Consequências do Aumento de Capital BPI?
Informação incorporada em preço actual
Consideram que a última cotação do BPI (3,64€)já incorpora na totalidade o aumento de capital que ainda não está definido. Ou seja, caso ocorra de facto um aumento de capital é provável que a diminuição ainda seja maior?
- Registado: 23/12/2007 13:12
gasparov Escreveu:ftomas Escreveu::roll:![]()
![]()
![]()
Parece que a confusão é mais sobre o valor nominal versus valor de mercado...
Um stock split é dividir uma acção em várias.
Aumenta o nº de acções e mantem o valor do capital
Empresa x
100.000 acções com valor nominal de 1 euro
após stock split
200.000 acções com valor nominal de 50 cêntimos
O capital é igual 100.000 euros e continua na mesma, há é mais acções.
Um aumento de capital, por emissão de acções, é AUMENTAR o capital social através da emissão de novas acções que são vendidas a um determinado preço (fixado na emissão) e pagas normalmente em dinheiro (pode ser por entradas em espécie).
Empresa X
aumento do capital social por emissão de novas acções
emite 50.000 acções a 1 euro, entram na empresa 50.000 euros em dinheiro e o capital social passa a 150.000 acções de 1 euro.
Agora quando a empresa está presente no mercado de capitais a coisa muda de figura, pois existe um valor nominal e valor de mercado de cada acção.
Uma acção pode valer nominalmente 1 euro e valer no mercado 1.35 euros... aí depois entram os direitos... que não são mais do que direitos a comprar novas acções.
Sem dúvida a melhor explicação até ao momento. Obrigado ftomas
Concordo obrigado também ftomas. Já agora o valor nominal das acções do BPI é 1 euro, as novas acções seriam subscritas a esse valor, não? Obrigado.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
BANCO BPI, S.A.
Sociedade Aberta
Sede: Rua Tenente Valadim, 284, Porto
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto
sob o número único de matrícula e identificação fiscal 501 214 534
Capital Social: € 760 000 000
COMUNICADO
Em relação às declarações hoje produzidas pelo Presidente da Comissão Executiva do Banco BPI
sobre a eventual realização de um aumento de capital, presta-se o seguinte esclarecimento, a pedido
da CMVM:
a) os órgãos de administração do Banco BPI não analisaram e não tomaram qualquer decisão
sobre qualquer proposta para um eventual aumento de capital;
b) com a finalidade de atingir os objectivos anunciados para os rácios de capital do Banco –
7% para o tier 1 e 5,5% para o core tier capital – o Presidente da Comissão Executiva
admitiu, em declarações à Comunicação Social, que poderia vir a ser considerada, entre
outras soluções disponíveis, a possibilidade de realização de um aumento de capital,
acrescentando que, a concretizar-se tal hipótese, uma proposta nesse sentido seria
apresentada pelo Conselho de Administração à Assembleia Geral, prevista para 22 de Abril
de 2008;
c) na mesma ocasião, o Presidente da Comissão Executiva informou que estão em curso
conversações com a Allianz para a venda da participação de 35% que o BPI detém na
Allianz Portugal e com a Sonangol para a venda de uma posição no capital do Banco de
Fomento Angola;
O Presidente da Comissão Executiva esclareceu que a eventual venda da participação do BPI no
capital da Allianz Portugal está a ser analisada no quadro da revisão do acordo de parceria
estabelecido entre o BPI e a Allianz em Outubro de 1995, que ambas as partes pretendem manter e
reforçar.
Porto, 24 de Janeiro de 2008
Banco BPI, S.A.
Sociedade Aberta
Sede: Rua Tenente Valadim, 284, Porto
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto
sob o número único de matrícula e identificação fiscal 501 214 534
Capital Social: € 760 000 000
COMUNICADO
Em relação às declarações hoje produzidas pelo Presidente da Comissão Executiva do Banco BPI
sobre a eventual realização de um aumento de capital, presta-se o seguinte esclarecimento, a pedido
da CMVM:
a) os órgãos de administração do Banco BPI não analisaram e não tomaram qualquer decisão
sobre qualquer proposta para um eventual aumento de capital;
b) com a finalidade de atingir os objectivos anunciados para os rácios de capital do Banco –
7% para o tier 1 e 5,5% para o core tier capital – o Presidente da Comissão Executiva
admitiu, em declarações à Comunicação Social, que poderia vir a ser considerada, entre
outras soluções disponíveis, a possibilidade de realização de um aumento de capital,
acrescentando que, a concretizar-se tal hipótese, uma proposta nesse sentido seria
apresentada pelo Conselho de Administração à Assembleia Geral, prevista para 22 de Abril
de 2008;
c) na mesma ocasião, o Presidente da Comissão Executiva informou que estão em curso
conversações com a Allianz para a venda da participação de 35% que o BPI detém na
Allianz Portugal e com a Sonangol para a venda de uma posição no capital do Banco de
Fomento Angola;
O Presidente da Comissão Executiva esclareceu que a eventual venda da participação do BPI no
capital da Allianz Portugal está a ser analisada no quadro da revisão do acordo de parceria
estabelecido entre o BPI e a Allianz em Outubro de 1995, que ambas as partes pretendem manter e
reforçar.
Porto, 24 de Janeiro de 2008
Banco BPI, S.A.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
ftomas Escreveu::roll:![]()
![]()
![]()
Empresa x
após stock split
Um aumento de capital, por emissão de acções, é AUMENTAR o capital social através da emissão de novas acções que são vendidas a um determinado preço (fixado na emissão) e pagas normalmente em dinheiro (pode ser por entradas em espécie).
Empresa X
emite 50.000 acções a 1 euro, entram na empresa 50.000 euros em dinheiro e o capital social passa a 150.000 acções de 1 euro.
Agora quando a empresa está presente no mercado de capitais a coisa muda de figura, pois existe um valor nominal e valor de mercado de cada acção.
Uma acção pode valer nominalmente 1 euro e valer no mercado 1.35 euros... aí depois entram os direitos... que não são mais do que direitos a comprar novas acções.
Sem dúvida a melhor explicação até ao momento. Obrigado ftomas
- Registado: 23/12/2007 13:12

