Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Gosto de Polémicas...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP

por Lion_Heart » 12/3/2003 19:49

Eu ja hoje aqui fiz o meu comentario,aqui fica o endereço do post :
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... 338807ef05

Falata so dizer que com a europa os eua e o japao em queda livre ,o bcp deve realmente ser um titulo doutro mundo (ate a iberdrola com opa cai)!Mas ianda bem que todos ganham $$$ a grande no bcp,e bom sinal!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

corrigir a 8 de Abril?

por JAS » 12/3/2003 19:46

CAP Escreveu:Mas, JAS, o BCP não vai corrigir no dia 8 de Abril?
E até onde? E não irá corrigir antes dessa data? Até talvez amanhã ou sexta-feira?
É que esta subida está relacionada com rumores não desmentidos!!!(corrija-me se não estiver certo, por favor...).
E se amanhã aparece o desmentido? Temos a acção a... 1.35? Ou menos?
E voltámos à mesma... só que pelo caminho ficam mais umas dezenas / centenas de entalados...

Porquê uma correcção nio dia 8 de Abril?
O BCP teve 3 correcções violentas nos últimos tempos:
- A irracional correcção no Anúncio do Aumento de Capital (irracional porque nesse dia não estávamos na situação de ex-direitos) que o levou a 1,57.
- A racional correcção por ex-dividendos e ex-direitos que o levou a 1,37.
- E esta subida agora de 1,37 para 1,60.

Esta subida actual dizem uns que se deve aos rumores do BBVA mas eu continuo a dizer que a hipótese não tem pés nem cabeça... Eu digo que não vai sobrar uma única acção para o Sindicato Bancário e, como tal, o BBVA chega ao fim sem comprar nenhuma.
E não me digam que é o BBVA quem anda a comprar em Bolsa pois eu acho muito mais natural que seja o núcleo duro do BCP quem está a aproveitar a situação e a reforçar posições.
E como até já há o rumor do desmentido não faz sentido continuar a pensar que ele sobe por causa disso...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por CAP » 12/3/2003 19:29

Mas, JAS, o BCP não vai corrigir no dia 8 de Abril?
E até onde? E não irá corrigir antes dessa data? Até talvez amanhã ou sexta-feira?
É que esta subida está relacionada com rumores não desmentidos!!!(corrija-me se não estiver certo, por favor...).
E se amanhã aparece o desmentido? Temos a acção a... 1.35? Ou menos?
E voltámos à mesma... só que pelo caminho ficam mais umas dezenas / centenas de entalados...

Registado: 23/11/2002 16:01

Um acréscimo ao Resumo Final...

por JAS » 12/3/2003 19:05

JAS Escreveu:
JAS Escreveu:Pois bem eu afirmo que o Aumento de Capital do BCP, nos moldes em que foi lançado, é um golpe de Mestre.

Tínhamos um ponto sobre o qual tinham ficado muitas dúvidas.
Relembro que o tópico foi lançado com o BCP a 1,64 Euros depois de uma queda de mais de 9% com a notícia de que um Aumento de Capital iria ser proposto.
E punha-se a questão de ser bom negócio manter ou não manter as acções a partir desse valor de 1,64.

Ponto nº4 – E agora o que acontecerá às cotações
Ninguém parece garantir que as cotações não descem abaixo dos perigosos 1,46 mas também não apareceu ninguém a apontar isso como provável.

(Nestas contas, em que se chegava a 1,46, não estavam considerada a distribuição de dividendos. Com os dividendos o valor de referência, que punha em perigo o negócio de manter, passaria para 1,38).

Pois bem o valor de 1,38 foi ontem tocado e a seguir subiu, subiu, subiu... Ontem e hoje para 1,60 qualquer coisa como 16%!!!

Assim, não restam dúvidas. Quem naquela data tinha BCP a 1,64 fez bem em manter. Tem BCP a 1,60, tem direitos e recebeu dividendo bruto de 0,10.

