BCP...
Re: BCP
Clinico Escreveu:Bom dia Ilustres.
Hoje achei piada a notícia de que a Teixeira Duarte se distanciou do JG e vai começar a fazer campanha para mudança dos estatutos do BCP. Ou seja, já eliminou um (PTP) e agora vai por o outro na prateleira!!![]()
Cá por mim, quem deve estar a rir-se deve ser o Sr Americo Amorim, que fundou o banco e depois o JG mudou os estatutos e adeus Sr. Américo! Tinha piada se fosse o Banco Popular a atirar a OPA! essa é que ninguem esperava...![]()
Hoje está a arrebitar um pouco, sabe-se lá porquê, dado que o resto do Psi está quase todo negativo! Só se é por amanha o BCE ir dizer de sua justiça e está tudo á espera que não mexam nas taxas.
Cá por mim, ainda vou esperar e ver o que se passa.
Abraço
Clinico
Estas a dizer que tinha piada.... Mas sei de fonte segura que o Popular andas as compras para alargar a sua rede..... Andam de olho no Banif e no Finibanco.... Portanto podem muito bem tentar algo maior....o BCP

Abraço
- Registado: 9/11/2006 12:54
BCP
Bom dia Ilustres.
Hoje achei piada a notícia de que a Teixeira Duarte se distanciou do JG e vai começar a fazer campanha para mudança dos estatutos do BCP. Ou seja, já eliminou um (PTP) e agora vai por o outro na prateleira!!
Cá por mim, quem deve estar a rir-se deve ser o Sr Americo Amorim, que fundou o banco e depois o JG mudou os estatutos e adeus Sr. Américo! Tinha piada se fosse o Banco Popular a atirar a OPA! essa é que ninguem esperava...
Hoje está a arrebitar um pouco, sabe-se lá porquê, dado que o resto do Psi está quase todo negativo! Só se é por amanha o BCE ir dizer de sua justiça e está tudo á espera que não mexam nas taxas.
Abraço
Clinico
Hoje achei piada a notícia de que a Teixeira Duarte se distanciou do JG e vai começar a fazer campanha para mudança dos estatutos do BCP. Ou seja, já eliminou um (PTP) e agora vai por o outro na prateleira!!

Cá por mim, quem deve estar a rir-se deve ser o Sr Americo Amorim, que fundou o banco e depois o JG mudou os estatutos e adeus Sr. Américo! Tinha piada se fosse o Banco Popular a atirar a OPA! essa é que ninguem esperava...

Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Accionistas do BCP voltam a reunir esta semana
O projecto em discussão no BCP também prevê eliminação dos órgãos liderados por Jardim Gonçalves.
Tiago Freire
A blindagem dos estatutos do BCP está para durar. Pelo menos a julgar pelo projecto que tem vindo a ser discutido por alguns dos principais accionistas. Teixeira Duarte, BPI e Joe Berardo, entre outros detentores de capital do banco, juntar-se-ão esta semana para nova ronda de conversas, com vista a começar a definir algumas das regras que regerão o futuro do BCP.
Ao que o Diário Económico apurou, há já um amplo consenso em algumas matérias, nomeadamente a blindagem e o desaparecimento de alguns órgãos, como o conselho geral e de supervisão. No que toca à blindagem, que não permite que qualquer accionista vote com mais de 10% dos votos presentes numa assembleia geral, há já o acordo do BPI que, com 8,5% do capital do banco, é um dos afectados por esta regra defensiva. O banco liderado por Fernando Ulrich tem estado, aliás, a trabalhar de forma muito próxima com a Teixeira Duarte, o accionista que tem assumido a condução das negociações quanto à nova redacção dos estatutos e do modelo societário do BCP.
Na reunião desta semana, os accionistas serão representados pelos seus advogados, prevendo-se a discussão de um documento que tem circulado entre os vários intervenientes. Esse documento, que pretende ser a base do entendimento entre um bloco alargado de accionistas, não tem ainda apoio unânime, pelo que o limar das arestas deverá prosseguir nas próximas semanas.
De qualquer forma, a Teixeira Duarte quer chegar rapidamente a um consenso quanto ao documento, já que só depois disso se poderá começar a pensar em data para a marcação de uma assembleia geral, em que os estatutos poderão ser alterados se contarem com o voto favorável de dois terços dos accionistas. A construtora, que abandonou o conselho geral e de supervisão para melhor conduzir as negociações com outros accionistas - assim dando um sinal de distanciamento face a Jardim Gonçalves - tem pressa porque não quer perder o ímpeto reformista dos vários accionistas com quem negoceia.