Empresa x
após stock split
Empresa X
- Registado: 28/6/2004 14:25
rosario Escreveu:Woodhare Escreveu:rosario Escreveu:Woodhare Escreveu:Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.![]()
Pelo menos tenho a sensação que foi o que aconteceu recentemente com os rebuçados da PAD.
O que se passa realmente é que a professora tem um saco de rebuçados (30 rebuçados) e dá 1 a cada aluno.
Como entretanto há falta de rebuçados para novos alunos, a professora por artes mágicas parte os rebuçados ao 1/2 ou em 3 e já fica com mais rebuçados para novos alunos... claro que cada novo rebuçado tem um tamanho menor e cada novo aluno terá uma menor participação por rebuçado dentro do saco.
Mas isso que descreveste não é um stock split?
Seja como for acho que eu próprio ando a baralhar as coisas. Se eles fazem o aumento de capital quer dizer que provavelmente estão à espera que o numero de compradores aumente, se calhar vão fazê-lo quando acharem que a crise bateu no fundo. Será?
Um aumento de capital pode ser feito com os lucros obtidos, com o crédito de reservas ou com a entrada de novos sócios, a menos que o BPI esteja a "rebentar" com uma notícia de lucros fabulosos para poder fazer um aumento de capital ou que vá entrar novos sócios, o "stock split" parece-me a hipótese mais provável.
Eu pensava que um aumento de capital por acções era diferente de um stock-split e que a empresa simplesmente emitia mais títulos para negociar, e não que dividia os títulos existentes em vários de menor valor. Não foi isso que a Pararede fez? E que o BPI fez no passado? Afinal um stock-split leva a um duplicar ou mais do numero de acções mas por vezes esse numero só aumenta numa pequena percentagem quando há aumento de capital.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
Tb acho...
..que estes exemplos serão mais um "Stock-split",do que um aumento de capital.
Eu daria um outro exemplo tal como:
Tenho um bolo com 10 fatias para 20 alunos,no entanto preciso que alguém me faça outro bolo tb com 10 fatias (injecção de captital)...assim fico com as 20 fatias que precisava...mas, os alunos que fizeram o 2º bolo,só comem a sua fatia se assim optarem (ficam com os direitos próprios), senão dão a sua fatia a outro aluno com fomeca (venda dos direitos)
Será isto

