Novas regras das contas poupança-habitação
10 mensagens
|Página 1 de 1
Eu levantei
Na CGD,encontrei inicialmente resistências.Não sabiam bem como efectuar o levantamento , era uma lei nova ,não tinham instruções...Se não tinham instruções então que as obtivessem,estava na lei,caso contrário reclamaria.Demorou 20 minutos mas levantei as entregas anteriores a 2004,cerca de 8500€ encalhados a 1,5%!!!Na duvida não levantei os juros mas tambem não era relevante.Aconselho vivamente a reclamar ,ou no livro ou directamente junto do BP.Verdade seja dita ,por experiencia própria , o BP até pode demorar a actuar, mas actua!
Bom , agora deve demorar um pouco mais porque estão todos no BCP...
Bom , agora deve demorar um pouco mais porque estão todos no BCP...
rui_e90 Escreveu: O que eles me disseram por telefone foi que desde que tenha feito um depósito qualquer em 2004 não dá para mexer na conta toda (posso mexer mas sofro a penalização fiscal de 2004)
mesmo que apresente um documento que permita resgatar o dinheiro de 2004 sem penalização.
Acho que estao a misturar as coisas... De facto depositos feitos no ano 2004 (a partir de 1/1/2004) ainda sao penalizados e só estão livres apartir de 1/1/2009. No entanto depositos anteriores devem ser movimentados sem penalizacao. Sao 2 situacoes distintas, desde que nao peças a movimentacao completa mas apenas as anteriores a 1/1/2004 devem faze-lo.
Quanto à reclamacao no caso de continuarem a insistir:
http://bcp.pt/site/conteudos/provedor/a ... eID=242126
Alguem tem mais alguma experiencia. Os bancos estao a fazer tudo para impedir estes movimentos, ha muita gente que nao sabe desta nova situacao e desistem ao primeiro "nao".
- Registado: 7/10/2007 21:58
não é FIFO é mesmo LIFO.
Quanto à factura é não é uma estimativa, é mesmo uma venda a dinheiro.
O que eles me disseram por telefone foi que desde que tenha feito um depósito qualquer em 2004 não dá para mexer na conta toda (posso mexer mas sofro a penalização fiscal de 2004)
mesmo que apresente um documento que permita resgatar o dinheiro de 2004 sem penalização.
existe um provedor do BCP/ instituições bancárias?
Tenho um quantia considerável com um juro miserável e este enrolam-me com tretas.
Quanto à factura é não é uma estimativa, é mesmo uma venda a dinheiro.
O que eles me disseram por telefone foi que desde que tenha feito um depósito qualquer em 2004 não dá para mexer na conta toda (posso mexer mas sofro a penalização fiscal de 2004)
existe um provedor do BCP/ instituições bancárias?
Tenho um quantia considerável com um juro miserável e este enrolam-me com tretas.
Re: Novas regras das contas poupança-habitação
rui_e90 Escreveu:Boas,
Tenho uma conta poupança-habitação no BCP e estou com problemas para levantar o dinheiro depositado nos anos anteriores a 2004.
Primeiro informaram-me que não podia levantar o dinheiro anterior a 2004 porque o sistema LIFO (last in first out) não permitia, ou seja, primeiro tinha que levantar o dinheiro depositado em 2004, e como este ainda é penalizado pelo fisco na prática não posso mexer na conta.
Vou construir uma casa daqui a uns tempos e consegui uma factura de um arquitecto para desbloquear a verba de 2004 e assim poder ter acesso à totalidade da conta. Nova resposta negativa do BCP.
Segundo eles, mesmo com o dinheiro de 2004 desbloqueado, não posso mexer no restante dinheiro porque o BCP não tem como informar que a factura que entreguei era para o dinheiro de 2004.
Na prática, quem vez reforços em 2004, é impossível mexer na conta sem ser penalizado, mesmo apresentado facturas.
Alguém tem alguma experiência em outros banco.
Acho interessante o BCP ser tão rigoroso em alguns aspectos e noutros …
Se os depositos foram anteriores a 1/1/2004 nao tens de apresentar qualquer justificacao. Deves pedir o resgate sem penalização de acordo com o Art.78º da Lei 67-A/2007 de 31/12 (OE 2008). Acho que ja existe um post sobre este assunto...
Por experiencia propria, noutro banco: pedi o regaste e inicialmente disseram-me que nao era possivel. Dps no balcao disseram que como era uma lei nova ainda nao estavam informados (treta) nem havia formularios (jesus!). Insiti e la fizeram o movimento, convem pedir por escrito citando a lei acima e o facto de ser um resgate sem penalizacao fiscal.
Tenta o pedido formal, se recusarem,provedor ou similar, em ultimo caso Banco de Portugal. Acho que o BCP nao deve andar muito bem visto por la

- Registado: 7/10/2007 21:58
Re: Novas regras das contas poupança-habitação
rui_e90 Escreveu:
Vou construir uma casa daqui a uns tempos e consegui uma factura de um arquitecto para desbloquear a verba de 2004 e assim poder ter acesso à totalidade da conta. Nova resposta negativa do BCP.
Apresentaste uma "factura" ou uma "Estimativa de custos da obra"?! são coisas diferentes embora alguns bancos desvloqueiem o dinheiro com uma estimativa não o deviam fazer... eu já fiz umas poucas para familiares que o banco aceitou mas agora já é mais difícil e ainda aceitam algumas porque eles trabalhar lá e... enfim é mesmo "à portuguesa"!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Eu não tive problemas
No ano passado levantei o dinheiro todo q tinha na CGD e não tive qualquer problema apenas tive q provar q tive despesas com aquisição de casa, e depositei o em 2004 e antes...
Quando criei a conta apenas tinha q lá estar 1 ano para não ser penalizado.
Cá para mim andam com pouca disponibilidade de dinheiro e estão a ver se não o levanta

Quando criei a conta apenas tinha q lá estar 1 ano para não ser penalizado.
Cá para mim andam com pouca disponibilidade de dinheiro e estão a ver se não o levanta

Grão a grão enche a galinha o papo
Novas regras das contas poupança-habitação
Boas,
Tenho uma conta poupança-habitação no BCP e estou com problemas para levantar o dinheiro depositado nos anos anteriores a 2004.
Primeiro informaram-me que não podia levantar o dinheiro anterior a 2004 porque o sistema LIFO (last in first out) não permitia, ou seja, primeiro tinha que levantar o dinheiro depositado em 2004, e como este ainda é penalizado pelo fisco na prática não posso mexer na conta.
Segundo eles, mesmo com o dinheiro de 2004 desbloqueado, não posso mexer no restante dinheiro porque o BCP não tem como informar que a factura que entreguei era para o dinheiro de 2004.
Na prática, quem vez reforços em 2004, é impossível mexer na conta sem ser penalizado, mesmo apresentado facturas.
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Conservador, darkreflection, Google [Bot], Investor Tuga, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Pedro1974, Phil2014, Pmart 1, SerCyc, Shift72, Shimazaki_2, Simplório, StockRider!, yggy e 157 visitantes