Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimpor - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mr. Scalper » 5/11/2007 17:02

dava tudo para saber o que significa tanta passagem de blocos neste titulo!!! é aos 50.000 de cada x... bem o joe esta dentro por isso vamos ver o que isto vai dar
 
Mensagens: 96
Registado: 2/8/2007 18:38

por Sulla » 2/11/2007 11:04

Essa mesma linha levou-me a entrar há uns dias e a reforçar ontem. Enquanto se aguentar estou dentro.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 484
Registado: 29/8/2007 21:29

Ponto de entrada

por Luka! » 2/11/2007 10:53

Globetrotter Escreveu::wink:
Pode não ser nada, mas eu continuo dentro!

BN

Ps-Em termos de análise, mantenho a minha opinião (gosto do que vejo :mrgreen: )


Eu também estou acumular ... a razão esta no grafico abaixo :
:arrow: Ponto de entrada interessante

(acaba de haver uma passagem de 2 000 000 de titulos ...) :wink:
Anexos
CPR.png
Ponto de entrada interessante...
CPR.png (0 Bytes) Visualizado 11121 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por sol » 1/11/2007 12:40

Globetrotter, a cimpor parou, surpressa seria não parar, é normal a EDP por exemplo ontem também subiu bem e depois parou, hoje até recuou um pouco e depois é o que se está a ver, é assim mesmo é a lei da oferta e da procura no seu normal funcionamento!

O mercado não é infinito, o total de capacidade de compra tem limites, uns dias os investidores concentram-se mais num títulos outros dias, "Vão" a outros é normal que assim seja, tem a vêr com muitos factores a cimpor este em foco, na semana passada por um conjunto de notícias, o ser renegada nos dias seguintes não lhe tira valor, simplesmente outros títulos se posicionaram mais na mira mediática das "massas" e nós se queremos fazer parte da festa, só temos que respeitar, estar com o mercado, descansa que um dia a cimpor volta a ser de novo a menina bonita do PSI 20, até pode ser logo, amanhã ainda hoje, daqui a um mês uma semana um ano...

sol
 
Mensagens: 869
Registado: 17/12/2002 10:41

por Globetrotter » 1/11/2007 11:14

Depois dos ultimos posts a cimpor já deu um disparo enorme, e quando todos esperavam a continuação da subida, parou... :shock:
Pois é! Depois de ter feito 3,5M de acções na segunda-feira a confirmar a quebra da LTD (no gráfico diário e no semanal), nestes dias os volumes tem sido bastante inferiores (à volta de 1,5M).
A mim parece-me existir muita acumulação... Ontem e hoje é de notar uma quantidade enorme de ordens sempre com o mesmo número de acções... :wink:
Pode não ser nada, mas eu continuo dentro!

BN

Ps-Em termos de análise, mantenho a minha opinião (gosto do que vejo :mrgreen: )
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por MSM » 30/10/2007 8:50

Parece que o mercado não gostou muito da notícia. Vamos ver como reage até ao fecho mas vejo mãos fortes a vender.

:? :?
 
Mensagens: 300
Registado: 18/5/2006 9:16

por Nyk » 30/10/2007 7:07

Cimpor investe 100 milhões de euros
A fábrica de Simuma, no KwaZulu-Natal, vai duplicar a capacidade de produção. Para não perder na corrida ao desenvolvimento sul-africano.

A azáfama dos trabalhadores que soldam, montam estruturas ou simplesmente correm de um lado para o outro nas mais diversas tarefas é o lado visível do aumento de capacidade a que a fábrica Simuma está a ser sujeita. São cerca de mil trabalhadores que lutam contra o tempo para terminar, até ao final do ano, a instalação de uma nova linha de produção de cimento, dotada das mais modernas tecnologias. A Cimpor espera duplicar a sua actual capacidade de produção para 600 mil toneladas de cimento por ano, graças a um investimento de 100 milhões de euros.

