Caldeirão da Bolsa

A minha certeza... e as minhas dúvidas.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 30/1/2008 20:24

squad80 Escreveu:Viva Marco,

Nestes momentos em que é muito dificil "palpitar" os movimentos mais "macro", nunca coloca a hipotese de negociar no intraday? Pergunto isto pq sei que tem uma perspectiva mais "macro", mas não será de aproveitar a volatilidade que temos vindo a assistir ultimamente?

Compreendo tb que a perspectiva intraday consome muito tempo e não deixa muito tempo para outras actividades, será essa a principal razão.

Cumprimentos

Não digo que não hajam oportunidades pontuais e "deixo" ao critério de cada um aproveita-las ou não...
:wink:

O que digo é que fazê-lo por sistema acho um mau caminho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por squad80 » 30/1/2008 19:50

Viva Marco,

Nestes momentos em que é muito dificil "palpitar" os movimentos mais "macro", nunca coloca a hipotese de negociar no intraday? Pergunto isto pq sei que tem uma perspectiva mais "macro", mas não será de aproveitar a volatilidade que temos vindo a assistir ultimamente?

Compreendo tb que a perspectiva intraday consome muito tempo e não deixa muito tempo para outras actividades, será essa a principal razão.

Cumprimentos

Registado: 27/12/2007 21:53

por MarcoAntonio » 30/1/2008 18:51

Penso que neste momento este tópico merece um update.

Ao contrário do que eu tinha opinado, os 1370pts retomaram a sua importância e foi sensivelmente esse o valor que funcionou como resistência e limitou ao rebound.

Agora, nestas últimas sessões, ali com os 1370pts a servir de resistência o mercado ficou algo indeciso. O grau de indefinição aumentou substancialmente...

A recuperação terminou, não terminou?

Eu não consigo responder a isto e não creio sequer que valha a pena. É um momento para aguardar por mais sinais. A quebra dos 1370pts em alta, se ocorresse, poderia projectar o índice então para um up swing de dimensões consideráveis e julgo, com bom momentum. O anterior valor que tinha proposto parece-me ainda um bom target para esse movimento, que sería próximo de uma bandeira de alta...

Contudo, se se verificar o oposto e o índice não for capaz de quebrar essa resistência (outrora suporte) então temos mais uma confirmação de que a tendência de médio-prazo é de baixa e não seria de colocar de parte a realização de novos mínimos.

Até o índice pelo menos quebrar esta pequena consolidação que tem vindo a fazer neste último par de sessões junto da resistência, estou completamente neutro...
Anexos
spx-reb.PNG
spx-reb.PNG (50.88 KiB) Visualizado 1028 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por ljbk » 23/1/2008 23:48

Depois do fecho dos EUA, a situação técnica no S&P está muito parecida ao que ocorreu em 06 de Março de 2007 quando testou os minimos nos 137x:
- RSI passou acima dos 30;
- STO cruzou agora e estava para cruzar na altura;
- DMI negativo;
- MACD claramente negativo;
A diferença está na força que o rallye de hoje mostrou passando dos 1270 aos 1340 (+5.5%) em meia sessão.
Nem a 16 de Agosto de 2007 com o corte surpresa da FED o mercado mostrou tanta força quando subiu dos 1370 aos 1415 (+3.3%) tambem em meia sessão.
Assim provavelmente, penso que o mercado vai subir ou pelo menos estabilizar até à reunião da FED durante a próxima semana.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por empirico » 23/1/2008 22:50

Quem sabe, sabe, e quem não sabe estudasse :wink:

Registado: 5/11/2002 0:16

por scpnuno » 23/1/2008 22:50

Marco

Olhando para o titulo do topico e para os mercados nestes ultimos dias, só me apetece dizer que a unica certeza que tenho é que estou com duvidas -ou, em tom mais poético, só sei que nada sei e já é saber muito

(espero que o Ulisses já tenha adormecido, pois acordou de "madrugada" e não me venha para aí pedir sumo, que eu só lá vou com cafeína - tenho duvidas e nao tenho sumo! ponto!)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 23/1/2008 22:46

Hoje o mercado (quer o S&P quer o DAX, os principais índices que sigo) foi testar os mínimos de novo e sensivelmente pelos mesmos valores reagiu fortemente, especialmente o S&P (e depois os futuros do DAX).

Parece-me portanto que o potencial de queda imediato esgotou-se e a reacção está aí...

