Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 4/8/2007 21:20

Paulo Teixeira Pinto
“Eu espero até ao último momento” por um entendimento
O presidente do BCP diz que aguarda por um entendimento “até ao último momento” antes da AG. Numa entrevista, ao Telejornal da RTP1, afirma que a proposta de alargamento seria uma antecipação do que iria acontecer na AG de Março de 2008, altura em que quer reduzir para sete o número de administradores. Confirma a retirada das propostas de destituição e apela para que a AG “não seja uma sessão catártica”.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

O presidente do BCP diz que aguarda por um entendimento "até ao último momento" antes da AG. Numa entrevista, ao Telejornal da RTP1, afirma que a proposta de alargamento seria uma antecipação do que iria acontecer na AG de Março de 2008, altura em que quer reduzir para sete o número de administradores. Confirma a retirada das propostas de destituição e apela para que a AG "não seja uma sessão catártica".

Depois do apelo para um entendimento entre os accionistas feito esta semana e que até agora não teve consequências, Paulo Teixeira Pinto foi questionado sobre o risco de ficar tudo na mesma após a assembleia-geral (AG) de 6 de Agosto.

"Corre esse risco, mas eu espero até ao último momento, aguardo com esperança que seja possível e que essa clarificação evite uma segunda, uma terceira assembleia. Porque o banco não pode viver nesta instabilidade, nesta incerteza", respondeu.

"Tentei fazer uma proposta que fosse um meridiano de consenso, equilibrado [?]. Neste sentido, a minha proposta de alargamento, com a entrada de quatro novos membros para o conselho [?] era uma forma de antecipar a sua possível entrada, para mim prevista para Março [?], sem sacrificar ninguém".

Acrescenta que este sinal por que espera deverá vir "naturalmente" dos accionistas, através da "retirada de propostas, através de propostas conjuntas ou através de uma solução interna que dispense a necessidade de votações das propostas que estão submetidas aos accionistas" na AG.

Questionado se o apelo era uma espécie de "apelo para que toda a gente salvasse a face", o CEO respondeu: "também", mas "o intuito principal é uma solução no interesse do banco".

"A minha proposta, na prática, está inviabilizada"

"A minha proposta, embora tenha sido aceite numa primeira parte (a do alargamento), na prática está inviabilizada, porque o presidente da AG não admitiu a proposta de eleição destes quatro novos administradores. Portanto, não resolve o problema e isso não é uma boa solução para o banco".

Indagado sobre as consequências da AG, afirma que tudo vai depender do resultado.

Pontos de destituição de administradores foram retirados

Havendo uma AG "e não podendo haver aditamento de pontos, poderá haver apenas propostas alternativas aos pontos que já estão na AG. Sei que já foram retirados os pontos relativos à destituição, aliás, a proposta relativa à destituição dos membros do CGS não chegou a ser entregue".

"A proposta que visava a destituição de membros do conselho de administração também foi anunciado que iria ser retirada por parte desses accionistas, uma vez que eu apresentei a proposta do alargamento, que é uma outra forma de resolver o problema", acrescenta.

Paulo Teixeira Pinto diz que todos os cenários podem acontecer na AG. "Neste momento, a incógnita é a única certeza".

A manutenção do "impasse" depois da AG é para Paulo Teixeira Pinto "um cenário possível". Questionado sobre o que fará nesse caso, afirma que vai deixar para o dia da AG a clarificação.

Teixeira Pinto quer administração com sete membros em 2008

A proposta de alargamento, segundo Paulo Teixeira Pinto seria para vigorar até Março de 2008, data da próxima AG ordinária. "Depois, a ideia seria o conselho ter apenas sete" administradores.

"Se a proposta para a eleição de quatro novos administradores fosse submetida à eleição e não fosse aprovada, evidentemente que eu me demitiria. Porque a minha sorte não é independente das pessoas que estão comigo".

"Eu também não estou a descartar nenhum dos nove [administradores] e é por isso que eu não fui favorável a uma destituição. São pessoas que têm a expectativa e, diria, até o direito e a obrigação de estarem até ao fim dos seus mandatos".

"Mas isso não significa que não seja necessária a renovação, diria até, mais do que uma renovação, uma regeneração".

