Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 25/11/2007 23:48

Bancos perderam cerca de 900 milhões de euros em um mês de negociações
O BCP e o BPI perderam quase 900 milhões de euros, desde que a instituição liderada por Fernando Ulrich propôs uma fusão com o banco presidido por Filipe Pinhal, há exactamente um mês.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa



A 25 de Outubro, quando o Banco BPI propôs a fusão ao Banco Comercial Português (BCP), as duas instituições tinham uma capitalização bolsista de 16,4 mil milhões de euros.

A capitalização bolsista - número de acções multiplicado pela cotação - do BCP atingiu 11,5 mil milhões de euros no dia em que foi anunciada a proposta, com cada acção a valer 3,19 euros.

O valor do BPI encontrava-se em 4,9 mil milhões de euros, com os títulos a valerem 6,51 euros.

Em conjunto, os dois bancos tornar-se-iam a maior empresa cotada na bolsa portuguesa, superando a EDP - Energias de Portugal, até agora a maior empresa cotada, em cerca de 500 milhões de euros (valores de 25 de Novembro).

Só que, durante este mês de negociações assistiu-se à erosão do valor das duas instituições financeiras, especialmente do BPI, que perderam, em conjunto, cerca de 900 milhões de euros, mesmo depois dos movimentos de alta da última semana, quando foi noticiada a proximidade de um acordo.

Na sexta-feira, o BPI fechou a cotar nos 5,57 euros, com uma capitalização bolsista da ordem dos 4,2 mil milhões de euros, ou seja, valendo menos 800 milhões de euros do que há um mês.

O BCP perdeu, mas menos, fechando a semana com cada título a valer 3,17 euros, o que avalia o banco em cerca de 11,4 mil milhões de euros, apenas menos 100 milhões de euros do que o verificado a 25 de Outubro.

De notar que o BPI oferecia 0,5 acções suas por cada acção do BCP, o que traduz um rácio de troca de um título do BPI por cada dois do BCP.

No encerramento do mercado, a 23 de Novembro, esse rácio já tinha caído de 2 para 1,75.

Entre a data de apresentação da proposta inicial do BPI e a última reunião de negociação, realizada hoje, decorreu exactamente um mês, marcado, na bolsa, pela alteração dos termos de troca para um valor em redor de 1,8, o que BCP considera ser a relação histórica entre os dois bancos.

Esta constante da relação de valor entre os dois bancos, definida pelo mercado, terá feito com que o rácio de troca, uma das principais questões antes de se iniciarem as negociações, não tivesse sido, afinal, o que fez abortar o projecto de fusão.

A agência Lusa apurou, de fontes ligadas ao processo, que outras duas questões inicialmente apontadas como de muito difícil entendimento terão estado na base da ruptura: a escolha dos membros executivos da administração e o limite para as participações dos maiores accionistas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12174
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 25/11/2007 23:42

Berardo quer fim das participações entre BPI e BCP
O empresário Joe Berardo afirmou hoje à agência Lusa que espera que o BPI venda rapidamente a participação que detém no BCP e que o banco presidido por Filipe Pinhal venda as acções que detém no banco liderado por Ulrich.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa




Berardo, que detém cerca de 6 por cento do Banco Comercial Português (BCP), fez estas declarações depois de ter sido anunciado que os dois bancos concluíram, sem sucesso, as negociações para uma fusão.

"Espero que o BPI venda a participação deles [no BCP] o mais rápido possível e que o BCP também venda [a sua participação no BPI] o mais rápido possível", afirmou Joe Berardo.

O BPI é, actualmente, o maior accionista do BCP, detendo directa e indirectamente 8,87 por cento do capital do banco presidido por Filipe Pinhal.

O segundo maior accionista do BCP é a holding seguradora holandesa Eureko, com 7,07 por cento, e o terceiro é Joe Berardo, com cerca de 6 por centro, detidos através da Fundação e da Metalgest.

