Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo e gasolina - vamos a números

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sargotrons » 7/11/2007 0:40

Concerteza não é em nenhum estudo meu ou em algum específico que te cite agora, falo baseado na ideia geral que os medias me formaram na minha cabeça. Noticias de bombas a encerrar e da baixa de consumo. Para além do facto do governo estar mortinho de aumentar o imposto e não o faz. Já que és o homem dos gráficos se calhar poderias incluir os dados do consumo para ver se correlaciona com o preço e se sim apartir de que valores. Ou não!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Elias » 7/11/2007 0:28

sargotrons Escreveu:do lado do consumo a bolha está prestes a arrebentar, qq aumento de preço o consumo desce drasticamente.

Em que se baseia esta afirmação?

Registado: 5/11/2002 12:21

por sargotrons » 7/11/2007 0:25

Elias Escreveu:A pedido de uma certa anatídea :mrgreen: , aqui fica uma actualização deste gráfico comparativo.

O preço da gasolina continua estranhamente estável :roll:

Eu não tenho formação em economia, mas aqui vai o meu bitaque:
O valor do produto (gasolina) tem pressão de dois lados da matéria-prima e da procura e ambas fazem pressão.
Acho que neste caso a pressão da matéria prima está a acumular pois do lado do consumo a bolha está prestes a arrebentar, qq aumento de preço o consumo desce drasticamente.
Não esquecer que quem vende a gasolina é quem extrai o petróleo.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Pata-Hari » 6/11/2007 22:48

se não viesse de ti, achava que estava a ser insultada :D. Obrigado Sr. Elias.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 6/11/2007 22:47

A pedido de uma certa anatídea :mrgreen: , aqui fica uma actualização deste gráfico comparativo.

O preço da gasolina continua estranhamente estável :roll:
Anexos
pitroil.png
pitroil.png (0 Bytes) Visualizado 5441 vezes

por Elias » 26/10/2007 8:09

Aqui vai mais uma actualização.

Apesar da subida fulgurante do preço do crude, a verdade é que, devido à queda do dólar, o seu preço calculado em euros apenas subiu ligeiramente face ao Verão do ano passado (mas está em máximos, pelo menos dos últimos 2 anos).
Anexos
pitroil.jpg
pitroil.jpg (0 Bytes) Visualizado 5508 vezes

por charles » 18/10/2007 23:26

Bem os impostos não desceram logo obrigatoriamente a linha ascendente da gasosa teria de acompanhar a do crude, a unica logica para a linha se cruzar em sentido descendente se devesse precisamente aos impostos terem baixado.

O crude sobe escandalosamente, os impostos são os mesmos, a gasolina mantem, esta é a questão porque se mantem sem subir?

Ou então nao percebo onde queres chegar.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 18/10/2007 22:28

charles Escreveu:Lá está o que eu defendia no outro post as linhas do crude da gasolina não ascendem paralelamente conforme deviam, a da gasolina cruza no sentido descendente a do crude, a valorização do euro só por si é justificativa deste comportamento gráfico?

Não te esqueças que mais de metade é impostos... a evolução face ao preço da matéria-prima será tudo menos paralela.

por charles » 18/10/2007 21:00

Elias , obrigado, bem me parecia que havia dois topicos sobre este assunto, por falta de tempo ainda não tinha procurado bem...e ele aqui tão perto.

Lá está o que eu defendia no outro post as linhas do crude da gasolina não ascendem paralelamente conforme deviam, a da gasolina cruza no sentido descendente a do crude, a valorização do euro só por si é justificativa deste comportamento gráfico?

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 16/10/2007 11:10

Mais uma actualização.

Pela primeira vez desde que iniciei este estudo há quase dois anos, o preço do crude (em euros) está ACIMA do preço da gasolina.

Gráfico em anexo.
Anexos
pitroil.GIF
pitroil.GIF (0 Bytes) Visualizado 5678 vezes

por Quico » 27/9/2007 9:34

Para incentivar a actualização deste tópico, permitam-me que ponha aqui este post (retirado do blog "O Insurgente":

Na última semana, os órgãos de comunicação nacionais voltaram a comentar a subida do preço do barril de petróleo acima dos 80 dólares. “Recorde histórico”, dizem. Primeiro erro! A inflação “desvaloriza” qualquer comparação entre preços correntes de longos horizontes temporais. Não existe qualquer recorde.

Segundo erro: o barril de petróleo de referência para o mercado europeu é o Brent. O preço deste continua abaixo dos 80 dólares.

E, para finalizar, um facto que escapa aos profissionais da comunicação: a moeda oficial em Portugal é o euro, não o dólar! Comentar a variação do preço do barril de petróleo sem ter em conta a volatilidade da taxa de câmbio euro/dólar é, por isso, um erro grosseiro.