Paulo Teixeira Pinto reconhece ter sido ele a propor o actual modelo de governação dualista que está em vigor e que um grupo de accionistas, apoiantes do CEO, quer alterar na AG de 6 de Agosto.

BCP vai evoluir para o modelo monista

Esses accionistas propuseram um novo modelo de governação "e a minha convicção é que no futuro o banco vai caminhar para esse modelo. E não é um retrocesso".

Acrescenta mesmo que alguns dos "grandes" accionistas que vão votar contra este ponto, defendem este modelo de governo.

"A minha convicção é que um modelo possível é um modelo monista", com "um conselho de administração e em que estejam também representados accionistas e que haja também administradores independentes".

Diz que foi sempre a tradição histórica do banco, o conselho de administração ser composto, exclusivamente, por administradores profissionais e executivos.

"A grande diferença é essa. Neste modelo [monista], o que se proporia era uma minoria de executivos e uma maioria de não executivos e dentro da maioria de não executivos, uma maioria de independentes. A fiscalização seria feita até com maior proximidade".

Acusa BPI de travar a alteração de estatutos

"Tenho a convicção que um dia, não direi quando" esse modelo pode vingar. A razão para a sua não aprovação nesta AG é, segundo Paulo Teixeira Pinto, porque "um accionista de referência que tem esse modelo e que vai votar contra esse próprio modelo, o que por si só terá uma influência decisiva nessa decisão". O CEO fazia uma alusão ao Banco BPI, dono de 8,5% do BCP.

Sobre a sua relação com o fundador do banco, diz que admite "e desejo continuar a trabalhar com Jardim Gonçalves. O problema está na definição clara, na articulação institucional das regras de funcionamento dos dois órgãos e a nível de coesão da equipa executiva. [?]. Nunca gostei dos ‘yes man’".

Ainda sobre a relação com Jardim diz que "perguntei-lhe sempre o que é que fiz que não deveria ter feito, o que não fiz e que era suposto ter feito. E nunca tive resposta directa do conselho geral e de supervisão a estas duas perguntas muito claras que fiz".

Paulo Teixeira Pinto diz que foi só a partir da AG de 28 de Maio, e com a apresentação da proposta de alteração dos estatutos "é que comecei a enfrentar problemas na administração do banco".

"Espero que a AG não seja uma sessão catártica"

Acrescenta ainda que espera que a AG de 6 de Agosto não seja uma sessão "catártica" e de "discussão de passado e de procura de culpas", mas que "seja um momento de reflexão".

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Re

por luislobs » 4/8/2007 17:51

.

Por muito que tentem esconder acredito que alguem vai tentar tomar o Bcp de controle, ja se sabia das percentagens de cada um dos lados logo era de esperar
umas saidas por parte dos apoiantes do PTP.

Pelo lado do Berardo..o homem é puramente um cirkmarket
:lol: :lol: , volta para o lado que lhe dá mais vantagens, basta o Jardineiro avançar com a hipotese de
uniao ao BPI que o lord passa de terreno.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

Re

por JAS » 4/8/2007 16:58

Keyser Soze, obrigado pela nova lista que ajuda a tentar advinhar se algumas das participações estão correctas ou não.

Interessante colocarem o Citi, a JPMorgan e a Provident do lado do JG.

Mas nota que a listagem tem alguns erros:
- A soma do capital na AG é de 72% mas somando as participações totais (e não com elas limitadas a 7,2% como está na listagem).
- A Eureko+ABN, mesmo que votem em conjunto terão sempre 7,2%, e no total têm 9,96%.
- Há que condiderar os 8,52% do BPI.
- Há que considerar mais do que 7,2% para a TDU mas até podemos admitir que só tem isso.
- A UBS tem 2,14% e não 1,89%.
- Com estas correcções as "minorias" ou seja pequenos accionistas que resultam da diferença dos 72% para o total conhecido serão reduzidas dos 5,33% para 0,87% (se admitirmos que a TDU só tem os 7,2% certinhos).

E isso significa que as minorias não decidem nada...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Keyser Soze » 4/8/2007 14:49

do Fórum Right Side Club

http://rightsideclub.com/forum/index.ph ... 383#msg383

MINORITIES 5.33% - JJG 34.47% - PTP 32.20%

Minorities will decide who is the winner.

