Caldeirão da Bolsa

Já se pode investir ou não?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolo » 25/1/2008 2:23

Obrigado enslaved! Mais uma vez 2 cabeças pensam melhor do que uma.

Sabes que isto de resistir à tentação, tanto pode estar a correr bem como de repente entrarmos em fase de carência e depois entramos em falso após as maravilhosas subidas.

Em tempos difíceis como estes, ver os títulos verdes é como um velho pastor quando vê a menina do leite chegar à aldeia! E hoje pareceram longos campos verdejantes, que até nos fizeram esquecer os fogos que andaram para aí nas últimas semanas.

É verdade, deixa-me estar quieto porque estou sem estratégia. Hoje posso dizer que a entrada fazia sentido ontem pois as bolsas também têm que respirar mas a véspera de resultados nos states, não me deixou arriscar.

Já li e não gostei. Afinal é o que se sabe
Mais uma vez obrigado!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Re: estou quase convencido

por Enslaved » 25/1/2008 2:01

bolo Escreveu: Hoje estava agendada a divulgação de uma séries de dados dos eua como a compra de casas?

Alguém sabe em concreto quais os resultados que foram divulgados?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60323

Tens aqui os resultados é só pesquisar.

Para entrares agora tens que ponderar se compensa. O risco/beneficio compensa? Só terás essa resposta quando vires que tipo de estratégia usas. Todos sabemos que em principio a tendência de queda veio para ficar e há uns que decidem arriscar e outros não. Só depende de ti.

Abraços e boa sorte.

Registado: 28/2/2007 18:24

estou quase convencido

por bolo » 25/1/2008 1:49

Bem, parece que de repente tudo dispara e são só boas notícias porque a xerox e a lockheed tiveram resultados acimas das expectativas.

e amanhã? chega para amanhã?

Hoje estava agendada a divulgação de uma séries de dados dos eua como a compra de casas?

Alguém sabe em concreto quais os resultados que foram divulgados?

Já se pode investir ou não?!

por bolo » 24/1/2008 0:42

Com o fecho de hoje dos americanos depois dos rallies dos últimos dias e meses, tenho curiosidade em perguntar ao mercado, se é ele me está a ouvir, se já se pode investir!

É que os títulos podem parecer uma bagatela quando comparados com a loucura do início do passado. Senão vejamos:

tdu a 1,27. há 6 meses valia 4€;
soni a 4,40. há 6 meses valia 11€;
son a 1,18. há 6 meses valia 2,20€;
semapa a 7,82. há 6 meses valia 13,5€;
pti a 1,79. há 6 meses valia 3,10€;
cimpor a 5,21. há 6 meses valia 7,5€;

and so on, and so on!

Para todos os que negociavam nessa altura é preciso alguma capacidade de abstracção para fazer uma análise aos mesmo títulos neste momento.

Aqui encontro a demonstração de uma teoria do Braga Matos que afirma que para investir devemos acima de tudo ver o sentido do mercado e que a escolha da empresa é secundária. Custou-me um pouco encaixar esta afirmação, mas a bolsa é acima de tudo um jogo psicológico.

Pouco interessam os rácios das empresas quando o mercado está bull porque qualquer notícia faz dispara as compras mesmo quando o valor dos títulos começa a fazer escaladas imparáveis.

Custa-me a crer que só porque o sector imobiliário (que já é muito pois tem impacto em toda a economia desde o cimento, às madeiras, passando pelos empréstimos bancários) está a sofrer um choque de procura, todas as empresas tenham perdido 50% do seu valor de mercado em 6 meses.

Portanto, o melhor é perguntarmos ao mercado quando é que ele começa a bater no fundo para começarmos a puxar isto novamente para cima.

Vamos ver até onde o pessimismo económico e más expectativas vão fazer baixar mais o preço do dinheiro e relançar a economia, sobretudo o motor americano! Aquilo é grande pa caraças!

O braço de ferro entre a vontade de travar uma recessão e evitar a toda custo a subida da inflação pode ser muito duro, mas a sombra da recessão é muito medonha e dificil de aguentar quando começa a pairar sobre as cabecitas, por isso se ela aparecer, os juros continuarão a vir abaixo, sobretudo nos eua.

As bolsa que reflectem o estado de espirito agradecerão.

No entanto, apesar de tudo isto o valor de muitos títulos andou um ano e meio para trás, ou seja, está a valores de meados de 2006, tudo antes do que considero uma coisa habitualmente chamada de bolha especulativa que se verificou em 2007.

Por isso, seria interessante termos mais informação sobre a avaliação das empresa e podermos ver quais os pressuposto usados para determinar os price targets das habituais casas de investimento como ubs, millennium bcp, etc. Seria muito mau ver que também entrava um factor chamado especulação.

Ou será que estas casas continuam a dizer que o potencial de subida dos títulos é de 30%?
Depois os títulos caem e passam a 40%, depois caem mais um pouco e passam a 50%! Pudera! Tá dito, tá dito!

Agora o potencial estaria em 100% para muitos.
Mas agora temos que descontar a crise, é verdade!

Nem é bom pensar onde estariam os títulos agora se não tivesse havido a moléstia Subprime! Talvez a chegar ao céu, retirados apenas 2 dedos!

Agora haverá espaço para novas tentavitas! Avisem-me é quando! Quando recomeçar o jogo!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Cem pt, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, psandrade, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy, zulu404 e 165 visitantes