Novo aeroporto internacional de Lisboa
rmachado Escreveu:Ha, nuno. ok.
É que se não era muito estranho.
mas isto tb me parece estranho:
26.40 portagem pelo menos em relação a isto 10.90.
Tens razão... a portagem é de 21.9 (vou corrigir no post). No entanto as contas estão todas bem feitas. As diferenças entre a OTA e Alcochete a partir de Cbr são as indicadas.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Dá-me a ideia que a via michelin tá errada:
4. Cbr-Alcochete: 267minutos, 442Km, 66.95€ (26.40 portagem)
442? por onde?
Cbr - Ota: 220 minutos, 355Km, 54.42€ (10.90 portagem)
355? Por onde?
de Coimbra ao Carregado/Alenquer são menos de 200, serão talvez uns 180, do carregado a Ota serão uns
12. Do carregado a Alcochete serão talvez uns 30-40 (usando a nova ponte).
De notar um dado interessante que temos 2 pontes mais perto de quem vem do Norte para chegar ao possivel novo aeroporto. E uma é da Brisa e outra da EP.
Além do mais o aeroporto fica quase todo no concelho de benavente.
4. Cbr-Alcochete: 267minutos, 442Km, 66.95€ (26.40 portagem)
442? por onde?
Cbr - Ota: 220 minutos, 355Km, 54.42€ (10.90 portagem)
355? Por onde?
de Coimbra ao Carregado/Alenquer são menos de 200, serão talvez uns 180, do carregado a Ota serão uns
12. Do carregado a Alcochete serão talvez uns 30-40 (usando a nova ponte).
De notar um dado interessante que temos 2 pontes mais perto de quem vem do Norte para chegar ao possivel novo aeroporto. E uma é da Brisa e outra da EP.
Além do mais o aeroporto fica quase todo no concelho de benavente.
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Algo de errado,não??
LIS-Alcochete, 80 minutos???....nem de bicicleta,quanto mais de automóvel



Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
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Keyser Soze Escreveu:
o VM queria a Ota pq ele é de Coimbra, tá-se pouco lixando para o interesse nacional, estava era a puxar a brasa à sua sardinha
mais barata para os seus utilizadores (que maioritariamente ficam mais longe de alcochete do que da Ota).
Keyser Soze Escreveu:em q info. te baseias para afirmar isso ?
Olha que não era (só) por ser melhor para ele... tem a ver com a densidade populacional (ver gráfico). Repara que existe uma % elevada de população que vive a norte de Lisboa e que preferencialmente utiliza o aeroporto de Lisboa relativamente ao do Porto (até Cbr, mais ou menos). Para as pessoas que vivem fora de Lisboa e do sul da zona metropolitana de Lisboa, é mais rápido e muito mais barato ir à OTA do que até Alcochete.
dando o exemplo de Cbr e Lisboa, de acordo com o viamichelin os custos são (ida e volta):
1. Lis - Ota: 102 minutos, 106Km, 12.78€(2.30 portagens)
2. Lis-Alcochete: 80 minutos, 73Km, 10.17€ (2.2 portagens)
3. Cbr - Ota: 220 minutos, 355Km, 54.42€ (10.90 portagem)
4. Cbr-Alcochete: 267minutos, 442Km, 66.95€ (26.40 portagem)
Enquanto que para alguém que vive em Lx a diferença são 2.61€, para quem vem de Cbr, a diferença são 12.53€ (com tendência a agravar devido aos aumentos da gasolina). Com estas diferenças, o argumento do VM era válido se, aprox. e extrapolando as diferenças para as diferentes zonas do país, 25% da população utilizadora do aeroporto de Lx vivesse fora de Lisboa e zona Sul (o que, de acordo, com o gráfico me parece correcto assumir).