MINORITIES 5.33%
TDU 7.20%
BPI 7.20%
F. PINHAL 0.09%
C. BECK 0.04%
ALIPIO DIAS 0.01%
MARIA. J. G. 0.03%
ALEX. M. C. G. 0.00%
A. BASTOS G. 0.02%
EUREKO 7.07%
JJGONCALVES 0.28%
BAYAO HORTA 0.00%
SWALEF 0.01%
LUDGERO M. 0.01%
GERMANO 0.00%
ANT. M. GONC. 0.11%
PINTO BASTO 0.00%
BCP 2.68%
CGD 2.39%
CitirGroup 1.99%
Provident 1.97%
ABN AMRO 0.00%
DIAS DA CUNHA 0.40%
JP MORGAN 2.98%
FORTIS 4.94%
UBS 1.89%
HIPOLITO P. 0.70%
FIDELITY 1.00%
PESSANHA 0.50%
P. COUTINHO 1.70%
VAZ GUEDES 0.50%
ONGOING 1.00%
LOGOPLASTE 1.00%
F. LACERDA 0.02%
C. HENRIQUES 0.04%
Kott 0.00%
P. T. PINTO 0.02%
BERARDO 6.00%
EDP 4.35%
BPP 2.50%
INVESTIFINO 2.03%
M. MAIA 2.00%
SONANGOL 2.00%
TOTAL EGM 72.00%

Sabadell has decided to abstain from voting.

Margin of error: 4.9%

Registado: 8/2/2006 17:32

BCP

por JAS » 4/8/2007 14:18

JG:
Eureko+ABN 9,96-->7,2%
TDU 10-->7,2%
Jassim Bahar 1,99
Ludgero 1,99
Textil M.G. 1,1
Pinto Basto ,7
JG ,3
BPI 8,518-->7,2%
F.P.BCP 2,68
CGD 2,39
Total=39,63-->32,75%

PTP:
JOE 5,96
FORTIS 5
BPP 4,5(?)
SONANGOL 3
STANLEY HO 2
MONIZ MAIA 2
J.P.COUTINHO 1,7
LOGOPLASTE 1,5
M.FINO 2,03
FIDELITY 1
HIP.PIRES ,7
S.CAETANO ,7
V.PESSANHA ,5
D.VAZ GUEDES ,5
ONGOING ,2
TOTAL=31,29%

POR DEFINIR:
CITIGROUP 1,99
EDP 4,34
JPMORGAN 2,98
UBS 2,14
GRUPO MELLO ,01
Total=11,46

AUSENTES:
SABADELL 3,5

Somando o capital atribuído aos 2 grupos obtemos 70,92% o que é impossível pois sabe-se que a EDP(4,34%) vai estar representada na AG, é provavel que UBS e JPMORGAN também lá estejam e ainda haverá que contar com 1 ou 2% de pequenos accionistas.
Isso daria cerca de 81% o que significa que nesta listagem tem que haver erros da ordem dos 9% pois só vão estar presentes na AG cerca de 72% do capital.

Como hipóteses de erro temos:
-o BPP que sempre foi referenciado com 2,5% e não me parece que tenha 4,5%.
-a TDU não é burra pelo que não deve ter mais do que uns 7,5%...
- Um dos estrangeiros, provavelmente UBS (2,14%) mas que também poderá ser o Citi, aparece do lado do JG.
- JPMorgan (2,98%) e o outro da dupla UBS/Citi também não se envolverão na luta e estarão ausentes.

Com estas correcções teríamos:
JG=39,27--> limitado a 34,89%
PTP=29,29%
POR DEFINIR=4,34% (apenas a EDP)
TOTAL NA AG=72,90%

AUSENTES=8,47% (Sabadell, JPMORGAN e CITI)

Se assim fôr na 3ªfeira o PTP demite-se e, para surpresa de todos, O João Talone irá ser nomeado CEO.

JAS

P.S.- Fogueiro, estamos a chegar a números parecidos... Onde está a diferença?

