Caldeirão da Bolsa

Short - Deveria existir?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silverwolf » 24/1/2008 1:22

Eu também concordo que os shorts devam existir. Simplesmente tenho ouvido tantas opiniões contrárias que decidi ver qual a opinião aqui do pessoal do fórum.

No entanto acho em alturas de crise como esta, alguns players com poder de mercado significativo, conseguem partir uma acção completamente. Tendo mto capital para estar constantemente a shortar, faz com que mais pessoas vendam tb as suas acções e ao descer centimo a centimo vão fazendo disparar stop loss´s...conseguindo depois de minada a confiança nessa acção começar a fechar posições ca em baixo.

Mas ok é uma estratégia como outra qualquer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por djovarius » 23/1/2008 14:02

Posições curtas ? Têm de existir.

O Ulisses já relembrou aqui um dos melhores artigos que ele escreveu, o que é óptimo.

Sem elas, não haveria mercado, ou seja, só haveria longos ou ausentes.

Numa altura de quedas como agora, como ninguém poderia fazer "hedge" sobre posições longas estratégicas, teriam de vendê-las. Ainda era pior. Tudo a vender para preservar lucros, estão a ver?

Qualquer correcção normal de 10%, poderia virar um crash, porque quando todos vendem para preservar lucros ou mesmo só o capital, o mais provável é que nem todos o consigam fazer, gerando mais e mais pânico.

Com os shorts, pode-se ganhar nas quedas, o que é bom, porque é necessário que alguém acumule capital para continuar a investir no mercado.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9230
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 13:43

Esta é uma das discussões mais interessantes sobre os mercados. Deixo aqui um artigo que escrevi há uns anos sobre o assunto.

"A morte dos últimos bodes expiatórios"

Cada vez mais leio opiniões de muitos investidores defendendo que uma grande parte das quedas que têm assolado os mercados mundiais, nos últimos 30 meses, se deve aos detentores de posições curtas. Julgo ser a altura de deixar aqui a minha opinião sobre essa matéria.

Para aqueles que estão menos familiarizados com estas questões, recordo que os detentores de posições curtas (vou usar o termo inglês “short”, de forma a tornar menos denso este artigo) se posicionam de forma inversa aos accionistas “normais”, vendendo primeiro e comprando depois, de forma a tentar obter ganhos com a queda dos mercados (perdendo, obviamente, se as cotações subirem).

Uma vez que quem está “short” beneficia das quedas dos mercados, começa a ser comum ouvir que é pelo facto de importantes investidores estarem “shorts” que os mercados caem há longos meses para cá. Eu, pessoalmente, discordo completamente desta ideia que começa a conquistar cada vez mais adeptos!

Na minha opinião, o facto de se poder “shortar” só traz vantagens ao mercado. Por um lado, permite um preço de equilíbrio entre compradores e vendedores mais justo (se em Portugal se pudesse “shortar” warrants, os preços deles seriam bem mais justos!). Por outro lado, os “shorts” dotam o mercado de uma maior liquidez, para benefício dos investidores que enfrentam “spreads” mais pequenos e das corretoras que vêem as suas comissões crescerem.

O grande argumento de quem acusa os “shorts” de serem os grandes responsáveis pelas quedas dos mercados mundiais é de que a pressão vendedora que exercem é tão forte que os mercados são, naturalmente, empurrados para baixo. Contudo, esquecem-se de um pormenor muito importante que é o facto dessas posições terem que ser fechadas. Quando isso acontece, a sua pressão deixa de ser vendedora para passar a ser compradora.

É por isso que as maiores subidas ocorrem em “bear markets”. Geralmente as subidas são violentas e curtas e resultam, sobretudo, dos “shorts” a apressarem-se a fechar posições, o que dá explosividade ao movimento de subida. A título de curiosidade, das maiores 10 subidas da história do Nasdaq, 8 registaram-se nos últimos 30 meses. Sintomático...

Uma situação muito curiosa ocorreu, durante este ano, no mercado japonês. Depois de 20 anos de “bear market” (sim, ouviram bem... 20 anos!), as autoridades nipónicas tentaram inverter a tendência de queda, anunciando medidas que tornam muito difíceis (eu diria praticamente impossível) efectuar “shorts” sobre acções japonesas.

O momento escolhido para anunciar esta polémica medida não foi, no meu ponto de vista, inocente. A decisão foi anunciada em Fevereiro deste ano, depois do mercado ter testado os mínimos de Setembro, criando a ilusão de que se tinha formado um duplo fundo perfeito.

A reacção que se seguiu foi explosiva. Como podem ver no gráfico, o Nikkei (o principal índice japonês), depois dessa decisão, subiu cerca de 30% em pouco mais de um mês!



Os “shorts” entraram em pânico e atropelaram-se para fechar as suas posições, exercendo uma pressão compradora muito violenta, o que criou um clima de euforia no mercado nipónico e a convicção de que, finalmente, o terrível “bear market” tinha chegado ao fim. As autoridades japonesas esfregavam as mãos de contentes...

Contudo, estes movimentos artificiais estão sempre condenados a fracassarem, mais cedo ou mais tarde. O tempo encarrega-se de colocar no sítio aquilo que foi tirado do lugar de uma forma artificial. E foi isso que aconteceu no Nikkei. Os compradores começaram a perder força e os vendedores voltaram ao mercado em força. O resultado foi que, anteontem, o mercado japonês atingiu o nível mais baixo dos últimos 20 anos!