Um pequeno exemplo:
A 22 de Julho de 2006 o barril de petróleo Brent atingiu 76,13 dólares. Considerando a taxa de câmbio euro/dólar desse dia (1,2641) o barril custava 60,22 euros. Hoje, cerca dum ano e dois meses depois, o barril de petróleo Brent fechou a 78,25 dólares mas o euro/dólar atingiu novo máximo: 1,41235. Sendo assim, na zona euro o custo do barril de petróleo é 4,82 euros inferior (55,40 euros).

Apresenta-se abaixo gráfico com a evolução do preço, em euros, do barril de petróleo Brent (clicar na imagem para aumentar):

Imagem

... e já agora eu acrescento: como já disse aqui, o habitual histerismo da comunicação social (em que só o que é mau, ou aparentemente mau é que é notícia) é que dá cobertura a mais uma recente injustificada subida do preço de combustíveis nas bombas de gasolina. :evil:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por noralis » 18/9/2007 14:31

Relva

Sinceramente não conheço o sector e não sei se a distribuição é rentável ou não!

A minha intenção era apresentar uma estratégia que obrigasse a haver mais concorrência. Suponho que a minha sugestão é melhor do que as que tenho lido pela internet.

A verdade é que não fazia ideia da quantidade de operadores pois aqui na Madeira só temos 3.

Registado: 28/3/2007 12:12

por gorgo » 18/9/2007 14:13

O retirar os impostos tem como objectivo os cálculos e que resultem gráficos mais coerentes. Quem me dera ter poder reduzir os impostos.

A comercialização de combustíveis não é o que parece, então como se explicam os seguintes factos:

A shell vendeu a rede em 2005 em Portugal e Espanha;
A BP despediu em Portugal, em 2006, 200 trabalhadores porque apresentou prejuizos de € 30 milhões em 2005;
Um distribuidor chamado compete faliu em 2007, operava na região centro;
A Avia, a Total, A cepsa e Repsol divulgaram resultados negativos ou neutros em 2005
Há cerca de 1.000 postos de operadores independentes em todo o país.

Um café e uma água num posto, é o mesmo em margem líquida ao abastecimento de 30 litros de combustível.

Registado: 26/8/2007 20:40

Relva

por noralis » 17/9/2007 12:43

"Retirem os impostos no preço da gasolina e chegam a resultados mais interessantes [...]"

Isso é uma sugestão!? :roll:

Tem a minha autorização para baixar os impostos! Espero que amanhã já o tenha feito!

Obrigado.

E os outros preços?

por gorgo » 15/9/2007 23:32

Na gasolina se procurar bem tem mais de 20 operadores! Grande oligopólio! E pode ir a Espanha.
Quantos vendem cimento?
Quantos vendem Agua?
e Electricidade?
E telefone fixo?
e Telemóvel?
e Recolha de residuos sólidos?
e cocacola?
e TV por cabo?
e gás Natural?
etc.

Retirem os impostos no preço da gasolina e chegam a resultados mais interessantes e quase se acabam as dúvidas do sobe e desce.Façam uma comparação (sem impostos) com Espanha e chegam à conclusão que isto é linear com uma gasolina cotada nos mercados de Londres.

Registado: 26/8/2007 20:40

Como forçar a concorrência!

por noralis » 14/9/2007 23:51

A venda de combustíveis em Portugal é um oligopólio pelo que as gasolineiras nunca entrarão em concorrência pois sabem que se baixarem os preços não vão ampliar a procura mas simplesmente roubar uma pequena cota de mercado à concorrente mais próxima.
É possivel obter mais lucros baixando os preços desde que o bem em questão seja substancialmente mais procurado por estar a um preço inferior. Não me parece que o consumidor cumpre substancialmente mais combustível só porque o preço baixou em relação aos dias anteriores.

As propostas que tenho visto na Internet para o consumidor forçar a baixa de preços não levariam a tal resultado.

O mais viável seria uma "organização" informal de consumidores recomendar sempre que ouvesse uma alteração de preços a gasolineira que tivesse o preço mais barato.

Consequências:

A gasolineira A tem uma quota de mercado de 30%;

A gasolineira B tem uma quota de mercado de 25%;

A gasolineira c tem uma quota de mercado de 25%;

A gasolineira d tem uma quota de mercado de 20%;

Supondo que perante uma recomendação de compra na A (em caso de preços iguais é conveniente recomendar a com maior quota de mercado e postos de abastecimento por razões que me parecem evidentes) todas as outras perdessem c/ de 5% em favor da recomendada, esta subiria a sua quota de mercado para 45%. Perante estes resultados ela sentir-se-ia incentivada a manter os preços inferiores às restantes e simultaneamente por ter a maior rede de postos de venda (custos fixos)sentir-se-ia mais receosa de perder essa nova quota de mercado. As restantes sentir-se-iam obrigadas a manter os preços o mais próximo possível da líder de forma a não perderem ainda mais quota de mercado.