Re: bcp

por paulo godinho » 4/8/2007 11:26

paulo godinho Escreveu:A accao nao pode subir todos os dias 5% vamos com calma o tombo foi grande (23%) , ate dia 6 vai recuperar lentamente ou ate andar um pouco lateralisado , do resultado da assembleia geral pode depender o futuro do banco , para mim o PTP demite-se e o BCP assume um senario de fusao com o BPI mas cada coisa a seu tempo estou curioso para que chegue o dia 7
Bom nao altero uma palavra ao que disse aqui ,o PTP ja tem um pe na rua, se nao quase os dois, e a seguir vem a especulaçao que daqui resulta e que o JG alimentou ,ou seja a possivel fusao BCP /BPI que ja pode estar cozinhada (talvez por ter sido informado disso o SR B mudou de opiniao) .Veremos quem sera o CEO mas uma coisa e certa JG continuara a ser rei e senhor ,logo quem vier so vem consumar o que JG ja programou ( atençao porque numa primeira fase os especuladores podem abandonar o barco pois esses estavam todos com o PTP ,o que pode trazer o BCP aos 3.1)

Registado: 7/9/2005 19:10

por pvg80713 » 4/8/2007 10:40

também penso e espero que PTP vá embora amanhã....
não deixa obra nenhuma no BCP

Registado: 19/4/2005 11:11

por Pata-Hari » 4/8/2007 8:51

LOL, o Berardo parece um catavento.... um verdadeiro raider que vira a ventoinha para onde lhe dá jeito. O que será que o fez mudar de campo? (ainda me aparecem una capangas à porta a fazerem-me pagar esta frase)

Ontem alguém me perguntava qual o meu cenário. A unica coisa que me parece mas sobre a qual eu corro gigantescos riscos de me enganar é que a carreira do PTP dentro do BCP terminará amanhã.

O futuro parece-me uma incógnita porque a instabilidade ficará e não será resoluvel em pouco tempo. Acho que o BCP tem um cenário interno de tempestade de areia em que até a areia assentar vai passar muito tempo. Precisamos que se clarifique qual o modelo interno pós ptp e quais as exigencias dos accionistas pós-AG.

A outra coisa que me parece é que o modelo actual de gestão não é sustentável e foi o que esteve na origem da tempestade. Eu sei que o que vou dizer vai aborrecer quem trabalha com o bcp mas é o que constato das reacções de clientes e ex-cliente e o que vejo nas performances. Os lucros do BCP são feitos às custas dos clientes sem que os clientes se sintam partes ganhadoras no negócio (vide história da venda de acções próprias aos clientes que deu o que deu). As comissões cobradas são exorbitantes e a performance que é dada em troca é muito fraca (estive há dois dias a comparar performances de produtos bcp nos produtos que mais comumente se encontram nas carteiras dos clientes deles. Estavam com a fantástica performance ytd de ter tudo a ganhar menos de 1% num cenário em que toddos os indices continuam positivos). Em compensação, continuam a cobrar os selos de envio de cartas às empresas suas clientes. Este modelo não me parece sustentável. Os clientes têm que sair ganhadores de qualquer negócio e se só uma parte ganha, o negócio só dura o tempo do cliente se aperceber. O BCP deixou de ser o banco que oferecia algo que mais nenhum banco oferecia e que foi o que lhe trouxe a vantagem e o crescimento que fez a instituição. Passou a ser um banco com um aparente ar de eficiencia que cobra ao cliente essa glória passada.

Tudo isto não invalida que o capital de clientes ainda exista, que a instabilidade não seja favorável a mudanças positivas e a que, como dizia o F. Ulrich, alguém aproveite as oportunidades. Uma instituição daquele tamanho tem, sem qualquer dúvida, um potencial grande e presumo que seja um excelente alvo de projectos para outras instituições dado que o próprio banco não as está a saber aproveitar. Estes são os pontos positivos numa perspectiva de investimento accionista no banco.