O modelo em cima da mesa, e que não deverá sofrer grandes alterações, deverá passar pela transição para um sistema monista puro, em que desaparecerão tanto o conselho geral e de supervisão como o conselho superior, ambos liderados por Jardim Gonçalves. Está prevista a existência de “conselheiros do conselho de administração”, com reduzidos poderes não vinculativos, como uma forma diplomática de proporcionar a algumas figuras e accionistas um
O projecto em discussão no BCP também prevê eliminação dos órgãos liderados por Jardim Gonçalves.
Tiago Freire
A blindagem dos estatutos do BCP está para durar. Pelo menos a julgar pelo projecto que tem vindo a ser discutido por alguns dos principais accionistas. Teixeira Duarte, BPI e Joe Berardo, entre outros detentores de capital do banco, juntar-se-ão esta semana para nova ronda de conversas, com vista a começar a definir algumas das regras que regerão o futuro do BCP.
Ao que o Diário Económico apurou, há já um amplo consenso em algumas matérias, nomeadamente a blindagem e o desaparecimento de alguns órgãos, como o conselho geral e de supervisão. No que toca à blindagem, que não permite que qualquer accionista vote com mais de 10% dos votos presentes numa assembleia geral, há já o acordo do BPI que, com 8,5% do capital do banco, é um dos afectados por esta regra defensiva. O banco liderado por Fernando Ulrich tem estado, aliás, a trabalhar de forma muito próxima com a Teixeira Duarte, o accionista que tem assumido a condução das negociações quanto à nova redacção dos estatutos e do modelo societário do BCP.
Na reunião desta semana, os accionistas serão representados pelos seus advogados, prevendo-se a discussão de um documento que tem circulado entre os vários intervenientes. Esse documento, que pretende ser a base do entendimento entre um bloco alargado de accionistas, não tem ainda apoio unânime, pelo que o limar das arestas deverá prosseguir nas próximas semanas.
De qualquer forma, a Teixeira Duarte quer chegar rapidamente a um consenso quanto ao documento, já que só depois disso se poderá começar a pensar em data para a marcação de uma assembleia geral, em que os estatutos poderão ser alterados se contarem com o voto favorável de dois terços dos accionistas. A construtora, que abandonou o conselho geral e de supervisão para melhor conduzir as negociações com outros accionistas - assim dando um sinal de distanciamento face a Jardim Gonçalves - tem pressa porque não quer perder o ímpeto reformista dos vários accionistas com quem negoceia.
O modelo em cima da mesa, e que não deverá sofrer grandes alterações, deverá passar pela transição para um sistema monista puro, em que desaparecerão tanto o conselho geral e de supervisão como o conselho superior, ambos liderados por Jardim Gonçalves. Está prevista a existência de “conselheiros do conselho de administração”, com reduzidos poderes não vinculativos, como uma forma diplomática de proporcionar a algumas figuras e accionistas um
- Registado: 2/7/2004 18:11
- Registado: 3/1/2007 0:43
Concordo ctg scpnuno. Pelo sim pelo não vou pedir uma dúzia de chicotes ao Mech, um para o CEO, um para mim se isto não se compõe, e acho que com os outros 10 ainda faço negócio aqui pelo caldeirão!
Já tou como o amigo clínico, especulação vou deixá-la para os marroquinos e os ciganos!!esses sim é que sabem mexer com preços!!!
abraços e bjs

Já tou como o amigo clínico, especulação vou deixá-la para os marroquinos e os ciganos!!esses sim é que sabem mexer com preços!!!
abraços e bjs
Já experimentaram chicotear os CEOs das empresas que vos desiludem, em vez de andarem a dar cabo de voçês? (é que fazem falta por aqui, amigões)
Garanto que com essa atitude algumas cotadas entravam na linha em menos de um fosforo...
Reconheço que neste momento não é facil apanhar um CEO no BCP, mas como são muitos desapontados, chicoteiem os gajos todos - actuais, passados, futuros, velhos, novos - tudo ao monte e fé no chicote
Gostei especialmente daquele "expectante" - como o Clinico vos poderá elucidar, não tenho as melhores recordações das minhas permanencias (curtas, graças a Deus) nas salas de expectantes...
Abraços e boas chicotadas
Garanto que com essa atitude algumas cotadas entravam na linha em menos de um fosforo...