No S&P o fecho foi já bastante forte e formou uma vela interessante de inversão. No caso do DAX e como esta reacção foi já relativamente tardia, penso que só amanhã teremos sinais.

No índice alemão temos um potencial duplo fundo, portanto, em termos técnicos o sinal de inversão estará na quebra em alta dos ~6.870pts. Passado esse valor vai ser difícil parar o índice tão cedo, estou convicto...

Eu já tinha deixado os valores que achava que seriam facilmente atingíveis para o S&P, deixo também para o DAX: 7.200~7.400 (ambos os valores parecem-me potenciais resistências em virtude de mínimos e consolidações recentes em torno desses valores).
Imagem

Administrador Fórum

Re: So mais uma coisinha...

por squad80 » 22/1/2008 21:47

Eagle Eye 2002 Escreveu:Dada a amplitude dos movimentos diarios, o mercado esta perfeito para os day-traders :evil:

Eagle Eye

Perfeitamente, recuso-me a deixar posições de um dia para o outro num mercado destes, pode acontecer qq coisa...

So mais uma coisinha...

por Eagle Eye 2002 » 22/1/2008 21:41

Dada a amplitude dos movimentos diarios, o mercado esta perfeito para os day-traders :evil:

Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

Olé Patinha!

por Eagle Eye 2002 » 22/1/2008 21:39

Eu sei que os EUA estiveram fechados ontem. Tb sei que nao foi o fecho de 6a-feira nos EUA que justifica a queda na Europa de ontem.

Parece-me que ontem foi um movimento puramente europeu em termos de amplitude.

Tb sei que quando o FED baixou a taxa de juro, a Europa quase nem mexeu (em termos relativos).

Eu acho que a caça aos saldos começou na Europa e isso esta ja a provocar o rebound Europeu, mesmo se ainda nao temos todos os sinais tecnicos. Mas veremos amanha de manha nos pincipais indices europeus.

A questao para mim é simples, nao sei se os mercado americanos sobre-reagiram, mas tenho a certeza que a percepcao na Europa é que os mercados europeus sobre-reagiram.

Isto no curto prazo... nao quero de modo algum entrar em consideraçoes do genero "estamos em bull ou bear"... isso veremos mais tarde.

Vê por exemplo o artigo do Elias sobre o CAC...

Bacio,
Eagle

por Pata-Hari » 22/1/2008 20:54

eagle, os states estiveram fechados ontem e os futuros caiam 5% quando o fed anunciou os cortes. Logo, podemos achar que a queda de hoje é apenas o ajuste ao que não caiu ontem e deveria ter caido mesmo tendo em conta o fed.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

SDE

por luislobs. » 22/1/2008 20:24

Para mim o timing do anuncio da baixa das taxas nao foi
o indicado, nao me parece que principalmente os Mercados Americanos tenham caido por ai além.
Já todos sabemos que quando a tendencia é de baixa mesmo as boas noticias nao sao bem absorvidas pelos mercados(e vice-versa).

Creio que lá para o final de semana seria o indicado, mesmo hoje o Bush vem dizer que ,,nao á perigo de recessao isto é apenas um abrandamento,,, em caso de poder haver mesmo recessao que medidas restam ao Fed.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

Nao posso estar mais de acordo...

por Eagle Eye 2002 » 22/1/2008 20:23

Bom dia Marco Antonio,

So tenho a acrescentar que o mercado esta ultra-tecnico, o que quer dizer que nao temos que tentar adivinhar. So temos que seguir a analise tecnica...

De qualquer forma, o rebound vai ser tao forte que até um cego o vera!
Nem todos o seguirao pq nem todos confiam integralmente na analise (e em si mesmo...).
Isto para além dos que ja nao tem liquidez de tanto procurar encontrar o fundo.

Eu pergunto-me se desta vez nao é a Europa que vai liderar o processo. Liderou o "afundanço" com a sessao de 2a-feira, liderou o inicio da recuperaçao com a sessao de hoje... Se calhar os EUA vao ficar à espera da sessao europeia de amanha...

Um abraço e à escuta do sinal, Eagle Eye

por Thunder » 22/1/2008 19:57

Eu também usei basicamente 3 "zonas suporte" neste último ano..... 1510/1490 -- 1430/1410 --- 1380/1360

Realmente os 1380/1360 ofereceram pouco suporte desta vez mas como tinham aguentado em março e em agosto continuo a considera-los.