(pronto, conseguiram por-me a fazer um exercicio de especulação pura e de divagação com valor muito duvidoso).
Administrador Fórum

por Fogueiro » 3/8/2007 23:57

Rectificação:

Se se confirmar a presença de 72%, passa a ser:

Para o ponto da alteração de estatutos, aprox:

JJG 42%
PTP 30%

Nos restantes a diferença é menor mas sempre com JJG à frente.
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

"Imagination is more important than knowledge." -- Albert Einstein

Imagem

Registado: 10/11/2002 2:53

por Fogueiro » 3/8/2007 23:44

A minha previsão para o ponto da alteração de estatutos é, aprox:

JJG 45%
PTP 31%
Em dúvida 6%

Nos restantes a diferença é menor mas sempre com JJG à frente.
"Thinking is really the hardest work, that is why so few people do it." -- Henry Ford

Imagem

BPI e Teixeira Duarte só vão votar com 7,2% do BCP

por edgar araujo » 3/8/2007 23:23

O Banco BPI e a Teixeira Duarte terão os seus direitos de voto limitados a 7,2% na assembleia geral (AG) do BCP de segunda-feira, uma vez que, como o Jornal de Negócios revelou em primeira mão, deverá estar presente na reunião 72% do capital do banco.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O Banco BPI e a Teixeira Duarte terão os seus direitos de voto limitados a 7,2% na assembleia geral (AG) do BCP de segunda-feira, uma vez que, como o Jornal de Negócios revelou em primeira mão, deverá estar presente na reunião 72% do capital do banco.

De acordo com os estatutos do banco, o direito de voto está limitado a 10% do capital presente na AG. Como deverá estar presente 72% do capital, o poder máximo de voto será de 7,2%.

O BPI e a Teixeira Duarte não poderão, por isso, votar com a totalidade do capital que têm. O banco liderado por Fernando Ulrich possui 8,5% do BCP, tendo reforçado recentemente a sua posição, através da compra de 1,3% do banco. Já a construtora terá quase 10% do BCP.

Os votos destes dois accionistas – os únicos em que se aplica esta limitação – que não serão contados ascenderão a 4,1% do capital.
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

Re: Re

por Pollito » 3/8/2007 23:23

JAS Escreveu:Portanto nos teus últimos números deves ter somado os 2,9% do ABN AMRO mas esqueceste-te de os deduzir à Eureko.

Foi isso mesmo!
Podia ter feito em Excel mas fui riscando a folha já meia-remelenta do Expresso e agora está uma gatafunhada. Como achei que já não era muito importante mais coisa menos coisa...enfim, deu para me entreter.
Agora é ir acompanhando as últimas e assistir à AG. Isto já tem matéria para fazer um filme e ainda nem chega ao intervalo.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Pollito » 3/8/2007 23:14

Fogueiro Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:creio que o fogueiro já viu o expresso de amanhã :P

Agora já posso contar:

Berardo retira o ponto 5 (destituição)

Ele sabe muito...já se sabia que não passava!
A do Sabadell é interessante. Retirada estratégica porque a corrente não tem força para ir por onde eles queriam e o melhor é aguardar?
JAS, podes riscar esse.
Human vs Algorithm

por Fogueiro » 3/8/2007 23:00

Agora já posso contar:

Berardo retira o ponto 5 (destituição)

Imagem

por lutav » 3/8/2007 22:35

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai votar contra as propostas apresentadas pelos accionistas que apoiam Paulo Teixeira Pinto, nomeadamente a alteração do modelo de sociedade e a destituição de cinco administradores do BCP. E também está contra a proposta de alargamento do conselho de administração que foi introduzida na ordem de trabalhos esta semana.
A Caixa justifica esta posição por não concordar com alterações na governação do BCP a sete meses de terminar o actual mandato dos órgãos sociais do banco.

: expressonline

Registado: 22/9/2006 22:36

por scpnuno » 3/8/2007 22:04

Mais uma fresquinha

(vou começar a cobrar uma acção por cada noticia)

Sabadell não vai estar na Assembleia-Geral do BCP
03.08.2007 - 22h46 Cristina Ferreira

O Banco Sabadell, com 3,5 por cento do capital do BCP, não vai estar presente na próxima Assembleia-Geral de accionistas do BCP, convocada para a próxima segunda-feira, 6 de Agosto.

A informação foi obtida pelo PÚBLICO junto de fontes ligadas ao processo e revela que o banco espanhol não se quer envolver directamente na guerra de poder que se trava à volta do banco português, e que tem como pontos de referência o presidente executivo (CEO), Paulo Teixeira Pinto, e o fundador, Jorge Jardim Gonçalves.

A decisão pode ainda ser interpretada como um sinal de que os catalães pretendem não se comprometer com nenhuma das facções, tendo em conta os seus interesses futuros.