Eu daria um outro exemplo tal como:
Tenho um bolo com 10 fatias para 20 alunos,no entanto preciso que alguém me faça outro bolo tb com 10 fatias (injecção de captital)...assim fico com as 20 fatias que precisava...mas, os alunos que fizeram o 2º bolo,só comem a sua fatia se assim optarem (ficam com os direitos próprios), senão dão a sua fatia a outro aluno com fomeca (venda dos direitos)
Será isto

Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Woodhare Escreveu:rosario Escreveu:Woodhare Escreveu:Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.![]()
Pelo menos tenho a sensação que foi o que aconteceu recentemente com os rebuçados da PAD.
O que se passa realmente é que a professora tem um saco de rebuçados (30 rebuçados) e dá 1 a cada aluno.
Como entretanto há falta de rebuçados para novos alunos, a professora por artes mágicas parte os rebuçados ao 1/2 ou em 3 e já fica com mais rebuçados para novos alunos... claro que cada novo rebuçado tem um tamanho menor e cada novo aluno terá uma menor participação por rebuçado dentro do saco.
Seja como for acho que eu próprio ando a baralhar as coisas. Se eles fazem o aumento de capital quer dizer que provavelmente estão à espera que o numero de compradores aumente, se calhar vão fazê-lo quando acharem que a crise bateu no fundo. Será?
Um aumento de capital pode ser feito com os lucros obtidos, com o crédito de reservas ou com a entrada de novos sócios, a menos que o BPI esteja a "rebentar" com uma notícia de lucros fabulosos para poder fazer um aumento de capital ou que vá entrar novos sócios, o "stock split" parece-me a hipótese mais provável.
Woodhare Escreveu:Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.![]()
Olha aqui está um bom exemplo, acções a preço de rebuçados!!!

Quanto tiver com algum dos meus afilhados pequeninos já lhe vou dar a escolher: quer um rebuçado ou uma acçã da PAD? À não queres??!?!?! Queres um gelado?!??! Então e se for 10 acções da PAD em vez do gelado?

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
rosario Escreveu:Woodhare Escreveu:Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.![]()
The Mechanic Escreveu:Ora ainda bem que consegui estabelecer alguma confusão...
Nós temos uma pedra de calçada. Eu e tu . A pedra de calçada é nossa . Fomos nós que a achamos e agora é nossa .A pedra vale dois euros , porque se a pedra é nossa e eu quiser ficar com ela , tenho de te pagar 1 euro . O Sopadebeldroegas gosta de pedras de calçada . Tambem quis ! como nós tinhamos um papelinho a dizer que cada um era dono de metade da pedra , resolvemos aumentar o capital e fizemos um papelinho novo para o sopa , que agora tambem tem um papelinho a dizer que é dono da pedra ( e que teve de dar 1 euro ).
A nossa pedra de calçada vale agora 3 euros . Vale mais . Mas a pedra aumentou ?! Cresceu ! É mais pedra agora !? Não. A pedra é a mesma . MAS, vale mais .
Eu que era dono de metade da pedra , sou agora dono de 1/3 . A pedra vale mais . O valor do meu papel é o mesmo ( 1 euro ). Mas eu sou dono de menos pedra...
Ganda pedra, ganda moca...isto deve ser suficiente pra por 20 ou 30 Caldeireiros a dormir...
Um abraço ,
The Mechanic
Ou para te correrem à pedrada!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Woodhare Escreveu:Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.![]()