E sendo assim passou mesmo a ser verdade o ponto nº4.
JAS Escreveu:(...) se acreditarmos que a cotação não desce de 1,50, subscrever o aumento de Capital é rentável.
Se a operação é rentável os actuais accionistas não vendem...
Se deixa de haver vendedores a cotação só pode subir...
Se a cotação sobe ainda aparecem mais compradores e a cotação sobe mais...
E, no final, teremos que concluir que o JG ganhou.

JAS[/quote]

por Lion_Heart » 27/2/2003 4:06

Tambem pode ser o bcp a vender a edp para segurar o propio bcp,o mundo da bolsa e muito obscuro
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Lion_Heart » 27/2/2003 4:03

Viana Escreveu:Sem grandes comentarios porque se faz tarde deixo aqui duas questoes:

- Sera que náo ha tres ou quatro bancos actuar em conjunto para deitar o BCP abaixo e ganharem nas suas posicoes curtas?

- Sera o SCH um deles?

-- 1.40 um valor sem suporte-
No fim de seman avou comentar a operacao .

Outra teoria da conspiraçao?Isso e impossivel pois o amigo JAS ja se encaregou de explicar que os Instirucionais amigos deteem mais de 50% do banco e esse estao todos no conselho superior.Outro ponto e que o bcp cai por ele propio ,nao precisa de ajuda!Ele e que faz consecutivos aumentos de capital para tapar buracos.
Mas a sua teoria encaixa bem e na EDP,ai sim e que a coisa pode ser Muito complicada,ja que o valor contabilistica em caso de liquidaçao e de 1,95 euros como afirmou o colega Mozhawk,ora os bigplayers vendem a desalmada,sera o bcp?ou o bsch?ou os dois para comprar a edp baratinha?Algo se mexe

Lion_Heart

por Viana » 27/2/2003 3:53

Sem grandes comentarios porque se faz tarde deixo aqui duas questoes:

- Sera que náo ha tres ou quatro bancos actuar em conjunto para deitar o BCP abaixo e ganharem nas suas posicoes curtas?

- Sera o SCH um deles?

-- 1.40 um valor sem suporte-
No fim de seman avou comentar a operacao .
Viana

Resumo Final

por JAS » 27/2/2003 3:38

JAS Escreveu:Pois bem eu afirmo que o Aumento de Capital do BCP, nos moldes em que foi lançado, é um golpe de Mestre.

Ponto nº1- A questão do Preço Médio - eheheheheh
O JG deve-se ter divertido imenso com esta frase e nós também acabámos por nos divertir com ela.
Era perfeitamente acessória e continua a ser.

Ponto nº2- Como ele trata os accionistas
A opinião generalizada é que trata mal os Pequenos Accionistas.
Da discussão e das contas feitas parece que é ponto assente que:
- Os accionistas (que ontem detinham acções cotadas a 1,64) ganham dinheiro mantendo as acções e subscrevendo o aumento de capital se a cotação após o aumento não descer abaixo de 1,46 euros.

Ponto nº3 – O homem precisa de patins?
O sucesso da operação não foi contestado.
Ninguém indicou conhecer qualquer outro gestor da nossa praça, ou de outra qualquer, que tenha conseguido numa época de crise, fazer 2 Aumentos de Capital em escassos meses e ambos com sucesso.
Conclui-se que é preferível meter os patins primeiro aos "outros".

Ponto nº4 – E agora o que acontecerá às cotações
Ninguém parece garantir que as cotações não descem abaixo dos perigosos 1,46 mas também não apareceu ninguém a apontar isso como provável.
A reacção do Mercado no dia de hoje, quanto a mim, não foi carne nem peixe. Não houve uma correcção da irracional e violenta queda de ontem mas também não parece ter havido sintomas de que a queda se poderia agravar. Parece que o Mercado ainda está com um problema de digestão difícil...
Nestas condições, embora eu continue a apostar nele, não me parece que seja linear que se verifique o cenário que ontem tracei:
JAS Escreveu:(...) se acreditarmos que a cotação não desce de 1,50, subscrever o aumento de Capital é rentável.
Se a operação é rentável os actuais accionistas não vendem...
Se deixa de haver vendedores a cotação só pode subir...
Se a cotação sobe ainda aparecem mais compradores e a cotação sobe mais...
E, no final, teremos que concluir que o JG ganhou.

