Caldeirão da Bolsa

Quando usam a AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Contra-indicação

por MarcoAntonio » 10/1/2008 16:53

Como temos estado num processo de recuperar os artigos didácticos do antigo servidor do Caldeirão, parece-me oportuno deixar um que está relacionado com esta questão:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... p?p=459522
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por - GOE - » 10/1/2008 16:18

Ok Fibonacci obrigado pelo esclarecimento :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Fibonacci » 10/1/2008 16:13

GOE,

Quase todos os indicadores têm uma interpretação de oversold/overbought. Incluo o RSI e o oscilador estocástico, por exemplo. Mas por vezes dou uma vista de olhos noutros e mesmo em alguns que criei.

Situações de divergência com o preço em situações "over" têm uma taxa de acerto interessante, principalmente quando perto de níveis de suporte/resistência interessantes. Mas estar ou sair (o "tradicional" sinal de entrada ou saída) de uma situação "over" pouco me diz...

Procuro ainda divergências no Chaikin Money Flow e no histograma do MACD, por exemplo.

Mas mais uma vez reforço: isto só para validar e reforçar suportes, resistências e linhas de tendência.

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por - GOE - » 10/1/2008 16:08

Fibonacci Escreveu:Para muitos sinais "clássicos" até tenho uma interpretação contrária ao que se costuma ter. Por exemplo, a situações de oversold, overbought considero quase sempre o contrário. Se o título está "over" é porque a tendência está forte. Se não existir mais nada, nada me diz que não mantenha essa tendência (mesmo que corrija um bocadinho ou lateralize do movimento anterior).

Caro Fibonacci qual é o indicador que indica quando determinado papel se encontra em overbought ou oversold ? Não é o RSI? ..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por vitorigus » 10/1/2008 16:05

Ulisses Pereira Escreveu:Pessoalmente, tento nem olhar para os indicadores (dou apenas uma espreitadela ao RSI para concluir do estado de "aquecimento" de uma acção). Quanto mais simples melhor: Preço, volume, linhas de tendência, suportes e resistências. Nada mais.

Tento seguir o exemplo do Ulisses, alias ja expresso neste forum, dizia até q bastava olhar para o traçado do grafico...Bem, eu ainda preciso de 3, mas ao principio nem o ecran chegava :wink:

Registado: 9/8/2005 11:17

por Fibonacci » 10/1/2008 16:03

manicspic,

Os indicadores estão lá nos meus gráficos (pelo menos num dos templates) mas são as última coisa para o que olho... primeiro, sem dúvida, LTs, suportes e resistências e possíveis formações que essas possam gerar.

Depois olho para os indicadores mas quase só me concentro num sinal: divergências com o preço. Aí tenho atenção a mudança do perfil entre a força dos compradores e vendedores.

Para muitos sinais "clássicos" até tenho uma interpretação contrária ao que se costuma ter. Por exemplo, a situações de oversold, overbought considero quase sempre o contrário. Se o título está "over" é porque a tendência está forte. Se não existir mais nada, nada me diz que não mantenha essa tendência (mesmo que corrija um bocadinho ou lateralize do movimento anterior).

Mas nem todas as decisões de investimento que faço são baseadas apenas em AT. Também tenho uma componente de AF muito pesada na decisão de "o que investir".

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por manicospic » 10/1/2008 15:58

Ulisses no teu caso já tinha reparado que quanto mais limpo gráfico melhor, acho que nunca puseste aqui no fórum(que eu tenha visto) nenhum gráfico com indicadores à mistura.

Registado: 16/10/2006 18:03

por Ulisses Pereira » 10/1/2008 15:57

Pessoalmente, tento nem olhar para os indicadores (dou apenas uma espreitadela ao RSI para concluir do estado de "aquecimento" de uma acção). Quanto mais simples melhor: Preço, volume, linhas de tendência, suportes e resistências. Nada mais.

Mas, como em qual1quer estilo de análise, cada um deve procurar as que consideram mais efiazes para a sua negociação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quando usam a AT

por manicospic » 10/1/2008 15:55

Consideram os indicadores como MACD, Rsi, Bandas etc etc, como algo imprescindível na AT ou baseiam-se mais nos suportes e resistências e linhas de tendência?

A mim o que me quer parecer é que os indicadores são quase que completamente irrelevantes pois parece-me que não conseguem prever nada, acompanham sim as tendências mas apenas depois de elas estarem concretizadas, para não falar nos inúmeros falsos sinais gerados pelos indicadores.

Sei que isto é uma visão que poderá causar "polémica" pela forma muito simplista como eu estou a pôr a questão, mas é o que me quer realmente parecer, sou muito novo nisto e posso estar apenas a dizer barbaridades, por isso mesmo gostaria de ouvir a opinião de mais alguém.

Registado: 16/10/2006 18:03

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic, yggy e 106 visitantes