Caldeirão da Bolsa

Warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 24/1/2008 18:58

Muito Obrigado.

Realmente há coisas que ainda me escapam, apesar de já ter percebido, que warrants mt out of the money são mau negócio. (pior que tentar adivinhar fundos)

Abraço

Registado: 11/5/2007 14:09

por Scorpio » 24/1/2008 18:55

urukai Escreveu:Grato pelas respostas...

Pelos vistos não me serve de nada, mas de qualquer maneira aqui fica uma imagem deste call que me interessou.

Como há vários deste género no Best, gostaria de saber que preço mínimo atribuir uma vez que o último negócio tem o valor de 0,0€.

Terei de calcular o valor intríseco do warrant recorrendo aquelas fórmulas maradas?

Obrigado.

Qualquer dos warrants apresentado no Best sobre o BPI (com excepção do Put) não tem qualquer valor intrínseco, uma vez que o subjacente cota muito abaixo do valor do strike. Não é vantajoso negociar este tipo de warrants, uma vez que estarás mais exposto a variações na volatilidade, além de estares a comprar apenas valor temporal.

Estando o BPI agora nos 4 euros e tal, teria de ter uma subida espetacular para esse warrant vir a valer alguma coisa.

Deixo-te aqui os links p os sites dos emitentes, onde podes acompanhas as cotações em tempo real dos warrants.

Commerzbank

Citigroup

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Enslaved » 24/1/2008 18:47

Qual é a vantagem de negociar em OTC? Posso comprar de outra maneira? Pelo CZ a minha escolha seria a que está sublinhada. Colocares ordem de compra a esses valores poderás ficar sem o dinheiro :roll:. Na minha plataforma aparece-me warrants do CZ (sem negociar por OTC). Já repararam a diferença das ordens de venda e compra? Deveras assustador :shock: :shock: .
Anexos
bpiw.JPG
bpiw.JPG (44.37 KiB) Visualizado 4085 vezes
bpiw1.JPG
bpiw1.JPG (42.63 KiB) Visualizado 4081 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por urukai » 24/1/2008 18:46

Grato pelas respostas...

Pelos vistos não me serve de nada, mas de qualquer maneira aqui fica uma imagem deste call que me interessou.

Como há vários deste género no Best, gostaria de saber que preço mínimo atribuir uma vez que o último negócio tem o valor de 0,0€.

Terei de calcular o valor intríseco do warrant recorrendo aquelas fórmulas maradas?

Obrigado.
Anexos
warrants.JPG
warrants.JPG (59.17 KiB) Visualizado 4090 vezes

por Scorpio » 24/1/2008 18:36

urukai Escreveu:Imaginemos que, face aos resultados do BPI, eu pretendia comprar uns calls.

Tenho conta no best, posso fazê-lo a esta hora?

Pelo que li a negociação de warrants tem um período alargado.

No entanto, um dos warrants que me interessa apresenta como última cotação 0,00€.

O que quer isto dizer que nao está disponivel?

Agradeço desde já a ajuda!

Abraços

Nope. Só podes negociar em OTC no Best warrants do Citi. E eles não emitem produtos sobre o BPI.

Poderias se tivesses conta no Big, pois eles têm o mesmo sistema, negociando-se os warrants do Commerzbank.

O facto de os preços aparecerem a 0, será derivado do facto de estarem todos muito out-of-money.

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Enslaved » 24/1/2008 18:33

urukai Escreveu:Imaginemos que, face aos resultados do BPI, eu pretendia comprar uns calls.

No entanto, um dos warrants que me interessa apresenta como última cotação 0,00€.

Abraços

Penso que podes negociar warrants até ás 20.00. 0.00 euros??? que raio de warrant é esse? Queres um cal ou um put?

por Pintas25 » 24/1/2008 18:33

Urukai:

Bem se apresenta valor 0 poderá eventualmente ter atingido o strike dai que perdeu o valor (isto no caso dos turbos acho eu)

Já agora alguem me pode dizer se os MM são obrigados a "cobrir" todas as ordens??

por exemplo quero comprar 100000 turbos x mas nos cofs so me aparecem 40000.

e quando os quiser vender tenho que o fazere fraccionadamente esperando por ofertas de compra ou posso vendê-los todos de uma vez????

Registado: 7/1/2008 18:02

por urukai » 24/1/2008 18:24

Imaginemos que, face aos resultados do BPI, eu pretendia comprar uns calls.

Abraços

por HappyGuy » 23/1/2008 3:23

Sect Escreveu:Alguem me pode dizer o que acontece na maturidade pois como sei que nao se deve ter ate muito perto de tal acontecimento costumo vender antes pois seu que é arriscado mas nunca me dei ao trabalho de ver pois nunca pensei que tal me acontece.

3 dias antes da data de maturidade deixa de poder negociar o Warrant.

No dia da maturidade, ao fecho do mercado, é calculado o ganho:
* Se subjacente > strike - Recebe a diferença
* Se subjacente <= strike - Recebe 0

O pagamento é feito três dias depois da data de maturidade.

Um exemplo... Comprou calls da XPTO com strike a 4€. Se na maturidade:
* XPTO a 4,20 - Recebe 15.000 * (4,20-4)
* XPTO a 3,99 - Recebe 15.000 * 0

Note que se o Warrant tiver paridade diferente de 1:1, o ganho é ajustado à paridade.

Enslaved Escreveu:Estou a dizer que há poucos puts no psi 20 e que a maior parte deles estão in of money. A ideia com que fiquei é que quando há forte volatilidade e quedas deve-se utilizar mais esses principalmente se for in daytrade. Será que percebi mal?

Ah! Agora compreendi ;) Obrigado. É mais seguro utilizar os que estão in-the-money, mas por sí só não faz deles boas escolhas. Teriam sido bons se vendidos antes de meio da manhã, quando se deu a inversão... :mrgreen:
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por Enslaved » 23/1/2008 3:07

HappyGuy Escreveu:
Enslaved Escreveu:Por acaso ontem estive a ver que há poucos warrants (do PSI) out of money o que teria sido uma melhor escolha para o dia de ontem/hoje não achas? :wink:

Lamento, não compreendi a questão...

Estou a dizer que há poucos puts no psi 20 e que a maior parte deles estão in of money. A ideia com que fiquei é que quando há forte volatilidade e quedas deve-se utilizar mais esses principalmente se for in daytrade. Será que percebi mal? :oops:.

Abraços :mrgreen: .

por DC89 » 23/1/2008 2:55

Minha gente nem me digam nada :evil:
Tao hoje comprei 15000 w errados, em vez de comprar com maturidade em junho comprei em março.
Tudo devido a ter visto mal a porcaria do numero, coisa que ate costumo ser cuidadoso porem a pressa é o que dá.

Alguem me pode dizer o que acontece na maturidade pois como sei que nao se deve ter ate muito perto de tal acontecimento costumo vender antes pois seu que é arriscado mas nunca me dei ao trabalho de ver pois nunca pensei que tal me acontece.

Tenho 2000€ nesta palhaçada, ando fora de mim.

Registado: 26/12/2007 15:50

por HappyGuy » 23/1/2008 2:42

Enslaved Escreveu:Obrigado HappyGuy tens sido uma grande ajuda. Já percebo mais qualquer coisita. Com esta volatilidade toda não achas arriscado colocar stops losses muito apertados? Claro que o risco será maior mas como a carteira dos warrants é só 5 a 10 % da total uma perda de 25 % poderá só equivaler à perda de 2,5 % :roll:.

Realmente, para quem apenas coloca os 5% ou 10% da carteira em Warrants, tens razão. São apenas 2,5% do total. Ainda assim, 4 trades errados e ficaste sem a parte de Warrants.

Mas a culpa é minha, que me expliquei mal. O que eu devia ter escrito é que se deve tentar comprar perto de suportes para que um stop correctamente/logicamente colocado não apresente um prejuizo tão elevado. Há sempre a "vantagem" de se ocorrer um pico "dispara stops" no subjacente, este não afectar a nossa posição nos Warrants.

De resto a volatilidade elevada pode beneficiar o valor do Warrant. E de uma forma geral, com a volatilidade elevada actual, tendo mais a ver de fora do que a arriscar entrar.

Enslaved Escreveu:Por acaso ontem estive a ver que há poucos warrants (do PSI) out of money o que teria sido uma melhor escolha para o dia de ontem/hoje não achas? :wink:

Lamento, não compreendi a questão...
HappyFather

por Enslaved » 22/1/2008 12:27

Obrigado HappyGuy tens sido uma grande ajuda. Já percebo mais qualquer coisita. Com esta volatilidade toda não achas arriscado colocar stops losses muito apertados? Claro que o risco será maior mas como a carteira dos warrants é só 5 a 10 % da total uma perda de 25 % poderá só equivaler à perda de 2,5 % :roll:.

Por acaso ontem estive a ver que há poucos warrants (do PSI) out of money o que teria sido uma melhor escolha para o dia de ontem/hoje não achas? :wink:

por Paionense » 22/1/2008 12:09

Batigol, espero que não te importes mas retirei o teu post para actualizar o post dos iniciados em Warrants

Caso haja problema avisa que apago

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por batigol » 22/1/2008 11:31

Aproveito este tópico, e o actual momento de mercado, para mencionar o que alguns aqui já começaram a falar de estratégias de investimento utilizando Warrants :

Em cenários de incerteza e onde as correcções de mercado são uma realidade, os produtos derivados (neste caso os Warrants) apresentam-se como uma alternativa válida na composição e/ou complemento de uma determinada carteira de activos, pois este tipo de produtos dadas as suas características particulares, nomeadamente liquidez e variedade de oferta, permitem aos investidores a possibilidade de seguir estratégias de investimento adequadas ao actual cenário de mercado :

Estratégia 1 - Hedging ou cobertura

Através de opções de venda (Put Warrants), é possivel anular ou cobrir uma parte do risco de uma carteira, coprando uma opção de venda (Put Warrant) sobre o activo ou activos que detenha em carteira e dessa forma protegendo-se contra eventuais quedas futuras na cotação do mesmo.

Estratégia 2 - Extracção de Liquidez.

Caso se pretenda ter uma visão mais direccional no mercado (subida ou descida), os Warrants oferecem essa possibilidade, tendo como vantagem o requerer um investimento inicial inferior (via efeito de alavancagem que estes instrumentos conferem) e desta forma limitar as perdas a esse mesmo investimento. Dito de outra forma, permite com um investimento menor replicar a posição inicial da carteira e desta forma “libertar” capital para investimentos alternativos, possibilitando a diversificação

Estratégia 3 - Volatilidade de mercado

A Volatilidade é uma medida do grau de incerteza e oscilação de um determinado activo.Tendo em conta que a cotação das opções (tanto Call como Put) variam de forma positiva face a aumentos de volatilidade e tendo em conta que em periodos de grande incerteza e variações fortes (subida ou descida) de mercado, tradicionalmente este indicador tende a aumentar, os Warrants podem ser um boa alternativa para captar estes movimentos

Portanto e neste cenários de mercado, o recurso a estes instrumentos pode ser uma boa opção para manter exposição no mercado ou proteger o investimento.

Espero que ajude.....

Batigol

Registado: 9/1/2006 11:50

por HappyGuy » 22/1/2008 10:22

Enslaved Escreveu:É pena que tenha tido pouca publicidade. Decerto que seria bem vinda para muito forenses uma vez que seria um exemplo real de como se gere uma carteira de warrants.

Obrigado, mas ainda cometo demasiados erros para que possa ser considerada um bom exemplo. Adicionalmente, não faço trades frequentemente e as pessoas desinteressam-se de acompanhar carteiras que podem estar mais de um mês sem nenhuma posição aberta.

Enslaved Escreveu:É verdade que só temos 4 cotadas com a opção de put's :roll: (BCP, EDP, galp e portugal telecom)?

O BSNP tem sobre mais uns poucos (BRI, BPINN, BESNN) mas nunca negociei com os W do BSNP, pelo que a indicação de existência não é recomendação de produto.

Enslaved Escreveu:Para o caso do warrant GALP Energia Put 06/08 CBK 17

A elasticidade não deveria ser positiva?

O valor do delta será importante para uma tomada de decisão?

Quando se diz que a variação da volatilidade em um ponto produzirá uma variação no mesmo sentido no preço do warrant de 0,0158 EUR isso quer dizer que com o aumento/diminuição da volatilidade o warrant é valorizado/desvalorizado?

Estes são estáticos ao longo do tempo ou variam? :oops:

Obrigado pela ajuda :mrgreen: .

A elasticidade é um valor calculado tendo o Delta como um dos valores de cálculo. O Delta varia entre 0 e 1 em calls e -1 e 0 em puts. Logo, a elasticidade é negativa em puts.

O valor do Delta por sí só não é importante para a tomada de decisão. Tem valor quando visto em conjunto com outras variáveis. Aconselho a leitura de uma página do BiG em que são explicadas as gregas, aqui.

A volatilidade influencia o valor do Warrant. A volatilidade normalmente está indexada a um índice de volatilidade relevante para o activo em questão (VIX, etc). Quanto mais alta a volatilidade, mais elevado o valor do W. Por isso é aconselhável, ao utilizar a calculadora para ver o preço teórico do W numa data futura para um valor hipotético do subjacente, se deva testar vários valores de volatilidade. Especialmente volatilidades mais baixas. Por exemplo, será natural que após estas quedas terminarem que os mercados acalmem e a volatilidade diminua. Isso tem impacto no valor do Warrant.

A volatilidade, delta e theta variam com o tempo ou a variação de preço do subjacente. Todas as gregas variam por determinados motivos.

Enslaved Escreveu:Para o pessoal que ainda percebe pouco de warrants vou fazer uma compra virtual de 1000 no GALP Energia Put 06/08 CBK 14 (Código:8377Z). Vamos ver o que lhe acontece daqui a uma semana.

Compra a 0,82 euros = 820 euros investido. Cotação actual da galp 13,82. STOP LOSS - 14.50

Convém ver que o stop loss definido, se atingido ao final de uma semana, levaria ao W valer apenas 0,62€ à compra. A perca de 0,20€ representa 25% num negócio. Este é o resultado da alavancagem no investimento e o que leva a que muita gente fale mal dos W. Perde-se muito dinheiro porque se negoceia esquecendo-se a alavancagem... Os stops (mentais, pois não é possível colocar stops reais) têm de ser bem mais apertados ;)

minos Escreveu:Bom dia, isto hoje é para esquecer o BCP não está a disponibilizar a transacção de warrants e o commerz decidiu tirar férias...

Ninguém disponibilizava esse W a essa hora pois o DAX já tinha vindo abaixo dos 7000, executando o Knock Out desse Inline. Warrants estruturados podem valer 0 antes da maturidade. Esse Inline morreu. O BCP e o CommerzBank funcionaram bem. O mercado é que foi contra a sua posição. Mas a culpa não é de nenhuma dessas entidades.

Acho que por agora é tudo. Resta-me dar os parabéns ao Enslaved e ao Paionense por, apesar de terem experiência em acções, decidirem avançar para Warrants primeiro com trades virtuais. É este tipo de atitude construtiva, de aprendizagem e de humildade que distingue aqueles que resistem a correcções de mercado daqueles que tudo perdem.
HappyFather

por carf2007 » 21/1/2008 21:27

Para os que estão a iniciar nos warrants, este conselho é muito importante : Só invistam dinheiro que não vós faça falta, porque muito provavelmente vão ficar sem ele.

Boa Sorte.

Registado: 9/3/2007 23:32

por Alladin2007 » 21/1/2008 18:45

Não aconselho warrants a ninguém, poucos são aqueles que conseguem de facto ganhar.
Mesmo com o mercado a descer e um warrant put pareça apetecivel, isso não passa de uma grande ilusão.

Acontecem sempre umas coisas estranhas nos warrants que não conseguimos controlar. Não acompanham linearmente o titulo subjacente e tem sempre o gestor do warrant por detrás, o que lança sempre muitas dúvidas.

Além de que é uma óptima alternativa para quem quer perder todo o capital investido.

Faz-me lembrar uma bola que largamos a uma determinada altura e que ao bater no chão, vai tendo máximos inferiores aos anteriores, até parar.

Seja um call ou um put tende sempre para zero, à medida que tende para a data de fim de prazo.

Abraço

Registado: 18/12/2007 19:29

por Paionense » 21/1/2008 17:22

Enslaved:

Parece que estamos os 2 a tentar aprender disto ao mesmo tempo, o pior é que o meu tempo é de facto muito pouco.

Acho uma excelente ideia treinar de forma virtual e ir contando ao pessoal o que se vai passando, mas não queres criar um tópico diferente para se acompanhar melhor?

Um vou ser um leitor assiduo, de certeza :D

Abraço e vai partilhando esses conhecimentos que decerto vai ser uteis a todos nós. Aliás, quero também agradecer muito especialmente à SCPnuno e ao Happyguy a partilha dos seus conhecimentos com todos nós e as respostas objectivas que deram.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Enslaved » 21/1/2008 15:54

Para o pessoal que ainda percebe pouco de warrants vou fazer uma compra virtual de 1000 no GALP Energia Put 06/08 CBK 14 (Código:8377Z). Vamos ver o que lhe acontece daqui a uma semana.

Compra a 0,82 euros = 820 euros investido. Cotação actual da galp 13,82.

STOP LOSS - 14.50

Com a quebra do suporte dos 14.00 euros penso que o caminho continuará a ser para sul. Como será um investimento de uma semana penso que uma desvalorização de 0,29 % por dia não será grave :mrgreen:.

Quem quiser comentar é muito bem vindo uma vez que isto servirá um exemplo para os mais roockys (como eu).
Anexos
wgalp.JPG
wgalp.JPG (25.52 KiB) Visualizado 4118 vezes

por Enslaved » 21/1/2008 15:08

É verdade que só temos 4 cotadas com a opção de put's :roll: (BCP, EDP, galp e portugal telecom)?

Para o caso do warrant GALP Energia Put 06/08 CBK 17

A elasticidade não deveria ser positiva?

O valor do delta será importante para uma tomada de decisão?

Quando se diz que a variação da volatilidade em um ponto produzirá uma variação no mesmo sentido no preço do warrant de 0,0158 EUR isso quer dizer que com o aumento/diminuição da volatilidade o warrant é valorizado/desvalorizado?

Estes são estáticos ao longo do tempo ou variam? :oops:

Obrigado pela ajuda :mrgreen: .
Anexos
w.JPG
w.JPG (31.94 KiB) Visualizado 4133 vezes

por minos » 21/1/2008 11:35

Bom dia, isto hoje é para esquecer o BCP não está a disponibilizar a transacção de warrants e o commerz decidiu tirar férias...
Anexos
bcp.bmp
bcp.bmp (1.12 MiB) Visualizado 4235 vezes
cz.bmp
cz.bmp (1.14 MiB) Visualizado 4235 vezes

Registado: 12/9/2007 14:14

por Enslaved » 21/1/2008 2:49

HappyGuy Escreveu:Publicar (com pouca publicidade) a minha carteira de W para me forçar a investir em W com mais ponderação e menos adrenalina.

É pena que tenha tido pouca publicidade. Decerto que seria bem vinda para muito forenses uma vez que seria um exemplo real de como se gere uma carteira de warrants.

Abraços e já percebi mais um pouco disto :mrgreen:.

por HappyGuy » 21/1/2008 2:23

Enslaved Escreveu:Obrigado Charles e HappyGuy :mrgreen:. Vocês dizem que no inicio é muito fácil perder dinheiro com warrants. Isso deve-se porque normalmente fazem só intraday ou porque quando fizeram pela primeira vez andaram contra o mercado (tipo utilizar puts em vez de call's quando o mercado estava bull)?

Aqui falo muito pessoalmente... Os Warrants de início parecem permitir ganhos tão extraordinários que um tipo fica logo a pensar que descobriu a pólvora e vai deixar de trabalhar aos 50 com reforma garantida.

