preciso de ajuda
MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:O topico é este já agora:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=iniciado
Neste momento o tópico encontra-se nos inamovíveis substituindo um dos que lá se encontrava.
Portanto era importante que se concentrassem lá esse tipo de questões pois dessa forma o tópico funcionará como um FAQ e evita que se estejam sempre a colocar as mesmas questões...
Parabéns, esse faltava mesmo nos inamovíveis.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
pedroseq Escreveu:muitos de vocês pensam que mudar de atitude é facil, até é, quando pensamos fazer um daytrade pensamos sempre em aproveitar uma oscilação da acção, como esta estava a subir e fazer novos maximos, quando esta desceu pensei que podia realizar uns 2%, que é bastante bom, o problema é que esta não chegou a valor pretendido e quando dei por mim estava a perder, podia perder a taxa de comissão mas pensei que ainda podia subir e quanto mais pensava mais perdia dinheiro. Mas afinal qual é a vossa opinião no medio prazo
olá, o teu post é típico de quem não tem experiência nisto... de qualquer forma muitos com muita experiência repetem os mesmo erros!!!
A quem está a iniciar constumo dar dois ou três conselhos (já os devo ter repetido aqui umas poucas de vezes):
- Começar por investir pouco dinheiro até ter alguma experiência;
- Meter na cabeça que isto não é fácil, ninguém nasce ensinado e é muito complicado conseguir um dia ter sucesso consistente em bolsa;
- Meter na cabeça que por muito que consigas ganhar ao início (para quem lhe acontece isso) não percebes nada disto, estás a aprender e esse processo demora pelo menos alguns anos... enfim talvez haja gente que em poucos anos consegue alguma coisa aceitável!
Quanto ao teu trade da Sonae Industria, não tens qualquer estratégia e isso deixa-te vulnerável e dependente das tuas emoções o que é imprescindivel que seja evitado...
Ninguém te pode dizer se deves vender ou comprar agora, mas há dois princípios importantes:
-Conseguir vender a perder é essencial para quem quer ter sucesso em bolsa, deve fazê-lo quando as suas espectativas não são confirmadas pelo mercado.. no teu caso não definiste uma estratégia, compraste só porque pensavas que ia subir por isso é dificil perceber onde se situam as tuas espectativas?!
- Não se deve entrar quando uma tendência é de baixa porque as probabilidades de cair são muito maiores que as de subir...
Uma ressalva para quem investe a longo prazo, algumas das coisas que disse anteriormente podem não se aplicar nestes casos.. neste fim de semana ainda coloco um artigo sobre isto no "SoBe e dEscE"
Boa sorte e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:O topico é este já agora:
Neste momento o tópico encontra-se nos inamovíveis substituindo um dos que lá se encontrava.
Portanto era importante que se concentrassem lá esse tipo de questões pois dessa forma o forum funcionará como um FAQ e evita que se estejam sempre a colocar as mesmas questões...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mariachi Escreveu:Boas
Sinceramente, acho que devia de haver um tópico inamovivel para todos aqueles que chegassem ao fórum a explicar como funciona o mercado, como se deve investir, como se faz uma análise...
Sei sem dúvida que é pedir muito, mas a longo prazo, acho que trazia muitas mais valias.
Eu considero-me um novato aqui e tambem cometi muitos erros, mas tentei ler e aprender. Aqui existe muita informação valiosa que não se aprende num banco a falar com o gestor de conta por exemplo.
Cada vez mais, quando entro aqui no fórum, me deparo com post´s deste tipo a pedir ajuda, se devo vender ou ficar com as acções. Então agora que o mercado está extremamente instável é todos os dias pelo menos um post destes. Nesse ambito sugiro que devia haver um post inamovivel que explicasse isso, para não se andar todos os dias a escrever o mesmo.
Já tinha escrito isto noutro lado e o Ulisses tinha dito que não se mete post inamovíveis porque depois os outros post ficam escondidos, mas também andar todos os dias a responder ao mesmo é cansativo...
Amigo pedroseq então voce vai por dinheiro numa empresa e não sabe o que ela faz, nem que tipo de negócios tem. Isso é uma regra básica em tudo na vida. Se vai investir dinheiro em algo é bom que saiba o que a empresa faz, dai agora perceber a sua pergunta de querer saber qual a prespectiva a médio prazo...
Um abraço e bons negócios
Os inamovíveis têm dois problemas: primeiro não são tão eficazes quanto isso, tendemos a «filtra-los», como que os ignoramos porque sabemos que são inamovíveis e tendemos a olhar imediatamente para baixo para os topicos activos...
O outro problema é que muitos posts inamovíveis tornam a consulta do forum desconfortável pois faz descer o forum bastante.
Existe um tópico sobre questões de iniciação que está a rodar no forum (como tópico normal), por vezes encontra-se na primeira página, outras não. Creio que é um tópico que vale a pena quem está a iniciar-se a consultar pois irá encontrar lá a resposta a muitas perguntas frequentes...
Percebo o que dizes e é de facto cansativo (e pode ser tomado por má vontade para quem chega e está a começar não ter respostas imediatas e prestáveis). O melhor que se pode fazer é aconselhar as pessoas a consultarem esse tópico, os artigos didácticos, usar a pesquisa, etc.
O topico é este já agora:
Por vezes as pessoas também não querem ter trabalho nenhum e é mais fácil «perguntar outra vez».

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Podemos avaliar os aspectos positivos e negativos.
- é possível que a empresa seja bem gerida e continue a sê-lo nos próximos anos (o mercado acredita nisso), proporcionando índices de crescimento interessantes;
- é possível que distribua dividendos, já este ano (a empresa prometeu distribuir 50% dos resultados);
- é possível que comprar acções de uma empresa equilibrada ao valor nominal (ou quase) seja bom negócio, no médio/longo prazo;
- é possível que a empresa faça o split no curto prazo, operação que, tradicionalmente, proporciona valor em bolsa ao accionista;
- é possível que cada acção da empresa possa atingir 10 euros, num prazo até cinco anos, o que se traduziria numa operação interessante;
- até é possível que volte a fazer 5.29 ainda em Jan2008.
Por outro lado:
- é possível que converter uma operação de curto (curtíssimo?) prazo em longo não seja o mais recomendado;
- é possível que os ursos continuem a mandar nos mercados;
- é possível que a acção possa vir a fazer 4.50, e depois 4.00, e depois sabe-se lá.
Tudo isto é possível.
Creio que grande parte dos utilizadores do fórum já esteve nesta situação.
E alguns optaram pela audácia em detrimento da razão.
Caro Pedro, se o dinheiro era teu e nunca foste audaz, pois tens aqui uma oportunidade. Será boa?
- é possível que a empresa seja bem gerida e continue a sê-lo nos próximos anos (o mercado acredita nisso), proporcionando índices de crescimento interessantes;
- é possível que distribua dividendos, já este ano (a empresa prometeu distribuir 50% dos resultados);
- é possível que comprar acções de uma empresa equilibrada ao valor nominal (ou quase) seja bom negócio, no médio/longo prazo;
- é possível que a empresa faça o split no curto prazo, operação que, tradicionalmente, proporciona valor em bolsa ao accionista;
- é possível que cada acção da empresa possa atingir 10 euros, num prazo até cinco anos, o que se traduziria numa operação interessante;
- até é possível que volte a fazer 5.29 ainda em Jan2008.
Por outro lado:
- é possível que converter uma operação de curto (curtíssimo?) prazo em longo não seja o mais recomendado;
- é possível que os ursos continuem a mandar nos mercados;
- é possível que a acção possa vir a fazer 4.50, e depois 4.00, e depois sabe-se lá.
Tudo isto é possível.
Creio que grande parte dos utilizadores do fórum já esteve nesta situação.
E alguns optaram pela audácia em detrimento da razão.
Caro Pedro, se o dinheiro era teu e nunca foste audaz, pois tens aqui uma oportunidade. Será boa?
- Registado: 29/11/2007 13:54
Boas
Sinceramente, acho que devia de haver um tópico inamovivel para todos aqueles que chegassem ao fórum a explicar como funciona o mercado, como se deve investir, como se faz uma análise...
Sei sem dúvida que é pedir muito, mas a longo prazo, acho que trazia muitas mais valias.
Eu considero-me um novato aqui e tambem cometi muitos erros, mas tentei ler e aprender. Aqui existe muita informação valiosa que não se aprende num banco a falar com o gestor de conta por exemplo.
Cada vez mais, quando entro aqui no fórum, me deparo com post´s deste tipo a pedir ajuda, se devo vender ou ficar com as acções. Então agora que o mercado está extremamente instável é todos os dias pelo menos um post destes. Nesse ambito sugiro que devia haver um post inamovivel que explicasse isso, para não se andar todos os dias a escrever o mesmo.
Já tinha escrito isto noutro lado e o Ulisses tinha dito que não se mete post inamovíveis porque depois os outros post ficam escondidos, mas também andar todos os dias a responder ao mesmo é cansativo...
Amigo pedroseq então voce vai por dinheiro numa empresa e não sabe o que ela faz, nem que tipo de negócios tem. Isso é uma regra básica em tudo na vida. Se vai investir dinheiro em algo é bom que saiba o que a empresa faz, dai agora perceber a sua pergunta de querer saber qual a prespectiva a médio prazo...
- Registado: 25/6/2007 11:05
pedroseq, diz-nos que estás a gozar :-)
Scorpio Escreveu:pedroseq Escreveu:Afinal o que consiste a sonae industria
Gosto particularmente dos aglomerados revestidos a fenólico...![]()
![]()
![]()
![]()
http://sonae-industria-tafisa.com/port/ ... nd_apr.htm
Cumps.
pedroseq Escreveu:Afinal o que consiste a sonae industria
Gosto particularmente dos aglomerados revestidos a fenólico...

http://sonae-industria-tafisa.com/port/ ... nd_apr.htm
Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
pedroseq Escreveu:Qual é a razão do mercado estar a subir e desta estar a descer, onde ainda ontem ouve boas noticias sobre a mesma.
E para acrescentar ao post anterior, não negoceies com base em «notícias».
Pensas mesmo que a informação a que tens acesso na forma de notícias sobre as empresas é útil para negociar? Essa informação, para além de representar uma parcela muito pequena da informação necessária para avaliar uma empresa, quando chega ao mercado já vem tarde, é algo que todos sabem portanto não tem utilidade nenhuma (quando se trata de informação com utilidade, já alguém a aproveitou antes de chegar ao domínio geral, regra geral).
Aliás, por vezes o efeito é precisamente o oposto.
Boas
Mercado a subir??? Onde? Onde?
Será que estas a ver o mesmo que eu?
Então a Europa toda cai, os States estão prestes a entrar em recessão e dizes que o mercado sobe?
Estas a tentar encontrar uma desculpa para hoje teres tido um trade a perder, já aqui te foi dado várias ideias e varias opiniões para estudares.
Pesquiza por aqui, o fórum está cheio de textos muito bons escritos pelo Ulisses e companhia.
Acho que já estas a abusar um pouco, visto que já é a 3ª vez que te vejo fazer a mesma pergunta, o dia de amanhã ninguem sabe e não vejo aqui ninguem capaz de adivinhar o futuro.
Se estas à espera que te vão dar a papinha toda, então não devias ter vindo para aqui, pois aqui trocam-se ideias e não se dão ordens...
Um abraço e bons negocios
Qual é a razão do mercado estar a subir e desta estar a descer, onde ainda ontem ouve boas noticias sobre a mesma.
Mercado a subir??? Onde? Onde?
Será que estas a ver o mesmo que eu?
Então a Europa toda cai, os States estão prestes a entrar em recessão e dizes que o mercado sobe?
Estas a tentar encontrar uma desculpa para hoje teres tido um trade a perder, já aqui te foi dado várias ideias e varias opiniões para estudares.
Pesquiza por aqui, o fórum está cheio de textos muito bons escritos pelo Ulisses e companhia.
Acho que já estas a abusar um pouco, visto que já é a 3ª vez que te vejo fazer a mesma pergunta, o dia de amanhã ninguem sabe e não vejo aqui ninguem capaz de adivinhar o futuro.
Se estas à espera que te vão dar a papinha toda, então não devias ter vindo para aqui, pois aqui trocam-se ideias e não se dão ordens...
Um abraço e bons negocios
- Registado: 25/6/2007 11:05
pedroseq Escreveu:muitos de vocês pensam que mudar de atitude é facil, até é, quando pensamos fazer um daytrade pensamos sempre em aproveitar uma oscilação da acção, como esta estava a subir e fazer novos maximos, quando esta desceu pensei que podia realizar uns 2%, que é bastante bom
Evita o daytrader (vais estar a lutar com comissões e a alimentar corretoras) e mais importante... 2% não me parece nada bom.
As continhas de 2% aqui, 2% acolá são idílicas e não têm relação nenhuma com a realidade. Na prática as coisas não funcionam assim dessa forma linear.
É extremamente difícil lidar com ganhos desta ordem de grandeza quando as perdas tenderão a ser maiores.
Repara: uma das mais importantes relações nos investimentos é a relação ganho versus perdas. Se fazes investimentos com ganhos esperados na ordem dos 2% então vais precisar de ter perdas de valor inferior senão no global será extramente difícil saires a ganhar (estás a obrigar a ti próprio a ter uma taxa de acerto demasiado elevada que por certo não vais conseguir obter, especialmente em movimentos que são essencialmente "ruído no mercado").
Mas quem tenta ganhar 2% nos trades ganhadores... tende a perder 4, 5... 10% nos trades que correm mal.
Até pode acertar mais de metade das vezes, não vai chegar.
ouvi a todos e aprendi hoje uma coisa que talvez tivesse esquecido há muito tempo: "quando realizamos um bom trade na acção, devemos parar pelo menos um dia com pena de perder essa mais valia" Eu já invisto em acções desde do tempo que as ordens eram dadas ao gerente de balcão, depois estavamos à espera uns dias pela ordem. A minha estreia foi a entrada do bes na bolsa e isso já lá vai uns 18 anos.Contudo tenho apredindo muito até aqui e todos os dias aprendo mais um pouco.
Mas em relação ao comportamento da SonI, qual é vossa opinião, acham que esta possa fazer novos minimos?
Qual é a razão do mercado estar a subir e desta estar a descer, onde ainda ontem ouve boas noticias sobre a mesma.
Gostava de saber qual é a vossa opinião e a vossa analise do comportamento de hoje
Mas em relação ao comportamento da SonI, qual é vossa opinião, acham que esta possa fazer novos minimos?
Gostava de saber qual é a vossa opinião e a vossa analise do comportamento de hoje
pedroseq Escreveu:muitos de vocês pensam que mudar de atitude é facil
Isso só tem um nome que é disciplina e rigor. Quando não tens isso facilmente te perdes neste mundo por isso antes de entrares convém admitires que podes errar e até onde é que poderão ir as tuas menos valias. Se assim não for facilmente és triturado pelo mercado.
Abraços e boa sorte

Ola a todos
Este é o meu primeiro post e escolhi este tema pois com a tendência dos mercados verificada desde o fim do ano 2007, consigo finalmente rir-me um pouco! O Pedro conseguiu pôr uma série de pessoal fora de si e de cabelos em pé!!!
Tenham um pouco de paciência, nos os novatos temos destas coisas...
O Pedro parece um jovem Universitario que acaba de apostar cerca de 3000€ a 5.18€ e com a cotaçäo a 4.85€ esta a perder cerca de 200€ (como ele referiu) e neste momento esta com os pes atados a pensar como vai sobreviver o resto do mês!!! Se perde dinheiro ja ou näo...
Acima de tudo acho que a hipotese que o Ulisses apontou é a mais coerente, o Pedro tem de pensar e assumir a posiçäo, pois é com os erros que nos aprendemos!!! E eu tenho aprendido muito!!!
Entrei na bolsa em Outubro e ja assumi muitas posiçöes de short para medios e longos-prazos. Na minha opiniäo isso depende do tempo que se tem para se envolver nos trades e, claro esta, se temos necessidade de liquidez pessoal ou näo...
Agora, que tb tenho aprendido umas coisas no Caldeiräo, se fosse hoje algumas estrategias näo tinham sido essas! Mas ca estamos para ir vendo e aprendendo!!!
Abraço
Este é o meu primeiro post e escolhi este tema pois com a tendência dos mercados verificada desde o fim do ano 2007, consigo finalmente rir-me um pouco! O Pedro conseguiu pôr uma série de pessoal fora de si e de cabelos em pé!!!
Tenham um pouco de paciência, nos os novatos temos destas coisas...
O Pedro parece um jovem Universitario que acaba de apostar cerca de 3000€ a 5.18€ e com a cotaçäo a 4.85€ esta a perder cerca de 200€ (como ele referiu) e neste momento esta com os pes atados a pensar como vai sobreviver o resto do mês!!! Se perde dinheiro ja ou näo...
Acima de tudo acho que a hipotese que o Ulisses apontou é a mais coerente, o Pedro tem de pensar e assumir a posiçäo, pois é com os erros que nos aprendemos!!! E eu tenho aprendido muito!!!
Entrei na bolsa em Outubro e ja assumi muitas posiçöes de short para medios e longos-prazos. Na minha opiniäo isso depende do tempo que se tem para se envolver nos trades e, claro esta, se temos necessidade de liquidez pessoal ou näo...
Agora, que tb tenho aprendido umas coisas no Caldeiräo, se fosse hoje algumas estrategias näo tinham sido essas! Mas ca estamos para ir vendo e aprendendo!!!