Reconheço que neste momento não é facil apanhar um CEO no BCP, mas como são muitos desapontados, chicoteiem os gajos todos - actuais, passados, futuros, velhos, novos - tudo ao monte e fé no chicote
Gostei especialmente daquele "expectante" - como o Clinico vos poderá elucidar, não tenho as melhores recordações das minhas permanencias (curtas, graças a Deus) nas salas de expectantes...
Abraços e boas chicotadas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
The Mechanic Escreveu:ClinicoTalvez o Mechanic me possa emprestar o chicote...
Hehehe... engraçado que eu tambem saí por hora do almoço e só há pouco vi este fecho .
Por isso, não te posso emprestar o chicote...(tchak ...au!...tchak ...au!...tchak ...au!...tchak ...aaaaaaaau!...)
Melhores dias virão . E se não vierem , mama com um stop que até ferve . Espero que amanhã retome a subida . Esta porca...
Agora a sério , estes dias assim são ingratos : quando tudo sobe , menos o que a gente tem . Mas , faz parte e desde que um gajo tenha a coisa controlada ,... há-de resultar bem .
Um abraço ,
The Mechanic
Ó Mech....
Vende uns chicotes que ganhavas uns tustos..... 1 cá para o je se faz favor!!!
EU acordei, vi as aberturas e até vi o BCP a ir para o verdinho..... Pensei... ok.... vais-te aguentar e se as americas ao almoço comerem mais uns macDonnalds e engordarem, estamos bem......
Depois lá fui eu rumo ao nueeeerrrrttttteeeeee.....
Quando voltei a estar em frente ao PC as 16h40h na bela Veneza Portuguesa... Vi o BCP ao lindo (:?

O que vale é que tenho Altri desde os 6€

- Registado: 9/11/2006 12:54
Clinico
Hehehe... engraçado que eu tambem saí por hora do almoço e só há pouco vi este fecho .
Por isso, não te posso emprestar o chicote...(tchak ...au!...tchak ...au!...tchak ...au!...tchak ...aaaaaaaau!...)
Melhores dias virão . E se não vierem , mama com um stop que até ferve . Espero que amanhã retome a subida . Esta porca...
Agora a sério , estes dias assim são ingratos : quando tudo sobe , menos o que a gente tem . Mas , faz parte e desde que um gajo tenha a coisa controlada ,... há-de resultar bem .
Um abraço ,
The Mechanic
Talvez o Mechanic me possa emprestar o chicote...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
BCP
Hehe
Que grande banhada levei eu hoje!!!Tenho cá um jeito para a especulação...
Hoje saí sem ter tempo de ver a abertura de bolsa, não tive oportunidade de ir ao computa ao almoço e quando chego a casa, a bolsa tinha subido, lá fora uma maravilha, o S&P acima dos 1480, e o BCP?? mais baixo que a barriga do jacaré!
Amanha há mais! se o BCP fosse uma acção normal, subia com o optimismo! mas como não é, amanha,se calhar sobe tudo MENOS esta...
Abraços
Clinico

Hoje saí sem ter tempo de ver a abertura de bolsa, não tive oportunidade de ir ao computa ao almoço e quando chego a casa, a bolsa tinha subido, lá fora uma maravilha, o S&P acima dos 1480, e o BCP?? mais baixo que a barriga do jacaré!

Amanha há mais! se o BCP fosse uma acção normal, subia com o optimismo! mas como não é, amanha,se calhar sobe tudo MENOS esta...

Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Pois é ... mas o BCP antes do inicio da guerra pelo poder e opa ao BPI estava nos 2,70 2,80€ por accção e depois das despesas que tiveram nestes processos.acho que o banco vale menos por isso, é aguardar que acho que deve vir a valores antes deste processo
Abraço
Henri
Henri
- Registado: 19/5/2006 14:10
As coisas parecem estar a piorar po lado da cotação do BCP neste início de tarde...
Será plo "pouco" volume que têm feito hoje ? Será pela falta de notícias relevantes hoje ?
Alguem quer comentar o porquê desta queda ? Não estou a perceber muito bem, uma vez que agora está assegurada a estabilidade do banco a nível dos seus orgãos...
Cumprimentos
Será plo "pouco" volume que têm feito hoje ? Será pela falta de notícias relevantes hoje ?
Alguem quer comentar o porquê desta queda ? Não estou a perceber muito bem, uma vez que agora está assegurada a estabilidade do banco a nível dos seus orgãos...
Cumprimentos
- Registado: 10/12/2002 0:26

- Aristoteles
- Aristoteles
The Mechanic Escreveu:Pois é...
