Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 17/9/2007 21:43

Lutav e Clinico,

A comunicação da decisão da FED é amanhã às 19h15, certo? Depois dofecho da bolsa portuguesa. Se aasim é por que rqzão entraram já hoje na SON?

Ou está a escapar-me alguma coisa?
Com tanta info estou é a precisar de uma assessor :P

Registado: 21/3/2006 10:46

por lutav » 17/9/2007 21:37

entrei na sonae no fecho...

agora, fugem!!!!!!

(mais a sério, a ideia, é que o FED fará algum corte, e que por pequeno que seja, ha 1 pequeno rebound....)

se me enganar, pago com o meu dinheiro... bamos a ber!

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

sonae sgps

por Clinico » 17/9/2007 21:31

ZG, acho que ainda estamos em indefinição! a tendencia ascendente de longo prazo do PSI ainda não foi tocada nem quebrada.
Agora concordo que isto e uma valente "trólitada" no bull!
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por zguibz » 17/9/2007 21:23

A sonae mais nao faz do k acompanhar a tendencia do mercado.
Cai mais do k o mercado?
É natural, tb subiu mais.
E qual é a tendencia do mercado?
Pra mim, e esta é a minha opiniao, já estamos em bear market.
Quem teimar em querer ser "touro cego", provavelmente vai dar-se mt mal.

abraços
zguibz

Registado: 30/8/2006 19:09

sonae sgps

por Clinico » 17/9/2007 21:11

Bem Ilustres, entrei cedo de mais... :evil:
Calculei que fizesse um higher low em relação aos 1,67 e fechou mesmo em cima deles. E como adquiri uma batelada de sonaes (comprei-as a 1,72 quando as tinha vendido a 1,985)a queda de 5 tics hoje doeu!! :evil:

Eu gostaria de pensar que nem tudo cai para sempre, assim como nada sobe para sempre. Mas nesta queda, o "sempre" parece mais comprido que o habitual.

Não sei o que pensa o Ulisses, mas quando num movimento, que já é longo, as resistencias deixam de existir e os suportes são batidos sem cerimónia, entramos em bear!!! Hoje realmenre tocou no mínimo do ultimo movimento de queda e, se tivermos sorte, pode formar um duplo fundo, mesmo que a recuperação seja apenas um lower high. Essa seria uma optima oportunidade de saida...

Embora nada disto seja racional, esperava que, com o aproximar da decisão do FED, as bolsas dessem uma volta para cima. Como o mercado se costuma anticipar, não estou a gostar nada disto...

Amanha vamos ver o que sucede. Para mal dos nossos pecados, os futuros estão todos rojos! :evil:
É desta que o FED baixa os 50 pontos...
(e depois isto ainda cai mais...)
Bem: vamos lá a ver se não tenho que fujir amanha engulindo as perdas...

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 17/9/2007 18:29

Broker, ao longo da minha vida como investidor já assisti a inúmeras correcções e a várias inversões. E sempre - mas sempre - os pequenos investidores atribuem as quedas a manobras dos grandes para entrarem mais barato. Como se houvesse um concílio mundial de tubarões, ali no meio do Maro do Norte, numa mega-conspiração global.

Aceitemos as quedas de uma forma tão natural como as subidas. Por favor.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Broker_Invest » 17/9/2007 18:23

O mais engraçado são as casas de investimento nacionais reinicia em comprar com novos PT, SONI , SONCOM só falta mesmo falarem na Casa-Mãe, Ulisses ainda existe muita gente acreditar neste titulo, e acho que o mercado agora esta irracional, como o Warrent Buff, assim fez grandes negocios da sua vida a com a da irracionalidade dos outros.

Ulisses também não achas estranho que existe muita gente a refrenciar em alguns foruns que estas quedas podem ser feitas de proposito, para malta dos Warrants que estão em PUT, e que a sua maturidade é dia 20 deste mês, quando estes produtos financeiros se extingir será que as bolsas recuperam, não havera aqui uma manipulação de mercados?
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Jiboia Cega » 17/9/2007 18:21

Este fecho abaixo do suporte 1,70€ carece de confirmação. Estou como o clínico, é capaz dehaver um ressalto nesta zona mas sou mais afoito que ele e prefiro esperar por amanhã :)

Nesta altura acho que os mercados e principalmente o PSI estão tão instáveis que é muito arriscado meter dinheiro aqui agora e acho que terá sido isso queo Ulisse quis dizer.

