Viver do trading
nunofaustino,
O valor de €200.000,00 é tão certo ou errado quanto o de €100.000,00, €500.000,00... ou qualquer outro.
Se imaginar-mos um solteirão, sem responsabilidades, que vive em casa dos pais, não tem despesas e com um mínimo de €200,00 mensais já fica satisfeito... pelas tuas contas €40.000,00 já chegavam.
Esse montante inicial tem de ser incrementado anualmente pelo menos à taxa da inflação de modo a manter o nível de vida e o rendimento que daí retira.
Cali,
A experiência e conhecimentos adquiridos tem de dar garantias mínimas ao trader que num certo periodo de tempo consegue pelo menos um certo rendimento quase garantido. Claro que não há nada garantido, nem os empregos por conta de outrem o são. Também num emprego podes cometer um erro e ser despedido por justa causa sem direito a indemnização... se não poupaste estás então "lixado com F". O investidor alem do valor mensal para gastar como entender lágicamente também deve criar um "fundo" de maneio para a eventualidade de algo correr mal. Esse fundo deve ser colocado em algo seguro tipo conta a prazo. Mas isso deviam fazer todos qualquer que seja a actividade e tanto maior quanto o risco a ela associado.
Um investidor profissional tem de analisar n variáveis. já aqui se falou em muitas e muitas mais há. Coisas tão simples como o gosto/prazer pela actividade devem ser contabilizados pelo que não devemos excluir a possibilidade de alguem estar disposto a ganhar menos para se tornar um investidor profissional.
Depende de cada um fazer essa análise e encontrar esse montante minimo, por isso acho que não faz sentido atirar valores para o ar. Claro está que quem o tente tem de estar ciente das suas capacidades.
No meu caso particular nunca o tentaria por duas razões. Não tenho o know-how para tal nem o capital
.
No caso do autor deste post, se o pergunta aqui é suficiente para lhe dizer que não tem condições para o fazer também.
Abraço,
Carrancho
O valor de €200.000,00 é tão certo ou errado quanto o de €100.000,00, €500.000,00... ou qualquer outro.
Se imaginar-mos um solteirão, sem responsabilidades, que vive em casa dos pais, não tem despesas e com um mínimo de €200,00 mensais já fica satisfeito... pelas tuas contas €40.000,00 já chegavam.
Esse montante inicial tem de ser incrementado anualmente pelo menos à taxa da inflação de modo a manter o nível de vida e o rendimento que daí retira.
Cali,
A experiência e conhecimentos adquiridos tem de dar garantias mínimas ao trader que num certo periodo de tempo consegue pelo menos um certo rendimento quase garantido. Claro que não há nada garantido, nem os empregos por conta de outrem o são. Também num emprego podes cometer um erro e ser despedido por justa causa sem direito a indemnização... se não poupaste estás então "lixado com F". O investidor alem do valor mensal para gastar como entender lágicamente também deve criar um "fundo" de maneio para a eventualidade de algo correr mal. Esse fundo deve ser colocado em algo seguro tipo conta a prazo. Mas isso deviam fazer todos qualquer que seja a actividade e tanto maior quanto o risco a ela associado.
Um investidor profissional tem de analisar n variáveis. já aqui se falou em muitas e muitas mais há. Coisas tão simples como o gosto/prazer pela actividade devem ser contabilizados pelo que não devemos excluir a possibilidade de alguem estar disposto a ganhar menos para se tornar um investidor profissional.
Depende de cada um fazer essa análise e encontrar esse montante minimo, por isso acho que não faz sentido atirar valores para o ar. Claro está que quem o tente tem de estar ciente das suas capacidades.
No meu caso particular nunca o tentaria por duas razões. Não tenho o know-how para tal nem o capital

No caso do autor deste post, se o pergunta aqui é suficiente para lhe dizer que não tem condições para o fazer também.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
É curioso como nestas discussões surge sempre uma corrente / grupo que argumenta de forma empírica com base na experiência de A ou B (podendo ser este A ou B a própria pessoa).
Ah, eu conheço fulano que fez isto e está bem na vida.
Ah, eu vivo dos mercados há 3 anos com isto e aquilo...
(...)
Ah, eu conheço um tipo que jogou à roleta russa 3 vezes e ainda está vivo.
Agora, ponham uma sala inteira de individuos a jogar à roleta russa e depois vejam o resultado.
Agora, ponham uma sala inteira de individuos (investidores com algum conhecimento e experiencia) a tentar repetir esses resultados no mercado com pouco capital e depois vejam o resultado.
Também existe uma enoooorme tendência para considerar que o se conseguiu (apesar do carácter temporário ou circunstâncial dos resultados) foi porque se «sabia» e... por arrasto, todos os outros que «saibam» também têm/devem conseguir o mesmo resultado e se não conseguirem é porque «não sabem».
Como se os mercados fossem assim tão lineares e como se existisse uma espécie de torneira que alguém (sabe-se lá quem) está a controlar e abre mais ou menos conforme «mais sabedores» se viram para o trading ou menos se viram para trading...
«Manel, abre aí mais a torneiro que chegou o Francisco e o tipo sabe da coisa, portanto é preciso aparecer mais 3 mil euros por mês para dar para ele... abre aí a torneira, sim?»
Mas não, o mercado não funciona assim e tal torneira a jorrar dinheiro conforme a necessidade (e segundo aquela leitura conforme a quantidade de pessoas «que sabe» e que está a tentar viver dos mercados) simplesmente não existe...
Os recursos são limitados e o dinheiro, essencialmente, flui.
Ah, eu conheço fulano que fez isto e está bem na vida.
Ah, eu vivo dos mercados há 3 anos com isto e aquilo...
(...)
Ah, eu conheço um tipo que jogou à roleta russa 3 vezes e ainda está vivo.
Agora, ponham uma sala inteira de individuos a jogar à roleta russa e depois vejam o resultado.
