Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Testes psicotécnicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AMR » 25/1/2008 0:26

The Mechanic Escreveu:Só que à saída , bateu contra uma arvore

Dou lições de "don't drive fast, fly low" em contextos em que tal é permitido, e tive a honra de ser educado no mundo das artes da guerra armada em bailado sem tiques assim pó coiso que nem tenho preconceitos nenhuns...

Se há algo que aprendi, e na conjuntura de voar baixinho, é que uma árvore só bate num carro em legítima defesa...

Como se deve perceber, a Blue Label já vai a mais de 2/3 e é dofécil acertir nu tecludo que taima em endar ah dora... Mas não estou tão pensas como tu bêbado!

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.

Registado: 5/9/2007 8:28

por tiagopt2 » 24/1/2008 23:10

The Mechanic Escreveu:
...não vás tiagopt...!

Bem, após muita ponderação decidi seguir o conselho. Choques na cabeça é que não :mrgreen:

Registado: 24/11/2007 23:02

por MarcoAntonio » 24/1/2008 23:03

Sobre o teste de Rorschach que tanto se vê em filmes e séries, é um teste desacreditado por grande parte da comunidade científica e que muitos psicológos aconselham de forma veemente a ninguém realizar (não estou a dizer isto a brincar).

Trata-se de um método pouco científico, altamente discutível (a analise tem muito pouco de objectiva e pode dizer muito mais sobre o observador do que sobre o observado) e o problema é que em alguns países (não faço a mínima ideia se é o caso de Portugal) ainda são utilizados nos casos de determinação de custódia de crianças e etc.

Já agora, para responder à pergunta inicial, os testes psicotécnicos são relativamente parecidos com os testes de QI vulgares, acho que não terás grandes problemas se já 'visitaste' os testes de QI porque é bastante à base do mesmo.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por AMR » 24/1/2008 22:21

Afonso80 Escreveu:Se for uma coisa mesmo a sério podem fazer o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach.

Para verem se és um psicopata :twisted:

Já o fiz, e apenas via orgãos femininos do melhor que há... adorei o raio das manchas mas não me deixaram ficar com elas...

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - Confesso que houve uma que descrevi como uma femea da BT a deixar-me passar com um indiscreto exagero a mais de 300 km/h em 3 faixas com muita visibilidade...
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.

Registado: 5/9/2007 8:28

por Pata-Hari » 24/1/2008 22:15

eu acho que ele disse testes anti-piréticos... o que aliás faz sentido, afinal de contas é para staff médico que se está a candidatar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por The Mechanic » 24/1/2008 21:40

Marcoantonio
Mech, ele disse testes psicotécnicos, não disse testes pirotécnicos.

É a mesma coiiisa ...!
Esse gajo meu amigo, foi fazer testes pra lançar foguetes numa festa. O cargo de Fogueteiro estava vago e o gajo disse :" ...pá , não sêi fazer nada na vida, durmo até às 3h da tarde, tenho porblemas com o alcool e fiz a 2ª classe aos 14 anos com a ajuda dos porfessores... tenho qualificações, né !? É um cargo de responsablidade e que trás um certo estatuto, mas ... quem não arrisca, não petisca, ná !? " . Tau ! Foi fazer os tais testes para um laboratório ( que primeiro foi um teste fisico pra sair de um labirinto, mas o gajo já tinha passado uma data de tempo e estava quase a morrer de sede e tiveram de o tirar de lá..), desataram a dar-lhe choques na tola , que até já lhe ardiam os cabelos e o gajo bazou a correr de lá . Só que à saída , bateu contra uma arvore e então ficou em coma 3 meses .
Tamem !!! Armado em grande , feito importante a querer ser Fogueteiro ...! Toma !

...não vás tiagopt...!

Um abraço ,

The MEchanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MarcoAntonio » 24/1/2008 21:25

The Mechanic Escreveu:Estás assustado e deves estar !!!
Tenho um amigo meu que esteve prestes a morrer por causa de testes psico-técnicos . Três meses passou ele em coma !
Diz que lhe ataram uns ferros ao corpos , com gel na base e desataram a dar-lhe choques .

Mech, ele disse testes psicotécnicos, não disse testes pirotécnicos.
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mariachi » 24/1/2008 20:41

Não. A empresa de recrutamenteo, pertence à mesma empresa empregadora, não era uma empresa particular.
Os testes foram os mesmos, porque possivelmente obedecem a alguma lógica que eu desconheço.

Um abraço e bons negócios

Registado: 25/6/2007 11:05

por pinto80 » 24/1/2008 20:36

Está bem, mas o processo de recrutamento é o mesmo: a empresa de recrutamento, por acaso não era a ray human capital? o meu processo de recrutamento foi para o BPI.

Registado: 5/12/2007 22:29

por Mariachi » 24/1/2008 20:32

Boas

Não. Foram para uma empresa energetica portuguesa, que por acaso até está cotada na bolsa e hoje até brilhou.