Abraços e BN
Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Ulisses Pereira » 17/9/2007 17:20

Soueu, a empresa ser bem ou mal gerida é importante para o longo prazo. No longo prazo, a cotação da acção tene a seguir os fundamentais da empresa. Contudo, no curto prazo, isso torna-se muitas vezes irrelevante. Acho que ninguém acredita que a Altri em 2 anos, multiplicou por 20 vezes o seu valor como empresa. Mas a verdade é que a sua cotação o fez.

Se compras uma acção numa óptica de longo prazo, tudo o que é de fundamental deve interessar. Mas atenção! Quem compra uma empresa com óptima gestão e óptimas perspectivas, mas se o fizer no topo dos mercados, no topo de uma euforia, pode esperar largos anos até conseguir que a cotação atinja o valor a que comprou.

O problema é que muitos investidores compram numa óptica de curto´prazo e, quando a acção começa a cair, alteram os seus planos e começam a dizer (para os outros e para si próprios) que não há problema pois aquele é um investimento de longo prazo... E aí sim, estão a errar em duplicado.

Nyk, um dia de fecho 3 cêntimos abaixo de um suporte para mim não me dá a certeza absoluta de que o suporte foi quebrado. Mas se fores ver os gráficos que aqui tenho deixado, está lá assinalado o próximo suporte.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Marcof » 17/9/2007 17:19

Nyk Escreveu:E agora? Parece que a sonae quebrou o suporte 1,70, fechando hoje nos 1,67, que poderemos esperar futuramente se os mercados continuares a cair, que valores poderá fazer?

O suporte para mim não é um unico valor, mas sim uma zona ou um intervalo de valores. Falando da sonae o suporte dos 1,70 ainda é valido, só uma quebra em força, ida para valores abaixo dos 1,65 (na minha opinião) é que considero um quebra de suporte, suporte esse que para mim esta na zona dos 1,72-1,65.

Para completar não me espantaria uma abertura amanhã acima dos 1.70, mantendo o suporte ainda válido.

Abraço

Marco

Registado: 29/5/2007 19:16

por pvg80713 » 17/9/2007 17:10

Nyk Escreveu:E agora? Parece que a sonae quebrou o suporte 1,70, fechando hoje nos 1,67, que poderemos esperar futuramente se os mercados continuares a cair, que valores poderá fazer?

sem olhar para nenhum gráfico e recorrendo à memória...à volta de 1 euro ou menos, por onde andou muitos anos.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Nyk » 17/9/2007 17:08

E agora? Parece que a sonae quebrou o suporte 1,70, fechando hoje nos 1,67, que poderemos esperar futuramente se os mercados continuares a cair, que valores poderá fazer?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por SoEu » 17/9/2007 16:57

Ulisses Pereira Escreveu:...
A questão não está em saber se as empresas são mal geridas ou bem. É saber se vão valorizar ou desvalorizar.
...

Mas, por exemplo, para mim, os dividendo também são importantes, e aí o ser bem gerido ou não, já conta.
Não devemos também pensar nisto?

Registado: 14/9/2006 19:54

por pvg80713 » 17/9/2007 16:51

Ulisses Pereira Escreveu:Os meus clientes ganham com as subidas e com as quedas. Outras vezes perdem com as subidas e com as quedas. O mercado subir ou descer para mim é indiferente, o que é importante é tentar estar do lado certo.

Mas, neste momento, não tenho qualquer posição no mercado. Infelizmente, porque adoraria estar recheado de posições curtas.

Um abraço,
Ulisses

obrigado. curto, directo.... e claro !

Sonae

por joao4702 » 17/9/2007 16:48

Penso que Ulisses não pode ser mais claro.

Que interessa se uma empresa tem ou não bons fundamentais?!

O objectivo do investidor não é maximizar os ganhos e limitar as perdas. Pois bem...pensem um pouco e vejam se a vossa estratégia está a ser adequada.

Por exemplo, neste momento não negoceio acções porque sou touro e do ponto de vista técnico não vejo motivos para reentrar. Tenho uma rentabilidade acumulada de 70% desde Nov. Assim consegui proteger a carteira. Se tivesse agarrado aos fundamentais nesta altura estaria com uma rentabilidade na casa dos 0?! Talvez....

Um exemplo à moda do senso comum mas que por vezes vejo grandes investidores falharem no seguinte:

Investidor X Rentabilidade acumulada YTD de 50% até Agosto por exemplo. Touro puro! Não liga à analise técnica e prefere levar porrada de criar bixo em tempos de correcção. No fim da correcção a sua rentabilidade corrige para 0%. Ora até final do ano a sua rentabilidade cifra-se nos 30%, porque entretanto a sua empresa de estimação valorizou 30% depois das quedas.