Por outro lado, o BCP controla, directa e indirectamente, 6,6 por cento do BPI.

Berardo disse à Lusa que os accionistas do BCP têm mantido reuniões sobre o futuro da instituição financeira e sublinhou que, quanto ao BPI, vão tentar impedir que possa exercer o seu direito de voto na próxima assembleia geral do BCP, caso ainda sejam accionistas, porque são um banco concorrente.

"Vamos tentar fazer tudo para que o BPI não possa votar na assembleia geral", garantiu.

O empresário disse, também, à Lusa não estar preocupado com uma eventual oferta pública de aquisição sobre o BCP, acrescentando que o futuro do banco passa pelo seu desenvolvimento em outros mercados.

"[Uma OPA] é o que menos me preocupa", disse Berardo à Lusa.

"Nós [os accionistas] temo-nos reunido e vamos continuar a reunir e sabemos o que queremos", afirmou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12174
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 25/11/2007 23:35

Berardo diz que fim das negociações já era esperado
O empresário Joe Berardo, um dos maiores accionistas do BCP, disse hoje à agência Lusa que o fim das negociações para uma eventual fusão com o BPI era um desfecho esperado, porque não contava com o apoio dos accionistas.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa




O Banco Comercial Português (BCP) e o Banco BPI anunciaram hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o fim das negociações para uma fusão entre as duas instituições financeiras.

Em declarações à Lusa, Joe Berardo, que detém cerca de 6 por cento do BCP, disse já esperar este desfecho e afirma que, agora, o banco liderado por Filipe Pinhal tem de "apostar no seu desenvolvimento e crescer internacionalmente".

"[O insucesso das negociações] não é mais do que se estava à espera", afirmou Berardo, apontando que o BPI pretendia apossar-se do BCP.

"Os accionistas não estavam para isso e ainda bem que o conselho de administração percebeu", sublinhou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12174
Registado: 2/9/2005 12:45

por Prozac » 25/11/2007 23:27

Se não vai a bem , vai a mal...o BPI e o La Caixa , vão atacar :!: Vamos ver é se o BBVA não se antecipa :idea:
 
Mensagens: 25
Registado: 28/12/2006 19:02

por iurp » 25/11/2007 22:50

Pelo que leio por aqui, o BCP, fosse qual fosse o final das negociações, só poderá subir.Só podia ser o investimento certo...para baixo nunca vai e para cima vai de certeza. É só pôr lá o $ e vê-lo multiplicar. Melhor...só a "banha da cobra"!!!Só que o mercado nem sempre é como o pensamos..

Abraço
 
Mensagens: 2819
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por zecarioca » 25/11/2007 22:45

vende na noticia compra no rumor
e os rumores á começaram...
 
Mensagens: 33
Registado: 30/8/2007 17:04

por SMarq » 25/11/2007 22:41

Jaimek Escreveu:
SMarq Escreveu:A verdade é que é o Banco mais caro do Mercado


Vivemos então em mercados diferentes....


Não vejo nenhum problema nisso, porque eu estou do lado certo do Mercado.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 5/2/2005 13:36
Localização: Gaia

por Jaimek » 25/11/2007 22:30

SMarq Escreveu:A verdade é que é o Banco mais caro do Mercado


Vivemos então em mercados diferentes....
 
Mensagens: 251
Registado: 21/9/2007 16:30

por SMarq » 25/11/2007 22:30

Tirando então todos os "ses", a verdade é que o BCP tem a cotação que tem devido ao fantasma da OPA.

A verdade é que é o Banco mais caro do Mercado e com as piores prespectivas de lucro, como se demonstrou nos últimos resultados.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 5/2/2005 13:36
Localização: Gaia

vene na noticia compra nos rumores

por zecarioca » 25/11/2007 22:29

a noticia seria a fusão.
Agora voltam os rumores
 
Mensagens: 33
Registado: 30/8/2007 17:04

Re: .

por Nyk » 25/11/2007 22:28

Guzziman Escreveu:Bom resto de fds!