Entretanto a líder não teria a posição garantida pois se outra concorrente apresentasse preços melhores passaria a ser a recomendada da quinzena e roubaria quota de mercado à líder e às restantes que já teriam sido vítimas da concorrência da líder anterior.

Independentemente das explicações que dei o fundamental era fazer uma recomendação quinzenal para a gazolineira mais barata e conseguir que houvesse pelo menos uma transferência da quota mercado de 10% para a mesma enquanto ela fosse a mais barata.

Espero ter me feito entender!

Críticas SFF!

por Elias » 14/9/2007 19:25

Já faz um tempo desde que actualizei pela última vez o quadro comparativo dos preços do petróleo e da gasolina. Com a recente alta do petróleo e também do euro, parece-me oportuno refrescar o gráfico.

Aqui fica então o panorama actualizado.
Anexos
pitroilvsgasolinanovo.jpg
pitroilvsgasolinanovo.jpg (0 Bytes) Visualizado 5250 vezes

por psousa » 16/7/2007 17:08

De facto a GALP tem-se esquecido de aumentar o preço da gasolina, pelo menos, que é o que sigo. (não quero entrar em teorias da conspiração mas) desde que começou a campanha eleitoral para o município de lx que não houve um único aumento... Talvez hoje à meia-noite o painel descole. :twisted:

Registado: 15/1/2007 11:48

Gasolineiras

por Shimazaki » 16/7/2007 16:24

deixo aqui uma reflexão:
Anexos
refleção acerca das Gasolineiras.JPG
penso k é perfeitamente visivel a linha de pensamento!!
refleção acerca das Gasolineiras.JPG (0 Bytes) Visualizado 5330 vezes
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

por Elias » 16/7/2007 16:13

O BPI Online tem (ou pelo menos costumava disponibilizar) uns turbo warrants sobre o crude...

por Maestro_Ba » 16/7/2007 15:56

Uma pergunta? Qual a melhor maneira de investir no crude (ou num activo/empresa/...) com um comportamento o mais semelhante possível?

Negoceio numa plataforma que disponibiliza futuros de crude, mas o preço de 1 contrato é muito elevado para mim. Gostaria de ter uma alternativa, de preferência com alavancagem.

Agradeço sugestões! :)

Registado: 21/9/2004 10:26

por Garfield » 8/7/2007 0:20

Curiosamente depois de ter adquirido acções da GALP passei a abastecer mais frequentemente nas bombas da GALP do que da ESSO onde anteriormente mais vezes abastecia devido ao preço inferior.

Será concerteza o efeito psicologico de querer abastecer nas "minhas" bombas e a conclusao natural de que a diferença para a concorrencia voltará ao meu bolso na mesma mas por outro caminho, ou seja, pelos lucros da GALP para os quais me sinto responsavel por contribuir.

Registado: 9/2/2005 4:29

por Elias » 6/7/2007 19:22

Deixo mais um gráfico actualizado da evolução comparada dos preços do petróleo e da gasolina.

Note-se que o preço do Crude Light (linha a verde) está outra vez aos níveis a que estava há um ano. No entanto, a gasolina não sobe. Estranho, não é? Parece que nem se mexe... Haverá razões de natureza política por trás desta súbita inércia? Será por causa das eleições em Lisboa? Estou a especular, pois como é evidente não sei se é esse o motivo. Sejam quais forem as razões para esta falta de reacção, contrária ao que se verificou em subidas anteriores, julgo que ela não deverá durar muito mais tempo. Se o petróleo continuar a subir, afigura-se provável uma forte subida no preço dos combustíveis a breve trecho.

De qualquer forma, é preciso lembrar que a subida do Euro vai dando uma ajudinha para manter um gap que, apesar de tudo, está agora muito mais reduzido do que estava há ums meses atrás (há que dizê-lo com frontalidade...).

Por último, registo com desagrado o facto de a GALP ter retirado do seu site a informação sobre preços de combustíveis que vinha mantendo há pelo menos um ano.

Saudações,
Elias
Anexos
pitroil.GIF
pitroil.GIF (0 Bytes) Visualizado 5495 vezes

por Elias » 25/6/2007 21:11

psousa Escreveu:Não terei tempo de lhe responder com a dedicação que merece o detalhe da sua análise, mas para que a minha verticalidade permaneça intacta, sinto-me forçado a expor alguns argumentos.