Ivestidor Y que acredita nos fundamentais mas sabe que as empresas tem peridos de correcção técnica ou conjuntural. O que faz?! Sai quando no inicio da correcção os indicadores técnicos dão sinal de venda. Reentra na mesma empresa depois porque continua acreditar nos fundamtais mas também porque vês nos indicadores técnicos sinais de inversão.

Moral da história: Investidor Y protege a sua rentabilidade e soma provavelmente 80%, enquanto investidor x soma apenas 30%.

Conto de fadas! é verdade mas ainda existe...

Registado: 21/9/2006 10:04

por urukai » 17/9/2007 16:46

pvg80713 Escreveu:por isso te pergunto, onde estás a colocar o teu dinheiro e dos teus clientes ?

que empresas acreditas que teem valor HOJE ?

:?: Million Dollar Question :?:

:twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 11/5/2007 14:09

por Diver » 17/9/2007 16:40

Diver Escreveu:Ulisses, mas neste contexto de volatilidade, uma visita aos 1,46€ n é descabida, ou é?!

Abraço

Hj fechou a 1,67€!

[/quote][/list]
Bons negócios

Registado: 3/2/2005 12:59

por Ulisses Pereira » 17/9/2007 16:33

Os meus clientes ganham com as subidas e com as quedas. Outras vezes perdem com as subidas e com as quedas. O mercado subir ou descer para mim é indiferente, o que é importante é tentar estar do lado certo.

Mas, neste momento, não tenho qualquer posição no mercado. Infelizmente, porque adoraria estar recheado de posições curtas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pvg80713 » 17/9/2007 16:30

caro ulisses,
concordo contigo, gostaria de discordar mas não posso.

por isso te pergunto, onde estás a colocar o teu dinheiro e dos teus clientes ?

que empresas acreditas que teem valor HOJE ?

um abraço
pvg

por Ulisses Pereira » 17/9/2007 16:08

Broker, sistematicamente fazes referência aos fundamentais sólidos, às empresas bem geridas, mas a questão que te coloco é: Em 2000 eram mal geridas?

A questão não está em saber se as empresas são mal geridas ou bem. É saber se vão valorizar ou desvalorizar. E enquanto os investidores se agarrarem á boa gestão, fechando os olhos à cotação, não terão grande sucesso.

Não te posso ajudar. Ao longo das últimas semanas, tenho deixado neste tópico a minha opinião sobre a Sonae. Conselhos sobre o que deves fazer, não o devo fazer.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Play » 17/9/2007 15:52

quer-me parecer que o suporte dos 1.7 foi ao ar... é esperar pela confirmação de amanhã, mas acho que a queda ainda não vai ficar por aqui...

Registado: 28/2/2007 11:37

por Broker_Invest » 17/9/2007 15:52

Ulisses

A Sonae-SGPS fechou nos 1.67€, quebrou os 1.70e de suporte, ela fez hoje um duplo fundo perfeito, achas que ela é capaz de reagir em forte alta, tu bem sabes que esta empresa tem a 5 melhor gestão do mundo e não andam a brincar aos administradores é uma empresa gerida por pulso de ferro, não sei que fazer a minha vida se espero que ela recupere até ao valor 1.94€, ou assumo as perças, gostaria de ouvir uma opinião tua.
Abraço
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Ulisses Pereira » 17/9/2007 13:01

Kanguru, era o objectivo do movimento que tinha definido. Não o negociei por diversas razões. Eu acredito que podemos ter um ressalto de curto prazo nesta zona mas não meto dinheiro nisso e não estou seguro que, após esse ressalto, o suporte resista.

Paionense, caso quebre consistentemente o suporte, acredito numa vinda até ao próximo suporte lá pela casa dos 1,4. Mas, tal como disse, não acredito muito numa quebra "à primeira". Quanto ao volume, apesar de alguma diminuição, não creio que a mudança sea tão grande que nos permita tirar conclusões relevantes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Paionense » 17/9/2007 12:40

Ulisses, a Sonae tb não está a testar um suporte horizontal importante? Caso rompa o suporte pode vir até aos 1,50€, não é?

Como interpretas a diminuição do volume nestaes ultimos dias, estará a secar?

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Maddoxx » 17/9/2007 12:39

Ulisses Pereira Escreveu:Quanto à Sonae, deixo o gráfico actualizado, depois de ter atingido o meu objectivo de curto prazo.

Ulisses,
esse objectivo que definiste no curto prazo é para uma entrada "segura" numa zona de suporte ou estás a referir-te ao que tanto defendes "ganhar com as subidas e com as descidas", negociando CFD´s?

Obrigado,
um abraço

Registado: 23/9/2006 11:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 383 visitantes