Caldeirão da Bolsa

offtopic: Onde obter os seguintes documentos ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: offtopic: Onde obter os seguintes documentos ?

por Jaimek » 6/1/2008 18:56

marcolopes Escreveu:MAIS, para reaveres o saldo de uma conta, necessitas da HABILITAÇÃO de HERDEIROS, que indica quem são os herdeiros LEGAIS, e a assinatura de todos em documento próprio que o banco terá de emitir, bem como a liquidação de imposto ás finanças (informa-te junto do fisco sobre este tipo de operação). Esta Habilitação é feita em Notário, através das certidões de Nascimento de TODOS os herdeiros e a certidão de Óbito da falecida, e fica por cerca de 250 euros.

Se o banco não a pediu, é deverás estranho... Qualquer familiar com dados parecidos poderia reclamar a conta, certo???

Isto é na Grécia e não em Portugal e só coloquei aqui os documentos em que tenho as minhas dúvidas. Todas as operações vão ser efectuadas por um advogado na Grécia.

marcolopes Escreveu:No que toca ao passaporte, podes sempre pedir com urgência (pagas uma sobretaxa). Não demora assim tantos dias.

Tenho passaporte alemão e não Português...

Registado: 21/9/2007 16:30

Re: offtopic: Onde obter os seguintes documentos ?

por marcolopes » 6/1/2008 18:29

Jaimek Escreveu:Boas,

A minha mãe faleceu em Abril do ano passado e há uma conta bancária no estrangeiro que irá passar para o meu nome.

Para este efeito, disseram-me que é preciso o seguinte documento:

You should also get document a confirming :
a) that you are a permanent resident of Lisbon
b) your address there
c) your Tax Serial Number
d) your Passport number

All these are needed in order to transfer the Bank account in your name!!!

A minha pergunta agora é, onde é que posso obter tal documento. Alguém tem ideia ?

E em vez do passaporte, também poder-se-á indicar o número de BI em alternativa, certo ?

About the Bank account after discussing with the director, he reassured me that what he needs is at least a proof of resident and a proof of tax serial number.
These must be proofed and AUTHENTICATED by an OFFICIAL AUTHORITY (such as perhaps Tax Authorities) and it may be in Portuguese as long as of course it is authenticated by an official Portuguese authorities!!!!!!!

Não entendo como é que dizem que basta o documento em Português sem tradução para o idioma destinatário, se lá não entendem Português...

E mais sobre isto:
I forgot to tell you that also a copy of your passport AUTHENTICATED too by official authorities is needed!!!!

Em caso de poder ser o BI, onde poderei obter uma cópia autenticada por entidades oficias do meu BI ? Sou de Lisboa.

Caro Jaimek

Qualquer documento pode ser autenticado nos locais previstos na lei: Juntas de freguesia, Notários ou postos dos CORREIOS de Portugal (não me recordo de mais nenhum). Os ultimos que autentiquei foi nos CTT (pequena nota: alguns funcionáios estão completamente alheios ao sistema, pelo que poderão querer cobrar a mesma TAXA por CADA FOLHA de autenticação... cuidado! - De resto MUITO mais barato que em notário, mas ao que me disseram, ainda assim mais caro do que na Junta de freguesia!...)

Assim sendo, bastará apresentares TODOS os documentos solicitados num desses locais e pagar as devidas taxas (Nos CTT são uns 20 e tal euros por documento, salvo erro).

MAIS, para reaveres o saldo de uma conta, necessitas da HABILITAÇÃO de HERDEIROS, que indica quem são os herdeiros LEGAIS, e a assinatura de todos em documento próprio que o banco terá de emitir, bem como a liquidação de imposto ás finanças (informa-te junto do fisco sobre este tipo de operação). Esta Habilitação é feita em Notário, através das certidões de Nascimento de TODOS os herdeiros e a certidão de Óbito da falecida, e fica por cerca de 250 euros.

Se o banco não a pediu, é deverás estranho... Qualquer familiar com dados parecidos poderia reclamar a conta, certo???

No que toca ao passaporte, podes sempre pedir com urgência (pagas uma sobretaxa). Não demora assim tantos dias.

APENAS UMA NOTA: Aconselho-te a COMEÇAR IMEDIATAMENTE, pois falas em ABRIL como prazo... (mais um ponto estranho, pois as contas não DESAPARECEM com o falecimento de ninguém...). Devo dizer-te que tive um problema com o BES em território nacional, e enquanto não eram esclarecidos alguns assuntos, passou mais de MEIO ano... e MUITAS chatices.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Pata-Hari » 6/1/2008 17:45

ok, I rest my case :P
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jaimek » 6/1/2008 17:39

Pata-Hari Escreveu:jaimek, em portugal basta ires ao notário ou a um advogado para autenticares os documentos

Continuo com dúvidas em saber o que faz com que um documento seja considerado autenticado.
Sempre pensei que bastasse o selo branco, tal como afirmado pelo arnie:
arnie Escreveu:considera-se um documento autenticado quando este tem o selo branco da republica portuguesa assinado pelo responsavel que marcou o documento com o selo

E agora oiço falar que um documento para ser considerado autenticado, tem que ser autenticado por um notário. Ou então que um documento para ser considerado autenticado, tem que ser por um advogado.

Bem...amanhã vai ser o dia dos telefonemas, em que vou telefonar para todo o lado tirar estas dúvidas todas.

Pata-Hari Escreveu:Confesso-te que acho os pedidos muito estranhos e nunca vi nenhum banco escrever nenhum texto com tantos pontos de exclamação.

Não foi o Banco a escrever isto, nem sei de onde tirou essa ideia. Foi sim um advogado grego, que já é nosso conhecido a muito tempo e que comunico com ele através de email.

Pata-Hari Escreveu: Não te pediram nenhum documento que comprove que és filho da pessoa falecida, não te pedem nenhum documento a provar que tens direito à conta.

Claro que sim. Mas com esses documentos não tenho dúvidas.

Pata-Hari Escreveu:Tens a certeza que essa conta era mesmo da tua mãe e não é apenas um esquema de lavagem de dinheiro esquisito? sabias da existência dessa conta antes do falecimento da tua mãe?

A conta era sim da minha mãe e gostei dessa da lavagem de dinheiro e já sabia dessa conta antes do falecimento dela.

por Pata-Hari » 6/1/2008 17:29

jaimek, em portugal basta ires ao notário ou a um advogado para autenticares os documentos. Os documentos em causa são os mais básicos de todos: pode ser passaporte, cartão de contribuinte, carta de condução (como prova de residência).

Confesso-te que acho os pedidos muito estranhos e nunca vi nenhum banco escrever nenhum texto com tantos pontos de exclamação. Acho muito estranho uma entidade bancária escrever assim e pedir apenas esses documentos, para te ser muito franca. Não te pediram nenhum documento que comprove que és filho da pessoa falecida, não te pedem nenhum documento a provar que tens direito à conta. Tens a certeza que essa conta era mesmo da tua mãe e não é apenas um esquema de lavagem de dinheiro esquisito? sabias da existência dessa conta antes do falecimento da tua mãe?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: autenticação de documentos

por Jaimek » 6/1/2008 17:01

Millhouse Escreveu:Olá

A autenticação de documentos em território nacional apenas tem valor juridico dentro do território nacional , quero eu dizer com isto que depois de autenticados terão de passar pelo consulado ou embaixada do respectivo país em causa para serem validados.

Então porque é que me disseram que basta estar em Português?
These must be proofed and AUTHENTICATED by an OFFICIAL AUTHORITY (such as perhaps Tax Authorities) and it may be in Portuguese as long as of course it is authenticated by an official Portuguese authorities!!!!!!!

Millhouse Escreveu:Outra nota tambem para a necessidade de passaporte , é natural que se não o tem o tenha que o fazer , pois o BI nestes casos não serve de nada .

Porquê é que o BI não serve de nada ? O país em causa é Grécia, que, tal como Portugal, pertence à Comunidade Europeia, sendo o BI é válido em toda a Comunidade Europeia...

É que só tenho tempo até April de 2008 para fazer isto tudo e não posso esperar pela renovação do passaporte, que deve demorar um certo tempo (para fazer a tal fotocópia autênticada).

autenticação de documentos

por Millhouse » 6/1/2008 14:50

Olá

A autenticação de documentos em território nacional apenas tem valor juridico dentro do território nacional , quero eu dizer com isto que depois de autenticados terão de passar pelo consulado ou embaixada do respectivo país em causa para serem validados .

Outra nota tambem para a necessidade de passaporte , é natural que se não o tem o tenha que o fazer , pois o BI nestes casos não serve de nada .

Para a alinea a) e b) = Junta de freguesia

Para a alinea c) = penso que o bairro fiscal poderá emitir uma declaração comprovativa do seu numero e domicilio fiscal

Para a alinea d) , faça passaporte , fottocopia integral do mesmo e autenticada no notário .

Valide tudo no consulado do respective paìs e depois envie por FEDEX e vai ver que não lhe vão arranjar mais desculpas .

Um abraço
Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

por arnie » 6/1/2008 13:28

Eu quando necessitei de autenticar o meu BI e a minha carta de condução fui à junta de freguesia

Na altura eu também pensei que tinha que ir a um notário mas foi me dito que não pois uma junta de freguesia sendo uma instituição do estado tem plenos poderes de autenticar um simples documento, neste caso, uma fotocopia.

Já se passaram 8 anos por isso não sei se as coisas mudaram assim tanto desde então.

Mas não te custa nada, vais à junta e perguntas se eles te autentificam os documentos
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jaimek » 6/1/2008 12:49

Eu estava à espera que a cópia autênticada do meu BI fosse obtida nos registros onde se emitem os BI's, ou então na polícia, mas nunca na Junta de Freguesia, pois estes nada tem a ver com BI's...

Autenticado não significa a ida a um notário ?

por arnie » 6/1/2008 12:43

epa, a meu ver se levares o BI para provar que és quem és, a carta de condução para provar a tua morada e o cartão de contribuinte para provar o nº fiscal à junta de freguesia, eles tiram-te as copias e autentificam cada uma das copias.

atenção que as copias têm que ser tiradas na propria junta de freguesia de outra forma eles não te reconhecem as copias que leves

prepara-te é para pagar uma nota preta por cada autentificação

se bem me lembro, o ano passaoo isso foi revisto e não querendo mentir penso que rondava 20 euros cada documento.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jaimek » 6/1/2008 12:37

arnie Escreveu:vai à junta de freguesia da tua residencia e eles tiram lá as copias dos documentos e autentificam-nas.

considera-se um documento autenticado quando este tem o selo branco da republica portuguesa assinado pelo responsavel que marcou o documento com o selo

pelo menos assim era à uns 8 anos atrás

:|

Obrigado pela tua resposta.

Mas é na Junta de Freguesia que vou conseguir um documento com toda esta informação conjunta ?

b) your address there

d) your Passport number

a) e b) sim...mas o nr de contribuinte também ?

E na Junta de Freguesia também é o sítio certo para obter uma cópia do meu BI autênticada ?

por arnie » 6/1/2008 12:25

vai à junta de freguesia da tua residencia e eles tiram lá as copias dos documentos e autentificam-nas.

considera-se um documento autenticado quando este tem o selo branco da republica portuguesa assinado pelo responsavel que marcou o documento com o selo

pelo menos assim era à uns 8 anos atrás

:|
Bons negocios,
arnie

offtopic: Onde obter os seguintes documentos ?

por Jaimek » 6/1/2008 12:04

Boas,

A minha mãe faleceu em Abril do ano passado e há uma conta bancária no estrangeiro que irá passar para o meu nome.

Para este efeito, disseram-me que é preciso o seguinte documento:

You should also get document a confirming :

b) your address there

d) your Passport number

All these are needed in order to transfer the Bank account in your name!!!

A minha pergunta agora é, onde é que posso obter tal documento. Alguém tem ideia ?

E em vez do passaporte, também poder-se-á indicar o número de BI em alternativa, certo ?

About the Bank account after discussing with the director, he reassured me that what he needs is at least a proof of resident and a proof of tax serial number.

Não entendo como é que dizem que basta o documento em Português sem tradução para o idioma destinatário, se lá não entendem Português...

E mais sobre isto:
I forgot to tell you that also a copy of your passport AUTHENTICATED too by official authorities is needed!!!!

Em caso de poder ser o BI, onde poderei obter uma cópia autenticada por entidades oficias do meu BI ? Sou de Lisboa.
Editado pela última vez por Jaimek em 6/1/2008 12:37, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bar38, Ferreiratrade, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Rolling_Trader, yggy, zulu404 e 46 visitantes