Foi o crescente desenvolvimento da economia sul-africana que levou a Cimpor a tomar a decisão de aumentar a produção. “A área residencial tem tido um crescimento forte na África do Sul, embora tenha começado a abrandar um pouco, mas haverá mais investimentos na calha, nomeadamente na área não residencial”, explica Pieter Strauss, o gestor da fábrica situada na província de KwaZulu-Natal. “O porto de Durban tem tido um grande desenvolvimento nos últimos anos e continua a ter”, acrescenta. O anúncio da realização do Mundial de 2010 apenas veio reforçar a ideia de que a empresa portuguesa, presente no mercado sul-africano desde 2002, através da aquisição da Natal Portland Cement (NPC), tomara a decisão certa.

A produção de cimento de todas as unidades da Cimpor na África do Sul destina-se exclusivamente ao consumo do próprio país já que o custo do transporte torna economicamente inviável a exportação deste produto, a preços competitivos, para países vizinhos.

Com a actual expansão da fábrica de Simuma, a Cimpor será capaz de satisfazer todas as necessidades do mercado sul-africano até 2010, garante o responsável. O planeamento foi feito de modo a que a nova linha já tenha uma certa margem para novo crescimento, já que a instalação de uma nova linha de montagem é sempre um processo demorado e caro.

Depois de completadas as obras no segundo forno será a vez de da estrutura inicial sofrer uma ligeira remodelação. A fábrica da Cimpor trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e os trabalhadores revezam-se em turnos de oito horas. Nas mudanças de turno, as alamedas da fábrica enchem-se de gente conversadora que se dirige a casa nos autocarros que a própria empresa providencia. E não é de estranhar ouvir aqui e ali algumas palavras de português.

Moçambicanos preenchem vários quadros da empresa, como é o caso do controlador da área de embalagem que é casado com uma portuguesa. Mas há também outros portugueses de gema: envolvida nos trabalhos de instalação das novas estruturas está também uma empresa portuguesa. A Forter foi subcontratada pela empresa sul-africana, responsável pelo projecto, para colocar os tijolos refractários na nova torre. A presença portuguesa não se fica por aqui já que no próprio equipamento da nova linha, comprado na Índia a uma empresa holandesa, a parte eléctrica foi feita em Portugal, a par de outras, compradas em Espanha, Turquia e até mesmo China.

O controlo de qualidade é um ponto de honra no processo. Para além do moderno equipamento informático que monitoriza todo o processo, de hora a hora, são feitos testes para assegurar a constância das características do cimento. No laboratório é onde se vê uma maior presença feminina. “É acompanhar a estrutura da sociedade”, explica Pieter Strauss mas, no fundo, é mais uma forma de cumprir as regras do ‘Black Economic Empowerment’. Neste capítulo, a Cimpor foi obrigada a vender 26% do capital a um grupo empresarial negro, composto por duas empresas que têm também outros accionistas. As leis do sector mineiro assim o exigem. O processo levou bastante tempo a concretizar-se na sequência da busca pelo parceiro certo, mas desde Janeiro de 2007, o conselho de administração passou a ter um negro sentado à mesa e que realmente participa no processo de decisão.

Mas os 26% não estão todos nas mãos deste grupo: os trabalhadores tiveram acesso a uma parte destas acções, assim como um fundo de educação e ambiente. “É uma forma de garantir que o ‘black empowerment’ é de facto alargado a outras camadas da sociedade”, explica Pieter Strauss.

Para preencher o ‘scoreboard’ da empresa, é também dada formação aos funcionários, uma forma de ultrapassar a escassez de mão-de-obra qualificada na população activa sul-africana. No segundo andar do edifício central, junto ao laboratório, uma classe com cerca de 25 alunos segue atentamente as explicações de um professor que, num powerpoint revê o processo de inflamação das matérias-primas que vão percorrer o silo, com capacidade para 12 mil toneladas.