Mas, volto a dizer, acho que a melhor solução é que alcochete seja construído para albergar as low costs e transportes (e de acordo com as necessidades), e que a Portela seja exclusiva da TAP...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
nunofaustino Escreveu:O que achas do facto do acordo com a lusoponte ter sido feito pelo actual presidente? E o que poderá ser feito para evitar situações pouco éticas como esta?
esse caso e o do Pina Moura na Iberdrola e outros que tantos são a prova provada que se queremos que estas situações não aconteçam, basta simplesmente diminuir o peso do Estado na economia, o Estado deve apenas ter competências na segurança, diplomacia e justiça, o resto deve ser entregue aos privados
a malta de esquerda quando vê casos deste tipo, erradamente, defende ainda mais regulação do Estado para evitar estas situações lol Ora quanto mais o Estado estiver envolvido em interesses privados, mais incentivo existirá a que se tente condicionar o Estado a beneficiar determinados interesses!
A melhor forma de diminuir casos de conflitos de interesses Estado/privados é mesmo cortar o problema pela raíz retirando o Estado da economia.
nunofaustino Escreveu:mais barata para os seus utilizadores (que maioritariamente ficam mais longe de alcochete do que da Ota).
se pensares que as tarifas aéreas iriam ficar muito mais caras na OTA, constatarás que na verdade os custos para os utilizadores finais diminuíram...

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
valves Escreveu:polemicas há parte tenho uma duvida que talvez algum dos intervenientes do forum me possa dar uma ideia
qual o impacto marginal - tão aproximado quanto possivel que dois projectos desta envergadura tem no PIB do país quando tiverem em plena execução ou seja quando as obras tiverem no auge da laboração ?
cumpts antecipadamente grato
Novo Aeroporto
Análise financeira
Alcochete vai permitir criar mais riqueza que na Ota
A riqueza proporcionada pelo novo aeroporto, medida pelo Valor Actualizado Líquido, será 331 milhões de euros superior em Alcochete face à Ota.
18:53 | Quinta-feira, 10 de Jan de 2008
A implantação do novo aeroporto em Alcochete vai permitir criar mais riqueza do que se fosse na Ota, conclui a análise financeira do estudo comparativo elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), divulgado esta quinta-feira.
A riqueza proporcionada pelo novo aeroporto, medida pelo VAL (Valor Actualizado Líquido), será 331 milhões de euros superior em Alcochete face à Ota, de acordo com o estudo que serviu de base à opção do Governo pela localidade da margem Sul para a construção do novo aeroporto, anunciada quinta-feira.
Caso a opção fosse pela Ota, a criação de riqueza ascenderia a 1.655 milhões de euros enquanto para Alcochete ascende a 1.986 milhões de euros. No entanto, "é muito positivo, o facto de ambas as opções serem criadoras de riqueza", sublinhou o coordenador da análise financeira, João Duque, em declarações à Lusa.
A dimensão da riqueza gerada é aferida pela diferença entre as receitas e os custos da exploração e investimento necessário ao aeroporto, bem como das acessibilidades.
A diferença poderá ser ainda maior e mais favorável a Alcochete, uma vez que a maior flexibilidade em termos de movimento/hora "pode funcionar como um factor potenciador", de acordo com o estudo.
"Alcochete tem uma capacidade de navegabilidade superior à Ota, pelo que pode permitir um aumento de tráfego, retardando a expansão do aeroporto", explicou João Duque. Enquanto a Ota tem uma capacidade para 70 movimentos de aviões por hora, Alcochete admite 100 movimentos por hora.
Além da criação de riqueza, a análise financeira do estudo incidiu também sobre a exigência de investimento total que, mais uma vez, é favorável a Alcochete. Assim, enquanto a Ota exige um investimento de 5.191 milhões de euros, a preços de 2007, a opção por Alcochete permite poupar 260 milhões de euros, bastando um investimento de 4.926 milhões de euros.
No que diz respeito à dinâmica económica e empresarial, o estudo considera que "não existem disparidades significativas" entre as duas localizações, já que em ambas, o novo aeroporto "poderá gerar oportunidades para a reconversão de tecidos produtivos".