Na sexta, tinha todo o meu arsenal de BCP à venda, coladinho e acima da resistência, mas por volta das 15 horas acabei por retirar todas.

A média estabilizara a 3.13 e a accao nao saia daquele patamar.

mastigava e mantinha-se afastado da resistência, mas com uma média diária elevada e a leitura que fiz, foi que o ataque à resistência ocorreria na semana que agora irá iniciar-se.

Assim sendo, apenas mantive as vendas de warants, tendo retirado as das acções.

Logicamente ... não poderei assumir que aqueles 14 milhoes de negociação e em subida, já era por haver noticias a serem acabadas de cozinhar por o divórcio.

Na minha perspectiva, a noticia é boa para BCP e má para BPI.

(NO IMEDIATO - 2ª FEIRA).

Acredito que o BCP voltará a entrar na berlinda das OPA`s e que é uma boa notícia para quem está dentro.

Agora voltará o fantasma dos bancos espanhóis e temos os investidores tipo Berardo com acções compradas a preços mto acima destes e que quer rapidamente passar com lucro estas mesmas acções para outrém.

O la Caixa tem 25% BPI ... lucraria em entrar no BCP via BPI, terá possibilidade ou desejo de entrar de forma directa em BCP?

Recentemente entrou num banco Chinês, estabelecendo a ponte entre China e Espanha...

Mas isto são "ses".

Amanhã veremos como reage a cotação.

Pessoalmente acredito que será um início de semana bull em BCP.

Boas curvas,
Guzziman


Não tenho acções do BCP, mas partilho inteiramente da tua opinião, penso que amanhã o titulo vai subir.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12174
Registado: 2/9/2005 12:45

.

por Guzziman » 25/11/2007 22:23

Bom resto de fds!

Na sexta, tinha todo o meu arsenal de BCP à venda, coladinho e acima da resistência, mas por volta das 15 horas acabei por retirar todas.

A média estabilizara a 3.13 e a accao nao saia daquele patamar.

mastigava e mantinha-se afastado da resistência, mas com uma média diária elevada e a leitura que fiz, foi que o ataque à resistência ocorreria na semana que agora irá iniciar-se.

Assim sendo, apenas mantive as vendas de warants, tendo retirado as das acções.

Logicamente ... não poderei assumir que aqueles 14 milhoes de negociação e em subida, já era por haver noticias a serem acabadas de cozinhar por o divórcio.

Na minha perspectiva, a noticia é boa para BCP e má para BPI.

(NO IMEDIATO - 2ª FEIRA).

Acredito que o BCP voltará a entrar na berlinda das OPA`s e que é uma boa notícia para quem está dentro.

Agora voltará o fantasma dos bancos espanhóis e temos os investidores tipo Berardo com acções compradas a preços mto acima destes e que quer rapidamente passar com lucro estas mesmas acções para outrém.

O la Caixa tem 25% BPI ... lucraria em entrar no BCP via BPI, terá possibilidade ou desejo de entrar de forma directa em BCP?

Recentemente entrou num banco Chinês, estabelecendo a ponte entre China e Espanha...

Mas isto são "ses".

Amanhã veremos como reage a cotação.

Pessoalmente acredito que será um início de semana bull em BCP.

Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 555
Registado: 16/9/2003 22:39
Localização: Ericeira

Re: Subir ?

por GGT » 25/11/2007 22:05

4 e tal e não 3. Tens razão.

Obg

1963 Escreveu:
GGT Escreveu:1963, não sei como podes dizer que vai cair e depois normalizar ? A unica coisa que estava a aguentar o BCP era a hipotese de fusão, o que neste momento acabou.Em abono da verdade, o Sr. Pinhal, na posição que ocupa, não podia ter vindo a meio da semana, dizer que estva bem encaminhado. Mais valia ter ficado calado. Eu até via com bons olhos esta fusão, mas os "Berardos" desta vida, pensaram apenas no seu umbigo, com falsos argumentos nacionalistas. O que podia ser melhor, que sermos o 3º maior banco ibérico ? Na realidade O Berardo e outros, entraram a 3 euros e muitos no BCP e agora só a OPA os safa, pelo que esta solução nunca foi bem aceite...Mais uma vez...