Por outro lado, num esforço de retribuir à comunidade, a Cimpor comprou os terrenos circundantes à fábrica criando um parque natural com o intuito de promover o turismo na região. “Não operamos na área do turismo”, explica, “mas criámos as infra-estruturas para que as pessoas possam vir visitar a região”. Conscientes de que uma cimenteira tem sempre um impacto gigantesco sobre o ambiente, Pieter Strauss diz que a empresa faz o máximo para reabilitar as zonas de onde extrai o calcário, matéria-prima essencial para o fabrico do cimento e que foi determinante para a decisão da localização da fábrica. “Estamos a remover uma montanha e não podemos fazer nada quanto a isso. Mas noutras áreas podemos minimizar os estragos”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por o faroleiro » 29/10/2007 16:15

998.700 x 6.37 = 6.361.719 coisa pouca :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 117
Registado: 11/4/2007 15:13
Localização: Amadora

por HUGOC » 29/10/2007 16:13

já compraram, era uma passagem...
 
Mensagens: 64
Registado: 16/5/2006 20:48

por HUGOC » 29/10/2007 16:11

agora que vendi é que aparece uma ordem de compra de 1 milhao
 
Mensagens: 64
Registado: 16/5/2006 20:48

por sol » 29/10/2007 12:54

A semelhança de outros títulos do nosso psi 20 volta e meia faço umas incurssões também na cimpor e foi o que fiz hoje, e por quê? que é o mais importante. Basicamente por olhar para o gráfico do desempenho passado e ter gostado, e ver que de facto existe alguma probalidade de continuar nesta caminhada ascendente no mínio por alguns dias.
Depois existe a quase eterna questão de que um dia alguns dos actuais accionistas, que consta que querem reforçar no título, escondido tenham intenções um pouco mais determinadas e queiram fazer aquilo que penso que um dia vai acontecer a cimpor, que será emgolida por um gigante do sector dos cimentos, existe sempre essa hipótese e são as circunstâncias que dão um certo valor expeculativo ao título e apimenta a questão! ...

Cada um sabe o que fazer, há muito por onde comprar e cada um antes do fazer, deve de fazer a sua própria análise, e só com base nas suas próprias conclusões investir ou não investir.

sol
 
Mensagens: 869
Registado: 17/12/2002 10:41

por Globetrotter » 29/10/2007 9:41

A esta hora do dia ainda é muito cedo para se concluir qualquer coisa... Mas parece que nesta sessão está a dar-se a confirmação da quebra como referi nos posts anteriores. :wink:
A força está brutal, e o volume vai muito avançado para a hora em questão.
Agora é só deixar esta menina voar. :lol:

BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Globetrotter » 28/10/2007 11:34

Segue agora o semanal...
A nivel semanal a próxima semana pode ser decisiva. Se quebrar a LTD que está traçada vai projectar a acção para valores interessantes :mrgreen:
A "sustentar" a acção existe um forte suporte nos 6 euros (como se pode visualizar no gráfico)
Os sinais técnicos, no semanal, também estão positivos. Uma nota para dois pontos: 1º a acumulação está practicamente em máximos; 2º o volume desta semana foi superior ao das últimas duas semanas.

BN

Ps - Já agora... Esqueci de referir no gráfico acima que o fecho foi em máximos da sessão.
Anexos
Cimpor 2.bmp
Cimpor 2.bmp (0 Bytes) Visualizado 12178 vezes
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Globetrotter » 28/10/2007 11:25

Segue os dois gráficos actualizados com a sessão de fexta-feira...
Penso que a próxima semana pode ser muito positiva para a cimpor... :wink:
Isto porque, na sexta a cimpor quebrou a LTD que vinha desde o inicio de agosto (só não teve maior expressão porque a liquidez da sessão de sexta foi toda para o sector bancário, tudo o resto teve volumes baixos :evil: )
Os sinais técnicos, como o estocástico, o MACD, etc estão a dar sinal de compra e possuem uma boa margem para subir.
Penso que o target agora será os 7 euros... Vamos acompanhando.