Isto não é de maneira nenhuma um conselho de compra e mesmo se fosse , tinha o mesmo valor ( nenhum! )que os conselhos dados por aqueles bichos que falam ,quando a gente bebe. Especialmente a mosca...
O menino quis insinuar alguma coisa?
Conselhos de compra?
Especialmente quando bebes?
Olha lá, conta lá as ovelhas que estão na foto.
- Anexos
-
- ovelhas Mech.jpg (0 Bytes) Visualizado 2303 vezes
Provocadora do Caldeirão
The Mechanic Escreveu:MohamedAchas mesmo boa notícia que a brigada do reumático se junte à volta da fogueira???
A brigada do reumático, como tu lhe chamas , é que construiu o Banco e o levou ao que ele é hoje : o maior Banco privado Português .
Faz-me lembrar os Indios Norte-Americanos : quando havia problemas , os jovens queriam ir prá guerra brandindo machados e lanças , mas eram os velhos que se juntavam à roda da fogueira e decidiam os destinos do povo , porque eram , reconhecidamente por todos , os máis sábios .
Hoje já não se precisa da memória dos mais velhos ( infelismente; porque eles têm sempre histórias tão deliciosas pra contar ...), mas o respeito pela obra de homens como JG não pode ser obliterada .
Respondendo à tua pergunta , no geral não me interessa se fica lá um ou outro , não podiam é ficar os dois ao mesmo tempo . Essa questão resolvida , por mim ,tudo bem ...
Havia muita a gente que queria que o PTP ganhasse , porque achavam que com ele ,a perspectiva de OPArem o Banco , sería uma questão de tempo.
Eu não acredito que nenhum dos dois ( JG /PTP )desejásse uma OPA uma vez que o passo seguinte nestes casos é eles serem retirados do poleiro .
No entanto , a verdade é que o Banco é OPAvel tanto com um como com outro , uma vez que os estatutos são os mesmo ficásse lá um ou outro e o Banco está fragmentado o suficiente pra o permitir ( é muito mais dificil OPAr uma Semapa cujo nucleo duro accionista é muito coeso ).
Por isso , existe a idéia que " ou o Banco vê a sua cotação ser aumentada de forma a deixar de ser tentador e um aparente alvo permanente de OPA para outras instituições ( e recordo que o BPI tambem tinha uma cotação "justa" quando foi alvo da OPA do BCP e andava entre os 3,00 e os 4,00 Euros e agora está nos 6,50 ) ou baixa e é OPAdo " .
Nesta óptica, existe uma "win/win situation" em que é apetecivel possuir a acção . Alem disso, o facto de a cotação ter estado recentemente nos 4,30 deixa-a tambem , a estes niveis ,já descontada em 80 centimos face a esse máximo recente .
Se bem que esta idéia não passe de uma idéia, a verdade é que os Mercados movem-se muitas vezes é com idéias e não com factos . Porque factos, são passado e é o futuro que mexe com as cotações .
Em termos de AT , o que me fez entrar agora foi o facto de ter feito um duplo fundo no 3,19 e estar agora a testar os 3,50 . Pelo gráfico , sempre que os fez passou rápidamente para os 3,60 . Se passar este valor , então tem logo a seguir os 3,87 como resistência e depois os 4,00 como valor psicologico .
Hoje por ex. ,assim que a cotação se aproximar daquela " barreira" nos 3,53 , derruba-a num instante e atira-se aos 3,60 ; enquanto isso é o "vái , não vái - entro,não entro - sáio, não sáio...". Se calhar ,basta só os futuros NA passarem para o verde e estou convencido que vái logo lá...
É uma decisão de investimento baseado no histórico recente da cotação , na AT , no momentum actual e passado recente do Banco e situação dos Mercados em geral.
Mas eu tenho as minhas razões e os outros têm as deles ( de subida ou de descida ). E em Bolsa , as razões individuais não interessam se não forem similares ao colectivo , porque é o colectivo que "mexe" a cotação .
E às vezes ( caso das small caps ) nem o colectivo ( quando é fraco ) interessa , quando o individual tem capacidade pra se lhe sobrepor ...mas isso é outra história .
Um abraço ,
The Mechanic
E além disso as tuas razões são diferentes das minhas por exemplo

O tua análise, se bem percebo, é para hoje e para os próximos dias, enquanto que a minha, por exemplo, é até fim do ano-Março do ano que vem...
O duplo fundo que referes, não foi duplo, foi triplo.