Jaimek Escreveu:
1963 Escreveu:pois é, cá vamos novamente em direcção a sul :roll: :roll:


Porquê ? Pode ser que amanhã dêm uma desvalorização repentina durante a primeira hora e depois volte a subir.


Eu não disse que ia cair e depois normalizar, apenas disse que, na minha opinião, isto não seria bom, pelo menos para já...
já agora, acho que querias dizer 4 € e não 3 :wink:

Um abraço amigo
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
 
Mensagens: 82
Registado: 25/10/2006 23:18

Re: Subir ?

por 1963 » 25/11/2007 22:03

GGT Escreveu:1963, não sei como podes dizer que vai cair e depois normalizar ? A unica coisa que estava a aguentar o BCP era a hipotese de fusão, o que neste momento acabou.Em abono da verdade, o Sr. Pinhal, na posição que ocupa, não podia ter vindo a meio da semana, dizer que estva bem encaminhado. Mais valia ter ficado calado. Eu até via com bons olhos esta fusão, mas os "Berardos" desta vida, pensaram apenas no seu umbigo, com falsos argumentos nacionalistas. O que podia ser melhor, que sermos o 3º maior banco ibérico ? Na realidade O Berardo e outros, entraram a 3 euros e muitos no BCP e agora só a OPA os safa, pelo que esta solução nunca foi bem aceite...Mais uma vez...


Jaimek Escreveu:
1963 Escreveu:pois é, cá vamos novamente em direcção a sul :roll: :roll:


Porquê ? Pode ser que amanhã dêm uma desvalorização repentina durante a primeira hora e depois volte a subir.


Eu não disse que ia cair e depois normalizar, apenas disse que, na minha opinião, isto não seria bom, pelo menos para já...
já agora, acho que querias dizer 4 € e não 3 :wink:

Um abraço amigo
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
 
Mensagens: 701
Registado: 24/8/2006 20:09
Localização: Leiria

Subir ?

por GGT » 25/11/2007 21:59

1963, não sei como podes dizer que vai cair e depois normalizar ? A unica coisa que estava a aguentar o BCP era a hipotese de fusão, o que neste momento acabou.Em abono da verdade, o Sr. Pinhal, na posição que ocupa, não podia ter vindo a meio da semana, dizer que estva bem encaminhado. Mais valia ter ficado calado. Eu até via com bons olhos esta fusão, mas os "Berardos" desta vida, pensaram apenas no seu umbigo, com falsos argumentos nacionalistas. O que podia ser melhor, que sermos o 3º maior banco ibérico ? Na realidade O Berardo e outros, entraram a 3 euros e muitos no BCP e agora só a OPA os safa, pelo que esta solução nunca foi bem aceite...Mais uma vez...

Jaimek Escreveu:
1963 Escreveu:pois é, cá vamos novamente em direcção a sul :roll: :roll:


Porquê ? Pode ser que amanhã dêm uma desvalorização repentina durante a primeira hora e depois volte a subir.
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
 
Mensagens: 82
Registado: 25/10/2006 23:18

por Jaimek » 25/11/2007 21:49

1963 Escreveu:pois é, cá vamos novamente em direcção a sul :roll: :roll:


Porquê ? Pode ser que amanhã dêm uma desvalorização repentina durante a primeira hora e depois volte a subir.
 
Mensagens: 251
Registado: 21/9/2007 16:30

OPA !!!

por GGT » 25/11/2007 21:48

Que venha rapidamente a OPA !!!
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
 
Mensagens: 82
Registado: 25/10/2006 23:18

por 1963 » 25/11/2007 21:46

pois é, cá vamos novamente em direcção a sul :roll: :roll:
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
 
Mensagens: 701
Registado: 24/8/2006 20:09
Localização: Leiria

por desempregado1 » 25/11/2007 20:46

ai está o que já era previsivel...

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR15836.pdf

Cumps,

Alex
 
Mensagens: 204
Registado: 9/6/2004 21:06
Localização: Quinta do Conde

Dividendos

por Larama » 24/11/2007 23:20

Bem, ca vao as noticias sobre os trocos que o bcp vai distribuir ai pela malta!!

O Banco Comercial Português irá proceder ao pagamento de dividendo antecipado (intercalar) referente ao exercício de 2007 a partir do dia 29 de Novembro, com os seguintes valores unitários:


Rubrica
Valores unitários

Dividendo EUR 0,037

Imposto s/Rendimento EUR 0,0074


Dividendo Líquido EUR 0,0296




Mais se informa que as acções transaccionadas na Euronext Lisbon a partir de 2ª feira dia 26 de Novembro de 2007 inclusive, não terão direito ao dividendo agora anunciado.


Abraços
 
Mensagens: 19
Registado: 26/4/2007 7:16
Localização: Freixo de Espada a Cinta

por Mariachi » 24/11/2007 3:06

Boas pessoal!
Master desculpa, mas so agora vi o teu post e so agora vou responder.
Como já aqui foi dito o site encontra-se na euronext e la podes ver nao so esta informaçao, como muito mais. Tem todas as cotaçoes intraday de todas as acçoes do nosso Psi20 e nao so.
Aqui fica o link, acho que nao ha problema em deixa-lo aqui. Se houver peço desde ja desculpa e retirem-no.
http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5

Podes pesquizar mais empresas aqui:

http://www.euronext.com/trader/stocks/s ... 06-PT.html

No canto superior esquerdo onde tens uma caixa de texto por baixo da palavra GO, metes a sigla da acçao que queres ver e clicas em COTAÇOES.
Exemplo: BCP, clicas em COTAÇOES e depois é só clicar na acçao que aparece e deves ter algo deste genero:
http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5

Carregas em Intraday e aparece-te a oscilaçao da cotaçao do dia.
Se reparares no lado direito da janela da cotaçao aparece outra caixa de texto a dizer Download. Carregas lá, aparece-te outra janela e é so carregares novamente em download. Aparece-te um ficheiro do Excel com esta informaçao.

Já agora, fica aqui uma pequena pergunta, que de certeza que alguem mais batido nisto que eu saberá responder.
Porque é que no ficheiro do excel onde aparece os negocios do intraday, alguns valores vêm ordenados a direita e outros a esquerda? Serão as vendas e as compras? Ainda nao percebi bem o significado dessa orientaçao. Se alguem houver que saiba, agradecia que explicasse.

Um abraço e bom fim de semana a todos
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por rosario » 23/11/2007 23:06

Ninguém sabe?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por rosario » 23/11/2007 20:30

E quando será pago esse dividendo?

Temos que aguentar as acções até quando para receber os dividendos?


Cumprimentos
Rosário
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por nunoand99 » 23/11/2007 19:35

O dividendo é irrelevante para o valor de uma acção.

Até porque no dia a seguir à caducidade do direito ao dividendo o titulo desconta esse mesmo valor (o do dividendo).

Curiosamente, se analisarmos séries estatisticas históricas, quando o dia a seguir é uma Segunda Feira, tendencialmente, existe um ganho potencial.

Fica a curiosidade
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

por carcanhol » 23/11/2007 19:29

Hoje era dia de exdividendo, ou seja o ultimo dia com direito a dividendo?

Nem sabia que havia tal coisa este ano! :shock:
 
Mensagens: 1089
Registado: 16/11/2006 12:47
Localização: Lixaboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Masim , Pmart 1 e 224 visitantes