Abraço
muitos de vocês pensam que mudar de atitude é facil, até é, quando pensamos fazer um daytrade pensamos sempre em aproveitar uma oscilação da acção, como esta estava a subir e fazer novos maximos, quando esta desceu pensei que podia realizar uns 2%, que é bastante bom, o problema é que esta não chegou a valor pretendido e quando dei por mim estava a perder, podia perder a taxa de comissão mas pensei que ainda podia subir e quanto mais pensava mais perdia dinheiro. Mas afinal qual é a vossa opinião no medio prazo
passenca, esse é um erro enorme, enorme, enorme.
Se tu entras numa acção porque achas que tem bons fundamentais, está barata, acreditas na gestão e porque no longo prazo acreditas que se vai valorizar faz sentido que compres com esse objectivo.
Agora se compras uma acção porque achas que hoje o "momentum" do mercado (sim, porque o que move as acções num dia não são os fundamentais, mas sim o "momentum") e se ela cai decides que ela é um bom investimento no longo prazo e ficas com ela, desvirtuas por completo a tua análise.
Isto acontece pela dificuldade que o ser humano tem para assumir os seus erros. E vender a perder é assumir um erro. Custa mas faz parte da vida de um investidor de sucesso.
Se eu te disser a quantidade de pessoas que conheço que tem acções desde 2000, quase no topo da "bolha" que comprou numa lógica de muito curto prazo e ainda as detém com perdas fortes, ficarás surpreendido.
Um abraço,
Ulisses
Se tu entras numa acção porque achas que tem bons fundamentais, está barata, acreditas na gestão e porque no longo prazo acreditas que se vai valorizar faz sentido que compres com esse objectivo.
Agora se compras uma acção porque achas que hoje o "momentum" do mercado (sim, porque o que move as acções num dia não são os fundamentais, mas sim o "momentum") e se ela cai decides que ela é um bom investimento no longo prazo e ficas com ela, desvirtuas por completo a tua análise.
Isto acontece pela dificuldade que o ser humano tem para assumir os seus erros. E vender a perder é assumir um erro. Custa mas faz parte da vida de um investidor de sucesso.
Se eu te disser a quantidade de pessoas que conheço que tem acções desde 2000, quase no topo da "bolha" que comprou numa lógica de muito curto prazo e ainda as detém com perdas fortes, ficarás surpreendido.
Um abraço,
Ulisses
Pedro,
Tecnicamente falando, temos um espaço de negociação nestes ultimos dias entre o intervalo 4.50 - 5.30. O ponto médio está na casa dos 4.90 (valor "iman" para este range)
São cerca de 80 centimos de intervalo e isso corresponde entre 15 - 17% de possibilidade de oscilação no preço.
É um intervalo muito grande, mas é dentro dele que provavelmente se irá tentar formar a base de inversão (ou não)!
Qualquer trade neste intervalo tem de ser assumido como muito volátil e como tal altamente propício a rebentar com stops e a paciencia de cada um.
Nestes casos deve usar-se um grau de exposição muito mais baixo que o normal, atendendo á elevada volatilidade.
Quem alongar ou shortar terá que ter isto bem presente e adaptar a sua estratégia.
JB
Tecnicamente falando, temos um espaço de negociação nestes ultimos dias entre o intervalo 4.50 - 5.30. O ponto médio está na casa dos 4.90 (valor "iman" para este range)
São cerca de 80 centimos de intervalo e isso corresponde entre 15 - 17% de possibilidade de oscilação no preço.
É um intervalo muito grande, mas é dentro dele que provavelmente se irá tentar formar a base de inversão (ou não)!
Qualquer trade neste intervalo tem de ser assumido como muito volátil e como tal altamente propício a rebentar com stops e a paciencia de cada um.
Nestes casos deve usar-se um grau de exposição muito mais baixo que o normal, atendendo á elevada volatilidade.
Quem alongar ou shortar terá que ter isto bem presente e adaptar a sua estratégia.
JB
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
- Registado: 15/3/2005 16:13
Eu pessoalmente não vejo mal nenhum em mudar de estratégia a meio do trade desde que se veja claramente que os ventos mudaram de direcção em relação aquilo a que se achava inicialmente.
Se efectivamente eu vir que a coisa não vai para onde eu estava à espera que fosse qual o mal em mudar de postura para aproveitar o momento, lá está, desde que seja facilmente identificável para onde o "vento sopra".
Se efectivamente eu vir que a coisa não vai para onde eu estava à espera que fosse qual o mal em mudar de postura para aproveitar o momento, lá está, desde que seja facilmente identificável para onde o "vento sopra".
- Registado: 16/10/2006 18:03
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Google [Bot], jprgodinho, Kooc, latbal, malakas, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 120 visitantes