Agora, ponham uma sala inteira de individuos (investidores com algum conhecimento e experiencia) a tentar repetir esses resultados no mercado com pouco capital e depois vejam o resultado.
Também existe uma enoooorme tendência para considerar que o se conseguiu (apesar do carácter temporário ou circunstâncial dos resultados) foi porque se «sabia» e... por arrasto, todos os outros que «saibam» também têm/devem conseguir o mesmo resultado e se não conseguirem é porque «não sabem».
Como se os mercados fossem assim tão lineares e como se existisse uma espécie de torneira que alguém (sabe-se lá quem) está a controlar e abre mais ou menos conforme «mais sabedores» se viram para o trading ou menos se viram para trading...
«Manel, abre aí mais a torneiro que chegou o Francisco e o tipo sabe da coisa, portanto é preciso aparecer mais 3 mil euros por mês para dar para ele... abre aí a torneira, sim?»
Mas não, o mercado não funciona assim e tal torneira a jorrar dinheiro conforme a necessidade (e segundo aquela leitura conforme a quantidade de pessoas «que sabe» e que está a tentar viver dos mercados) simplesmente não existe...
Os recursos são limitados e o dinheiro, essencialmente, flui.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/10/2007 12:04, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Cubriclas Escreveu:Errado!
Conheço quem consiga, não na bolsa mas sim no forex!
Consegue... até um dia.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mechanic, e outros de discordam do valor superior a 200.000€, queria que dissesses onde é que discordas do post que coloquei neste tópico e que a seguir transcrevo...
Uma série de pressupostos e de questões que penso ser necessário esclarecer antes de responder...
1. Só tem sentido investir de um modo profissional se a experiência demonstrar que o investimento na bolsa é superior ao deixar no banco a render. Ou seja, só se o passado demonstrar que se consegue ter um lucro superior a 7.5-10%/ano é que vale a pena ponderar tornar-se trader profissional.
2. Quanto é que ganha no emprego de hoje? Isto porque é importante ter este aspecto em consideração, pois vai deixar de entrar esse dinheiro, e deverá continuar a descontar para a SS ou para algum plano de reforma (pois o empregador n vai existir)
3. Montante para investir. Contempla o $$ que temos (casa, terrenos, carros, dinheiro corrente...) ou apenas o dinheiro que temos para investir?
Tendo em conta o que eu referi nos pontos anteriores, vou só fazer umas qtas contas para ver qto necessitamos de ter se o nosso salário fosse de 1000€/mês, ou seja, 14.000€/ano. A este valor teremos de incluir os descontos feitos para a SS pela entidade empregadora ou adicionar um valor semelhante para colocarmos num plano reforma em nosso nome. Vamos considerar 250€/mês ou seja, 3.000€/ano. Ou seja, vamos deixar de ganhar 17.000€/ano.
tal como disse no ponto 1, nós já ganhávamos no passado, 7.5%/ano investindo na bolsa... Este valor n pode entrar nas nossas contas pois era o que esperávamos ganhar caso continuássemos caso continuasse a trabalhar.
Agora começa a ficar mais subjectivo e mais difícil de fazer as contas... Se considerarmos que com a nossa passagem a trader profissional conseguíamos passar de 7.5 para 15%, então a diferença entre esses dois valores teria de ser igual a 17.000€ para ficarmos a 0s. Ou seja, teríamos de começar a negociar com 251.851€ (considerando que pagam 10% de impostos sobre os lucros). E isto para estarmos na mesma situação do que estarmos a trabalhar a tempo inteiro noutra profissão.
Agora, como é óbvio, estas contas dependem dos valores que lá colocarem... tanto a nível de rentabilidade passada/futura, como de salário actual e salário "desejado" bem como de outros valores secundários, como a poupança nas despesas de deslocação para o emprego, o aumento nas contas de internet, ... que considero irrisórias para o valor final...
Um abr
Nuno
Uma série de pressupostos e de questões que penso ser necessário esclarecer antes de responder...
1. Só tem sentido investir de um modo profissional se a experiência demonstrar que o investimento na bolsa é superior ao deixar no banco a render. Ou seja, só se o passado demonstrar que se consegue ter um lucro superior a 7.5-10%/ano é que vale a pena ponderar tornar-se trader profissional.
2. Quanto é que ganha no emprego de hoje? Isto porque é importante ter este aspecto em consideração, pois vai deixar de entrar esse dinheiro, e deverá continuar a descontar para a SS ou para algum plano de reforma (pois o empregador n vai existir)
3. Montante para investir. Contempla o $$ que temos (casa, terrenos, carros, dinheiro corrente...) ou apenas o dinheiro que temos para investir?
Tendo em conta o que eu referi nos pontos anteriores, vou só fazer umas qtas contas para ver qto necessitamos de ter se o nosso salário fosse de 1000€/mês, ou seja, 14.000€/ano. A este valor teremos de incluir os descontos feitos para a SS pela entidade empregadora ou adicionar um valor semelhante para colocarmos num plano reforma em nosso nome. Vamos considerar 250€/mês ou seja, 3.000€/ano. Ou seja, vamos deixar de ganhar 17.000€/ano.
tal como disse no ponto 1, nós já ganhávamos no passado, 7.5%/ano investindo na bolsa... Este valor n pode entrar nas nossas contas pois era o que esperávamos ganhar caso continuássemos caso continuasse a trabalhar.
Agora começa a ficar mais subjectivo e mais difícil de fazer as contas... Se considerarmos que com a nossa passagem a trader profissional conseguíamos passar de 7.5 para 15%, então a diferença entre esses dois valores teria de ser igual a 17.000€ para ficarmos a 0s. Ou seja, teríamos de começar a negociar com 251.851€ (considerando que pagam 10% de impostos sobre os lucros). E isto para estarmos na mesma situação do que estarmos a trabalhar a tempo inteiro noutra profissão.
