Caldeirão da Bolsa

BRUXO da economia, ADIVINHO da bolsa põe a boca no trombone!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Petróleo a 20 usd? (Muito obrigado pela simpatia de todos)

por hn2r » 22/1/2008 5:48

Confesso que estou surpreso com tantos comentários simpáticos à minha pequena análise condensada.
Comecei a agradecer individualmente, mas para parar com esta 'inflação de posts' faço-o agora para todos.
Uma resposta também à questão do caro vitorigus.

Uma das poucas coisas boas que esta recessão-crise vai trazer é deflação dos preços de diversas matérias-primas, petróleo incluído. Mas infelizmente essa deflação não vai ser como a baixa no mercado accionista, ou no imobiliário. Vai ser mais suave por diversas razões, as quais tentarei sintetizar (atenção, não sou especialista na matéria):

A baixa dos preços do petróleo no início da década conduziu a:
1. Falta de investimento em anos recentes na prospecção de novas reservas gaso-petrolíferas. Por exemplo, a descoberta Tupi foi a maior numa década.
2. Falta de investimento no aumento da capacidade de refinação existente.

Por outro lado o crescimento da economia mundial levou a um aumento substancial da procura por parte de muitos países em desenvolvimento altamente populosos, particularmente China e Índia. Relembro: China 1.300.000.000 + Índia 1.150.000.000 e temos 2,45 mil milhões de habitantes, ou um terço da população mundial. Duas economias que crescem à razão de 10% ao ano (um pouco + China, e - Índia). Imagine o que significa um aumento de 1% no consumo destes países.

Resumo: oferta cresceu muito menos que a procura no novo milénio

Os investimentos que estão agora massificados tanto nos petróleos e derivados como nas energias alternativas irão aumentar bastante a oferta, mas só no médio prazo.
Por outro lado, a desaceleração do consumo nas economias emergentes também será lenta.
A pressão da procura sobre a oferta continuará portanto a fazer sentir-se, sustentando os preços.

Efeitos colaterais adversos: o cultivo de biocombustíveis e afins conduziu à reconversão de extensas áreas agrícolas e conduziu ao aumento dos preços de matérias-primas alimentares, tais como os cereais, ou até o próprio leite.

Política monetária também não ajuda. Com a Fed a ter que baixar os juros para estimular a economia, os preços do petróleo e da maioria das matérias-primas continuarão sustentados, pois estão denominados em dólares (futuros negociados em Chicago).

Risco político. O petróleo é uma arma estratégica dos países do médio oriente (Golfo), bem como de outros países pouco simpatizantes com a política ocidental, em particular dos EUA (OPEC em geral e não apenas médio oriente).
Uma nova invasão do Líbano, ou uma rixa com o Irão farão subir os preços mesmo com a economia mundial em recessão.
Já para não falar dos tornados no Golfo do México, dos problemas constantes na Nigéria, etc.
Já agora, uma nota para a invasão do Iraque. Deveria ter sido excelente pois aumentaria a oferta do ouro negro. Funcionou ao contrário. O pleno restabelecimento da normalidade dos fornecimentos do Iraque continua difícil e o esforço de guerra norte-americano só contribuiu para agravar ainda mais os desiquilíbios macroeconómicos nos EUA e no mundo (dólar fraco, deficits excessivos). Resultando inclusive em menor margem de manobra para combater a actual crise (Bernanke apelou à política orçamental - baixa impostos, subvenções - à qual Mr. Bursh não deu resposta à altura, resultando no colapso das bolsas a nível mundial).

Uma salvação possível.
A OPEP poderia aumentar a produção para os níveis máximos. Os países do médio oriente sabem que se a economia mundial arrefecer eles também vão perder porque o consumo vai baixar, como diz o amigo e bem. Portanto eles deveriam contribuir para a baixa dos preços.
Podem começar já na reunião do próximo dia 1 de Fevereiro.
No entanto os "países-chave" (Golfo) já anunciaram que não vêem qualquer necessidade de aumentos de produção. Como sabem que a recessão e a baixa do consumo vêem aí de qualquer maneira, então há que aproveitar e vender caro enquanto se pode.