Neste domínio, a localização em Alcochete apresenta como principais vantagens "a recuperação de áreas industriais obsoletas da Península de Setúbal" e, em menor grau, o "impulso ao desenvolvimento económico do Alentejo", no eixo Vendas Novas - Évora - Elvas e Alentejo Litoral.
A análise financeira é um dos sete critérios usados pelo LNEC no estudo de comparação entre as duas localizações, que incluem também a segurança e eficiência das operações de tráfego aéreo, a sustentabilidade dos recursos naturais, a conservação da natureza e biodiversidade, o sistema de transportes terrestres e acessibilidades, o ordenamento do território, a competitividade e desenvolvimento económico e social, maior parte dos quais são favoráveis a Alcochete.
Faça aqui o 'download' do relatório do LNEC
nunofaustino Escreveu:
A verdade é que a Lusoponte vai ser a principal beneficiada do aeroporto em Alcochete e que isso se deve ao mau negócio efectuado pelo actual presidente da lusoponte em nome de todos os portugueses...
Mais uma daquelas coisas pouco éticas (mas legais) que acontecem em Pt...
ainda hoje saiu mais uma dessas "coisas pouco éticas":
10.01.2008 - 08h23 José António Cerejo
O primeiro estabelecimento prisional vendido pelo Estado a privados, no âmbito do programa de alienações lançado em 2006 por Alberto Costa, foi comprado em Novembro último por uma empresa detida em 99,2 por cento pelo advogado António Lamego, um antigo sócio do ministro da Justiça. A propriedade, que em 1998 tinha custado quatro milhões de euros ao Ministério da Justiça, foi agora vendida à imobiliária Diraniproject III por 3,4 milhões.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1316153
mas iria ser sempre construida uma nova ponte no âmbito do TGV, mesmo que o aeroporto fosse para a Ota
não se sabe ainda é se ponte ver ser tripla: TGV, comboio urbano + shuttle aeroporto, automóveis ou não
e não sei em q condições é q a Lusoponte tem direito a compensações
Já agora, o VM sempre defendeu a OTA porque era melhor em termos de ordenamento do território e porque seria
o VM queria a Ota pq ele é de Coimbra, tá-se pouco lixando para o interesse nacional, estava era a puxar a brasa à sua sardinha
mais barata para os seus utilizadores (que maioritariamente ficam mais longe de alcochete do que da Ota).
em q info. te baseias para afirmar isso ?
Keyser Soze Escreveu:acho q ganhamos todos...esta opção fica mais barata uns biliões de euros
a minha opinião:
manter Portela, como hub da TAP
(tirar os militares da terminal de Figo maduro e manutenção da TAP - q já está para ir para Beja, ou então para Alcochete )
fazer Alcochete por etapas, e mandar para lá low cost, charters e mercadorias
essa tb é a minha opinião (o que no fundo é Portela+1, com o +1 expansível de acordo com as necessidades).
O que achas do facto do acordo com a lusoponte ter sido feito pelo actual presidente? E o que poderá ser feito para evitar situações pouco éticas como esta?
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Keyser Soze Escreveu:[
Ah, malandros, vão ficar ricos.
Vital Moreira insurge-se com o rumor:
"Se a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa vier a preferir Alcochete, penso que se torna obrigatório resgatar a concessão da Lusoponte nas travessias do Tejo. De facto, seria um escândalo acrescentar ao leonino contrato de concessão que o Estado lhe cedeu -- que inclui o exclusivo em novas travessias! -- mais uma mina de ouro inesperada, como seria milhões de travessias adicionais pagas pelos utentes do aeroporto (em larga maioria residentes a Norte do Tejo). Trata-se de uma verdadeiro "enriquecimento sem justa causa". Ao menos que seja o Estado a beneficiar dele! "
Em nome da coerência que todos lhe reconhecemos, o próximo post do Causa Nossa só poderá ser este:
"Se a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa vier a preferir a Ota, penso que se torna obrigatório resgatar a concessão da Brisa nas autoestradas que saem de Lisboa. De facto, seria um escândalo acrescentar ao leonino contrato de concessão que o Estado lhe cedeu -- que agora até inclui o monopólio Lisboa-Porto! -- mais uma mina de ouro inesperada, como seria milhões de passagens adicionais pagas pelos utentes do aeroporto (em larga maioria residentes ma zona de Lisboa). Trata-se de uma verdadeiro "enriquecimento sem justa causa". Ao menos que seja o Estado a beneficiar dele! "
in http://ablasfemia.blogspot.com
Falta transcrever o aditamento que o VM colocou no site "Como se sabe, a responsabilidade do milionário contrato de concessão com a Lusoponte, celebrado em 1994, cabe ao então Ministro das Obras Públicas, Joaquim Ferreira do Amaral, o qual (obviamente por coincidência) é hoje presidente do conselho de administração da dita concessionária, cujo principal accionista nacional é a Somague de Diogo Vaz Guedes (essa mesmo, a que financiou ilegalmente o PSD anos depois...)."
A verdade é que a Lusoponte vai ser a principal beneficiada do aeroporto em Alcochete e que isso se deve ao mau negócio efectuado pelo actual presidente da lusoponte em nome de todos os portugueses...
Mais uma daquelas coisas pouco éticas (mas legais) que acontecem em Pt...
Já agora, o VM sempre defendeu a OTA porque era melhor em termos de ordenamento do território e porque seria mais barata para os seus utilizadores (que maioritariamente ficam mais longe de alcochete do que da Ota). São motivos válidos, mas com os quais não concordo pelo facto de não concordar que, em termos aeronáuticos, a OTA seja um bom local para o aeroporto e porque considero que o boom da aviação previsto é exagerado e que Portela+1, em que o 1 possa ser alargado de acordo com as necessidades faz mais sentido do que eliminar a Portela e fazer um mega projecto...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
acho q ganhamos todos...esta opção fica mais barata uns biliões de euros
a minha opinião:
manter Portela, como hub da TAP
(tirar os militares da terminal de Figo maduro e manutenção da TAP - q já está para ir para Beja, ou então para Alcochete )
fazer Alcochete por etapas, e mandar para lá low cost, charters e mercadorias
a minha opinião:
manter Portela, como hub da TAP
(tirar os militares da terminal de Figo maduro e manutenção da TAP - q já está para ir para Beja, ou então para Alcochete )
fazer Alcochete por etapas, e mandar para lá low cost, charters e mercadorias
silvaxico Escreveu:Resina Escreveu:Ainda não se tem a certeza...
Mas se o Governo escolheu Alcochete.
Deixou a teimosia como dizia o "caro" Ferro Rodrigues...
Vão haver muitos entalados com os investimentos na Ota..![]()
A confirmar-se que o governo escolheu Alcochete há muita gente "entalada" na Ota (e zona Oeste) e há muitos sorrisos em investidores mais na zona de Troia e Alqueva. Isto sem falar da Lusoponte (fala-se em mais de 2 mil milhões de euros nos próximos 30 anos).
Há sempre quem saia beneficiado e quem seja prejudicado...
Ah, malandros, vão ficar ricos.
Vital Moreira insurge-se com o rumor:
"Se a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa vier a preferir Alcochete, penso que se torna obrigatório resgatar a concessão da Lusoponte nas travessias do Tejo. De facto, seria um escândalo acrescentar ao leonino contrato de concessão que o Estado lhe cedeu -- que inclui o exclusivo em novas travessias! -- mais uma mina de ouro inesperada, como seria milhões de travessias adicionais pagas pelos utentes do aeroporto (em larga maioria residentes a Norte do Tejo). Trata-se de uma verdadeiro "enriquecimento sem justa causa". Ao menos que seja o Estado a beneficiar dele! "
Em nome da coerência que todos lhe reconhecemos, o próximo post do Causa Nossa só poderá ser este:
"Se a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa vier a preferir a Ota, penso que se torna obrigatório resgatar a concessão da Brisa nas autoestradas que saem de Lisboa. De facto, seria um escândalo acrescentar ao leonino contrato de concessão que o Estado lhe cedeu -- que agora até inclui o monopólio Lisboa-Porto! -- mais uma mina de ouro inesperada, como seria milhões de passagens adicionais pagas pelos utentes do aeroporto (em larga maioria residentes ma zona de Lisboa). Trata-se de uma verdadeiro "enriquecimento sem justa causa". Ao menos que seja o Estado a beneficiar dele! "
in http://ablasfemia.blogspot.com
O estudo que mudou o que "jámé" aconteceria...
Foi em Junho que um estudo da CIP causou um terremoto no processo da Ota, até aí considerado irreversível. Seis meses depois, a escolhe mudou para Alcochete.
--------------------------------------------------------------------------------
Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
O estudo da CIP causou um terremoto no processo da Ota. O Governo mandou estudar Alcochete e não avançou com o concurso durante seis meses. Van Zeller dizia que a sua solução pouparia três mil milhões de euros.
A pretensão do Governo de lançar o concurso para a construção e gestão do aeroporto da Ota no segundo semestre de 2007 caiu por terra perante a divulgação do estudo da CIP, que apontava diversas vantagens em construir o futuro aeroporto de Lisboa na região de Alcochete.
Encomendado pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), embora sem o conhecimento do resto da direcção, o relatório entregue a 11 de Junho ao Presidente da República situa o aeroporto a cerca de 30 quilómetros de Lisboa.
Mas o que motivou o estudo? “Basicamente a insatisfação que vimos em muitos técnicos com quem falámos. Consultei alguns empresários e gabinetes e havendo patrocinadores resolvi avançar”, disse então o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, ao Jornal de Negócios.
Embora as conclusões do relatório tenham levado o Governo a recuar, o presidente da CIP acreditava que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, saíria bem no retrato.
“Acho que é uma magnífica oportunidade para ele não só salvar a face como para mostrar as suas capacidades, porque é um homem extremamente capaz e um belíssimo ministro”, sustentava Van Zeller.
Francisco van Zeller acreditava “ser possível fazer um aeroporto pequeno para começar”, podendo vir a expandir-se de forma faseada.
Foram várias as reacções positivas à decisão do Governo de repensar a Ota.
O economista Miguel Cadilhe considerou que se trata de “um avanço”. O presidente da distrital do PS de Setúbal avaliava como “uma decisão sensata” do ministro Mário Lino. Também os partidos da oposição acolheram favoravelmente essa abertura do Governo.
Menos satisfeito estava o vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Henrique Neto. O empresário, que manifestou publicamente o apoio à construção do aeroporto na Ota, acusou o Governo de falta de convicção na defesa da Ota. E disse estar convencido de que “o Governo vai ceder ao interessesdos grandes grupos económicos”, acrescentando que houve “uma barragem de desinformação para desacreditar a Ota” .
O consórcio Asterion (que juntou Mota-Engil, Brisa, Somague, CGD, BES e BCP para uma candidatura àOta) escusou- se a comentar a localização, mas quer construir o novo aeroporto e concorrer à privatização da ANA.
Enviar por mail Versão para impressão Para comentar esta noticia deverá ser membro registado no Canal de Negócios.
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Foi em Junho que um estudo da CIP causou um terremoto no processo da Ota, até aí considerado irreversível. Seis meses depois, a escolhe mudou para Alcochete.
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Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
O estudo da CIP causou um terremoto no processo da Ota. O Governo mandou estudar Alcochete e não avançou com o concurso durante seis meses. Van Zeller dizia que a sua solução pouparia três mil milhões de euros.
A pretensão do Governo de lançar o concurso para a construção e gestão do aeroporto da Ota no segundo semestre de 2007 caiu por terra perante a divulgação do estudo da CIP, que apontava diversas vantagens em construir o futuro aeroporto de Lisboa na região de Alcochete.
Encomendado pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), embora sem o conhecimento do resto da direcção, o relatório entregue a 11 de Junho ao Presidente da República situa o aeroporto a cerca de 30 quilómetros de Lisboa.
Mas o que motivou o estudo? “Basicamente a insatisfação que vimos em muitos técnicos com quem falámos. Consultei alguns empresários e gabinetes e havendo patrocinadores resolvi avançar”, disse então o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, ao Jornal de Negócios.
Embora as conclusões do relatório tenham levado o Governo a recuar, o presidente da CIP acreditava que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, saíria bem no retrato.
“Acho que é uma magnífica oportunidade para ele não só salvar a face como para mostrar as suas capacidades, porque é um homem extremamente capaz e um belíssimo ministro”, sustentava Van Zeller.
Francisco van Zeller acreditava “ser possível fazer um aeroporto pequeno para começar”, podendo vir a expandir-se de forma faseada.
Foram várias as reacções positivas à decisão do Governo de repensar a Ota.
O economista Miguel Cadilhe considerou que se trata de “um avanço”. O presidente da distrital do PS de Setúbal avaliava como “uma decisão sensata” do ministro Mário Lino. Também os partidos da oposição acolheram favoravelmente essa abertura do Governo.
Menos satisfeito estava o vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Henrique Neto. O empresário, que manifestou publicamente o apoio à construção do aeroporto na Ota, acusou o Governo de falta de convicção na defesa da Ota. E disse estar convencido de que “o Governo vai ceder ao interessesdos grandes grupos económicos”, acrescentando que houve “uma barragem de desinformação para desacreditar a Ota” .
O consórcio Asterion (que juntou Mota-Engil, Brisa, Somague, CGD, BES e BCP para uma candidatura àOta) escusou- se a comentar a localização, mas quer construir o novo aeroporto e concorrer à privatização da ANA.
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Resina Escreveu:Ainda não se tem a certeza...
Mas se o Governo escolheu Alcochete.
Deixou a teimosia como dizia o "caro" Ferro Rodrigues...
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A confirmar-se que o governo escolheu Alcochete há muita gente "entalada" na Ota (e zona Oeste) e há muitos sorrisos em investidores mais na zona de Troia e Alqueva. Isto sem falar da Lusoponte (fala-se em mais de 2 mil milhões de euros nos próximos 30 anos).
Há sempre quem saia beneficiado e quem seja prejudicado...
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silvaxico Escreveu:E se ele não pedir a demissão deve ser demitido... falta é ver se a notícia se confirma. Ainda não foi anunciada a escolha.
Ainda não se tem a certeza...
Mas se o Governo escolheu Alcochete.
Deixou a teimosia como dizia o "caro" Ferro Rodrigues...
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Governo escolhe Alcochete
10/01/2008
O Governo já escolheu onde vai ficar localizado o novo aeroporto internacional de Lisboa. O Conselho de Ministros vai avançar hoje com a decisão de construção do novo aeroporto em Alcochete, noticia a SIC Notícias.
O novo aeroporto de Lisboa vai ficar na Margem Sul e a decisão do Governo já foi comunicada ao Grupo Parlamentar do PS, diz a estação de notícias.
O estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a que a SIC teve acesso e que deverá ser tornado público ainda hoje, concluiu que a solução Alcochete é mais vantajosa.
A mesma fonte avança que o relatório do LNEC sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa deve ser hoje tornado público. O documento faz uma análise comparativa entre a Ota e Alcochete e destaca, em concreto, sete factores, apontando mais vantagens para escolha da Margem Sul.
A Câmara de Lisboa vai também analisar o estudo do LNEC sobre a localização do novo aeroporto. O presidente da autarquia, António Costa, espera receber o relatório até ao final da semana e entregar cópias aos vereadores para estudarem o assunto. A reunião extraordinária da Câmara de Lisboa está marcada para a próxima quarta-feira.
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Já há muito tempo que escrevi aqui que não me supreendia nada que a pior solução fosse a escolhida por interesses que nada a têm a ver com o país que pagará parte da empreitada. Continuo a pensar da mesma forma.
Não quero com isto dizer que acho bem ou conccordo.
Não quero com isto dizer que acho bem ou conccordo.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
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