Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mário Gomes » 5/7/2007 18:46

Já agora...pergunta de ignorante...isto influencia quem comprou acções na primeira tranche ?
 
Mensagens: 14
Registado: 26/6/2007 8:40

por Nyk » 5/7/2007 18:35

No penúltimo dia da OPV
Procura por acções da REN supera 104 vezes a oferta
A procura por títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN) voltou a aumentar, mas a um ritmo bem menos acelerado, comparativamente ao primeiro período da oferta pública de venda (OPV). No penúltimo dia da OPV, a procura superou a oferta em 104,64 vezes. Na tranche do público em geral já supera a oferta em 126 vezes.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A procura por títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN) voltou a aumentar, mas a um ritmo bem menos acelerado, comparativamente ao primeiro período da oferta pública de venda (OPV). No penúltimo dia da OPV, a procura superou a oferta em 104,64 vezes. Na tranche do público em geral já supera a oferta em 126 vezes.

Siga este "link" para calcular o número de acções que irá receber na OPV da REN

A primeira fase da OPV da REN arrancou no passado dia 25 de Junho e terminou a 29 de Junho, período durante o qual o conjunto de ordens de compra transmitidas beneficiava de um coeficiente de rateio superior ao das demais ordens, na percentagem de 100%.

Actualmente, e até amanhã, está a decorrer a segunda fase de subscrição. De acordo com os dados revelados pela Parpública e a EDP, em comunicado enviado à CMVM, até ao final do dia de hoje, foram pedidas 8.381.895.744 de acções, 104,64 vezes os total da oferta, de 80,1 milhões de títulos

A tranche mais procurada continua a ser a do público em geral, com a procura a superar a oferta em 126,04 vezes a oferta, no penúltimo dia da OPV, com mais de 6,7 milhões de acções subscritas.

Para os pequenos subscritores e emigrantes, estavam disponíveis 25 milhões de acções, mas a procura de 1.648.221.244 acções já superou em 63,40 vezes a quantidade de títulos disponível. Na tranche dos trabalhadores a procura é 1,74 vezes maior do que a oferta.

Amanhã é o último dia para subscrever as acções da REN. Durante o fim-de-semana será definido o preço de venda dos títulos (para as diferentes tranches: publico em geral e pequenos subscritores). Na segunda-feira serão apurados os resultados finais da oferta em sessão especial de bolsa que terá lugar às 8h30, na sede da Euronext Lisbon.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Tecnoboy » 5/7/2007 9:44

andrehs Escreveu:Tecnoboy

Imagina o seguinte cenário:

PG 1ª FASE - 40000 que depois do rateio ao dia de hj dar-te-ia 340 acções se o preço tivesse fixado hoje em 2,75 seriam 935,00. 935*0.0015=1.4

COMISSAO NA CGD POR EX: 5€+1.4€ 5 RESPEITANTES AO BANCO E 1.4 PARA A EURONEXT
PERGUNTA NO BIG


Onde no prospecto é que vêm a falar desse encargo de 0.0015 ? É que já estive À procura e não encontro, nem no site do BIG, nem no prospecto da REN mesmo...

Mas pronto, se for realmente só mais €1.4, também não é nada de extraordinário...

Cumprimentos
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

por HELS » 5/7/2007 8:40

ok...Obrigado pelo aviso! :wink:
Se um dia queres ser rico, não vivas agora como tal!
 
Mensagens: 46
Registado: 28/2/2006 16:36
Localização: Coimbra

por andrehs » 5/7/2007 0:32

HELS

DE CERteza que no banco te pergutaram se tinhas conhecimento do prospecto informativo da presente oferta que ao qual deves ter respondido que sim :P

Olha que só podes transacciona-las daqui a 3 meses!

Tecnoboy

Imagina o seguinte cenário:

PG 1ª FASE - 40000 que depois do rateio ao dia de hj dar-te-ia 340 acções se o preço tivesse fixado hoje em 2,75 seriam 935,00. 935*0.0015=1.4

COMISSAO NA CGD POR EX: 5€+1.4€ 5 RESPEITANTES AO BANCO E 1.4 PARA A EURONEXT
PERGUNTA NO BIG
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por ifoliveira » 4/7/2007 23:17

Ordem na 2ª fase
40.000 - A Atribuir: 160
Valores: (min) 376,00 € (max) 440,00 €

Acham que se justifica?
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

por Vodka7 » 4/7/2007 23:02

Calculadora do costume actualizada: :wink:
Anexos
REN - OPV - Calculadora.xls
(0 Bytes) Transferido 470 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por ifoliveira » 4/7/2007 22:18

Boa Noite,

Acham que se justifica a aquisição de mais acções nesta segunda fase?