Vai daí começa-se a meter em negócios com W sem saber bem o que está a fazer e sem conhecer bem o produto. Depois fica como aqueles coelhinhos no meio da estrada. Todo maravilhado e encadeado com as luzes brilhantes... E depois morre atropelado.

Em 2001 fiz a minha primeira incursão em W, todos call, do Citibank. Perdi metade do dinheiro que tinha para brincar. Erro foi meter-me em W muito out-of-the-money num mercado que não estava a recuperar. Aqueles "leitões" a que o Charles se refere. São um risco muito grande... Estive vários anos sem olhar para W por causa disso... Mais tarde o período mais negro foi Fevereiro de 2007, em que estava a entrar contra corrente a tentar adivinhar fundos. Não correu bem. Esta má experiência levou-me a decidir publicar (com pouca publicidade) a minha carteira de W para me forçar a investir em W com mais ponderação e menos adrenalina.

Quando se perde muito, há quem vá lamber feridas e tentar aprender mais. Ou quem se ponha a dizer que o MM é ladrão e que isto está viciado. É tipo como quem joga snooker e perde. Uns tentam treinar e aperfeiçoar, outros dizem que a culpa foi da mesa que estava torta ;)

Enslaved Escreveu:Parece-me que actualmente a tendência está quase definida logo se seguirmos essa tendência a valorização será garantida, não? Ou pode haver a possibilidade de uma acção descer e o correspondente put também descer?

Para que um put desça estando o subjacente a descer é necessário que seja um put muito out-of-the-money e que a descida do subjacente seja suave ao ponto de a desvalorização temporal ser maior que a valorização pela descida do subjacente. Não é muito comum nestas últimas semanas, mas não é algo impossível de se ver.

Enslaved Escreveu:Só mais uma dúvida, quando a paridade é de 1:1 que dizer que este não é alavancado?

Os W são sempre alavancados. 1:1 significa que comprar 1 warrant dá a mesma exposição às oscilações do subjacente que comprar uma acção do dito. A alavancagem depende do strike e da cotação do subjacente. Tenho dificuldade em explicar sem exemplificar...

Imagine-se JMT a 4,98€. O call 8183Z tem um strike a 4€ e paridade 1:1. Significa que comprar 1 8183Z equivale a estar exposto a uma acção JMT. Visto que o W cota a sensivelmente 1€, a alavancagem é de 5x já que para se obter a mesma exposição ao subjacente apenas é necessário 1/5 do € (1€ em vez de 5€).
As Brisa têm uma paridade 2:1, o que significa que é necessário ter 2W para se estar com uma exposição equivalente à de deter 1 acção BRI.

Enslaved Escreveu:Desculpem as perguntas mas isto parece-me que um gajo tem que assimilar algumas ideias ao longo do tempo. :mrgreen:

Já disse antes mas repito. Não se pede desculpa por se querer aprender. Não há o que desculpar. O fórum serve para isso. E é a aprender que se evolui e que se cria valor. Acrescento que a responder a perguntas por vezes temos de pensar melhor sobre detalhes que nos fazem também evoluir. Por isso, obrigado ;)
HappyFather

por Enslaved » 21/1/2008 1:35

Obrigado Charles e HappyGuy :mrgreen:. Vocês dizem que no inicio é muito fácil perder dinheiro com warrants. Isso deve-se porque normalmente fazem só intraday ou porque quando fizeram pela primeira vez andaram contra o mercado (tipo utilizar puts em vez de call's quando o mercado estava bull)? Parece-me que actualmente a tendência está quase definida logo se seguirmos essa tendência a valorização será garantida, não? Ou pode haver a possibilidade de uma acção descer e o correspondente put também descer? Só mais uma dúvida, quando a paridade é de 1:1 que dizer que este não é alavancado?

Desculpem as perguntas mas isto parece-me que um gajo tem que assimilar algumas ideias ao longo do tempo. :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, malakas, Masterchief, nbms2012, O Magriço, PAULOJOAO, trilhos2006, yggy, zorro2009 e 233 visitantes