Ponto nº5 – E depois ?
O que escrevi não foi contestado...
JAS Escreveu:Os outros andam todos a dizer que “não há condições para Aumentos de Capital”...
Pois bem, ficam sem o capital que tanta falta lhes vai fazer.
Com a agravante... Capital havia pouco, agora passa a haver muito, muito pouco.
Não se admirem se o BCP engolir alguém.

A todos os que participaram neste debate os meus agradecimentos.

JAS

Resposta / R.Martins

por JAS » 27/2/2003 3:08

Achei que o post do R.Martins tinha vários pontos que mereciam uma reflexão mas, como era longo e hoje não tive muito tempo, tive que o deixar para o fim.
R. Martins Escreveu:Penso que o raciocínio do Cem, é na minha opinião, inteligente, contem perguntas obrigatórias, tem como pensamento o factor futuro do BCP, e não o imediatismo de quem está fora do BCP e pode comprar mais barato.

Na questão BCP nós não temos apenas o "futuro do BCP" nem o "imediatismo" de um trade.
Se o amigo R.Martins reparar vemos que grande parte das críticas ao BCP têm a ver é com o seu passado...
Ao lançar ontem o desafio eu tinha a consciência de como esse passado é polémico. E foi exactamente também por causa, ou apesar, desse passado que eu escrevi que era um "golpe de génio".
É que apesar desse passado, em que muitas vezes tratou mal os accionistas (e clientes como se vê noutro tópico) ele consegue realizar 2 Aumentos de Capital num curtíssimo espaço de tempo e em época de crise.
Se ele consegue, e os outros não conseguem, eu chamo-lhe Génio.

R. Martins Escreveu:(...)também poderia gerir com a mesma «genialidade» o BCP. Venho ao mercado e peço dinheiro , continuo a crescer. Faz-me falta mais dinheiro, volto ao mercado e «deixa ver mais...». Onde existe a «genialidade» do Gonçalves?

Eu costumo dizer que em Portugal, a nível de empresas privadas, houve 2 génios nos últimos 30 anos.
O primeiro descobriu que com um Supermercado recebia num dia e pagava aos fornecedores depois. Abriu mais e com a liquidez gerada fez um império. Hoje em dia deve milhões e todos os fornecedores se queixam que recebem tarde e a más horas mas... não podem deixar de lhe vender os produtos. Mas se tentar ir ao Mercado buscar capitais para pagar as dívidas muito provavelmente não consegue.
O segundo fez um Banco, uma aposta difícil num mercado na altura estatizado, e os seus accionistas iniciais ganharam muito dinheiro com isso. Alguns chatearam-se e saíram pois ele não lhes fez as vontades todas. Mas o banquinho tornou-se no maior Banco do país. Pois bem também teve a sua mania das grandezas e entrou no campo dos favores a alguns accionistas com resultados, até agora, desastrosos. Mas tentou ir buscar dinheiro ao Mercado e conseguiu...

R. Martins Escreveu:O BCP vale hoje 1.6 euros e não os 5 euros do passado. Beneficiar os accionistas significa sem «arte e manhas» fazer crescer o valor das acções.« Caridade» fará o Jardim nos Terços da manhã...

Num mercado em período Bear todos os títulos caem, mas o BCP até caíu bastante mais do que a média.
Mas devemos notar que a sua cotação em bolsa reflecte apenas a "expectativa" dos investidores e pode-se sempre perguntar se são os 1,6 que estão baratos ou se eram os 5 euros que eram caríssimos. Lembremo-nos da PTM...
O valor real de um título mede-se pelo seu valor contabilístico mas abstenho-me de discutir quanto terá diminuído.