Dois dias em 3,19€ e um outro em 3,20€...também me fez pensar, não julguem...
- Registado: 16/5/2005 21:38
Mohamed
A brigada do reumático, como tu lhe chamas , é que construiu o Banco e o levou ao que ele é hoje : o maior Banco privado Português .
Faz-me lembrar os Indios Norte-Americanos : quando havia problemas , os jovens queriam ir prá guerra brandindo machados e lanças , mas eram os velhos que se juntavam à roda da fogueira e decidiam os destinos do povo , porque eram , reconhecidamente por todos , os máis sábios .
Hoje já não se precisa da memória dos mais velhos ( infelismente; porque eles têm sempre histórias tão deliciosas pra contar ...), mas o respeito pela obra de homens como JG não pode ser obliterada .
Respondendo à tua pergunta , no geral não me interessa se fica lá um ou outro , não podiam é ficar os dois ao mesmo tempo . Essa questão resolvida , por mim ,tudo bem ...
Havia muita a gente que queria que o PTP ganhasse , porque achavam que com ele ,a perspectiva de OPArem o Banco , sería uma questão de tempo.
Eu não acredito que nenhum dos dois ( JG /PTP )desejásse uma OPA uma vez que o passo seguinte nestes casos é eles serem retirados do poleiro .
No entanto , a verdade é que o Banco é OPAvel tanto com um como com outro , uma vez que os estatutos são os mesmo ficásse lá um ou outro e o Banco está fragmentado o suficiente pra o permitir ( é muito mais dificil OPAr uma Semapa cujo nucleo duro accionista é muito coeso ).
Por isso , existe a idéia que " ou o Banco vê a sua cotação ser aumentada de forma a deixar de ser tentador e um aparente alvo permanente de OPA para outras instituições ( e recordo que o BPI tambem tinha uma cotação "justa" quando foi alvo da OPA do BCP e andava entre os 3,00 e os 4,00 Euros e agora está nos 6,50 ) ou baixa e é OPAdo " .
Nesta óptica, existe uma "win/win situation" em que é apetecivel possuir a acção . Alem disso, o facto de a cotação ter estado recentemente nos 4,30 deixa-a tambem , a estes niveis ,já descontada em 80 centimos face a esse máximo recente .
Se bem que esta idéia não passe de uma idéia, a verdade é que os Mercados movem-se muitas vezes é com idéias e não com factos . Porque factos, são passado e é o futuro que mexe com as cotações .
Em termos de AT , o que me fez entrar agora foi o facto de ter feito um duplo fundo no 3,19 e estar agora a testar os 3,50 . Pelo gráfico , sempre que os fez passou rápidamente para os 3,60 . Se passar este valor , então tem logo a seguir os 3,87 como resistência e depois os 4,00 como valor psicologico .
Hoje por ex. ,assim que a cotação se aproximar daquela " barreira" nos 3,53 , derruba-a num instante e atira-se aos 3,60 ; enquanto isso é o "vái , não vái - entro,não entro - sáio, não sáio...". Se calhar ,basta só os futuros NA passarem para o verde e estou convencido que vái logo lá...
É uma decisão de investimento baseado no histórico recente da cotação , na AT , no momentum actual e passado recente do Banco e situação dos Mercados em geral.
Mas eu tenho as minhas razões e os outros têm as deles ( de subida ou de descida ). E em Bolsa , as razões individuais não interessam se não forem similares ao colectivo , porque é o colectivo que "mexe" a cotação .
E às vezes ( caso das small caps ) nem o colectivo ( quando é fraco ) interessa , quando o individual tem capacidade pra se lhe sobrepor ...mas isso é outra história .
Um abraço ,
The Mechanic
Achas mesmo boa notícia que a brigada do reumático se junte à volta da fogueira???
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
Teixeira Duarte sai do conselho geral de supervisão do BCP
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Pedro Teixeira Duarte abandonou, ontem, o conselho geral de supervisão (CGS) do Banco Comercial Português (BCP). O responsável quer concentrar-se nas negociações com os accionistas do banco.
O líder das negociações de paz no BCP não quer estar ligado a um órgão que é visto como o bastião de Jardim Gonçalves no BCP. E quer fechar um acordo nos próximos dias, noticia hoje o "Diário Económico" que cita fontes "conhecedoras do processo".
Pedro Teixeira Duarte não quer ficar ligado a um órgão que ficou conotado como sendo do poder de Jardim Gonçalves, segundo o mesmo jornal.