Manifestei interesse de compra sobre 40.000 + 10.000 na 1ª fase e estava a pensar adicionar outro titular à minha conta de modo a solicitar o máximo, como investidor nomal, novamente (Nesta 2ª fase não estou a pensar solicitar como peq. subscritor pq acho que não se justifica as 40 ou 50 acções que devem ser atribuidas) .. que acham?!
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

por artista_ » 4/7/2007 21:55

Sim podes subscrever agora na outra tranche embora já só vás conseguir umas 60 ou 70 acções...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por HELS » 4/7/2007 21:24

Desculpem a minha ignorância, mas eu subscrevi na 1ª fase 40000 da tranche correspondente ao publico geral, eu agora na 2ª fase será que ainda vou a tempo e tenho o direito de subscrever mais 10000 correspondentes à tranche dos pequenos subscritores? O problema é que não me informaram no banco que eu podia subscrever acções das duas tranches com o mesmo nº de contribuinte. :wall:
Se um dia queres ser rico, não vivas agora como tal!
 
Mensagens: 46
Registado: 28/2/2006 16:36
Localização: Coimbra

por Tecnoboy » 4/7/2007 21:18

andrehs Escreveu:Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)


0.0015 é o quê afinal ? E corresponde a que valor em €? No BIG não me falaram em nada disso...
Nem tão pouco vinha lá na página da subscrição...

E já agora, num sitio falas-te em 0.0015 e noutro 0.015, em que ficamos ? Isso era sobre o valor efectivo da compra 40.000ações*2.75 ? ou sobre o valor real 340ações*2.75 ?

Agradecia um exclarecimento.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

por Tecnoboy » 4/7/2007 21:12

andrehs Escreveu:Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)


0.0015 é o quê afinal ? E corresponde a que valor em €? No BIG não me falaram em nada disso...
Nem tão pouco vinha lá na página da subscrição...

Agradecia um exclarecimento.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

por andrehs » 4/7/2007 20:11

caro fcosta

sempre ao dispor :lol:

sharpyn:
Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.

nao daria sequer para as comissoes, espero vende-las a 5€

Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por lemor » 4/7/2007 20:04

E os 2 Euros cobrados pela Euronext ?
Esses 8.27 € no BIG são os 7,95 + IS(4%). Não faltam os 2€ mais IS ?

Tecnoboy Escreveu:
afonsinho Escreveu:Também não percebo essas comissões de que falam. Voçes têm a noçao que pagam as comissões em função das acções que recebem? Não vao pagar uma comissão correspondente à quantia máxima. As comissões que aparecem nos papeis correspondem ao valor que pediram, como é lógico não é aquele valor, depende do que vos calhar... Acho que ha gente a fazer confusão.


...

andrehs Escreveu:0.015 * valor investido e a comissao a aplicar, em qualquer banco, sendo a comissao entregue a euronext lisbon!!! Não é sobre o valor que se pede, reparem se subscreveram martifer se multiplicarem 0.015*montante investido da uma das comissoes aplicadas...



De que raio de comissões é que vocês os dois falam ?! :shock:

- Pagar-se comissão em função das ações que se recebem ?!

- Que 0.015 são esses ?!

Por favor expliquem lá bem essas vossas afirmações !


Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Não se vai pagar mais nada certo ? É que eu explicitei bem isso quando falei ao telefone para o banco e disseram-me que não haveria mais encargos nenhums...
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por Nyk » 4/7/2007 19:17

Procura por acções da REN supera 100 vezes a oferta


04/07/2007


A procura por títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN) continua a aumentar, mas a um ritmo bem menos acelerado, comparativamente ao primeiro período da oferta pública de venda (OPV). Quando faltam apenas dois dias para o fim da OPV, a procura superou a oferta em 100,07 vezes. Na tranche do público em geral já supera a oferta em 120 vezes.


A primeira fase da OPV da REN arrancou no passado dia 25 de Junho e terminou a 29 de Junho, período durante o qual o conjunto de ordens de compra transmitidas beneficiava de um coeficiente de rateio superior ao das demais ordens, na percentagem de 100%.