R. Martins Escreveu:Não vamos exigir ao Jardim que faça só bons negócios. Mas chamar «genial» a aumentos de capital sucessivos, parece-me um absurdo.

Ao lançar o tópico eu pretendi exactamente focar esse ponto. O amigo R.Martins acertou na "mouche". É que foi por ele conseguir exactamente isso, quando os outros não conseguem, que eu escrevi:
o Aumento de Capital do BCP, nos moldes em que foi lançado, é um golpe de Mestre.

Um abraço,
JAS

por MarcoAntonio » 27/2/2003 0:13

Já agora a minha colherada...

E termos técnicos talvez o BCP não esteja assim tão mal, está extremamente sobrevendido e não creio que possa cair muito mais nestas condições: ou lateraliza ou entra numa correcção técnica que pode ser muito forte.

No entanto este título tem-se mexido de uma forma extremamente especulativa e talvez ainda em função dos fundamentais, receio que nesta altura a AT não seja a melhor conselheira... Pela AT diria que está extremamente sobrevendido e muito afastado das zonas de resistência e que podería estar aí à porta ou uma grande lateralização ou um bom ressalto para corrigir este estado do título. Mas isso era pela AT...

Quanto ao resto, nem me pronuncio...
:wink:
Anexos
bcp-20030226a.gif
bcp-20030226a.gif (21.99 KiB) Visualizado 1730 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Pois ...

por Paulo » 26/2/2003 23:25

Esta é das poucas alturas em que fico contente por perceber tão pouquinho de AF...

como não entendo não me tento ...

Imagino a confusão que deve fazer a um investidor conhecedor das duas vertentes de análise ... por um lado a AT a dizer PERIGO DE MORTE!!!! e por outro a AF a berrar SALDOS - COMPRE 1 LEVE 5 !!!

Um abraço
Anexos
bcp_26_02_2003.gif
bcp_26_02_2003.gif (11.2 KiB) Visualizado 1754 vezes
Paulo

por Incognitus » 26/2/2003 20:36

JAS, esforçei sim ... talvez não tenhas compreendido, mas no meio "comprar para fazer preço médio" é simplesmente uma piada (independentemente de fazer ou não sentido).

Registado: 6/11/2002 19:27

Re: Algumas Respostas aos Comentários

por Flying Turtle » 26/2/2003 18:03

JAS Escreveu:(...)Resposta p/ Flying Turtle:
Flying Turtle Escreveu:Como é sabido deste os tempos do fórum da SIC, mantenho 1.500 acções do BCP por causa da Vantagem Accionista. Comprei-as a cerca de 5 euros, pelo que perdi já nelas cerca de 5.000 euros, ou seja, 2/3 do valor investido. Porquê? Pela simples razão de que tenho vantagens laterais, não financeiras, em manter o estatuto referido, sendo certo que os custos em que estou a incorrer por tal motivo me estão a fazer cabelos brancos a um ritmo assustador!

Eu julgo que também tens vantagens financeiras pois, se bem lembro, conseguia-se um spread melhor e poupava-se umas décimas em juros.
Portanto acho que terás que abater aos prejuizos nas acções o que pagas a menos em juros. E isso para o prazo total do empréstimo. Eu nesses casos, em que a compra da habitação vem "mobilada" com um certo número de acções de um banco, costumo dizer que as contas só se conseguem fazer no final do prazo do empréstimo...

JAS

JAS, agora que já não tens os olhos em bico :shock: posso responder-te:

Tens razão mas apenas até certo ponto, porquanto desde há vários anos que as taxas privilegiadas da Vantagem Accionista do BCP não são as melhores do mercado. Portanto, em vez de um ganho, há de facto um prejuízo em relação ao Benchmark... :P Por outro lado, e do lado dos ganhos, há evidentemente que acrescentar os dividendos recebidos todos os anos. mesmo assim, de um ponto de vista financeiro, não tenho dúvida alguma de que o saldo é fortemente negativo.

