Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Continental (DAX)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por petar » 25/1/2008 9:17

Olá Cartago.
Ainda não tive oportunidade de reanalisar o titulo.

Vamos ver o comportamento do titulo nas proximas 3 a 5 sessões para confirmar se se trata de outro ressalto (5a onda??), se vai estabelecer suporte e formar base ou se vai recuperar (nota que não me agrada muito estabelecer suportes tão mal reforçados. Uma ou duas sessões não chegam).

Grande abraço,
P
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por Fenicio » 25/1/2008 1:07

Update da análise técnica da Continental (pode ser consultada em Continental - 21/Janeiro).

Comentários actualizados

    E com um dia marcado por um aumento significativo da confiança dos investidores, a Continental reagiu de forma bastante positiva e, pelo menos ao longo da sessão de hoje, restabeleceu o seu suporte S1 (€ 71,70)

    Em face das recentes e marcantes quedas, o título pode estar tecnicamente apetecível para os bulls. Será que estamos diante de um novo fundo? Tudo irá depender, basicamente, da consolidação do seu suporte S1 ao longo das próximas sessões


Gráficos de médio e curto prazo

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por Fenicio » 23/1/2008 1:36

Olá Petar.

Conforme prometido, ficam aqui os gráficos actualizados da Continental (ainda não actualizei a análise no blog).

Acho que neste momento já estamos ali mais ou menos em "terra de ninguém". Os suportes que eu tracei no gráfico correspondem a movimentos bastante antigos e que remontam a meados de Julho de 2006, o que pode tirar um pouco da relevância dos mesmos.

Quanto ao reforço verificado nas quedas nos últimos 2 dias, acredito que a interpretação técnica destes movimentos possa ser prejudicada em vista da tremenda onda de sentimentos negativos nos mercados mundiais, quero dizer, é difícil dizer se estes movimentos ocorreriam "naturalmente" caso não estivêssemos a viver o contexto actual das bolsas internacionais.

Não quero dizer com isto que estou (ou estava) "confiante" na recuperação da Continental. Neste momento não tenho participação nenhuma nesta companhia e sigo bastante céptico quanto à sua recuperação no curto prazo, mas acredito que no médio prazo este título voltará a dar muitas alegrias a muitos investidores. :)

Bom, chega de conversa... aqui vão os gráficos:

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por petar » 22/1/2008 23:46

bem..bem,bem,bem...
O suporte a 75 ja se foi mas vou esperar por amanha para o confirmar dada a doideira do dia de hoje.

Se a quebra em baixa se confirma, este transforma-se na nova resistencia a ser quebrada...esperemos no breve prazo.
A proxima resistencia seria na casa dos 79 (anterior maximo relativo) antes de atacar os 84 (anterior suporte). Mas isto apenas no caso de irmos para Norte. Senao, os 71 serao testados...
Abracos
P

PS: esperemos que a CON esteja a fazer um duplo fundo..
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por Fenicio » 22/1/2008 12:20

Petar, uma coisa que me preocupa também são aqueles sinais de fraqueza que assinalei no gráfico. Aquelas quebras em alta daquelas 2 resistências e que foram seguidas por novos afundanços transmitem uma mensagem bastante clara de falta de fôlego bullish (os bulls tentaram recuperar o título mas falharam redondamente).

Estes movimentos fortaleceram os bears, como podes reparar nas grandes quedas que se seguiram a cada falsa quebra. Se este padrão continuar, é bem provável que a tal barreira dos € 71,00 não consiga segurar o título, ainda mais no contexto de "terror" que os mercados estão a viver nestes dias.

Tens razão, o gráfico não mostra a origem do suporte. Hoje a noite faço um novo post com uma visão de mais longo prazo.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por petar » 22/1/2008 11:39

cartago,
Sim vi que tinhas assinalado mas não se via o ponto de suporte (visto que foi num passado não coberto pelo teu gráfico :wink: )

A CON não está fácil de seguir. Concordo perfeitamente com a tua análise mas no longo prazo não sei o que esperar. Depois de uma subida monstruosa desde 2003, ela parece andar num range 70-100€ desde 2006.

Se ela não se aguentar, estamos lixados...

Se ela aguenta, então o range confirma-se e a analise pode tomar outro rumo.

Ela bom ela aguentar este suporte e até mesmo criar aqui uma boa base.

Abraços,
P
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por Fenicio » 22/1/2008 11:03

petar Escreveu:Cartago,
O suporte a 71€ será o mais importante de todos (não está no teu gráfico :wink: )
Abaixo disso parece-me queda (quase) livre...

Abraços,
P


Olá petar, de facto assinalei no gráfico um suporte nos € 71,70. O desenho de suportes e resistências é um tanto quanto subjectivo e, portanto, sujeito a variações mas, ao menos, concordamos que a "zona" dos € 71,00 representa uma importante zona de suporte que deve ser acompanhada com atenção nas próximas sessões.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por petar » 22/1/2008 10:34

Cartago,
O suporte a 71€ será o mais importante de todos (não está no teu gráfico :wink: )
Abaixo disso parece-me queda (quase) livre...

Abraços,
P
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

Continental (DAX)

por Fenicio » 21/1/2008 23:54

Perfil Técnico

    Claramente bearish

    Em finais de 2007, apesar de algumas recuperações importantes no curto prazo, o título seguiu a distribuir claros sinais de fraqueza bullish. As recentes quedas e o dia especialmente negativo de hoje apenas coroaram uma tendência por si só já bastante negativa

    O título segue a apresentar sequências mais ou menos precisas de quedas e que transforma antigos suportes em novas resistências de maneira quase automática

Perspectivas

    A tendência, tanto no curto quanto no médio prazo, deverá manter-se claramente bearish

    A sessão de hoje, especialmente negativa em todos os mercados, marcou a quebra de mais um suporte (S2). Terá sido um movimento impulsionado pelas quedas generalizadas ou trata-se de uma confirmação do período tremendamente bearish da Continental?

Estratégias

    Em vista das características dos movimentos típicos deste título (quedas, rebounds, estabelecimento de novas resistências, quedas, ...), sugiro um certo distanciamento ao menos até o estabelecimento de um novo suporte

    A confirmação (ou não) da quebra de S2 e o teste a S1 darão boas indicações quanto ao futuro no curto prazo deste título

Suportes

    S1 (€ 71,70) / S2 (€ 75,50 - quebra a confirmar!)

Resistências

    R1 (€ 75,50 - a confirmar!) / R2 (€ 80,00)


Gráficos de médio e curto prazo

Imagem

Imagem

Link: Continental - 21/Janeiro
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], boavista, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, morinni, MPAM, MR32, nfaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, silva_39, tami, Tx9262, vasco007, Xacal, yggy e 269 visitantes