Agora, como é óbvio, estas contas dependem dos valores que lá colocarem... tanto a nível de rentabilidade passada/futura, como de salário actual e salário "desejado" bem como de outros valores secundários, como a poupança nas despesas de deslocação para o emprego, o aumento nas contas de internet, ... que considero irrisórias para o valor final...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Eu já escrevi umas coisas lá pra trás, mas volto á carga porque há algo essencial aqui que parece estar a ser desprezado, á luz do optimismo do Bull:
- QUE NINGUEM META NA TOLA QUE PODE VIVER DE TRADING COM 50.000 EUROS, ou coisa parecida, porque NÃO PODE! Ou seja, se tiver jeito e tomates de aço, até pode, mas só até ao dia que tenha o capital investido num trade que tem tudo para dar certo, e depois leva com um 11 de Setembro em cima, ou com um caso "Enron", ou coisa semelhante. A partir desse dia (que ao longo de uma vida de trading irá acontecer, não tenham duvidas, faz parte das leis da vida, das leis do Murphy, e da teoria das probabilidades), a alcunha dele é o "Tás lixado com F", porque de repente pode ficar sem metade do que tinha, vai entrar em parafuso, e vai perder a sua faculdade de raciocinar e encarar o mercado. E muito provavelmente não vai recuperar, sabem porquê? Porque está pressionado pelo facto de ter que acertar para sobreviver, e esse é o passaporte para a falencia.
Agora já percebem porque é que é preciso ter dinheiro que chegue?
- QUE NINGUEM META NA TOLA QUE PODE VIVER DE TRADING COM 50.000 EUROS, ou coisa parecida, porque NÃO PODE! Ou seja, se tiver jeito e tomates de aço, até pode, mas só até ao dia que tenha o capital investido num trade que tem tudo para dar certo, e depois leva com um 11 de Setembro em cima, ou com um caso "Enron", ou coisa semelhante. A partir desse dia (que ao longo de uma vida de trading irá acontecer, não tenham duvidas, faz parte das leis da vida, das leis do Murphy, e da teoria das probabilidades), a alcunha dele é o "Tás lixado com F", porque de repente pode ficar sem metade do que tinha, vai entrar em parafuso, e vai perder a sua faculdade de raciocinar e encarar o mercado. E muito provavelmente não vai recuperar, sabem porquê? Porque está pressionado pelo facto de ter que acertar para sobreviver, e esse é o passaporte para a falencia.
Agora já percebem porque é que é preciso ter dinheiro que chegue?
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
as contas são certas todos os meses...
é claro que há meses excepcionais em que ... aparecem contas extraórdinárias não programadas...
aprendi muito cedo a poupar e a investir, na altura em que comecei o melhor investimento era claramente o imobiliário.
eu só faço trading, e sem trading a minha vida não era tão interessante, mas óbviamente não vivo disso...
é claro que há meses excepcionais em que ... aparecem contas extraórdinárias não programadas...
aprendi muito cedo a poupar e a investir, na altura em que comecei o melhor investimento era claramente o imobiliário.
eu só faço trading, e sem trading a minha vida não era tão interessante, mas óbviamente não vivo disso...
- Registado: 19/4/2005 11:11
Carcanhol
... essa é que é essa !!
Eu tambem sou um Português comum . Um dos gajos que anda lá no pelotão .
Estiveste bem , Carrancho .
( Se eu fosse um gajo da elite, dava-te já uma Jawa novinha... )
Um abraço ,
The Mechanic
Eu assino em baixo esta opinião as vezes que for preciso!
Tenho de confessar que andava a ficar desiludido, com as estimativas dadas por uma mão cheia de participantes deste forum sobre o capital necessário para se viver do trading!
500,000€? Valha-me deus!
Se o cidadão não está atolado en dividas até ao pescoço, me parece que bem mênos do que isso é suficiente!
A nivel de rendimentos mensais 2000€ ou 2500€ não é para a maioria da população. 2500€ mensais estamos a falar de um juiz, de um Eng. da PT ou EDP ou coisa assim, algums oficiaias superiores (nada de generais claro). etc
Temos de seguida alguns cidadãos entre os 1000€ e os 1500€ e a maioria do pelotão está abaixo dos 1000€.
Para facturar 1000€ por mês no trading me parece que não preciso de 500.000€ 10% desse valor 50.000€ deve ser suficiente (é claro que convém ter alguma experiência e não ser aprendiz) 100.000€ já seria um luxo.
É a minha opinião vale o que vale claro!
Com 50.000€ na carteira, ganhar 100€ não me parece complicado, com 20 dias úteis de negociação façam a contas e vejam quanto dá. A mim parece-me 2000€.
O Portugês corrente não tem uma vivenda de 450.000€ 2 ou três carros de luxo 2 ou três filhos a estudar em colégios particulares empregadas, governantas etc. Portanto não precisa de 500.000€ em carteira para ganhar e gastar 50.000€ por ano.
Com 500.000€ tenho a certeza que não fazia mesmo mais nada, e também me parece que não me levantava ás 7.30 todos os 20 dias úteis do mês me parece que 10 seria o máximo!
O socrates bem podia vir pedir de joelhos para se administrador da PT ou ou Jardim Gomçalves para eu ser administrador do BCP que estava-me nas tintas para eles!

... essa é que é essa !!
Eu tambem sou um Português comum . Um dos gajos que anda lá no pelotão .
Estiveste bem , Carrancho .
( Se eu fosse um gajo da elite, dava-te já uma Jawa novinha... )
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
Lican Escreveu:
Como é que ele pôs a funcionar uma técnica de carry trade em Forex? Tinha ideia que não seria uma porta aberta para um pequeno investidor com 50k.
Lican
Eu não disse que ele fazia carry trade, mas que a técnica dele era baseada no carry trade.
Lican[/quote]
É pena é não funcionar na vida real onde abres duas contas e ficas só com aquela que está na altura a ir no sentido da moeda que ganha valor sem que as restantes de afectem o bolso.