Mas como a minha vantagem em ter a Vantagem não é financeira, as contabilizações acabam por aqui... :lol:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Algumas Respostas aos Comentários

por JAS » 26/2/2003 17:50

Resposta p/ u2u:
u2u Escreveu:(...) quando as novas acções do aumento de capital entrarem em negociação. Aí há o risco de um forte sell-off que atirará a cotação para valores bastante baixos.

Acho que tens toda a razão neste ponto.
Se por um lado tem grandes vantagens fazer o aumento a preços muito baixos, pois torna-o fortemente atractivo, isso também torna aliciante uma venda logo no dia seguinte.

u2u Escreveu:Por isso julgo que tudo vai depender das mãos fortes que queiram e/ou possam determinar quem ganha e quem perde.

Julgo que, nessa altura, irá acontecer uma grande transferência de títulos dos pequenos accionistas para os institucionais. Mas isso já tem acontecido ao longo dos últimos tempos...

Resposta p/ Incognitus:
Eu não sou o Borja... O Incognitus não se esforçou... eheheheh

Resposta p/ JN
JN Escreveu:O Jardim Gonçalves não fala para traders, mas sim para accionistas. Nesta prespectiva ele está certo, aliás ele sempre o esteve no passado pq é que tbem ele passa agora de bestial a besta?

É bem certo o que escreves.
Ontem num telejornal cá do burgo o BCP foi notícia de abertura. Começaram por dizer que o mercado não tinha aceite bem o aumento de capital o que tinha feito cair os títulos do BCP, em consequência tinha caído o nosso PSI e remataram dizendo que as restantes bolsas europeias também tinham caído. Quando eu já estava a julgar que tudo tinha caído por causa do JG esclareceram que, nestas últimas, tinha sido por causa do Iraque...

Resposta p/ Lion Heart
Lion Heart Escreveu:Quanto a preços medios ta tudo dito cada um tem a sua versao,giro e saber quem tem preços medios na edp e na son por exemplo ,devem tar bem tambem!No bcp pelos visto o preço medio ja safou muita gente!

O Lion Heart trouxe para aqui uma comparação muito pertinente. Os accionistas da EDP e da SON estão em muito piores lençois.
A EDP julgo que será o caso em que mais pequenos accionistas foram lesados... Teve uma desvalorização de 53,55% desde a última privatização, perdeu 34,20% no último ano.
No caso da SON, e aqui falamos do outro grande vencedor na nossa bolsa, perdeu 53,80% no espaço de um ano e, é evidente, que bem precisava de fazer um Aumento de Capital para reduzir a dívida. Se não o fez é porque pensa que não teria sucesso...
O JG conseguiu, o JG ganhou mais um round.

Resposta p/ Cem:
Cem Escreveu:Pois cá para mim, qualquer aumento de capital, por muito boa estratégia de rearranjo de rácios financeiros que possa ter, só enfurece cada vez mais os pequenos accionistas a quem se lhes pede mais um esforço financeiro às suas cada vez mais debilitadas economias. Estrategicamente para o Banco será uma operação correcta mas tacticamente acho que só vira cada vez mais accionistas contra a Administração.

Neste ponto não estou de acordo contigo. Há uns dias o MozHawk colocou num post uma interessante comparação da estrutura accionista do BCP onde vemos que os Institucionais passaram de 40,5% em 2001 para 52% em 2002. Nele vemos também que as posições qualificadas passaram de 38.85% para 51.66%. Ou seja, no final do ano passado os Institucionais passaram a ser maioritários no BCP e as participações qualificadas também. É a estes que o JG tem que agradar e estes estão todos no Conselho Superior que aprovou o aumento...

Resposta p / Xanax:
Xanax Escreveu:(...) em meu entender este aumento de capital vai acima de tudo ser bom para os tomadores firmes e para os grandes accionistas.