Também serviu como forte resistência em finais de 2000 e 2001.
Anexos
SPX antigo.PNG
SPX antigo.PNG (27.08 KiB) Visualizado 2604 vezes
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Descida em queda livre...

por EBorges » 22/1/2008 19:57

Eu concordo com o Marco António, isto tanto que desce que quando voltar a subir tambem irá havar muito boa gente a ficar satisfeita mas penso que isso apenas irá acontecer, pelo menos com o BCP daqui por um mes mais ou menos.... E é ai nessa data que estou a pensar em investir, até lá vou ficar bem sossegadinho por aki...

Abraço

Registado: 20/1/2008 13:09

por squad80 » 22/1/2008 19:47

Lol, eu sei, mas numa altura destas, tem mesmo de ser, é uma questão de sobrevivencia, pelo menos para min.

por MarcoAntonio » 22/1/2008 19:45

Eu recuso-me a olhar para gráficos de 1min.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por squad80 » 22/1/2008 19:43

Desculpem dar uma perspectiva intraday(1min), mas neste momento penso que seja importante. O SPY parece estar com bastantes niveis de suporte criados, vamos ver se aguenta...

Imagem

por MarcoAntonio » 22/1/2008 19:41

Eu considerava dois suportes, sobre os quais falei diversas vezes: 1410pts e 1370pts.

O inferior está agora muito próximo além de que eu considero que agora perdeu a sua importância (foi quebrado e cortado com manteiga na fase de descida). Onde o índice hesitou foi no outro suporte que coincide mais ou menos com o último minimo relativo (Novembro) e com o pequenino ressalto que se realizou durante a descida. Juntando a isto um potencial de recuperação de 50/60% da queda, chego aquele valor...

Mas é como tudo, posso estar engando.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/1/2008 19:35

Thunder, eu já estava a escrever outro post.

Penso que responde à tua questão...
Imagem

Administrador Fórum

por Thunder » 22/1/2008 19:35

MarcoAntonio Escreveu:E isso não valida nem invalida se estamos agora em Bear Market ou não.

Sim eu percebi a tua ideia. Mas não achas que um suporte que foi tão importante nestes últimos tempos poderá funcionar como uma resistência forte? (atenção não ponho em causa uma ida aos 1430)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

comentário

por jotabilo » 22/1/2008 19:29

Caro Triunviratista.

Leio-te com toda a atenção.
De todos os tópicos que pude ler por aqui, no fórum,as opiniões que mais me pareceram assertivas foram as de um tal "pessoa" quando referiu que esta crise se poderia dever ao facto de o ciclo de financiamento dos bancos e empresas dos USA ter sido interrompido momentâneamente.
Referiu, neste contexto, que o citygroup, cujas perdas atingiram cerca de dois dígitos de biliões de dólares devido a alegadas consequências do "subprime",já obtivera financiamentos equivalentes dos árabes e de outros mercados emergentes.
Ora isto, este facto, indicia, que podem existir mecanismos financeiros que uma entidade política pode manipular para induzir dinâmicas no mercado.
Esta crise pode ser atribuída a causas que são exteriores aos próprios mercados por mais que observemos os factos financeiros.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por MarcoAntonio » 22/1/2008 19:29

Em termos de resistência, como disse no primeiro post, na minha opinião até aos 1420/1430 não há nada de relevante e que é terreno que o S&P consegue cavalgar facilmente em "duas ou três" sessões.

E isso não valida nem invalida se estamos agora em Bear Market ou não.

Quanto aos 5% isso é praticamente a volatilidade de algumas sessões recentes. Não considero suficiente para um rebound e para aliviar a tensão acumulada nestas perdas recentes.

Como digo, o rebound poderá ocorrer aqui mas não tenho certezas quanto a isso. Estou convicto que vai ocorrer e que vai ser mais de 5%. Se se ficar por 5% então ainda não ocorreu, iriamos para novos mínimos e o verdadeiro rebound ainda estava por acontecer...

Um rebound que não venha testar uma resistência minimamente relevante ou que não 'anule' uns 50% da queda que o procedeu não é rebound.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/1/2008 19:32, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por Thunder » 22/1/2008 19:27

MarcoAntonio Escreveu:
Thunder Escreveu:Não achas que a recuperação realizada nos futuros do SP500 já podem ser classificadas como um belo rebound ... ?

Não.

mais "sumo" por favor :mrgreen: É que eu estou a precisar de Vitamina C por causa do stress :mrgreen:

por Thunder » 22/1/2008 19:26

Coloco mais a questão no sentido de que os 1360/1380 serão uma resistência forte e que será dura "de roer", na minha humilde opinião :)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 102 visitantes