O que me leva a crer que ele não se dá assim tão bem no forex, senão não precisava de abrir várias contas e descartar as que estoiram.
Lican[/quote]
Dado que estes concursos duram 2/3 meses, para ganhar é necessário arriscar tudo, o que ele obviamente não faz na vida real.
BN
JoCole
- Registado: 8/8/2007 18:04
Viva bom dia!
Tenho de confessar que andava a ficar desiludido, com as estimativas dadas por uma mão cheia de participantes deste forum sobre o capital necessário para se viver do trading!
500,000€? Valha-me deus!
Se o cidadão não está atolado en dividas até ao pescoço, me parece que bem mênos do que isso é suficiente!
A nivel de rendimentos mensais 2000€ ou 2500€ não é para a maioria da população. 2500€ mensais estamos a falar de um juiz, de um Eng. da PT ou EDP ou coisa assim, algums oficiaias superiores (nada de generais claro). etc
Temos de seguida alguns cidadãos entre os 1000€ e os 1500€ e a maioria do pelotão está abaixo dos 1000€.
Para facturar 1000€ por mês no trading me parece que não preciso de 500.000€ 10% desse valor 50.000€ deve ser suficiente (é claro que convém ter alguma experiência e não ser aprendiz) 100.000€ já seria um luxo.
Com 50.000€ na carteira, ganhar 100€ não me parece complicado, com 20 dias úteis de negociação façam a contas e vejam quanto dá. A mim parece-me 2000€.
O Portugês corrente não tem uma vivenda de 450.000€ 2 ou três carros de luxo 2 ou três filhos a estudar em colégios particulares empregadas, governantas etc. Portanto não precisa de 500.000€ em carteira para ganhar e gastar 50.000€ por ano.
Com 500.000€ tenho a certeza que não fazia mesmo mais nada, e também me parece que não me levantava ás 7.30 todos os 20 dias úteis do mês me parece que 10 seria o máximo!
O socrates bem podia vir pedir de joelhos para se administrador da PT ou ou Jardim Gomçalves para eu ser administrador do BCP que estava-me nas tintas para eles!
The Mechanic Escreveu:... mas alguem vive só do Trading em Bolsa ?!
É que se não ... estão a mandar palavras ao vento .
Eu vivo do trading há 4 anos e não tenho nem perto de 500,000 Euros para investir.
Quanto a isso de serem necessários 500,000 Euros pelos menos para viver da Bolsa , desculpem lá ( Ulisses tambem ) , mas é treta . Depende dos deveres monetários que cada um tem .
The Mechanic
500,000€? Valha-me deus!
- Registado: 16/11/2006 12:47
xiiii... o que aqui vai!
Ainda só agora vi que este post já vai muito concorrido. Li apenas meia duzia de opiniões pelo que vou dar a minha correndo o risco de alguem já ter dito o mesmo.
O montante inicial ninguem o pode quantificar aqui porque varia de pessoa para pessoa. Para defenir tal valor teremos de conhecer n variáveis. Eventualmente poderíamos discutir o montante mínimo para se conseguir ganhar sustentadamente em bolsa.
Não podendo quantificar esse valor, acho que podemos identificar algumas condições necessárias para um qualquer investidor se tornar profissional.
Para qualquer um seria essencial conseguir ganhos sustentados num longo periodo, em vários mercados, com muito know-how.
Depois tem de defenir o valor mínimo que está disposto a ganhar. Esse mínimo vai variar muito de pessoa para pessoa, é lógico que tenha de ser um ganho superior ao que consegue com a sua anterior actividade e perspectivas futuras de cada uma.
Abraço,
Carrancho
Ainda só agora vi que este post já vai muito concorrido. Li apenas meia duzia de opiniões pelo que vou dar a minha correndo o risco de alguem já ter dito o mesmo.
O montante inicial ninguem o pode quantificar aqui porque varia de pessoa para pessoa. Para defenir tal valor teremos de conhecer n variáveis. Eventualmente poderíamos discutir o montante mínimo para se conseguir ganhar sustentadamente em bolsa.
Não podendo quantificar esse valor, acho que podemos identificar algumas condições necessárias para um qualquer investidor se tornar profissional.
Para qualquer um seria essencial conseguir ganhos sustentados num longo periodo, em vários mercados, com muito know-how.
Depois tem de defenir o valor mínimo que está disposto a ganhar. Esse mínimo vai variar muito de pessoa para pessoa, é lógico que tenha de ser um ganho superior ao que consegue com a sua anterior actividade e perspectivas futuras de cada uma.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Malta,
Estou a ficar tonto!
Ficam os meus nºs de sugestão:
1 - 30 000 eur total inicial
2 - Investir em um unico titulo de cada vez, criteriosamente seleccionado, e 1/10, ou seja, 3000
3 - Tradear o dia todo só com isso até ganhar 10% dê lá por onde der (tatica, scalp trade, vender em cima, comprar em baixo, e repetir nas oscilações durante o dia)
Fazer isto um mês.
A correr bem, no mês seguinte são 36000 para estourar. 1/10 = 3600, usar a mesma tactica.
Em 3 meses já são 80 000 brasas para brincar, e sempre com 1/10 do guito.
O problema é com o mercado de accções conseguir 10% por dia, e é possível no PSI20, mas raramente nos mercados mais "educados". O segredo está em estancar dia após dia e ponto. E capitalizar mês após mês e ponto.
Quanto ganhei eu até hoje?
Bem, o património é superior ao sugerido pelo Ulisses (Suiça here I am), e a filosofia semelhante ao tipo que se identifica como Mekanic... e tenho muita coisa em investimentos (perdoem o termo) laterais, como imóveis, móveis, negócios e talentos pessoais que uso todos os dias, e muitas vezes, nem quero ser remunerado, desde que contribua para o crescimento de alguém e/ou do todo.