tm1950 Escreveu:A meu ver, o AC só depende dos grandes accionistas.
Se eles forem sensíveis às recomendações da Administração e se concordarem no valor e data da operação, o AC tem condições para andar independentemente das condições do mercado.
Esses accionistas tomam firme a emissão das novas acções, sejam elas emitidas ao valor nominal, a dois ou a três euros e, para além de subscreverem as acções a que têm direito, “bancam” todas as acções que não forem subscritas pelos restantes accionistas.
A realização do AC até pode depender só dos grandes accionistas. Agora, o seu sucesso... isso já é outra história! Veja o caso da Inapa, mais uma vez. Quem foi responsável pela desvalorização dos direitos até 1 cêntimo? Não foi o estado, não foi o BCP. Esses agarraram os seus direitos com unhas e dentes! Quem foi que fez a acção desvalorizar desde 1,19€ (valor teórico após o AC) até aos 0,56€? Mais uma vez, não foi o estado nem o BCP porque eles não devem ter vendido uma única acção.
Abraço e BN
A meu ver, o AC só depende dos grandes accionistas.
Se eles forem sensíveis às recomendações da Administração e se concordarem no valor e data da operação, o AC tem condições para andar independentemente das condições do mercado.
Esses accionistas tomam firme a emissão das novas acções, sejam elas emitidas ao valor nominal, a dois ou a três euros e, para além de subscreverem as acções a que têm direito, “bancam” todas as acções que não forem subscritas pelos restantes accionistas.
- Registado: 29/11/2007 13:54
Re: Parabens ao The Mechanic
Trocados Escreveu:Parabens ao The Mechanic
Se me tivessem explicado o valor da calçada e do bolo como tu o fazes neste tópico eu não tinha perdido o graveto que perdi no aumento de capital da INAPA..
Gostei da explicação, clara, curta e concisa..
A Inapa é um bom (ou mau!?!) exemplo de um AC. No estado de incerteza em que o mercado anda, nomeadamente no que diz respeito à banca, duvido que o AC esteja sequer perto do sucesso. Mas também não me parece que os gestores do BPI sejam tolos o suficiente para o fazer se o mercado começar a desabar!
Se o dinheiro disponível para investir começa a fugir, não lembra a ninguém investir na incerteza de um AC.
Abraço e BN
Parabens ao The Mechanic
Parabens ao The Mechanic
Se me tivessem explicado o valor da calçada e do bolo como tu o fazes neste tópico eu não tinha perdido o graveto que perdi no aumento de capital da INAPA..
- Registado: 29/11/2007 14:01
Re: Mechanic
sopa de beldroegas Escreveu:Acho que estás a descrever um stock split (ou coisa que o valha)
O que se passa na realidade é que o BPI está sem cheta, e quer que alguém invista lá umas coroas sabe-se lá para quê???
O que é grave é que tanto o bcp como o BPI estejam na situação em questão (seja ela qual fôr)!!!
Estão tão mal que agora sim caminham a passos largos para estar opáveis mas de certeza que não têm dinheiro para se comprar um ao outro.
Quanto aos lucros que continuam a ter é natural que assim seja, a roubar como roubam.
Já viram aquele anúncio do cliente frequente BCP, parabéns meu amigo se fôr suficentemente estúpido e quiser pode passar a pagar 6 Eur por mês. Deve ser para pagar o anúncio ao Jorge Gabriel. No fundo é um convite a que a malta se torne sócio à clube de futebol. Pafa-se quota e nem sequer se consegue perceber para quê. Aliás pode ser-se cliente frequente sem pagar os mesmos 6 Eur... os bancos em Portugal são uma autêntiva vergonha.
Gostei de ver o porradão de dinheiro que o JOE já está a perder. Investiu a 3,4 (preço médio) numa coisa que caminha a passos largos para valer metade e agora tem uma vantagem, com os Sucias à frente daquilo agora é que vai ser...
" Quanto aos lucros que continuam a ter é natural que assim seja, a roubar como roubam."
" ...os bancos em Portugal são uma autêntiva vergonha. "
PALMAS! Bem dito!

Certamente que vai gostar desta (anexo)
Cumpts.,
t.v.
- Anexos
-
- Bancos....gif (5.4 KiB) Visualizado 1599 vezes
- Registado: 29/11/2007 14:02
Estou perdido com os exemplos, pois eu sempre pensei que aumento de capital era como ter vários rebuçados que se podia vender aos miúdos por um preço. Mas depois vinha a professora e distribuia vários rebuçados pelos alunos e deflaccionava o preço dos rebuçados.