Um abraço e bons negócios

por pinto80 » 24/1/2008 20:29

Mariachi Escreveu:Boas

Eu também já tive que passar por esses testes psicotécnicos.
Como foi dito anteriormente, houve um "teste de grupo", onde tinhas um tema e tinhas que "debater" esse tema juntamente com as restantes pessoas da sala.
Depois vieram os testes, no papel, chamemos-lhe assim. O primeiro teste, tinha vários textos cada um com várias afirmaçoes e tinha 3 opções. Tinha que escolher se concordava, se discordava, ou se não tinha informações suficientes no texto para tomar uma decisão.
Despois veio o teste de cálculo, onde tinha que realizar algumas contas, mas nada de especial.
Por fim foi o teste de figuras, onde tinha que fazer uma sequência de figuras.
Ha e ainda houve por fim a entrevista com a psicologa.
Os testes são fáceis e não têm dificuldade acrescida. O verdadeiro inimigo é o tempo, pois são testes de tempo limitado.
O melhor conselho que te posso dar é ires descontraído e estares concentrado durante os testes, pois acho que são bastante acessíveis.

Um abraço e boa sorte!

Por acas estes testes de que falas não foram para o recrutamento de um banco? é que eu fui uma vez fazer uns testes psicotécnicos e era essa aestrutura..

Registado: 5/12/2007 22:29

por tiagopt2 » 24/1/2008 20:27

Afonso80 Escreveu:Se for uma coisa mesmo a sério podem fazer o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach.

Espero que não, senão estou tramado!! :twisted:

por Afonso80 » 24/1/2008 20:19

Se for uma coisa mesmo a sério podem fazer o Teste das Manchas de Tinta de Rorschach.

"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Mariachi » 24/1/2008 19:54

Boas

Eu também já tive que passar por esses testes psicotécnicos.
Como foi dito anteriormente, houve um "teste de grupo", onde tinhas um tema e tinhas que "debater" esse tema juntamente com as restantes pessoas da sala.
Depois vieram os testes, no papel, chamemos-lhe assim. O primeiro teste, tinha vários textos cada um com várias afirmaçoes e tinha 3 opções. Tinha que escolher se concordava, se discordava, ou se não tinha informações suficientes no texto para tomar uma decisão.
Despois veio o teste de cálculo, onde tinha que realizar algumas contas, mas nada de especial.
Por fim foi o teste de figuras, onde tinha que fazer uma sequência de figuras.
Ha e ainda houve por fim a entrevista com a psicologa.
Os testes são fáceis e não têm dificuldade acrescida. O verdadeiro inimigo é o tempo, pois são testes de tempo limitado.
O melhor conselho que te posso dar é ires descontraído e estares concentrado durante os testes, pois acho que são bastante acessíveis.

Um abraço e boa sorte!

por tiagopt2 » 24/1/2008 19:50

vitorigus Escreveu:tiagopt, gostava de te ajudar - estive ligado ao tema, mas agora estou reformado.
Vai, na boa, nem compres o livro sobre os testes psicotecnicos porque s´´o tera a vantagem de conheceres levemente o assunto para o que vais.
Ha milhares de testes e qq um te pode sair. Mesmo que te dessem as respostas (por absurdo), há a prova comportamemtal, ao vivo, tipo prova de grupo (raramente prescindia) e entrevista ou entrevistas caso ficasse com alguma duvida inicial.
As provas comportamentais sao muito decisivas. Se tiveres perfil e fores talhado para a funçao, nao te preocupes que o lugar é teu. Se nao fores selecionado deves sentir-te aliviado pois podias ter corrido o risco arranjares uma fonte de stress continua: Achas que o peixe se sente bem fora de água?
Se te puder ajudar em mais alguma questao, força. Abraço.

A sua resposta foi bastante esclarecedora. Muito obrigado :)

por vitorigus » 24/1/2008 19:41

tiagopt, gostava de te ajudar - estive ligado ao tema, mas agora estou reformado.
Vai, na boa, nem compres o livro sobre os testes psicotecnicos porque s´´o tera a vantagem de conheceres levemente o assunto para o que vais.
Ha milhares de testes e qq um te pode sair. Mesmo que te dessem as respostas (por absurdo), há a prova comportamemtal, ao vivo, tipo prova de grupo (raramente prescindia) e entrevista ou entrevistas caso ficasse com alguma duvida inicial.
As provas comportamentais sao muito decisivas. Se tiveres perfil e fores talhado para a funçao, nao te preocupes que o lugar é teu. Se nao fores selecionado deves sentir-te aliviado pois podias ter corrido o risco arranjares uma fonte de stress continua: Achas que o peixe se sente bem fora de água?
Se te puder ajudar em mais alguma questao, força. Abraço.

Registado: 9/8/2005 11:17

por tiagopt2 » 24/1/2008 18:11

urukai Escreveu:Não...

O mais díficil é cumprir o tempo, são testes enormes com cerca de 15/20 minutos.

Segundo a psicóloga estive acima da média a todos (pode ser graxa no entanto), excepto no de calculo (cai na tal rasteira).

Mas apesar de tudo acho que não fiquei nesse emprego! :cry:

Neste caso é apenas para servir de filtragem antes de passar ao curso de SIV e ao curso de condução.