Ou seja, não foi o facto de terem tornado a vida difícil aos “shorts” (hoje em dia é quase impossível “shortar” acções japonesas) que o mercado recuperou de uma forma consistente. Caíam assim por terra os argumentos daqueles que defendiam que os “shorts” impediam a recuperação do mercado japonês.

No fundo, esta ira contra os “shorts” não é mais do que descarregar a frustração dos nossos insucessos sobre alguém. Em tempos foi sobre a CMVM, noutros tempos sobre o Governo, agora os bodes expiatórios são os “shorts”.

Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que perdemos dinheiro.

Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar a nossa forma de negociar.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
nikkei1.gif
nikkei1.gif (36.98 KiB) Visualizado 803 vezes
nikkei2.gif
nikkei2.gif (40.08 KiB) Visualizado 795 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por atomez » 23/1/2008 12:50

Claro que os shorts deviam existir e ainda bem que existem. Aliás, se existem e continuam a existir é porque de certeza há boas razões para isso.

Se só se ganhasse dinheiro quando a bolsa sobe então durante os bear markets as bolsas ficavam às moscas durante anos e anos, os bear iam durar muito mais.

E os traders iam todos à falência, coitados...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por squad80 » 23/1/2008 12:48

Mto boa explicação AMR.
 
Mensagens: 78
Registado: 27/12/2007 21:53

por Fibonacci » 23/1/2008 12:48

silverwolf,

1-não acredito que os pesos-pesados ganhem fortunas com shorts... a maioria dos fundos de investimento e outros investimentos institucionais é apenas longo. Ou seja, em bear market são os que mais sofrem perdas.

2-considero que os shorts são uma ferramenta essencial para qualquer especulador. Se consideras que um título está caro demais, porque não especular nesse sentido?


Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 791
Registado: 24/1/2003 9:26
Localização: Amora

por AMR » 23/1/2008 12:44

Nas quedas, não fossem os shorts e produtos complexos do género, como Puts e afins, toda a gente perderia.

Quando se shorta ou se aposta numa descida com um Put, a coisa pode correr muito mal e perder-se muito dinheiro com o mercado... a subir.

Quando se faz o acima com o mercado a descer, ganha-se muita massa, massa essa que doutra forma seria... perdida.

O excesso de alavancagem (isso sim é perigoso, muito perigoso) pode arruinar as pessoas, e pessoas arruinadas é que acabam por arruinar a bolsa, não os mecanismos em si, se forem bem regulados.

Um short não é necessariamente alavancar... embora obrigue a "emprestar" a acção antes de o tomador a vender.

Voltamos sempre à tal história do medo e da ganância, porque não existe segurança nem certeza... nunca.

Shortar não implica necessariamente que se arrastem os mercados para baixo (podem subir), e a vantagem é que ao criar valor nas quedas, esse valor é usado depois (em princípio) novamente nas subidas (mas pode descer), re-injectando-se a massa em "longs" ou "calls" (alavancados), numa de bullish, e resultando daí a tal "soma positiva" anti-casino.

É fácil perceber isto:

Imagine-se no centro comercial colombo, cheio, em dias de Natal. De repente vê toda a gente a fugir em massa, mas não sabe porquê, pergunta a quem foge que responde que também não sabe...

O que faz?
Foge.

Porquê?
Essa é a parte gira, quando chega lá fora, aliviado, qualquer resposta que dêem vai parecer credível, por mais incrível que seja...

... e tudo pode ter começado com um grupo de miúdos a sprintar para apanhar a camioneta...

Psicologia de massas, um master of thieve aproveitaria esta manobra de distração para pilhar à grande... mas isto não é exemplificar um short, mas porque o pânico irracional, a histeria, se contagia.

Vende-se primeiro, pergunta-se depois...

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 186
Registado: 5/9/2007 8:28
Localização: Lisboa, Portugal... normalmente.

por Silverwolf » 23/1/2008 12:44

Sim qualquer pessoa pode ganhar dinheiro a shortar. Mas eu tou a falar em termos do impacto que este mecanismo tem na economia real.
Estou convicto que se não houvesse short, estas quedas seriam metade do que está acontecer, o que mudaria completamente o panorama internacional.

Eu por acaso ainda não aderi à best trading pro e como tal não posso shortar, mau para mim porque tenho ficado sempre de fora a achar que isto vai cair e poderia estar a fazer $
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por Pemides » 23/1/2008 12:39

Shortar está à disposição de qualquer um. Porque é que só têm que ser os pesos pesados a fazer fortunas com shorts? Se achas que é fácil fazer fortunas com os shorts, faz os teus próprios investimentos curtos e ganha como eles! :P
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
Mensagens: 316
Registado: 27/3/2005 22:16

por urukai » 23/1/2008 12:37

Apesar de estar hà pouco tempo nos mercados, devo dizer , que me sinto muito mais confiante a shortar.

Não sei se por ter entrado em Julho de 2007 e a partir daí tem sido um descalabro (para baixo e para cima) mas quando shorto sinto-me mais seguro, talvez porque as quedas são mais agressivas e por isso díficeis de travar quando se está longo e as subidas são mais suaves e por isso quando se shorta pode-se agir em conformidade.

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

Short - Deveria existir?

por Silverwolf » 23/1/2008 12:32

Boas people,

Tenho aqui uma questão que gostava de saber a opinião do forum.

Acham que deveria existir uma ferramenta puramente financeira como o Short, em que os pesos pesados que conseguem manipular as acções, conseguem fazer fortunas com a queda dos mercados? Mecanismos este que promove quedas muito mais agressivas e rápidas e que mina a confiança do pequeno investidor e do mercado como um todo.

Eu tenho sérias dúvidas... que pensam?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43


Quem está ligado: