BCP...
Uma coisa é certa...Independentemente de quem ganhar a guerra nada será como dantes. Um empregado com dois chefes tá visto que não funciona. O modelo de gestão terá de mudar.
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=299188
[code]
Gestores do BCP “têm o dever de defender todos os accionistas”
Os administradores do BCP "têm um dever fiduciário de defender todos os accionistas", alertou ontem Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. "Os titulares do órgão de administração estão inibidos de defender os interesses de apenas parte dos accionistas", recordou ontem o responsável máximo da entidade de supervisão.
Tavares apelou ainda que na assembleia geral do BCP agendada para 6 de Agosto se clarifique quem manda no banco. "É desejável que tudo fique clarificado. O arrastamento da situação é que não é desejável", frisou o presidente da CMVM. Na AG do próximo mês vão estar em confronto duas facções de accionistas, uma que apoia o presidente executivo, Paulo Teixeira Pinto, e outra que é afecta a Jardim Gonçalves, fundador da instituição.
A CMVM tem acompanhado a guerra de poder que se verifica dentro do banco e assegura que tudo fará para "garantir o tratamento equitativo de todos os accionistas", assegurou Tavares.
[/code[/url]
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=299188
[code]
Gestores do BCP “têm o dever de defender todos os accionistas”
Os administradores do BCP "têm um dever fiduciário de defender todos os accionistas", alertou ontem Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. "Os titulares do órgão de administração estão inibidos de defender os interesses de apenas parte dos accionistas", recordou ontem o responsável máximo da entidade de supervisão.
Tavares apelou ainda que na assembleia geral do BCP agendada para 6 de Agosto se clarifique quem manda no banco. "É desejável que tudo fique clarificado. O arrastamento da situação é que não é desejável", frisou o presidente da CMVM. Na AG do próximo mês vão estar em confronto duas facções de accionistas, uma que apoia o presidente executivo, Paulo Teixeira Pinto, e outra que é afecta a Jardim Gonçalves, fundador da instituição.
A CMVM tem acompanhado a guerra de poder que se verifica dentro do banco e assegura que tudo fará para "garantir o tratamento equitativo de todos os accionistas", assegurou Tavares.
[/code[/url]
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
- Registado: 3/12/2002 19:50
Isto tem a ver com as definições que escolhes para as tuas velas no metastock. As velas a cheio são aquelas cujo preço de abertura é superior ao de fecho. Nestas condições, se o dia é de subida a vela é azul, se for de descida é preta. Mas isto é um bocadinho ao "gosto do freguês"
Em termos técnicos o que interessa é se são brancas ou pretas (as azuis neste caso são consideradas pretas)
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Administração do BCP reúne amanhã para discutir exoneração..
As relações entre as duas facções que existem dentro do conselho de administração do Banco Comercial Português (BCP) estão praticamente no ponto de ruptura. Na reunião de ontem da equipa de gestão, o confronto terá ficado subentendido. Mas poderá tornar-se ostensivo no encontro da administração agendado para amanhã.
Quem está do lado do presidente acusa os cinco gestores afectos a Jardim Gonçalves de "golpes de estado". Por sua vez, os "cinco", que os apoiantes de Paulo Teixeira Pinto querem destituir, considerarão esta proposta um ataque pessoal e institucional. Na reunião desta sexta-feira, o conselho irá decidir se a administração e/ou o banco vão assumir uma posição oficial e pública sobre o pedido de destituição dos cinco administradores afectos a Jardim Gonçalves proposto por dois accionistas apoiantes de Teixeira Pinto.
AG do BCP pode votar outras propostas de afastamento
O presidente da mesa da assembleia geral do BCP admite que "pode haver outras propostas de destituição" para votar na reunião de 6 de Agosto.
--------------------------------------------------------------------------------
Lucia Crespo
lcrespo@mediafin.pt
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
O presidente da mesa da assembleia geral do BCP admite que "pode haver outras propostas de destituição" para votar na reunião de 6 de Agosto.
Germano Marques da Silva explicou ao Jornal de Negócios que a formulação do ponto 5 da ordem de trabalhos permite que outros accionistas possam avançar com o pedido de destituição de outros gestores.
--------------------------------------------------------------------------------
Lucia Crespo
lcrespo@mediafin.pt
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
Germano Marques da Silva explicou ao Jornal de Negócios que a formulação do ponto 5 da ordem de trabalhos permite que outros accionistas possam avançar com o pedido de destituição de outros gestores.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Pollito Escreveu:
Posição curta - dependendo de possíveis surpresas até AG. Até agora não me posso queixar das mais valias obtidas.
Posição longa - se não houver nada de novo até AG.
em ambas as situações estás com posições longas. o teu timeframe é que é diferente consoante o caso.
Monkey Trader
Para mim (e isso é o que vale para as minhas decisões) o BCP é o melhor banco português. Não vejo necessidade para enumerar aqui uma lista de razões pró e contra BCP.
Apenas comuniquei a minha reentrada no BCP e resumi os meus motivos que devem ser respeitados como os de cada um que eu também respeito. E que são:
Posição curta - dependendo de possíveis surpresas até AG. Até agora não me posso queixar das mais valias obtidas.
O meu estilo de investidor tem a particularidade de tentar situarme num mau cenário, neste caso, se não achasse que o BCP é um bom investimento LONGO, nunca teria reentrado porque 'em princípio' já terá sido descontado o efeito AG. Este investimento Longo será mais positivo se JG ganhar mas aniquila a posição de CP.
Enfim, são apenas opiniões sem pretender 'achincalhar' outros bancos e que alguns não concordam mas de certeza que há quem tenha pensado o mesmo.
Cumprimentos cordiais.
Apenas comuniquei a minha reentrada no BCP e resumi os meus motivos que devem ser respeitados como os de cada um que eu também respeito. E que são:
O meu estilo de investidor tem a particularidade de tentar situarme num mau cenário, neste caso, se não achasse que o BCP é um bom investimento LONGO, nunca teria reentrado porque 'em princípio' já terá sido descontado o efeito AG. Este investimento Longo será mais positivo se JG ganhar mas aniquila a posição de CP.
Enfim, são apenas opiniões sem pretender 'achincalhar' outros bancos e que alguns não concordam mas de certeza que há quem tenha pensado o mesmo.
Cumprimentos cordiais.
representação na AG
Devo dizer que tenho uma certa inveja da malta que põe a "carne toda" num "assador" altamente especulativo como o actual BCP... Sou eu que devo ser um bocado mariconço, pronto. Mas espero que vos corra bem....
Eu tenho lá 10% da carteira. Já houve momentos de me ter arrependido de ser tão conservador, mas é em dias como este que a minha estratégia de investimento sai reforçada.
Porque em última instância, o mais importante não é acertar nas análises técnicas ou de fundamentais mas sim acertar na forma de investimento correcta para um determinado perfil. Ou seja, conhecer os mercados ou as empresas é sem dúvida importante. Mas uma das lições mais válidas que tenho aprendido é que é igualmente importante conhecermo-nos e à nossa relação com o dinheiro que investimos.)
Já agora, uma questão...
Algum dos caldeireiros me sabe dizer até que data é que a compra de acções do BCP dá direito representação na Assembleia Geral... ou dito de outra forma, até que dia é que se podem comprar "espingardas"??? (porque se bem me lembro, na famosérrima AG da PT os direitos de voto diziam respeito às acções tidas em carteira até 15 dias antes.... acontecerá o mesmo no BPC????)
Nem sei se este é o termo técnico, mas poderia chamar-se o dia de ex-voto, não é assim??
Obrigado pelos esclarecimentos,
BN
Roooy
Eu tenho lá 10% da carteira. Já houve momentos de me ter arrependido de ser tão conservador, mas é em dias como este que a minha estratégia de investimento sai reforçada.