O Sabadell chegou a ser dado como estando alinhado com o grupo de accionistas que estão ao lado do CEO. O seu presidente, Josep Oliu, integra as listas candidatas aos órgãos sociais, estando nomeado para o Conselho de Administração do BCP, como não executivo. Esta lista é liderada por Paulo Teixeira Pinto e foi apresentada no quadro da proposta de alteração dos estatutos, sugerida por sete investidores posicionados ao lado do CEO do BCP.

Fonte - Publico online
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por scpnuno » 3/8/2007 21:56

Não sei se já sabiam desta noticia (este post tá muito grande para eu ir para trás procurar) - se já sabiam, as minhas desculpas

Por eventual concertação sobre direitos de voto
BCP: accionistas próximos de Jardim Gonçalves notificados pela CMVM
03.08.2007 - 22h33 Cristina Ferreira

A Eureko e o ABN, dois accionistas do BCP alinhados com Jardim Gonçalves, foram notificados pela CMVM, sobre a existência de uma eventual concertação no que respeita aos direitos de voto.

Embora ainda não existe um parecer deliberativo final, a CMVM já elaborou um projecto de decisão e aguarda que as duas instituições holandesas informem o mercado sobre a imputação dos direitos de votos do ABN à Eureko (9,9 por cento do capital).

Tendo em conta a AG de segunda-feira, o regulador informou o presidente da Mesa da Assembleia-Geral e delegou em Germano Marques da Silva uma decisão sobre esta matéria quando forem contados os votos.

Espera-se que 72 por cento do capital social do BCP esteja presente na próxima reunião-magna do BCP, de 6 de Agosto

(fonte - Publico online)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re

por JAS » 3/8/2007 21:44

Pollito Escreveu:Primeiro os totais actualizados:

JG = 34,558%

PTP = 43,02 %

Por definir = 9,96%

JG:

Eureko 9,96
TDU 10

Jassim Bahar 1,99
Ludgero 1,99
Textil M.G. 1,1
Pinto Basto ,7
JG ,3
BPI 8,518

PTP:

JOE 5,96
FORTIS 5
EDP 4,34
SABADELL 4,5
BPP 2,5
JPMORGAN 2,98
SONANGOL 3

STANLEY HO 2
MONIZ MAIA 2
UBS 1,89

J.P.COUTINHO 1,7
LOGOPLASTE 1,5
M.FINO 2,03
FIDELITY 1
HIP.PIRES ,7
S.CAETANO ,7
V.PESSANHA ,5
D.VAZ GUEDES ,5
ONGOING ,2
GRUPO MELLO ,01

POR DEFINIR:

ABN AMRO 2,9
F.P.BCP 2,68
CGD 2,39

CITIGROUP 1,99

Posteriormente passaste o Fundo de Pensões e a CGD para o lado do JG.
Também deves lá ter metido o ABN AMRO e terás reduzido a participação da Eureko.
Do lado do PTP apareceria o aumento da UBS de 1,89 para 2,14%.
Isso daria JG=39,62% e PTP=43,27% e ficaria de fora apenas o citigroup=1,99%.

Pollito Escreveu:JG = 42,528%
PTP = 43,27%
Por definir CITIGROUP = 1,99%

Portanto nos teus últimos números deves ter somado os 2,9% do ABN AMRO mas esqueceste-te de os deduzir à Eureko.

De qualquer forma a listagem com as alterações que indiquei soma 84,88% o que me parece um exagero...
Isto porque ninguém sabe, por exemplo, a quem a TDU terá comprado as acções e pode muito bem terem sido alguns dos mais pequenos a vender.

Por outro lado já se sabe que estarão representados na AG "77% do capital"(segundo o Diário Economico) ou "72% do capital" (segundo o Jornal de Negócios).
Temos assim que descobrir de quem são os 8 a 13% em falta (ou mais... dado que haverá certamente alguns ainda mais pequeninos que não constam da lista e que mandaram procurações que totalizarão 1 ou 2%).

Admito que 2% sejam do Citi (porque continuo sem saber onde foram buscar que tinha 1,99%) mas ainda falta o resto...

Essa % em falta com certeza que não será do JG, dado que a lista é pequena, e as posições são quase todas conhecidas.