Com a sua saída, o presidente da Teixeira Duarte, que detém 4,557% do capital do banco, terá mais espaço para negociar com os restantes accionistas do BCP para que se chegue a um acordo para assegurar um novo modelo, adianta o mesmo jornal.
Mechanic
Nem penses nissso. Em put warrant só e sempre que apanhar BCP acima de 3,7. O berardo pode lembrar-se um dia de comprar mais 1% e vai ao mercado não compra por passagem. Achas mesmo boa notícia que a brigada do reumático se junte à volta da fogueira???
- Registado: 7/3/2007 19:42
A mim preocupa-me o discurso do Pinhal.
Continuo a aguardar que o titulo venha abaixo dos 3,10€ para entrar (e tenho como "target" até Março os 2,83€-2,92€).
Eles que não "postem" resultados do 3º trimeste sólidos (crescimento acima dos 10% pelo menos) e ainda a temos perto dos 2,80€ este ano.
De qualquer forma o que me preocupa é que no plano Millenium 2010 estava preto no branco que não ia haver aumentos de capital até 2010....
Agora o Pinhal vem dizer que as metas de mantem, mas os meios serão alterados...e isso para mim não só é incerto, como pode querer dizer que os aumentos de capital poderão ser uma arma a utilizar.
Aguardo pacientemente quais são então os novos meios e que venha perto dos 2,80€
Caso contrário, entro no FORTIS que está bem apetecivel, e, graça das graças, ainda ganho alguma exposição ao BCP (joking mas é verdade).
Abraço e Bons Negócios
Continuo a aguardar que o titulo venha abaixo dos 3,10€ para entrar (e tenho como "target" até Março os 2,83€-2,92€).
Eles que não "postem" resultados do 3º trimeste sólidos (crescimento acima dos 10% pelo menos) e ainda a temos perto dos 2,80€ este ano.
De qualquer forma o que me preocupa é que no plano Millenium 2010 estava preto no branco que não ia haver aumentos de capital até 2010....
Agora o Pinhal vem dizer que as metas de mantem, mas os meios serão alterados...e isso para mim não só é incerto, como pode querer dizer que os aumentos de capital poderão ser uma arma a utilizar.
Aguardo pacientemente quais são então os novos meios e que venha perto dos 2,80€
Caso contrário, entro no FORTIS que está bem apetecivel, e, graça das graças, ainda ganho alguma exposição ao BCP (joking mas é verdade).
Abraço e Bons Negócios
- Registado: 16/5/2005 21:38
Moahmed
Estás carregadinho de Put Warrants , né ..!?
Essa insistência em extrapolar noticias que até são boas pra coisas que queres achar más , só prenuncia isso ...
Podes ver a surpresa que é o Jornal de Negócios ( ou querias dizer Diário Económico !? ) e é nem é uma surpresa, mas sim a confirmação que o Banco parece agora estar no bom caminho .
Estão a arrumar a casa e nesse arrumar , o próprio JG provavelmente não terá , ou não quererá , ter lugar .
Eu creio que no fundo se chegou a um consenso que PTP não estava bem no lugar e não podia continuar . Filipe Pinhal tería sido a escolha ideal , pelo que diziam na altura em que PTP assumiu o cargo e se calhar isto é apenas um retomar do plano original .
JG viu que meteu o pé na poça ao "colocar" PTP na Presidência do Banco , assumiu , fez o que tinha a fazer para o retirar e agora deve retirar-se a elel próprio após a AG de Março , uma vez que a sua idade tambem já não lhe deve dar paciência pra estas andanças .
Ele sabe que não vái continuar à frente dos destinos do Banco eternamente , mas suponho que quisesse deixar a obra da sua vida em boas mãos ( eu faría o mesmo !). E talvez PTP não fosse afinal o homem ceto para o fazer...
Um abraço ,
The Mechanic
DE BECK nas relações com Angola???
Deve ser mesmo para expulsar a Sonangol, a guerra continua!
Surpreendam-se com a capa do jornal de negócios de amanhã!!!
O TDU man demitiu-se do CGS. Se até já este aliado de longa data não se quer colar ao velho se calhar o PTP ainda é repescado...
Estás carregadinho de Put Warrants , né ..!?
Essa insistência em extrapolar noticias que até são boas pra coisas que queres achar más , só prenuncia isso ...
Podes ver a surpresa que é o Jornal de Negócios ( ou querias dizer Diário Económico !? ) e é nem é uma surpresa, mas sim a confirmação que o Banco parece agora estar no bom caminho .