Tinha um emprego estável, a que posso voltar, mas que deixei de precisar de ter, agora tenho vários... fora do status quo, sem horas, sem sítios, mas (hasta) com excelentes resultados... A bolsa? Como alguém aqui assina, "tem mais piada que os depósitos a prazo", e tem mesmo muita piada, embora este mês não me tenha dado muita vontade de rir.
Ficam os dados:
Montante mínimo: 30 000 eur para quem sabe o que faz
Tempo para conseguir viver disto: 3 meses se sempre a capitalizar e nunca perder
Já tive alturas em que nunca perdi nada, excepto muito tempo a esperar que voltasse a subir... e isso é perder - period.
Tempo é, definitivamente, muito dinheiro.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
PS - Que post inútil, mas que sirva para motivar os menos afortunados, já lá estive, e decerto lá voltarei, para depois voltar à mó de cima... Rock & Roll (embora eu seja mais da onda electrónica Vintage paisagística tipo Vangelis)... E qto À má sorte ou ppl com famelgas grandes e gandas contas pa pagar, existe uma cena fixe chamada... Seguros... é só ter boa cantiga!
Estou a ficar tonto!
Ficam os meus nºs de sugestão:
1 - 30 000 eur total inicial
2 - Investir em um unico titulo de cada vez, criteriosamente seleccionado, e 1/10, ou seja, 3000
3 - Tradear o dia todo só com isso até ganhar 10% dê lá por onde der (tatica, scalp trade, vender em cima, comprar em baixo, e repetir nas oscilações durante o dia)
Fazer isto um mês.
A correr bem, no mês seguinte são 36000 para estourar. 1/10 = 3600, usar a mesma tactica.
Em 3 meses já são 80 000 brasas para brincar, e sempre com 1/10 do guito.
O problema é com o mercado de accções conseguir 10% por dia, e é possível no PSI20, mas raramente nos mercados mais "educados". O segredo está em estancar dia após dia e ponto. E capitalizar mês após mês e ponto.
Quanto ganhei eu até hoje?
Bem, o património é superior ao sugerido pelo Ulisses (Suiça here I am), e a filosofia semelhante ao tipo que se identifica como Mekanic... e tenho muita coisa em investimentos (perdoem o termo) laterais, como imóveis, móveis, negócios e talentos pessoais que uso todos os dias, e muitas vezes, nem quero ser remunerado, desde que contribua para o crescimento de alguém e/ou do todo.
Tinha um emprego estável, a que posso voltar, mas que deixei de precisar de ter, agora tenho vários... fora do status quo, sem horas, sem sítios, mas (hasta) com excelentes resultados... A bolsa? Como alguém aqui assina, "tem mais piada que os depósitos a prazo", e tem mesmo muita piada, embora este mês não me tenha dado muita vontade de rir.
Ficam os dados:
Montante mínimo: 30 000 eur para quem sabe o que faz
Tempo para conseguir viver disto: 3 meses se sempre a capitalizar e nunca perder
Já tive alturas em que nunca perdi nada, excepto muito tempo a esperar que voltasse a subir... e isso é perder - period.
Tempo é, definitivamente, muito dinheiro.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
PS - Que post inútil, mas que sirva para motivar os menos afortunados, já lá estive, e decerto lá voltarei, para depois voltar à mó de cima... Rock & Roll (embora eu seja mais da onda electrónica Vintage paisagística tipo Vangelis)... E qto À má sorte ou ppl com famelgas grandes e gandas contas pa pagar, existe uma cena fixe chamada... Seguros... é só ter boa cantiga!

Garfield Escreveu:Eu não pretendi dizer que bastava ser licenciado, tu é que puseste em causa as capacidades e a formação de quem tem rendimentos inferiores aos 2.000€.
Não fui eu que falei em licenciados (a questão tem de resto pouco que ver com licenciados, especialmente no momento actual em que qualquer um é licenciado) nem o que eu disse é o que tu agora estás a exprimir.
Eu disse que quem tem capacidade para obter uma performance positiva e consistente nos mercados não espera ter de rendimentos 500 euros. Essa pessoa, em média, vai ter no mercado de trabalho um rendimento médio muito mais alto que esse...
Pegar no salário médio nacional é irrealista porque a esmagadora maioria dessas pessoas não tem capacidade para singrar nos mercados. Isto e o que estás a extrair do que eu disse são coisas diferentes!
Há pessoas com capacidades que têm um rendimento tão baixo? Há (provavelmente a seu tempo vão melhorar essa situação ou então começa a ser duvidoso que realmente tenham capacidades). Há pessoas com rendimentos altos que não singrariam nos mercados? Também.
A relação não é directa, quem estabeleceu essa relação directa e linear foste tu e o Mechanic.
O que eu disse e repito, é que o salário médio do grupo de pessoas que provavelmente reunem as características humanas necessárias a permitir-lhes singrar no mercado é muito mais alto do que o salário médio nacional.
Estamos a falar de universos diferentes de pessoas e esses universos têm rendimentos médios diferentes (também a percentagem de pessoas com cursos superiores em cada um dos universos será diferente mas essa é uma diferença que tenderá a atenuar-se com o tempo dado que hoje em dia tirar um curso superior é cada vez menos sinónimo de elevadas capacidades ou desempenho dado que o sistema é cada vez menos selectivo e mais permissivo). E não estamos aqui a discutir se isso é melhor ou pior.
Garfield Escreveu:Apenas pretendi refutar essa visão redutória das restantes pessoas e sublinhei que no minimo a vertente da formação estava prevista.
Qual visão redutora?
É um facto dos mercados e um facto da vida. O dinheiro não jorra dos mercados. o dinheiro essencialmente flui e há entidades a tirar fora dinheiro do sistema (que é uma enormidade se alguma vez já visto o dinheiro que os intermediários ganham anualmente nos mercados no mundo inteiro).
Portanto, só muitos poucos podem ganhar muito. Uma elite...
E essa elite, que reune capacidades para singrar no dificil mundo dos mercados, expectavelmente também reune capacidades para singrar no mercado de trabalho, tende a safar-se no mercado do trabalho (como em tudo, há excepções... mas são excepções e não a regra).
Esta discussão partiu da questão de considerar rendimentos tão baixos quanto 500 euros para alguém que pretende viver exclusivamente do mercado.
Esses valores são ridiculamente baixos para alguém com essa capacidade e em média esse individuo tenderá a ganhar bem mais do que isso noutras actividades (ou ganhar o mesmo noutras actividades que lhe estão acessíveis e com menores riscos).
Eu nunca diria menos 1.500 euros de salário médio para o individuo padrão neste grupo e já estou a ir por baixo. E dadas as caracteristicas proprias dos investimentos (rendimentos irregulares/incertos e risco do capital) é preciso sempre por mais uns pozinhos.
Daí que para alguém viver nos mercados, com uma vida normal (familia, casa para pagar, carro para mudar de xis em xis tempo, etc, etc, etc, etc) eu nunca diria menos de 2.000-2.500 euros por mês. Isto é o limite inferior...
Re
Lican Escreveu:Uma pergunta para já quem passou por um Bear Market a negociar com CFD's.
Eu concordo que seja dificil conseguir mais valias a shortar títulos em intraday, mas com CFD's não conseguem manter posições curtas durante mais tempo assim como o fazem num Bear Market?
Neste caso não percebo pq é tão dificil ganhar o mesmo com o mercado a descer.
Como nunca passei por este caso particular, tenho dificuldades em perceber pq é que alguém não conseguirá manter posições curtas a longo prazo quando o mercado está Bear.
Quem fala em CFD's tb fala em Futuros ou Warrants Put, mas nem os considero por causa do seu prazo de expiração.
Num Bull o mercado não sobe todos os dias, nem todas as semanas nem todos os meses.
Gosto de relembrar que no último Bull o DAX caíu 1500 pontos em 6 meses...
Portanto não é linear que se ganhe dinheiro num Bull com posições longas sistemáticas.
E utilizando produtos alavancados (que pressupõem ser necessário menos capital para vivermos dos ganhos) esses 6 meses teriam derretido o capital todo ou quase todo...
Portanto continuo a dizer que para viver do trade é preciso sobreviver a uma ocorrência dessas que é absolutamente normal.
E para isso há que ter capital de reserva para recomeçar...
(E há que acertar à segunda...)
Num Bear Market passa-se o contrário e nem sempre o mercado cai.
Olhando para um gráfico vemos descidas normais e constantes intercaladas com algumas subidas abruptas (e sempre inesperadas...).
Não é linear que se ganhe sempre com posições curtas.
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
MarcoAntonio Escreveu:Garfield, é mesmo para uma elite, ainda não te apercebeste?
Como "trader" será claro uma elite os que vivem apenas dessa actividade, leia-se "traders" sem patrão né? Estamos de acordo.
MarcoAntonio Escreveu:Ou conheces muitos investidores profissionais que vivem em exclusivou ou essencialmente dos mercados, sem estarem dependentes de outros rendimentos?
Acredito que muitos dos melhores têm outras actividades que por vezes até são usadas como valencia para investimentos em sectores especificos dado o conhecimento interno dos mesmos. Estamos de acordo.
MarcoAntonio Escreveu:O Mechanic, que usou argumentos parecidos com os teus, perguntou a certa altura «mas alguém vive só dos mercados» demonstrando ele próprio que é mesmo para uma elite e o quão difícil é...
Se fosse fácil e alcançável a qualquer um como queres fazer crer (aparentemente no teu ponto de vista basta ser-se licenciado) então havia muita gente, né?...
Eu não pretendi dizer que bastava ser licenciado, tu é que puseste em causa as capacidades e a formação de quem tem rendimentos inferiores aos 2.000€. Apenas pretendi refutar essa visão redutória das restantes pessoas e sublinhei que no minimo a vertente da formação estava prevista.
Não é fácil nem alcançável a qualquer um, e isto devo sublinhar para todos aqueles que nos estejam a ler e apenas recentemente tenham se iniciado nos mercados e possam a estar a viver a ilusão de que afinal isto é dinheiro fácil.
Como em qualquer outra actividade requer dedicação, persistencia, estudo constante e também um certo sentido inato para ela.
BN
Garfield
JoCole Escreveu:Eu tenho um amigo que há cerca de 5 anos passou a viver exclusivamente dos ganhos da negociação em Forex onde começou com menos de €50 000.
É solteiro, no entanto como vive sozinho tem todas as despesas que isso implica.
No primeiro ano conseguiu ganhos superiores a 100% utilizando uma técnica baseada no carry trade.
Nos anos seguintes não sei qual a percentagem de ganhos, mas deu para viver muito bem, posso garantir.
Como só necessita de um pc e internet mudou-se para o Brasil ha cerca de 2 anos.
Actualmente aproveitando os ganhos do trading está a investir noutros negocios, pelo que já não depende a 100% do trading.
JoCole
JoCole,
Como é que ele pôs a funcionar uma técnica de carry trade em Forex? Tinha ideia que não seria uma porta aberta para um pequeno investidor com 50k.
JoCole Escreveu:Em relação às % do outro mundo que se conseguem em jogos de bolsa, ele também participou em vários concursos ficando sempre nos 10 primeiros. Fazia várias inscrições com tácticas muito agressivas. Caso uma das incrições rebentasse, concentrava-se nas restantes e ia jogando enquanto alguma delas se aguantasse. Com esta táctica chegou a ter mais do que uma inscrição nos top 10 final.
JoCole
Pois... isso é estranho.
É pena é não funcionar na vida real onde abres duas contas e ficas só com aquela que está na altura a ir no sentido da moeda que ganha valor sem que as restantes de afectem o bolso.
O que me leva a crer que ele não se dá assim tão bem no forex, senão não precisava de abrir várias contas e descartar as que estoiram.
Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
Eu tenho um amigo que há cerca de 5 anos passou a viver exclusivamente dos ganhos da negociação em Forex onde começou com menos de €50 000.