Actualmente, e até sexta-feira, está a decorrer a segunda fase de subscrição. De acordo com os dados revelados pela Parpública e a EDP, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no total, e até ao final do dia de hoje, foram pedidos 8.015.833.094 títulos, quando a oferta disponível é de 80,1 milhões de acções. Ou seja, a procura já supera a oferta em 100,07 vezes.

A tranche mais procurada continua a ser a do público em geral. Estão disponíveis nesta tranche 53,4 milhões de acções e até ao final do dia de hoje, já foram subscritas 6.428.043.500 títulos, superando a oferta em 120,38 vezes.

Nesta tranche, os investidores poderão comprar acções entre os 2,35 e os 2,75 euros, sendo que a ordem máxima de compra permitida é de 40 mil acções.

Para os pequenos subscritores e emigrantes, estavam disponíveis 25 milhões de acções, mas a procura de 1.584.950.194 acções já superou em 63,40 vezes a oferta disponível. Os trabalhadores deram ordens de subscrição de 2.839.400 acções, acima das 1,7 milhões de acções disponibilizadas.

Os pequenos subscritores e emigrantes, bem como os trabalhadores, podem dar ordens máximas de 10 mil e 5 mil acções, respectivamente, e beneficiam de um desconto no preço de 5%. Nesta tranche, cada acção da REN vai custar entre 2,23 e 2,61 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por afonsinho » 4/7/2007 15:01

Eu na caixa paguei, 5 euros pela maritfer, 9 pela portucel e 16 pela galp... tudo dependendo do que me calhou.

Na Caixa varia consoante o que te calha... noutros bancos não sei...

P.S. Na subscriçao... não estou a falar de transacções bolsitas.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por Tecnoboy » 4/7/2007 11:45

afonsinho Escreveu:Também não percebo essas comissões de que falam. Voçes têm a noçao que pagam as comissões em função das acções que recebem? Não vao pagar uma comissão correspondente à quantia máxima. As comissões que aparecem nos papeis correspondem ao valor que pediram, como é lógico não é aquele valor, depende do que vos calhar... Acho que ha gente a fazer confusão.


...

andrehs Escreveu:0.015 * valor investido e a comissao a aplicar, em qualquer banco, sendo a comissao entregue a euronext lisbon!!! Não é sobre o valor que se pede, reparem se subscreveram martifer se multiplicarem 0.015*montante investido da uma das comissoes aplicadas...



De que raio de comissões é que vocês os dois falam ?! :shock:

- Pagar-se comissão em função das ações que se recebem ?!

- Que 0.015 são esses ?!

Por favor expliquem lá bem essas vossas afirmações !


Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Não se vai pagar mais nada certo ? É que eu explicitei bem isso quando falei ao telefone para o banco e disseram-me que não haveria mais encargos nenhums...
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

Re: Previsão de estreia em Bolsa da REN

por Enslaved » 4/7/2007 10:20

jspessoa Escreveu:Algum palpite para o valor de estreia das acções da REN em bolsa?
Será boa negocio tentar negociar logo na estreia ou aguardar alguns dias?


Isto depende sempre do mercado, poderá acontecer como à galp que nas primeiras semanas não subiu muito ou como a martifer (pessoalmente acredito mais na primeira hipótese). A longo prazo é uma acção que dá alguma segurança e estabilidade. Mas deverás ler este tópico todo com comentários muito pertinentes e depois a decisão é tua na forma como deverás investir :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Previsão de estreia em Bolsa da REN

por jspessoa » 4/7/2007 10:12

Algum palpite para o valor de estreia das acções da REN em bolsa?
Será boa negocio tentar negociar logo na estreia ou aguardar alguns dias?
 
Mensagens: 11
Registado: 27/6/2007 11:40
Localização: Marco de Canaveses

por lemor » 4/7/2007 9:10

Ok, sharpyn.

A questão não é o valor, mas como faço para estabelecer um limite para venda acima do valor da compra.

No caso da Martifer poderia ter sido definido esse valor como 12 Euros e se eu as tivesse poderia tê-las vendido por esse preço sem precisar ficar a acompanhar os streams...

sharpyn Escreveu:Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.
[/u]
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por sharpyn » 4/7/2007 9:06

Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por lemor » 4/7/2007 9:01

Num caso mais concreto, pedi a compra de acções da REN, através do BIG.

Se fo preço for de 2,80 e eu quiser vendê-las logo no primeiro dia a 3,20 como farei?