BN
Anexos
Cimpor.bmp
Cimpor.bmp (0 Bytes) Visualizado 12190 vezes
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Globetrotter » 26/10/2007 12:08

E o semanal...
Já agora, não esquecer que o psi está hoje a quebrar a resistencia dos 12800-12850, o que pode indicar que as subidas vão acelerar... :)

BN
Anexos
Cimpor 2.bmp
Cimpor 2.bmp (0 Bytes) Visualizado 12272 vezes
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Globetrotter » 26/10/2007 12:05

Seguem dois gráficos actualizados, um diário e um semanal...
Acho que dizem tudo. :wink:
Anexos
Cimpor.bmp
Cimpor.bmp (0 Bytes) Visualizado 12277 vezes
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Ulisses Pereira » 26/10/2007 11:35

Hugo, mais interessante do que saber que entraste é perceber o porquê disso e o porquê dos valores que referes. É isso que acrescenta valor ao Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por HUGOC » 26/10/2007 11:01

entrei-me a 6, destino 7/7.50 curto/médio prazo
 
Mensagens: 64
Registado: 16/5/2006 20:48

por Globetrotter » 26/10/2007 9:34

Caro OLDMAN,

Não percebi a sua pergunta... a 20ª maior posição do fundo????? :roll:
Os valores que eu referi são correspondentes à posição de cada banco nos seus fundos de acções nacionais... :wink:
Se existir fusão o novo banco deve ficar com uma posição muito elevada da cimpor... :wink:

BN

PS - Não sei se foi esclarecedor... :oops:
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por OLDMAN » 26/10/2007 9:25

Globetrotter Escreveu:(...) ambos possuem uma forte posição nesta acção... BPI - 7 e tal % - 2ª maior posição do fundo; BCP - 9 e tal % - 4ª maior posição do fundo... :wink:
Agora imaginem tudo junto...
(...)


pela lógica do que referes, tudo junto deve dar pr'aí... a 20ª maior posição do fundo :mrgreen: né!?... :wink:

Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1009
Registado: 22/2/2006 0:39
Localização: RIBATEJO

por Globetrotter » 26/10/2007 9:17

Realmente esta menina anda muito esquecida... :roll:
Em termos técnicos, a acção continua não conseguiu quebrar aquela LTD... mas também já não cabe lá nem mais uma palha...(vela) :mrgreen:
O estocástico está a dar sinal de compra o que não é mau... :wink:
A nivel fundamental, estive agora a dar uma olhadela nos fundos dos dois bancos envolvidos nesta grande fusão... e a conclusão que observei é que ambos possuem uma forte posição nesta acção... BPI - 7 e tal % - 2ª maior posição do fundo; BCP - 9 e tal % - 4ª maior posição do fundo... :wink:
Agora imaginem tudo junto... :mrgreen:

BN

PS - Está acção é uma daquelas que ainda não recuperoi nada das quedas de agosto... :twisted:
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por cax » 12/10/2007 12:48

Será que sou o único que me lembro que ela existe???

O que pode ser bom, mas....

Alguem pode comentar o actual momento dela?

Obrigado
 
Mensagens: 56
Registado: 27/11/2006 20:22

por Keyser Soze » 9/10/2007 8:45

guarda a imagem em formato .PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

por Globetrotter » 9/10/2007 8:17

Tá complicado :twisted: Vamos ver se é desta...
Anexos
Cimpor 2.bmp
Cimpor 2.bmp (0 Bytes) Visualizado 13420 vezes
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por Globetrotter » 9/10/2007 8:15

O outro é este...
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], brunoktm, Google Adsense [Bot], Nietz19, PAULOJOAO, serdom e 154 visitantes