Haverá que os abater ao PTP, não é?

Se assim for teremos em 1ª correcção:
JG=39,62%
PTP=32,38 ou 37,38% (conforme esteja correcto os 72% ou os 77% de capital presente na AG)

A 2ª correcção tem a ver com a limitação do número de votos e ao possível entendimento da CMVM relativamente à Eureko/ABN AMRO.
Neste ponto, limitados os votos a 7,2%, o JG perderá 2,8+2,8+1,3=6,9%, ou 5,4% se estiverem lá 77%, e fica:
JG=32,7% ou 34,2%

Se forem os 72% que estão certos há empate ou uma ligeira vantagem do JG (32,7 contra 32,4%...vão ter que contar e recontar os votos...)

Se forem os 77% parece provavel ganhar o PTP (37,4 contra 34,2% se acreditarmos que a EDP e Sabadell estão desse lado (coisa que eu duvido).

Um abraço,
JAS

por Pollito » 3/8/2007 20:58

Encontrei uma notícia antiga que refere o Citi:

EMPRESAS Publicado 2 Julho 2007
Citigroup está a construir posição no capital do BCP
O Citigroup está a construir uma posição no capital do BCP, tendo sido responsável por parte da pressão compradora de que as acções foram alvo durante a semana passada.
Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O Citigroup está a construir uma posição no capital do BCP, tendo sido responsável por parte da pressão compradora de que as acções foram alvo durante a semana passada.

Ao que Jornal de Negócios apurou, a instituição financeira norte-americana ainda não atingiu o limiar dos 2% do banco, patamar a partir do qual está obrigado a comunicar a sua posição ao mercado.

As acções que o grupo financeiro norte-americano está a comprar poderão destinar-se a outro ou outros investidores que não o próprio Citigroup. Este é o cenário mais provável, numa altura em que a guerra de poder que existe nos órgãos sociais e entre blocos de investidores do banco está a levar a uma reorganização da estrutura accionista do BCP, evidente no volume de transacções da instituição. Na semana passada mudaram de mãos 402 milhões de títulos, ou seja, 11% do capital do grupo.

No último mês, vários investidores entraram no capital do banco. Entre os apoiantes de Teixeira Pinto, a família Moniz da Maia (2%) e a Sonangol (2%) anunciaram novas posições, enquanto o Banco Privado Português (4,5%) e Joe Berardo (4,5%) reforçaram. Do lado de Jardim Gonçalves, a Teixeira Duarte, que a 14 de Junho superou os 5%, estará a comprar acções para chegar a 10%. De ambos os lados podem surgir novos investidores.
Human vs Algorithm

por Fogueiro » 3/8/2007 20:49

Se calhar vão ter que atrasar a impressão da 1ª página...

Imagem

por Pata-Hari » 3/8/2007 20:37

creio que o fogueiro já viu o expresso de amanhã :P
Administrador Fórum

por Pollito » 3/8/2007 20:37

Mas tinham o Citi em separado e a somar. Eu lembro-me de ver alguma coisa publicada sobre eles. Vou ver se encontro.
Human vs Algorithm

por Fogueiro » 3/8/2007 20:21

Creio que o Expresso considerou o total que realmente tem o grupo TD, sem especificar em que nome estavam.

Imagem

Re

por JAS » 3/8/2007 20:21

Fogueiro Escreveu:A TD terá parqueado 1,99% no Citigroup, além de que já tinha algum disperso antes disso.

Eu continuo a não encontrar qualquer comunicação do Citi e não sei onde foram descobrir que eles tinham 1,99%.

O citi não faz parte da listagem publicada pelo Millennium referente às participações qualificadas (>2%) em 31 DEZ 2006 e não fez qualquer comunicação à CMVM referente a participações no BCP (desde 2000...antes não sei).

Um abraço,
JAS

por Pollito » 3/8/2007 20:09

O BPI vi na CMVM é fidedigna. Os 8,518% correspondem ao total.
Esse 1,99% do Citi era o único que não estava definido.
Sendo assim as contas iniciais do Expresso estariam gatadas porque consideravam os 10% TDU sem parquear + 1,99% do Citigroup?
Human vs Algorithm

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006 e 288 visitantes