Já agora, fez alguma entrevista com essa psicóloga? Toda a gente diz que os psicólogos do INEM são extremamente rigorosos e o meu maior receio é de ser prejudicado por causa da idade (só tenho 23 anos, não é usual enfermeiros tão novos serem seleccionados).

Se for à base de testes de QI, como diz o Sam, penso que não terei grandes dificuldades, pois é um dos meus hobbies :lol:

por urukai » 24/1/2008 18:04

Não...

O mais díficil é cumprir o tempo, são testes enormes com cerca de 15/20 minutos.

Segundo a psicóloga estive acima da média a todos (pode ser graxa no entanto), excepto no de calculo (cai na tal rasteira).

Mas apesar de tudo acho que não fiquei nesse emprego! :cry:

Registado: 11/5/2007 14:09

por Sam » 24/1/2008 18:03

Podes tentar pesquisar na net por testes de QI ( IQ tests em inglês )

Os psicotécnicos que fiz, tem sempre uma parte de lógica e números que se podem encontrar nestes testes de QI que se encontra pela net.

Cumps
Grão a grão enche a galinha o papo

Registado: 18/8/2005 14:27

por tiagopt2 » 24/1/2008 17:56

urukai Escreveu:Recentemente fiz disso.

E pelo que percebi depende dos psicólogos, pois tal como na bolsa, há várias "escolas de pensamento".

De qualquer maneira não te vais livrar de:

- um exercício de lógica (adivinhar próxima peça de dominó é comum)

- Exercício de Cálculo (fazer contas e o último que fiz tinha uma rasteira)

- Alguma coisa relacionada com rapidez de raciocinio;

- Alguma coisa relacionada com teste de personalidade; (este não tem nada que saber é ser sincero)

Abraços e boa sorte.

Fez algum tipo de preparação prévia? Isto é muito importante para mim e queria mesmo passar. Além de ser um objectivo pessoal antigo, eram uns 1000 euritos extra por mês para investir em acções, dava-me jeito :mrgreen:

Abraço

por tiagopt2 » 24/1/2008 17:54

The Mechanic Escreveu:tiagopt
Fui seleccionado há pouco tempo para entrar no INEM mas para isso vou ter de passar, entre outras provas, nos testes psico-técnicos. Como nunca fiz nada do género, estou um pouco assustado com a ideia.

Estás assustado e deves estar !!!
Tenho um amigo meu que esteve prestes a morrer por causa de testes psico-técnicos . Três meses passou ele em coma !
Diz que lhe ataram uns ferros ao corpos , com gel na base e desataram a dar-lhe choques .

Tu não te metas nisso, pá ..!
Telefona e diz aos gajos do INEM que não pode , "porque és muito lento e as pessoas morriam todas antes de chegares " ou uma coisa assim . Senão , quando te apanharem lá, e vier um gajo vestido de cabedal com máscara e uma cena tipo bola de golf na boca, não te queixes !!

Vá... descarta-te ... telefona aos gajos e diz-lhes pra terem juizo !!

Um abraço ,

The Mechanic

por urukai » 24/1/2008 17:47

Recentemente fiz disso.

E pelo que percebi depende dos psicólogos, pois tal como na bolsa, há várias "escolas de pensamento".

De qualquer maneira não te vais livrar de:

- um exercício de lógica (adivinhar próxima peça de dominó é comum)

- Exercício de Cálculo (fazer contas e o último que fiz tinha uma rasteira)

- Alguma coisa relacionada com rapidez de raciocinio;

- Alguma coisa relacionada com teste de personalidade; (este não tem nada que saber é ser sincero)

Abraços e boa sorte.

Registado: 11/5/2007 14:09

por The Mechanic » 24/1/2008 17:45

tiagopt
Fui seleccionado há pouco tempo para entrar no INEM mas para isso vou ter de passar, entre outras provas, nos testes psico-técnicos. Como nunca fiz nada do género, estou um pouco assustado com a ideia.

Estás assustado e deves estar !!!

Tu não te metas nisso, pá ..!
Telefona e diz aos gajos do INEM que não pode , "porque és muito lento e as pessoas morriam todas antes de chegares " ou uma coisa assim . Senão , quando te apanharem lá, e vier um gajo vestido de cabedal com máscara e uma cena tipo bola de golf na boca, não te queixes !!

Vá... descarta-te ... telefona aos gajos e diz-lhes pra terem juizo !!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Off-topic - Testes psicotécnicos

por tiagopt2 » 24/1/2008 17:39

Boa tarde.

Desculpem o off-topic mas como só frequento este fórum é-me dificil obter informações de outros forenses que não vocês :roll:

Fui seleccionado há pouco tempo para entrar no INEM mas para isso vou ter de passar, entre outras provas, nos testes psico-técnicos. Como nunca fiz nada do género, estou um pouco assustado com a ideia. Se algum de vocês já tiver feito testes deste género ou souber onde posso encontrar informação credível a este respeito, agradecia. Após uma rápida pesquisa na net, não encontrei nada adequado.

Abraço e BN :wink:
Editado pela última vez por tiagopt2 em 24/1/2008 18:06, num total de 2 vezes.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, psandrade, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy e 127 visitantes