É solteiro, no entanto como vive sozinho tem todas as despesas que isso implica.
No primeiro ano conseguiu ganhos superiores a 100% utilizando uma técnica baseada no carry trade.
Nos anos seguintes não sei qual a percentagem de ganhos, mas deu para viver muito bem, posso garantir.
Como só necessita de um pc e internet mudou-se para o Brasil ha cerca de 2 anos.
Actualmente aproveitando os ganhos do trading está a investir noutros negocios, pelo que já não depende a 100% do trading.
Em relação às % do outro mundo que se conseguem em jogos de bolsa, ele também participou em vários concursos ficando sempre nos 10 primeiros. Fazia várias inscrições com tácticas muito agressivas. Caso uma das incrições rebentasse, concentrava-se nas restantes e ia jogando enquanto alguma delas se aguantasse. Com esta táctica chegou a ter mais do que uma inscrição nos top 10 final.
BN
JoCole
Em relação às % do outro mundo que se conseguem em jogos de bolsa, ele também participou em vários concursos ficando sempre nos 10 primeiros. Fazia várias inscrições com tácticas muito agressivas. Caso uma das incrições rebentasse, concentrava-se nas restantes e ia jogando enquanto alguma delas se aguantasse. Com esta táctica chegou a ter mais do que uma inscrição nos top 10 final.
BN
JoCole
- Registado: 8/8/2007 18:04
Garfield, é mesmo para uma elite, ainda não te apercebeste?
Ou conheces muitos investidores profissionais que vivem em exclusivou ou essencialmente dos mercados, sem estarem dependentes de outros rendimentos?
O Mechanic, que usou argumentos parecidos com os teus, perguntou a certa altura «mas alguém vive só dos mercados» demonstrando ele próprio que é mesmo para uma elite e o quão difícil é...
Se fosse fácil e alcançável a qualquer um como queres fazer crer (aparentemente no teu ponto de vista basta ser-se licenciado) então havia muita gente, né?...
Ou conheces muitos investidores profissionais que vivem em exclusivou ou essencialmente dos mercados, sem estarem dependentes de outros rendimentos?
O Mechanic, que usou argumentos parecidos com os teus, perguntou a certa altura «mas alguém vive só dos mercados» demonstrando ele próprio que é mesmo para uma elite e o quão difícil é...
Uma pergunta para já quem passou por um Bear Market a negociar com CFD's.
Eu concordo que seja dificil conseguir mais valias a shortar títulos em intraday, mas com CFD's não conseguem manter posições curtas durante mais tempo assim como o fazem num Bear Market?
Como nunca passei por este caso particular, tenho dificuldades em perceber pq é que alguém não conseguirá manter posições curtas a longo prazo quando o mercado está Bear.
Quem fala em CFD's tb fala em Futuros ou Warrants Put, mas nem os considero por causa do seu prazo de expiração.
cumprimentos.
Lican
cumprimentos.
Lican
Editado pela última vez por StockGalaxy em 11/10/2007 23:26, num total de 1 vez.
----------------------------------
MarcoAntonio Escreveu:E mesmo esticando a corda com uma performance pouco expectável acabaste por ir para os 100.000 euros de capital inicial (já não muito longe da gama de valores dos 200 a 500.000).
Eu juro mas juro mesmo que fiz um esforço terrivel para nao me intrometer nesta discussao mas foram demasiadas paginas a ler argumentos que a meu ver são elitistas ( e nao vou dizer sulistas porque me parece que o Marco é do Porto ).
1º. Afirmar que pessoas com rendimentos inferiores a 2.000€ não são capazes de gerir uma carteira é menosprezar as capacidades de muita gente que as tem mas infelizmente não teve ainda a oportunidade de ganhar mensalmente o ordenado que o Marco acha normal.
Sim, é que em Portugal há muitos licenciados, e basta olhar para os professores, que ganham à volta de 1.000€.
E isto é só para arrumar o caso da formação necessaria para poder vingar nos mercados como foi dito pelo Marco.
2º. Considerar que de 100.000€ para 200.000€ ( o dobro ) ou 500.000€ ( 5x mais ) é chegar "já não muito longe" demonstra uma relação com o dinheiro muito diferente daquilo que os tais 90% dos portugueses considerariam normal.
Pelo menos é com certezas absolutas uma relação muito diferente daquela que eu tenho com o vil metal.
E pelo que percebi muito diferente tambem da do Mechanic.
Dou razão ao Marco na questao de manter a longo prazo taxas de rentabilidade constantes e fiaveis para se abandonar um suposto emprego em detrimento dos mercados e para isso quanto mais capital melhor para no longo prazo se garantir que nunca voltaremos atrás. Isso sim seria o argumento correcto ou pelo menos de melhor defesa.
Noto que nao pretendo continuar a discussao mas apenas deixar uma opiniao que nao pretendia dar mas que ao ver certos argumentos cairem no exagero da marginalização não podia continuar sem a dar.
Outra coisa que talvez escape ao Marco é que tal como cada vez mais há pessoas a fugirem da vida stressante das cidades para vidas mais calmas e pacatas no interior tambem é possivel que haja pessoas desejosas de abdicarem de carreiras stressantes com rendimentos se calhar superiores a 2.000€, e já com os maiores custos de vida assegurados como por exemplo casa e carro, por outras formas de rendimento a ver delas mais flexiveis ou autonomas.
Se tantos largam bons empregos para montar negocios proprios onde ganham menos mas tem mais tempo para a familia ( ou nao ) , maior liberdade, etc porque nao podem pegar nuns tostoes e investir nos mercados como se do seu proprio negocio se tratasse? Afinal de contas ser accionista de uma empresa tambem é ser dono de parte de um negocio. Ou sera que voçes so conhecem a parte especulativa do mercado?
Só espero ter me feito entender e não ser considerado um lancha achas para a fogueira

BN são os votos deste vosso humilde camarada com quase 8 anos de cabeçadas nos mercados.