Porque em última instância, o mais importante não é acertar nas análises técnicas ou de fundamentais mas sim acertar na forma de investimento correcta para um determinado perfil. Ou seja, conhecer os mercados ou as empresas é sem dúvida importante. Mas uma das lições mais válidas que tenho aprendido é que é igualmente importante conhecermo-nos e à nossa relação com o dinheiro que investimos.)
Já agora, uma questão...
Algum dos caldeireiros me sabe dizer até que data é que a compra de acções do BCP dá direito representação na Assembleia Geral... ou dito de outra forma, até que dia é que se podem comprar "espingardas"??? (porque se bem me lembro, na famosérrima AG da PT os direitos de voto diziam respeito às acções tidas em carteira até 15 dias antes.... acontecerá o mesmo no BPC????)
Nem sei se este é o termo técnico, mas poderia chamar-se o dia de ex-voto, não é assim??
Obrigado pelos esclarecimentos,
BN
Roooy
- Registado: 15/2/2007 14:47
A fulgurante subida do BCP nas últimas semanas - como bem sabes Rainmaker - está exclusivamente relacionada com a guerra pela decisão do rumo do banco ao nível da gestão. Falar-se em rentabilidades, sucesso internacional (depois de várias OPA`s falhadas) para justificar essa valorização faz pouco sentido na minha opinião.
Por isso, a minha opinião, vai ao encontro da tua.
Um abraço,
Ulisses
Por isso, a minha opinião, vai ao encontro da tua.
Um abraço,
Ulisses
mas qual é a história de sucesso recente do BCP?
O (duplo?) falhanço na Roménia?
O falhanço no BPI?
A criação de valor inferior à do BES e do BPI nos últimos 10 anos?
Sinceramente não compreendo os fundamentais por detrás de uma compra de BCP nesta altura. Se me disseram que estão a apostar na volatilidade devido ao outcome imprevisível da AG, acredito. Agora, dizer que o banco tem a melhor história a nível nacional,.....
O (duplo?) falhanço na Roménia?
O falhanço no BPI?
A criação de valor inferior à do BES e do BPI nos últimos 10 anos?
Sinceramente não compreendo os fundamentais por detrás de uma compra de BCP nesta altura. Se me disseram que estão a apostar na volatilidade devido ao outcome imprevisível da AG, acredito. Agora, dizer que o banco tem a melhor história a nível nacional,.....
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.
UBS deixa de ter participação qualificada no BCP
11/07/2007
A UBS deixou de ter uma participação qualificada no Banco Comercial Português (BCP) após a venda de mais de quatro milhões de acções da instituição liderada por Paulo Teixeira Pinto. A casa de investimento passou a controlar 1,83% do capital do banco.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP informa que a UBS "alienou, no passado dia 06 de Julho, 4 milhões de acções, passando a deter directamente 63.556.148 acções representativas do seu capital.
Após a venda, passaram a ser imputáveis de forma directa e indirecta, um total de 66.206.164 acções, correspondentes a 1,83% do capital social e direitos de voto do Banco Comercial Português, deixando a sua participação de ser considerada qualificada.
As acções do BCP [bcp] fecharam a sessão a desvalorizar, pela quinta sessão consecutiva. Os títulos do banco recuaram 2,27% para os 3,88 euros.
comprar/reforçar no BCP com base em fundamentais?!?!
com um P/E de 30 e um P/BV de 3,2 ?!!
Os BCP tem um P/E superior ao banco que eles têm da Polónia (de onde vem todos o crescimento)....
para que fundamentais voces olham?!
com um P/E de 30 e um P/BV de 3,2 ?!!
Os BCP tem um P/E superior ao banco que eles têm da Polónia (de onde vem todos o crescimento)....
para que fundamentais voces olham?!
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Denário, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Sinedrio e 302 visitantes