Pois é meu amigo, você, eu e os demais zé povinho iremos continuar a esvaziar a carteira ao atestar. Iremos gastar menos é certo, mas muito longe vão aqueles 15/20 dólares o barril do início do milénio.
Nostalgia!



vitorigus Escreveu:Ola hn2r, não tenho a sua formaçao e por isso nao contesto. Pareceu-me até um condensado de um manancial de conhecimentos. No entanto fiquei com uma duvida: qd diz que o petroleo vai continuar a aumentar. Tem-se verificado antes uma quebra por receios de abrandamento economico.
Fico com este tópico nas minhas escolhas didáticas, desejando que continue a voluntariar-se para enriquecer-nos de "saberes".
Obrigado hn2r.
Vitorigus
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira

Lamento pelo abuso do 'copyright'

por hn2r » 22/1/2008 5:04

Cara Pata-Hari, lamento mas não sabia que já havia uma bruxinha por aqui, para a próxima terei mais atenção aos títulos dos meus 'posts'.
Também reparei que é uma senhora(?) administradora do fórum.
Boa continuação e votos de vôos muito altos, com ou sem vasoura de feiticeira!

Já agora, se puder aplique a sua poção mais poderosa se puder. Não para mudar os mercados, eles são demasiado teimosos, mas para talvez ajudar os amigos investidores que ainda não perceberam muito bem o que se está a passar e continuam com a 'fezada' toda...


Pata-Hari Escreveu:Hehe, caramba, quando vi o titulo pensei de imediato que lá vinha um tópico para me dar uma dor de cabeça! Parabéns pela compilação de ideias (ténebres, infelizmente) e que sejas muito bem-vindo.
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira

por hn2r » 22/1/2008 4:59

Obrigado pela simpatia Carrancho. Apesar sas minhas limitações de tempo, irei continuar.
Um abraço e votos de boas decisões de investimento (ou desinvestimento em acções - posições longas, se for o caso)


carrancho Escreveu:Caro Humberto n2 Ribeiro,

Fica desde já notificado que a sua participação assídua neste forum É OBRIGATÓRIA!!!

Abraço,

Carrancho
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira

[b]bear markets spreading quickly[/b]

por hn2r » 22/1/2008 4:56

O número de índices BEAR (-20% ou mais) já subiu para 38 ontem, e já inclui Portugal. Hoje seguir-se-ão mais. Vejam o apanhado da bloomberg:
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... fer=europe

Países:
Argentina, Australia, Austria, Belgium, Bulgaria, Chile, Colombia, Cyprus, the Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Hong Kong, Hungary, Iceland, Ireland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Mexico, Namibia, the Netherlands, Norway, Peru, Poland, Portugal, Romania, Singapore, Spain, Sweden, Switzerland, Sri Lanka, Turkey, Venezuela and Vietnam



Sulla Escreveu:Belo tópico, sem dúvida.
Já agora mais um pequeno dado: Uma definição típica de início de bear market é quando um índice cai mais de 20% em relação ao último máximo. Deixo aqui uma lista de quem lá está (antes do fecho de ontém):Austria, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Filândia, Polónia e Suécia.
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira

por iurp » 19/1/2008 23:20

Ninguém sabe, mas foram comidos por tubarões.
(preparem-se para uma chuva de recomendações positivas e simpáticas)
Take care e goza a vida bem!


Esta semana já começaram. Eles estão mesmo aflitos.

Abraço
 
Mensagens: 2819
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

Sou novato

por Trocados » 19/1/2008 23:17

Soa bem, tudo o que escreveu, excelente análise, estrá correcta, não estará correcto, a ver vamos, o futuro a deus pertence, contudo parece-me que modéstia não faz parte do deu vocabulário ao dizer que os novatos se devem afastar, presunção e agua benta cada um toma a que quer...bons negócios.
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 14:01
Localização: Torres Novas

por carrancho » 19/1/2008 13:37

Caro Humberto n2 Ribeiro,

Fica desde já notificado que a sua participação assídua neste forum É OBRIGATÓRIA!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por vitorigus » 19/1/2008 13:22

Ola hn2r, não tenho a sua formaçao e por isso nao contesto. Pareceu-me até um condensado de um manancial de conhecimentos. No entanto fiquei com uma duvida: qd diz que o petroleo vai continuar a aumentar. Tem-se verificado antes uma quebra por receios de abrandamento economico.
Fico com este tópico nas minhas escolhas didáticas, desejando que continue a voluntariar-se para enriquecer-nos de "saberes".
Obrigado hn2r.
Vitorigus
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por Pata-Hari » 19/1/2008 11:12

