Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como variam os fundos de obrigações?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 24/1/2008 19:40

Perfeito, Fibo :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por TP1 » 24/1/2008 19:40

Porra!! O banco disse-me, que se valoriza-se recebia a totalidade mais a valorização mais o cupão, se não, recebia a totalidade mais o cupão.
Aiaiaiia os bancos :twisted:
Obrigadão!!!
Um abraço!

Registado: 30/11/2007 21:13

por Fibonacci » 24/1/2008 19:32

TP1 Escreveu:
È cupão fixo de 4% Uma aplicação de 50000€ dá cerca de 1500€ liquidos de juro. Termina em 07/09, se o BCE baixar a taxa de juro em 2009 a tendência desta OT será de clara valorização. Sendo do tesouro é 100% segura. Por isto me interessou.
De qq maneira, muito obrigado pela resposta.
Um abraço!

TP1,

Independentemente do cupão que paga (que tenho ideia de que é 3,95%), atenção também ao preço que vais pagar por ela. Está a desconto (cerca de 100,4%). Também entra nas contas... Daí eu indicar que a yield não é 4% mas sim 3,7%.

E a comissão que o teu banco vai levar para a transaccionar.

Se o BCE baixar as taxas, esta obrigação deve ficar mais apelativa, tens razão. Mas o impacto para ti não vai ser nenhum, se quiseres mesmo levar a obrigação até à maturidade (aí vai devolver os 100%, estando ou não apelativa face à taxa de mercado... é o preço para o qual ela vai tender até à maturidade). Para apostar na descida da taxa do BCE, tens que ir para obrigações com maior "duration", e logo mais longe da maturidade. Mas isso é outra estratégia...

De uma forma simples:
Agora pagas: 50.000 EUR * preço + comissão do banco = +- 50.300 EUR
tens que pagar os juros corridos sobre a obrigação: 1068 EUR

entretanto, pagas várias comissão de custódia de títulos no banco = 20 EUR (?)

recebes depois 2 cupões (em Julho/08 e Julho/09): 50.000 EUR * 3,95% = 1.975 EUR * 2 = 3950 EUR
pagas a fiscalidade: 395 EUR * 2 = 790 EUR
o banco ainda te leva uma comissãozeca: 10 EUR (?)

a obrigação amortiza a 100% = 50.000 EUR
pagas uma comissão qualquer ao banco pela amortização: 50 EUR (?)

Em suma, -50.300 -1068 - 20 + 3950 - 790 - 20 + 50000 - 50 = 1.702 EUR.

A outra opção: metes num DP a 18 meses. Deves conseguir uns 4%. 50.000 * 4% *18/12 = 3000 EUR
tiras a fiscalidade e ficas com 3000 - 600 = 2400 EUR. E o risco é muito maior?

O que achas?

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por TP1 » 24/1/2008 19:17

Fibonacci Escreveu:
TP1 Escreveu:Fibonacci,

Aproveito para perguntar-te, o seguinte, a OT 99/09 desvalorizou hoje, será uma boa oportunidade para entrar e ficar até á maturidade?
Abraço

TP1,

Essa OT que referes está a dar uma yield bruta de 3,7% (+-)... acho que arranjas DPs melhorzitos no mercado...

A curva de rendimentos está toda baralhada... considero mais interessante estar agora em DPs de menor prazo do que andar em coisas de prazo mais longo... É claro que arriscas que o BCE baixe as taxas e não consigas renovar o DP à mesma taxa mas...

Se aos 3,7% brutos tirares as comissões e fiscalidade, ficas contente com o que vais receber?

Se sim: go for it. Mas acho que dá ainda para rodar por outras coisas mais interessantes, com risco semelhante (ok... um banco não tem o mesmo risco que Portugal mas...).

Cumps,

Fibo

È cupão fixo de 4% Uma aplicação de 50000€ dá cerca de 1500€ liquidos de juro. Termina em 07/09, se o BCE baixar a taxa de juro em 2009 a tendência desta OT será de clara valorização. Sendo do tesouro é 100% segura. Por isto me interessou.
De qq maneira, muito obrigado pela resposta.
Um abraço!

por Fibonacci » 24/1/2008 19:11

TP1 Escreveu:Fibonacci,

Aproveito para perguntar-te, o seguinte, a OT 99/09 desvalorizou hoje, será uma boa oportunidade para entrar e ficar até á maturidade?
Abraço

TP1,

Essa OT que referes está a dar uma yield bruta de 3,7% (+-)... acho que arranjas DPs melhorzitos no mercado...

A curva de rendimentos está toda baralhada... considero mais interessante estar agora em DPs de menor prazo do que andar em coisas de prazo mais longo... É claro que arriscas que o BCE baixe as taxas e não consigas renovar o DP à mesma taxa mas...

Se aos 3,7% brutos tirares as comissões e fiscalidade, ficas contente com o que vais receber?

Se sim: go for it. Mas acho que dá ainda para rodar por outras coisas mais interessantes, com risco semelhante (ok... um banco não tem o mesmo risco que Portugal mas...).

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por MNFV » 24/1/2008 16:46

Muito obrigado Pata e Fibo,

Fiquei mais esclarecido

Registado: 28/12/2007 17:02

por Pata-Hari » 23/1/2008 21:22

O que pode acontecer é que ao preçares uma obrigação a preças ao seu valor teorico. No entanto, se tiveres que a vender (o que acontece no caso de um fundo ter que vender para gerar liquidez para resgates), pode não se encontrar no mercado alguém que esteja disposto a pagar o preço de mercado. No fundo, funciona como os mercados das acções, se quiseres vender uma tranche grande de acções de algo pouco liquido, podes ser obrigada a vender abaixo do preço de mercado se as quiseres mesmo despachar naquele minuto, ou seja, pode não haver comprador para o preço do momento.

(Aliás, esta questão tem-se colocado actualmente por via de algumas instituições financeiras estarem a cotar carteiras de obrigações ao valor teorico e não ao valor de mercado ao qual as teriam que vender se quisessem desfazer posições. Quando o cliente efectivamente decide despachar as ditas cujas, pode ter um encontro imediato com o mercado muito, muito desagradavel)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MNFV » 23/1/2008 21:13

Fibonacci, obrigado pela ajuda.

É a segundo dos items de variação que eu ainda não compreendi totalmente:

Suponho que se um emitente declara falência o valor do fundo desce... até ai percebo; mas, por exemplo, qual o impacto de resgates do fundo no seu valor?

por TP1 » 23/1/2008 20:22

Fibonacci,

Abraço

por Fibonacci » 23/1/2008 19:48

Os fundos de obrigações, tal como qualquer fundo, varia em função dos activos que detém (neste caso: obrigações).

Uma obrigação, todos os dias, tem 2 impactos:
- ganha mais um bocadinho de juro (por exemplo, uma obrigação com cupão anual de 5%, ganha 0,0137% por dia);
- varia o preço em função das condições do mercado, do emitente,... (aqui as variáveis são mesmo muitas...)

Juntas a variação diária de cada obrigação que o fundo tem em carteira e tens a variação do fundo. Simples.

Tenho acompanhado muito de lado mas esta crise toda de confiança levou os spreads das corporates para níveis elevados... as obrigações de financeiras já estavam a negociar a níveis preocupantes mas agora isso está a espalhar-se por quase todos os sectores.

Se precisares de alguma coisa mais detalhada, diz.

Cumps,

Fibo

Como variam os fundos de obrigações?

por MNFV » 23/1/2008 19:31

Alguém me esclarece qual é o mecanismo de variação da cotação dos fundos de obrigações?

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Ferreiratrade, Google [Bot] e 130 visitantes