Caro psousa, em momento algum pretendi questionar a tua verticalidade. Se a minha mensagem foi percepcionada como tal apresento desde já as minhas desculpas.

psousa Escreveu:1. antes de accionista (micro-accionista, em abono da verdade), sou consumidor. Consumidor de combustíveis é condição essencial para ganhar a vida e como tal é como consumidor que surgem as minhas principais preocupações pelo que a minha opinião mantém-se.

Conforme referi na mensagem anterior, acho que enquanto consumidor a tua opinião é perfeitamente válida.
O que muitas vezes as pessoas que investem em acções se esquecem é que para as empresas se valorizarem, alguma coisa tem de acontecer: ou se reduzem os custos (por exemplo através de despedimentos) ou se aumentam as receitas (por exemplo aumentando os preços até um nível que o mercado ainda está disposto a pagar). O que não se pode querer é que as empresas se valorizem e querer continuar a ter bens e serviços a preços baixos. Era bom mas não é possível, pelo menos com a organização socio-económica em que vivemos.

psousa Escreveu:4. apesar de, como consumidor, não me agradar a política, é também legítimo (e parece-me até que inteligente) tirar algum partido dessa mesma política.

Não só é legítimo, como é legal e está ao alcance de todos.
Tem ainda o atractivo de se pagar muito menos impostos 8-)

psousa Escreveu:Apesar de accionista, continuarei a manifestar o meu desagrado como consumidor, sempre.

Entendo o raciocínio, mas conforme referi anteriormente os interesses são contraditórios.
E convém lembrarmo-nos que quem dirige empresas cotadas está mais interessado em agradar primeiro aos accionistas que aos consumidores. Esses vão reclamando (e bem!) mas desde que continuem a consumir, é o que interessa à empresa. Afinal de contas, todas as empresas privadas têm o mesmíssimo objectivo: o lucro.

psousa Escreveu:5. grosso modo e para terminar, há 2 provérbios bem velhinhos que assentam aqui que nem uma luva: a) "quem não chora não mama"; b) "se não podes vencê-los junta-te a eles";

ora ainda bem que a gente se entende :mrgreen:

psousa Escreveu:PS2: com os bancos penso da mesma forma: sou muito sensível às taxas e comissões e reclamo, reclamo sempre. Não obstante sou o primeiro a reconhecer a suma importância dos bancos no desenvolvimento de qualquer empresa, recorrendo eu a eles sem qualquer pudor, e o primeiro a congratular-me de ter no meu pais uma das mais sólidas e fidedignas estruturas bancárias. Ainda assim continuarei a realizar mais valias nos bancos cotados sempre que o conseguir.

Aqui aplica-se exactamente o que referi anteriormente: quem tem acções de um banco, tem interesse em que as mesmas se valorizem; para isso, eles terão de aumentar os seus lucros; contudo, o accionista consumidor não quer que lhe apliquem taxas ou comissões. Pergunto eu agora: tomando como premissa que não se aplicam taxas nem comissões, os bancos vão aumentar os seus lucros com base exactamente em quê?

1 abraço,
Elias

por psousa » 25/6/2007 16:25

TraderBoy Escreveu::?: Ainda, de todos os países da Europa pelos quais passei nos últimos 2 anos a conduzir, apenas em Espanha (e mesmo assim mais junto da nossa fronteira, porque à medida que se caminha para o litoral os preços aumentam) e Principado de Andorra os combustíveis são mais baratos que em Portugal. Para lhe precisar, em Alemanha, Luxemburgo, Itália, França, Áustria, República de San Marino e Principado do Liechenstein são mais caros. Estes seriam os argumentos que eventualmente me fariam reconsiderar a pertinência do meu manifesto, ainda assim continuo a achar que tenho legitimidade para manifestar o meu desagrado.

devo destacar:

há 2 anos: Alemanha, Luxemburgo, França

o ano passado: Itália, Áustria, República de San Marino e Principado do Liechenstein

Eu também vi uma análise na imprensa, a certa altura, que dizia isso. E é evidente que acredito que seja a verdade actualmente. Mas o que eu queria dizer é que apesar de todos aqueles factos, na altura, que me poderiam inibir de reclamar (mais do que ser accionista da GALP), não o faço. Reclamo sempre. Feitios.

Relativamente ao seu reparo, há muito que se diz que Portugal tem os combustíveis mais caros da Europa. Há 2 anos atrás, se bem me lembro, também se dizia isso e o que é facto é que fiquei espantado por na prática não ter ficado com essa sensação. Penso que há 2 anos senti mais essa diferença (os combustíveis mais caros no estrangeiro que em Portugal) do que no ano passado. Talvez tenha a ver com o facto de andar essencialmente em auto-estrada e o preço ser mais elevado, não sei.

Abraço.

Registado: 15/1/2007 11:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Bing [Bot], Dc team, Google [Bot], latbal, m-m, Massao1, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1 e 155 visitantes