Se não achas que ao fim de quatro anos ainda pode haver muito de sorte e oportunidade e que estes podem ter sido determinantes para o resultado obtido, estás a ser naife.
De resto, também não vejo grandes motivos mais para debate, acho que já foi tudo dito.
De resto, também não vejo grandes motivos mais para debate, acho que já foi tudo dito.
Eu acho que se alguém chegou a algum lado foste tu ao nosso e não nós ao teu...Tu achas que eu cheguei ao "vosso" lado ?! Qual "vosso" ?! Falas por ti e por mais quem !?
Eu desde o inicio que tenho estado a falar do meu caso . E tu pareces estar a falar do caso de toda a gente . Isso foi a unica coisa que ainda não entendi no teu discurso .
Basta ver os valores que acabaste por utilizar no teu exemplo. Abandonaste os 500 euros mensais e acabaste por falar em valores da ordem dos 2 mil e tal euros, afinal mais ou menos os mesmos valores que eu e os outros intervenientes falavamos. E mesmo esticando a corda com uma performance pouco expectável acabaste por ir para os 100.000 euros de capital inicial (já não muito longe da gama de valores dos 200 a 500.000). Aliás, eu próprio cheguei a falar também de 100.000 euros (salvo erro até no primeiro post) com a condição de haver mais capital por forma para além do investido na carteira...
Olha vai lá ver.Eu não abandonei ,nada . Eu disse que a maior parte das pessoas em Portugal vive com pouco mais do salário minimo . Não disse que as pessoas vivem dos 500 Euros que fazem no trading .
E esses "2,000 Euros que tu e os outros intervenientes falavam " ...são os mesmos que eu acho bom e tu dizes : "...estar a discutir valores inferiores a 2.000 euros por mês parece-me altamente discutível e com muito pouco interesse para o cidadão comum com uma vida normal .."
.
Olha vái lá ver .
É que para ti , é pouco interessante ; para a maior parte da população Portuguêsa ( o " cidadão comum " ) , é muuuito interessante e é muito mais do que ganhariam em qualquer emprego !
Mais adiante dei três exemplos ( exemplos !! ) para valores , em que um é esse minimo de 200,000 que citaste e dois outros abaixo disso ( 100,000 e 50,000 Euros), pra dizer que é possivel. Sobre a performance , eu falei por mim e sêi que é algo dificil de manter no futuro .
Mas há quem consiga melhor !
Não sêi quanto tem o JAS , mas deve ter uma boa valorização anual .
Ali o Cali , diz que já vái com algo como 130% este ano .
Começaram com um montante ...e capitalizaram-no .
E outros haverão ...
Obviamente que o que aconteceu até hoje , não é garantia do futuro .
No futuro , até um gajo que está "empregado" a receber 4,000 Euros/mês pode ser despedido .
No futuro, até o Warren Buffet pode perder tudo ( ele que quando começo , não tinha o que tem agora )...
Quanto ao que eu disse neste post, é o mesmo que tenho estado a dizer desde o início (por isso até soa estranho alguém dizer que eu cheguei neste post a alguma conclusão). Eu já tinha chegado a uma conclusão sobre este assunto antes de ter começado a escrever neste tópico (até porque não é a primeira vez que o assunto é abordado) e o que penso sobre o assunto está bem evidente desde o início...Eu sêi o que é que tens estado a dizer desde o inicio . A questão é se sabes tu ,o que tenho eu estado a dizer ?!
Se pretendes viver em exclusivo do mercado precisas de qualquer coisa entre 200 a 500.000 euros.Lá estás a cair em erro outra vez . Eu vivo disso e não utilizo esses montantes . Estás a generalizar e eu estou a provar-te , com um caso concreto , que não o podes fazer .Tenho estado a dizer isso desde o inicio .Falas por ti e pelos "outros" que quiseres, mas por mim, falo eu .
Podes dizer que esses valores são o ideal ou que quanto mais , melhor . Mas não podes dizer que abaixo disso , não se consegue viver em exclusivo do mercado . Porque eu, consigo !
Abaixo disso estás a basear-te na sorte e não nas tuas capacidades como investidor.Sorte é mandar uma ficha para o vermelho e sair vermelho . Depois de 4 anos a investir, se lhe quiseres chamar Sorte, estás à vontade . Mas é só "porque te apetece" ...
Como já disse algures a meio do tópico... até há quem viva do Euromilhões.Diz tambem que há quem arrume carros e faça a vida disso...
Eu entendo que tu está a falar de Investidores que vivem do mercado num espaço de 20 / 30 anos e que se não tiverem esses valores , é muito dificl sobreviver a "Bear Markets" e quejandos . Concordo absolutamente .
Eu estou a falar num caso , num " Bull Market" . Estou a falar no presente e no passado recente. No futuro , não posso dizer que não é possivel , mas concordo que é dificil . Mas eu sêi com quanto começei e quanto tenho agora . E tu não . Logo, falo com propriedade sobre uma coisa sobre a qual tu não tens conhecimento e sobre a qual não podes discutir .Ou estarás a falar sobre o que não sabes .
E dito isto, por mim , chega-me . Pra um debate , são preciso dois e eu já disse tudo o que tinha a dizer. A partir de agora, só se passar a monólogo . Mas amanhã é outro dia ! E amanhã é dia de ganhar dinheiro na Bolsa , Marcoantonio !!!!!!
... porque , há quem viva disto .

Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
Agora é preciso CFDs para a sopa dos pobres? Vai lá vai... ainda dizem que não há crise 

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
nica Escreveu:10.000 euros na minha opinião é o minimo, mas terá de usar alavancados (exemplos: CFD's) para conseguir resultados que dêem "pr'á sopa".
Ó nica, com o devido respeito... não digas disparates, pá!
------------------------------------------------
- Registado: 9/12/2002 13:40
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, lito, m-m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, trilhos2006 e 207 visitantes