Caldeirão da Bolsa

aproveitar subidas tecnicas. Estrategias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fibonacci » 24/1/2008 18:36

Há uma estratégia, usada por alguns, que pode permitir apostar numa inversão, mesmo nestas quedas loucas: os retracements e projections de Fibonacci.

Apesar do nick que uso, muito raramente as uso, pois não gosto de "apanhar facas em queda". Mas dá para construir estratégias engraçadas e com risco controlado.

Fibonacci Retracements
Nesta queda, no S&P, por exemplo, fazendo o retracement entre o mínimo antes do início do Bull market (Outubro de 2002) e o seu máximo (Outubro de 2007), temos que o retracement de 38,2% ficaria nos 1267 pontos. O mínimo foi nos 1270 pontos...
A aposta possível: abrir posições longas na aproximação desse nível, esperando (e rezando) pelo ressalto. Colocar-se-ia o stop pouco abaixo desse nível, uma vez que caso fosse quebrado levaria a que o movimento se prolongasse até ao retracement de 50% (nos 1172 pontos).

Fibonacci Projection
Mais uma vez no S&P, vamos ver qual o último movimento descendente mais relevante: desde Outubro de 2007 até Novembro de 2007. Lança-se a rede e vemos que a extensão desse movimento a 161,8% é nos 1300 pontos. Aqui poderia usar-se a mesma lógica que em cima, com o stop apertado e expectativa de, se falhasse, pudesse descer aos 200% (1.236 pontos).

Cruzando as duas análises, iriam ser acumuladas ordens desde os 1300 aos 1267 pontos, mantendo o stop pouco abaixo destes níveis (1250 pontos, por exemplo). Caso as coisas não resultassem, saltava-se fora no stop (-4% de perda). Caso as coisas corressem bem, óptimo (neste momento o ganho seria de 3,2%, ainda com potencial para continuar...).

É uma estratégia possível. Eu não a uso normalmente. Posso olhar para ela mas não a uso. Não sei qual a taxa de sucesso que possa ter. Mas permite criar vários cenários de entrada e saída, com risco controlado.

Cumps,

Fibo

PS: Não consigo colocar aqui gráficos agora... com gráficos é mais fácil de ver.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Cubriclas » 24/1/2008 18:27

Ulisses Pereira Escreveu:Em suma, é por isso que quem tenta apanhar ressaltos, consegue fazê-lo mas pelo meio vai perdendo dinheiro em alguns falsos ressaltos.

Olá Ulisses!
Antes de mais parabéns pela tua entrevista! Foste uma vez mais coerente e defendeste e bem os pontos que aqui escreves no caldeirao e com os quais concordo na íntegra.
Em relação ao que escreveste de facto nem sempre se ganha apanhando ressaltos. Temos ver um conjunto de factores que nos ajudam a ver a possibilidade de ter sucesso. Obvio que nem sempre as coisas correm de feição mas os breakouts são por norma bons pontos de entrada ou de saída.
Abraço! :wink:

Registado: 23/7/2007 20:55

por mibusiness » 24/1/2008 18:25

quando disse correcção das descidas referia-me à subida destes ultimos dois dias. Vou aproveitar agora este ressalto para vender as posições perdedoras. Sinceramente muitos que têm em conta a AT para tentarem prever estes ressaltos, mesmo tendo conhecimentos avançados podem não conseguir tirar partido. Por exemplo, se acontecer uma subida com grande volume, pode indicar duas coisas contraditorias: grande força bull podendo subir ainda mais e, por outro lado esgotamento da pressão compradora e descida nas proximas sessões.

Aproveito para revelar, para quem não conhece uma acção que tem sido optima para daytrade. É a SDTH do nasdaq. Apesar de ter excelentes fundamentais é muito volatil, e neste ultimo mes, sempre que tem quedas grande de +10% a sua recuperação é fantastica. é uma questão de tentar aproveitar e ter sorte

Abraço

Registado: 29/11/2007 10:31

por Antonio Vieira » 24/1/2008 18:19

No Cac acho que estamos no local assinalado pelas setas. É a mho. Cumpr
Anexos
cac1.jpg
cac1.jpg (241.56 KiB) Visualizado 915 vezes

Registado: 26/4/2003 21:51

por Antonio Vieira » 24/1/2008 18:14

Referia-me aos casos concretos do dax e sp.

por Ulisses Pereira » 24/1/2008 18:07

SIm. Na minha análise geral ao PSI20 quer no índice quer em todas as acções identifiquei os níveis que, a serem quebrados, poderiam ser um forte sinal disso mesmo. É uma questão de vermos caso a caso...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Antonio Vieira » 24/1/2008 18:02

Ulisses, a tendencia que te referes deduzo que seja de curto prazo/médio prazo. No longo prazo já identificas-te uma tendencia bear? Pessoalmente acho que está instalada. Cumpr

por Ulisses Pereira » 24/1/2008 17:54

Aqui discordo do cubriclas. Acho muito difícil identificar, logo no início, os sinais do ressalto. Os sinais não eram diferentes Terça de Quinta.

Em suma, é por isso que quem tenta apanhar ressaltos, consegue fazê-lo mas pelo meio vai perdendo dinheiro em alguns falsos ressaltos.

É por isso que negociar contra a tendência é extremamente perigoso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: aproveitar subidas tecnicas. Estrategias

por Cubriclas » 24/1/2008 16:57

1- Se se esperar pela subida tecnica quando formos a apostar nela já passou.
2- Pergunto qual a melhor forma de prever esses esticões.
3- e já agora pergunto tambem se, na actualidade, ainda pensam que esta correcção das descidas tem ainda espaço para se esticar.

Respondo desta forma telegráfica:

1 - quem conhece a AT não entra quando a subida já passou mas sim quando está a iniciar
2- estudar bem AT. Ler livros e estudar literatura que existe aos montes na net, olhar para milhares de gráficos
3- sim. O esticar começou no inicio de 2008...

Abraço! :wink:

Registado: 23/7/2007 20:55

aproveitar subidas tecnicas. Estrategias

por mibusiness » 24/1/2008 16:35

Boa tarde

Ontem não pude acompanhar os mercados e hoje quando vim ver as cotações parece que fiquei fora durante uma semana :).
Nas tendencias de queda, o conselho dos mais experientes é o facto de ser um erro tentar adivinhar fundos. Tendo em conta que em Bear há grandes subidas de curto espaço de tempo, como é que se aproveita essa subida sem tentar adivinhar mais ou menos um fundo? Se se esperar pela subida tecnica quando formos a apostar nela já passou. Pergunto qual a melhor forma de prever esses esticões. e já agora pergunto tambem se, na actualidade, ainda pensam que esta correcção das descidas tem ainda espaço para se esticar.

Obigado e bons negocios

Registado: 29/11/2007 10:31

Quem está ligado: