Re: muito obrigado MARCOANTONIO
Isto confirma o que eu tinha deduzido. Compraram-lhe cerca de 1.000 euros em direitos, os tais 4.500 direitos.
Juntando aos que já detinha perfaz os tais 7.000 direitos. Portanto, confirma-se aquilo que eu já tinha deduzido ontem...
Não, ainda não estão transformados em acções (nem nunca serão, esses direitos dão-lhe direito à comprar acções do Aumento de Capital a 1.20 euros, coisa que ainda não ocorreu).
Detém portanto de momento 7.000 direitos (2.500+4.500).
Sim, foram "comprados".
Se ao dizer que não foram comprados está a querer dizer que não pagou nada por eles (penso que é isso que quer dizer), não, não é verdade. Pagou por esses direitos, ninguém recebe direitos de borla.
Apenas não os pagou em dinheiro, pagou quando "lhe tiraram" esse valor às acções.
Pagou por eles. Que fique bem claro: esses direitos custaram dinheiro, custaram 0.21 euros.
Isto já foi explicado diversas vezes mas aqui fica para ficar muuuuuito bem claro: ninguém compra "acções mais baratas", as acções do aumento de capital (as tais a 1.20 euros) acabam por sair ao preço das acções normais!
Há pessoas a comprar direitos para "poder comprar acções mais baratas". Elas não saiem mais baratas, saiem ao preço das outras...
É como quem dá um sinal para uma casa. Se a casa custa 100.000 euros e dá-se um sinal de 20.000 euros e depois paga-se mais 80.000 euros, a casa não sai "mais barata", sai exactamente aos mesmos 10.000 euros.
Aqui nesta analogia os 20.000 euros são "os direitos".
Também já a coloquei aqui diversas vezes mas cá fica de novo, as acções compradas através dos direitos ficam a este preço:
PREÇO FINAL = 3.33 x VALOR_DIREITOS + 1.20
O valor (custo) dos direitos foi "tirado" às acções antigas.
Foi nesse momento que "pagou pelos direitos".
Certo, já estava aqui tudo explicado desde ontem para o seu caso em concreto.

Só uma coisa, vai precisar ao todo de 2.500 euros (também conforme já tinha dito) para exercer os 7.000 direitos.
Se não faz intenção de investir esses 2.500 euros no BCP então tem de se desfazer dos direitos pois se não exercer os direitos é o mesmo que atirar o dinheiro ao rio.
Portanto, agora tem duas alternativas: exercer os direitos ou vende-los antes que expirem.
Tal como já tinha indicado ontem, com o que está a fazer, no final vai ficar sensivelmente com o dobro de acções do BCP que tinha antes de todo este processo. Está a reforçar significativamente a sua posição no BCP (no fundo está a investir mais uns 3.000 euros no BCP).
Já está explicado uma série de vezes neste post e nos anteriores. As acções saiem-lhe a 2 euros!
Depois terá 4.600 acções do BCP a cerca de 2 euros, no final as acções são todas "iguais".
Juntando aos que já detinha perfaz os tais 7.000 direitos. Portanto, confirma-se aquilo que eu já tinha deduzido ontem...
andremdlopes Escreveu:Mais uma vez peço desculpa mas hoje sábado ligaram-me do banco para rectificar a situação então pelo que percebi ficou na seguinte maneira , eu tinha direito aos direitos das acções antigas 2500 e picos essas já estão transformadas em acções que deu um valor de 900€ e picos euros ok.
Não, ainda não estão transformados em acções (nem nunca serão, esses direitos dão-lhe direito à comprar acções do Aumento de Capital a 1.20 euros, coisa que ainda não ocorreu).
Detém portanto de momento 7.000 direitos (2.500+4.500).
andremdlopes Escreveu: (estes direitos antigos não foram comprados pois não???)
Sim, foram "comprados".
Se ao dizer que não foram comprados está a querer dizer que não pagou nada por eles (penso que é isso que quer dizer), não, não é verdade. Pagou por esses direitos, ninguém recebe direitos de borla.
Apenas não os pagou em dinheiro, pagou quando "lhe tiraram" esse valor às acções.
Pagou por eles. Que fique bem claro: esses direitos custaram dinheiro, custaram 0.21 euros.
Isto já foi explicado diversas vezes mas aqui fica para ficar muuuuuito bem claro: ninguém compra "acções mais baratas", as acções do aumento de capital (as tais a 1.20 euros) acabam por sair ao preço das acções normais!
Há pessoas a comprar direitos para "poder comprar acções mais baratas". Elas não saiem mais baratas, saiem ao preço das outras...
É como quem dá um sinal para uma casa. Se a casa custa 100.000 euros e dá-se um sinal de 20.000 euros e depois paga-se mais 80.000 euros, a casa não sai "mais barata", sai exactamente aos mesmos 10.000 euros.
Aqui nesta analogia os 20.000 euros são "os direitos".
Também já a coloquei aqui diversas vezes mas cá fica de novo, as acções compradas através dos direitos ficam a este preço:
PREÇO FINAL = 3.33 x VALOR_DIREITOS + 1.20
andremdlopes Escreveu: Só paguei para passarem para acções???
O valor (custo) dos direitos foi "tirado" às acções antigas.
Foi nesse momento que "pagou pelos direitos".
andremdlopes Escreveu:Hoje é que a senhora esteve a explicar bem como funcionava quando pedi a compra de mais acções ,então é isto foi o que percebi - comprei 1080€ de direitos a o,24€ isto é só a compra dos direitos certo ,depois se eu quiser transformar em acções tinha que comprar as acções a 1,20€ que da o valor de mais 1600€ logo eu gastei para fazer este pedido por cada acção 3,30*0,24€+1,20=2€ cada acção certo?
Certo, já estava aqui tudo explicado desde ontem para o seu caso em concreto.

Só uma coisa, vai precisar ao todo de 2.500 euros (também conforme já tinha dito) para exercer os 7.000 direitos.
Se não faz intenção de investir esses 2.500 euros no BCP então tem de se desfazer dos direitos pois se não exercer os direitos é o mesmo que atirar o dinheiro ao rio.
Portanto, agora tem duas alternativas: exercer os direitos ou vende-los antes que expirem.
Tal como já tinha indicado ontem, com o que está a fazer, no final vai ficar sensivelmente com o dobro de acções do BCP que tinha antes de todo este processo. Está a reforçar significativamente a sua posição no BCP (no fundo está a investir mais uns 3.000 euros no BCP).
andremdlopes Escreveu:E tenho mais uma questão , com isto tudo qual é a media que fico nestas acções novas é os 1,20€ ?
Já está explicado uma série de vezes neste post e nos anteriores. As acções saiem-lhe a 2 euros!
andremdlopes Escreveu:E não vão juntar com as acções 2,500 antigas que tenho para baixar a media se for quando é feito isso.
Depois terá 4.600 acções do BCP a cerca de 2 euros, no final as acções são todas "iguais".
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, slbnnbobadela, Tosta mista, trilhos2006 e 288 visitantes