Estão a arrumar a casa e nesse arrumar , o próprio JG provavelmente não terá , ou não quererá , ter lugar .
Eu creio que no fundo se chegou a um consenso que PTP não estava bem no lugar e não podia continuar . Filipe Pinhal tería sido a escolha ideal , pelo que diziam na altura em que PTP assumiu o cargo e se calhar isto é apenas um retomar do plano original .
JG viu que meteu o pé na poça ao "colocar" PTP na Presidência do Banco , assumiu , fez o que tinha a fazer para o retirar e agora deve retirar-se a elel próprio após a AG de Março , uma vez que a sua idade tambem já não lhe deve dar paciência pra estas andanças .
Ele sabe que não vái continuar à frente dos destinos do Banco eternamente , mas suponho que quisesse deixar a obra da sua vida em boas mãos ( eu faría o mesmo !). E talvez PTP não fosse afinal o homem ceto para o fazer...
Teixeira Duarte demite-se do órgão chefiado por Jardim
O líder das negociações de paz no BCP não quer estar ligado a um órgão que é visto como o bastião de Jardim Gonçalves no BCP. E quer fechar um acordo nos próximos dias.
Pedro Marques Pereira
Pedro Teixeira Duarte abandonou ontem o cargo que ocupava no conselho geral de supervisão do Millennium bcp para se concentrar nas negociações com os restantes accionistas do maior banco privado português, apurou o Diário Económico junto de fontes conhecedoras do processo.
O orgão presidido por Jorge Jardim Gonçalves ficou conotado como um reduto de poder do fundador do banco, e a saída de Pedro Teixeira Duarte liberta-o dessa imagem, aumentando a sua margem de manobra para falar com os accionistas que durante os meses que durou a batalha de poder dentro do banco estiveram do lado oposto da barricada. Além disso, este é um orgão que será extinto se vingar a estrutura de governação que se encontra actualmente em cima da mesa de negociações, que prevê apenas a existência de um conselho de administração.
O objectivo de Teixeira Duarte é agora encontrar um amplo consenso accionista que assegure que o novo modelo passa em assembleia geral sem os percalços que marcaram as últimas reuniões de acconistas – e a imagem do próprio banco. A expectativa é a de que as conversas possam ser concluídas dentro das próximas semanas, e as propostas ratificadas em nova assembleia geral antes do final do ano.
A estratégia dos accionistas, nesta fase, parece ser a de desenhar a estrutura de poder do banco a partir de uma folha em branco, como se o conflito dos últimos meses não tivesse existido. Não é tanto uma tentativa dos vencedores de reescrever a história, como muitas vezes acontece nestes casos, mas a constatação de que não será através de novas guerras que os interesses do banco serão melhor defendidos. Até porque as alterações de estatutos em preparação exigem o apoio de pelo menos dois terços dos accionistas, o que só será possível reunir apostando numa solução abrangente.
No entanto, se entre os accionistas existe agora uma certa união em torno da necessidade de pacificação – mesmo que os detalhes sobre o novo modelo de governação do banco ainda estejam por limar – entre as estruturas do banco é evidente que os acertos de contas ainda não terão terminado. Assim se explica que, como o Diário Económico ontem noticiou, a primeira reunião do conselho de administração do banco presidida por Filipe Pinhal se tenha centrado na “reafectação de pelouros” entre administradores. Um eufemismo para a redução das responsabilidades de Francisco Lacerda e António Castro Henriques, os dois administradores que, durante o conflito, assumiram posições mais próximas de Paulo Teixeira Pinto e que agora ficam com funções pouco mais que decorativas.
Há quem veja nestes sinais a mão de Jardim Gonçalves e o seu desejo de continuar a traçar o rumo nesta fase de transição. No entanto, os accionistas liderados por Teixeira Duarte parecem decididos a tomar definitivamente conta do banco, afastando o principal motivo de críticas ao BCP: a de um banco em que a balança do poder estava demasiado inclinada a favor da gestão, e não dos accionistas.
É à luz desta tensão entre um modelo dominado pela gestão e um outro, de pendor mais virado para o poder accionista, que diversos dos investidores ontem contactados pelo Diário Económico vêem a saída de Pedro Teixeira Duarte do conselho geral de supervisão. No fundo, olham para esta saída como o quebrar de uma relação histórica entre Jardim Gonçalves e a família Teixeira Duarte.