Hehe, caramba, quando vi o titulo pensei de imediato que lá vinha um tópico para me dar uma dor de cabeça! Parabéns pela compilação de ideias (ténebres, infelizmente) e que sejas muito bem-vindo.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Sulla » 19/1/2008 9:55

Belo tópico, sem dúvida.
Já agora mais um pequeno dado: Uma definição típica de início de bear market é quando um índice cai mais de 20% em relação ao último máximo. Deixo aqui uma lista de quem lá está (antes do fecho de ontém):Austria, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Filândia, Polónia e Suécia.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 484
Registado: 29/8/2007 21:29

Re: BRUXO da economia, ADIVINHO da bolsa põe a boca no tromb

por hn2r » 19/1/2008 4:18

Muito obrigado pela simpatia Bala.
Já agora & para que conste, o que me dava jeito era uma 'revancha' dos touros. Afinal de contas já estou a vender com lucros mais reduzidos e até com algumas perdas. E ainda tenho mais perdas para assumir.
Infelizmente a actividade profissional não me dá cabeça e tempo para grandes daytrades, muito menos para alavancagens. Por isso julgo que irei de férias por um tempo, felizmente não preciso do mercado para viver. Mas confesso que sou viciado, pelo que nunca estarei totalmente fora :twisted:

já agora imperdível
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59839

(nem que seja para perceber a dimensão das possíveis quedas, do pânico que está para vir. "What goes up must one day come down. We just don't know when..." :wink: )


Bala Escreveu:
hn2r Escreveu:Newbies por favor desapareçam dos mercados, isto é para malta de barba grossa, o mar está de marés vivas e já estou farto de ver notícias na TV acerca de pescadores afogados. Muitas vezes, cujos corpos não apareceram...
Ninguém sabe, mas foram comidos por tubarões.
:lol: :lol: :lol:

Parabens!

Alêm de concordar com muito o que se diz, também tens piada :wink:

Sejas bem vindo :)

Abraço e bons negócios...
O Bala
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira

Re: BRUXO da economia, ADIVINHO da bolsa põe a boca no tromb

por Bala » 19/1/2008 1:07

hn2r Escreveu:Newbies por favor desapareçam dos mercados, isto é para malta de barba grossa, o mar está de marés vivas e já estou farto de ver notícias na TV acerca de pescadores afogados. Muitas vezes, cujos corpos não apareceram...
Ninguém sabe, mas foram comidos por tubarões.
:lol: :lol: :lol:

Parabens!

Alêm de concordar com muito o que se diz, também tens piada :wink:

Sejas bem vindo :)

Abraço e bons negócios...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 992
Registado: 27/2/2007 13:49
Localização: Maia

BRUXO da economia, ADIVINHO da bolsa põe a boca no trombone!

por hn2r » 19/1/2008 0:53

As grandes questões do momento e de 2008:

1. Correction (-10%) versus Bear Market (-20%)
Depois de as bolsas na Europa, América e Oceânia terem corrigido, será que a situação de irá agravar e entraremos num bear market, com as perdas do ano a atingirem/superarem os 20% nas próximas semanas?

2. Recessão vs Depressão
A Recessão nos E.U.A. é real, será que o agravamento da situação financeira e económica irá resultar numa depressão económica com consequências globais?

3. Estagflação vs. Deflação
Os E.U.A. estão no limiar da estagflação, com 4,1% de inflação, desemprego acima dos 5% e baixo crescimento económico (esperem pelo próximo número do GDP, com o crash de vendas natalícias, subprime, ets). A factura energética e o aumento das matérias primas vão continuar a fazer mossa nos preços, o desemprego vai ultrapassar os 6% este anos (economists consensus), o crescimento económico vai ser escasso e a recuperação demorada. A margem de manobra monetária (FED) e governamental (Bush) é diminuta.
Pior que estagflação só mesmo a deflação - i.é., baixa continuada dos preços e valores dos activos. Baixa das cotações e redução dos preços das casas já é uma realidade nos E.U.A. Tudo o resto se seguiria, incluindo os preços das matérias primas, pois o consumo também se reduziria drasticamente. Não pensem que isto poderia ser bom, afinal de contas o principal activo das famílias é a habitação. E também não se esqueçam do caso japonês, já dura quase à duas décadas.