Cumps
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por fcosta » 4/7/2007 8:25

caro andrehs

obrigado pela ajuda! :mrgreen:
a explicação foi clara e devidamente assimilada! :P

bons negocios
 
Mensagens: 4
Registado: 25/6/2007 10:06

por andrehs » 4/7/2007 2:23

O stop limit é um tipo de operação utilizado por investidores que pretendem limitar eventuais perdas na sua carteira de títulos ou aproveitar uma tendência bem definida de mercado, nomeadamente através do recurso a análise técnica.

Através do stop limit o investidor indica um preço de activação da ordem, o stop trigger. A ordem só será introduzida no mercado, quando esse preço de activação fôr atingido. Por outro lado, o cliente indica também o limite de preço ao qual a ordem deve ser efectuada.

No caso da ordem de compra, o preço limite deverá ser superior ou igual ao stop trigger. O cliente compra se o preço subir acima do stop trigger, até ao valor máximo do preço limite.

Exemplo 1
Compra de 500 acções, com stop trigger a 13,5 EUR e preço limite de 13,75 EUR.
Esta ordem pode ser lida da seguinte forma: no caso de a acção atingir 13,5 EUR (estando actualmente abaixo desse valor), será automaticamente activada uma ordem de compra de 500 acções até a um limite de preço de 13,75 EUR.

O investidor pode usar a ordem de compra stop limit para procurar aproveitar inícios de movimentos com tendência bem definida.

No caso da ordem de venda , o preço limite deverá ser inferior ou igual ao stop trigger. O cliente vende se o preço descer abaixo do stop trigger, até ao valor mínimo do preço limite.

Exemplo 2
Venda de 200 acções, com stop trigger a 12 EUR e preço limite de 11,5 EUR.
Esta ordem pode ser lida da seguinte forma: no caso de a acção atingir 12 EUR (estando actualmente abaixo desse valor), será automaticamente activada uma ordem de venda de 200 acções a um limite de preço de 11,5 EUR.

A ordem de venda com stop limit pressupõe que o investidor detém os títulos em causa. O investidor pode usar a ordem de venda stop limit para procurar proteger a sua carteira de potenciais menos-valias.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

À semelhança do stop limit (ver acima), o stop loss é um tipo de operação que permite ao investidor limitar eventuais perdas na sua carteira de títulos ou aproveitar uma tendência bem definida de mercado.

O stop loss é semelhante ao stop limit. A diferença reside no facto de que o stop limit representa uma ordem com preço limite, enquanto que o stop loss representa uma ordem ao melhor preço. À semelhança do stop limit, o stop loss aplica-se a ordens de compra e a ordens de venda.

Exemplo 1
Compra de 500 acções, mediante a opção de stop loss com stop trigger a 13,5 EUR.
Após o preço ter atingido o stop trigger, será automaticamente activada uma ordem de compra de 500 acções ao melhor preço.

Exemplo 2
Venda de 200 acções, mediante a opção de stop loss com stop trigger a 12 EUR.
Após o preço ter atingido o stop trigger, será automaticamente activada uma ordem de venda de 200 acções ao melhor preço.

A ordem de venda com stop loss pressupõe que o investidor já detém os títulos em causa.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

O stop trigger indica o preço em que o sistema da bolsa vai tornar activa uma ordem stop loss ou stop limit, que pode ser de venda ou de compra.

No caso da compra, o valor do stop trigger tem que ser superior à última cotação (caso o mercado já tenha encerrado, deverá ser superior à cotação de fecho da última sessão.

No caso da venda, o valor do stop trigger tem que ser inferior à última cotação (caso o mercado já tenha encerrado, deverá ser inferior à cotação de fecho da última sessão. Adicionalmente, para se accionar o stop trigger terá que se deter o respectivo título.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

QUANDO PRECISO CONSULTO SEMPRE ESTA DEFINIÇÃO! UM ERRO EM BOLSA PODE SER UM GRAAANNNDDDE ERRO!
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por fcosta » 3/7/2007 23:55

Uma dúvida para quem souber ajudar.

uma vez que sou 1 novato nesta matéria e 1 estreante em bolsa, pergunto :oops: qual o significado das várias formas de venda existentes?

preço fixo... é claro! :mrgreen:

agora os restantes.... :-k
ao melhor preço?
stop loss :?:
stop limit? :shock:

agradeço a ajuda :wink:

bons negocios para todos
 
Mensagens: 4
Registado: 25/6/2007 10:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Goya777, Jmdm, Kooc, malakas, MPAM, navaldoc, nfaz, novato, Nuno V, OCTAMA, sempreamesma e 223 visitantes