Assim, e apesar do cuidado em não ferir susceptibilidades e em tratar o fundador do banco com a deferência que a sua obra merece, Jardim Gonçalves deverá ver acabarem os seus dias de influência no banco. No novo modelo de gestão, que prevê a existência de um conselho de administração supervisionado por um conselho fiscal – e sem conselhos superiores de accionistas ou conselhos gerais de supervisão, não há lugar previsto para o “engenheiro”.
Uma dúvida que ainda se mantém, sobretudo depois da redistribuição de pelouros dentro do conselho de administração – em que houve um reforço evidente das forças mais tradicionalistas – é até que ponto o banco conseguirá mudar de rumo. Um novo modelo de gestão poderá dar um ar de que tudo mudou, mas saberá a pouco para um acconista de longo prazo. E a pergunta de um milhão de euros – ou talvez mais – nesta altura é saber até que ponto Pedro Teixeira Duarte estará empenhado em mudar muita coisa. Porque se é verdade que o conflito que abanou o BCP nos últimos meses foi entre grupos accionistas, não o é menos que foi igualmente um embate entre duas gerações. E se a geração de Jardim Gonçalves, que a Teixeira Duarte sempre apoiou – e em que também muito se apoiou – venceu esta batalha, tem pela frente uma outra guerra que, por muito suporte accionista que consiga reunir, nunca poderá ganhar: a batalha do tempo. Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues, Alípio Dias e António Bastos Gomes, os administradores mais próximos de Jardim, têm uma média de 58 anos. Castro Henriques fez 50 anos no domingo e Francisco de Lacerda faz 46 no final do mês.
A carta de Pinhal aos funcionários do BCP
“Peço-lhe que não gaste hoje o seu tempo de trabalho a actualizar informações ou a trocar impressões com os seus colegas sobre os factos mediáticos mais recentes”. Numa carta enviada logo pela manhã, Filipe Pinhal pediu assim aos funcionários que desempenhem “com tranquilidade as suas tarefas e demonstre estima sincera pelos clientes.” Nessa mensagem garante que, “é das solicitações dos nossos clientes que deve vir o estímulo diário para o trabalho que realizamos. Tratamos da parte mais séria da vida de milhões de pessoas e ser digno dessa confiança exige profissionalismo, excelência técnica e discrição no comportamento.” Na mesma carta, o novo presidente do BCP garantiu que as metas do banco “não se alteram, pelo que o desafio de sermos claramente líderes em Portugal e relevantes no plano internacional continua a ser a essência da ambição da marca Millennium. (...)
É, pois, também com este reforçado espírito de corpo colectivo que devemos avançar para o futuro, não perdendo tempo ou energia com o passado, conquanto respeitemos e valorizemos tudo o que já vivemos.” Conclui garantindo aos trabalhadores que o presidente é mais um “membro da equipa”. “Com mais responsabilidades”, sublinha. “Mas com a mesma camisola”.
O Primeiro dia do novo BCP
Christopher de Beck assume pasta da Sonangol
As relações com a Sonangol vão passar a ser conduzidas por Christopher de Beck. O administrador passa a ser responsável pelas relações do maior banco privado com Angola, que até à data eram conduzidas por António Castro Henriques. O processo Sonangol terá sido motivo de atrito entre Teixeira Pinto e Jardim Gonçalves, entre acusações que o ex-presidente tinha liderado as negociações com a Sonangol no maior dos secretismos, não tendo informado a administração das negociações em curso.
Castro Henriques e Francisco Lacerda perdem pelouros
A redistribuição de pelouros dentro do novo Conselho de Administração (CA) fez duas vítimas: Castro Henriques e Francisco Lacerda, aliados indefectíveis de Teixeira Pinto ficaram sem muitos dos pelouros que detinham antes desta remodelação. O primeiro era o homem forte da ligação com o Fortis e fica apenas com os serviços de ‘banking’. O segundo era responsável pela área de serviços financeiros e vê os seus poderes reduzidos ao retalho. Ambos terminam o mandato no final do ano.
Acções do BCP valorizam mais de 5% após demissão de Paulo Teixeira Pinto
O mercado continua a aplaudir as mudanças na gestão do BCP, pelo que as acções do banco ganharam 5,4% desde que Filipe Pinhal substituiu Paulo Teixeira Pinto na liderança da instituição, terminando com um impasse que durava há quatro meses. Depois da valorização de quase 4% registada na sexta-feira, os títulos do BCP avançaram ontem mais 1,46% para os 3,48 euros, cotação que avalia o banco em 12,5 mil milhões de euros.
in Diário Economico
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Google [Bot], Opcard33, Phil2014, trilhos2006 e 216 visitantes