4. Stocks vs Treasury bonds (OT obrigações do tesouro).
Aqui talvez não seja versus...
A esmagadora maioria das acções vai cair, as taxas de juro vão baixar, portanto as yeld das OT vão aumentar.
Mas se a China realmente começar a vender as OT americanas, as taxas de juro vão aumentar (mecanismo complexo que não irei explicar) e as OT e as obrigações em geral irão também desvalorizar.

---//---
Lamento desapontar-vos, mas eu nao sou o oráculo. Ainda assim aqui vai o meu outlook para 2008 (posso assegurar-vos que não é irreflectido, pelo contrário dediquei largas semanas de estudo a este tema. Para além do mais sou economista de formação e financeiro de especialização):

1. Bear market. Lamento desapontá-los, mas jugo que estamos à beira de entrar num bear market. O bull market que se iniciou após o 11 de Setembro vai finalmente dar lugar aos ursos. Os market movers vão segurar o mercado enquanto puderem, mas por favor NUNCA continuem exposto após o pagamento dos dividendos do ano. Provavelmente esses dividendos já irão sair-vos muito caro, continuarem após tal periodo será ainda mais penoso. Quanto às empresas que não distribuem diviendos, no comments...
Idem para small caps e underperformers (sobretudo banca, construtoras).
A duração do bear market será superior à duração da recessão (esperemos que não seja superior a 8 meses/3 trimestres. Repito: esperemos!), pois a recuperação económica será lenta. Idem para a confiança dos consumidores.

2. Recessão. Os E.U.A terão 2, talvez 3, trimestes de contração, e iniciarão uma recuperação em seguida. Recuperação que será sempre lenta (este é que é o problema - enquanto não houver sinais fortes de recuperação económica não haverá investidores a sério nos mercados). Mas ATENÇÃO: ainda ninguém sabe a verdadeira extensão da crise financeira. Os recentes write-offs (impairments, limpeza de crédito mal parado) feitos pelo Citigroup, ML, etc, são apenas o começo. Irão seguir-se mais limpezas, até porque já não é só o subprime, wealthy também já começaram a sofrer. Muitos economistas até já compararam esta crise com a crise que antecedeu 1929. MUITO CUIDADO portanto. Se por um lado os E.U.A. podem escapar mais ou menos ilesos desta história, por outro lado se as coisas se agravarem e sairem fora de controlo pode até resultar numa depressão e numa crise mundial, onde até a China iria sofrer. Continuem muito atentos à ECONOMIA, e não apenas à bolsa.

3. Estagflação. O petróleo vai continuar caro, matérias-primas de base vão continuar a valorizar (já agora, boa aposta para especulação), a margem de manobra para baixar as taxas de juro nos E.U.A. não é assim tão grande. Relembro que subir os juros é a maneia mais eficaz de combater a inflação. Mas por outro lado, nos EUA: baixam juros->baixa dolar->aumenta preço petróleo & commodities->aumentam as pressões inflaccionistas. Claro que há efeitos multiplicativos que não vou discutir aqui, mas já dá para terem uma ideia. Por alguma razão Bernanke já pediu ajuda da parte da política orçamental (Bush, baixa impostos), neste momento a política monetária (baixa juros) não é suficiente e verdaderiramente eficaz. Na verdade uma baixa de juros acentuada é muito PERIGOSA neste momento. Pode conduzir à deflação e a um longo período de marasmo económico. "Deus nos livre" de tal, os exemplos históricos são terríveis (e.g. Alemanha e Polónia nos anos 20), o caso japonês é também muito claro.

4. Nem accções, nem obrigações.
CASH é rei, aplicações semm risco.
Para acções posições curtas, short selling, CFDs.
Newbies por favor desapareçam dos mercados, isto é para malta de barba grossa, o mar está de marés vivas e já estou farto de ver notícias na TV acerca de pescadores afogados. Muitas vezes, cujos corpos não apareceram...
Ninguém sabe, mas foram comidos por tubarões.
(preparem-se para uma chuva de recomendações positivas e simpáticas)
Take care e goza a vida bem!

ps: parabéns se conseguite ler tudo até ao fim.
Mostra que és uma pessoa preocupada com a economia, as tuas finanças e investimentos.
Boa sorte para 2008!
 
Mensagens: 12
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Carvoeira


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Bing [Bot], Countdown, darkreflection, Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Mavericks7, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, portwine1, Rcrd, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy e 242 visitantes