Há um claro contra-senso
Quando o Sr ulrich há 2 meses dizia que não fazia nenhum aumento de capital e agora vai fazer o tal aumento e ainda por cima vender activos.
Porquê??? A coisa deve estar difícil e os resultados apresentados se calhar são à BCP, com uns truques de malabarismo pelo meio.
Uma coisa é certa os fundos desta malta devem estar um desastre e a malta pura e simplesmente nos últimos 7 meses deve estar a saltar fora a uma velocidade considerável. E o pior é que os fundos estão a ver se seguram alguma coisa mas falta-lhes a força neste momento. O que eles todos queriam era ter sido inteligentes e ter vendido hà 6 meses atrás, mas para isso era preciso que aqueles cérebros estivessem mais virados para o trabalho e menos prá paródia. Aquilo é tudo uma cambada de pu...nheiros e apreciadores de vinho tinto.
(Nós também mas sem receber chorudas recompensas pela incompetência).
Porquê??? A coisa deve estar difícil e os resultados apresentados se calhar são à BCP, com uns truques de malabarismo pelo meio.
Uma coisa é certa os fundos desta malta devem estar um desastre e a malta pura e simplesmente nos últimos 7 meses deve estar a saltar fora a uma velocidade considerável. E o pior é que os fundos estão a ver se seguram alguma coisa mas falta-lhes a força neste momento. O que eles todos queriam era ter sido inteligentes e ter vendido hà 6 meses atrás, mas para isso era preciso que aqueles cérebros estivessem mais virados para o trabalho e menos prá paródia. Aquilo é tudo uma cambada de pu...nheiros e apreciadores de vinho tinto.
(Nós também mas sem receber chorudas recompensas pela incompetência).
- Registado: 7/3/2007 19:42
Ora ainda bem que consegui estabelecer alguma confusão...
Nós temos uma pedra de calçada. Eu e tu . A pedra de calçada é nossa . Fomos nós que a achamos e agora é nossa .A pedra vale dois euros , porque se a pedra é nossa e eu quiser ficar com ela , tenho de te pagar 1 euro . O Sopadebeldroegas gosta de pedras de calçada . Tambem quis ! como nós tinhamos um papelinho a dizer que cada um era dono de metade da pedra , resolvemos aumentar o capital e fizemos um papelinho novo para o sopa , que agora tambem tem um papelinho a dizer que é dono da pedra ( e que teve de dar 1 euro ).
A nossa pedra de calçada vale agora 3 euros . Vale mais . Mas a pedra aumentou ?! Cresceu ! É mais pedra agora !? Não. A pedra é a mesma . MAS, vale mais .
Eu que era dono de metade da pedra , sou agora dono de 1/3 . A pedra vale mais . O valor do meu papel é o mesmo ( 1 euro ). Mas eu sou dono de menos pedra
...
Ganda pedra, ganda moca...isto deve ser suficiente pra por 20 ou 30 Caldeireiros a dormir...
Um abraço ,
The Mechanic
Eu que era dono de metade da pedra , sou agora dono de 1/3 . A pedra vale mais . O valor do meu papel é o mesmo ( 1 euro ). Mas eu sou dono de menos pedra

Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Engraçado que no pico do Bull que terminou em 2000 anunciava-se um aumento de capital e as acções disparavam
na altura ouvia no jornal financeiro da TSF que os investidores estavam a valorizar a empresa porque se esperava que os investidores iriam poder comprar acções da empresa a preços mais baixos
... e para mim na altura, ingénuo, aquilo parecia fazer sentido
Aliás nessa altura más notícias eram sempre boas porque se falava da empresa e isso fazia com que mais a comprassem até porque no meio das más notícias havia sempre aspectos positivos
Bons tempos... todos pensarão que nunca mais viveremos uma fase assim mas eu acho que sim... basta que esta "fornada" de investidores receosos abandone os mercados para que apareçam outros que só vêm isto a subir...
Bons negócios

Aliás nessa altura más notícias eram sempre boas porque se falava da empresa e isso fazia com que mais a comprassem até porque no meio das más notícias havia sempre aspectos positivos

Bons tempos... todos pensarão que nunca mais viveremos uma fase assim mas eu acho que sim... basta que esta "fornada" de investidores receosos abandone os mercados para que apareçam outros que só vêm isto a subir...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, darkreflection, Google [Bot], karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, nicoo, Nightrader, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, PMP69, SerCyc, Shimazaki_2, Simplório, slbnnbobadela, StockRider!, yggy e 117 visitantes