Pois... Não tenho grandes dívidas que os grandes accionistas vão reforçar ainda mais as suas posições pois são sempre os pequenos o elo mais fraco e serão estes a vender cá em baixo. Mas isso acontece em todos os títulos e em todos os mercados. Quem comanda e quem ganha mais são os Tubarões. Quem assegura a rentabilidade dos negócios são, e sempre foram, os Patos.
Mas para ser bom negócio para os grandes torna-se necessário que, a seguir, as cotações subam quanto mais não seja para entusiasmar outra vez os Patos...

Resposta p/ Flying Turtle:
Flying Turtle Escreveu:Como é sabido deste os tempos do fórum da SIC, mantenho 1.500 acções do BCP por causa da Vantagem Accionista. Comprei-as a cerca de 5 euros, pelo que perdi já nelas cerca de 5.000 euros, ou seja, 2/3 do valor investido. Porquê? Pela simples razão de que tenho vantagens laterais, não financeiras, em manter o estatuto referido, sendo certo que os custos em que estou a incorrer por tal motivo me estão a fazer cabelos brancos a um ritmo assustador!

Eu julgo que também tens vantagens financeiras pois, se bem lembro, conseguia-se um spread melhor e poupava-se umas décimas em juros.
Portanto acho que terás que abater aos prejuizos nas acções o que pagas a menos em juros. E isso para o prazo total do empréstimo. Eu nesses casos, em que a compra da habitação vem "mobilada" com um certo número de acções de um banco, costumo dizer que as contas só se conseguem fazer no final do prazo do empréstimo...

JAS

por R_Martins » 26/2/2003 16:26

MozHawk Escreveu:Com todo o respeito R.Martins, não resisto a transcrever o que aparece hoje no Diário Económico, página 2:

"O BCP ou a história da Fénix a renascer
Durante quase um ano o Banco Comercial Português (BCP) andou perdido. Mas começa a ser o velho BCP, aquela flor na lapela da nossa auto-estima, que pensávamos ter perdido. Está de novo a saber revelar que é audacioso, mesmo nos tempos difíceis, e rápido a responder aos problemas. Que sabe o que quer e para onde ir, sem medo do mercado nem enredado em investimentos de racionalidade duvidosa. Em menos de três meses, numa conjuntura em que ninguém se atreve a pedir dinheiro aos investidores, o BCP avançou com a emissão de títulos convertíveis em acções, no montante de 700 milhões de euros, e 375 milhões de euros em obrigações perpétuas. E agora anuncia uma emissão accionista para aumentar o capital em 931 milhões de euros. Podemos dizer que tudo isto - e mais outras medidas já adoptadas, como a titularização ou mesmo aquela provisão nas contas de 2002 de 200 milhões de euros, ou outras que ainda apareçam - , expõem a dimensão dos problemas que o banco estava a enfrentar. É verdade. Mas isso era um problema conhecido. Preocupante, até há pouco tempo, era ver o BCP praticamente paralisado, parecendo estar a tentar esconder, a todo o custo, problemas que todos viam. Neste momento está a enfrentar a sua crise. A manifestação de confiança nesta nova atitude do BCP chegou já ontem com as casas de investimento a elogiarem a iniciativa de aumento de capital. Uma delas, a JP Morgan, foi uma das mais críticas. O mercado, naturalmente, castigou o BCP. As acções caíram 9.39% para 1.64 euros, num ajustamento atribuído essencialmente à queda que o aumento de capital vai provocar nos resultados por acção ('Earnings Per Share - EPS'). O que revela que nem sempre as actuações que garantem a solidez e viabilidade das empresas a médio e longo prazo é aplaudida pelas vistas curtas do mercado. Mas com a casa quase limpa, e se os piores cenários da crise internacional não se confirmarem, o BCP está em condições de começar a dar boas notícias ao mercado já este ano."
in Diário Económico, edição de Quarta-feira 26 de Fevereiro de 2003

Um abraço,

MozHawk

Caro Moz

Sempre que apareces por estas bandas, depois de grandes ausências, penso com um sorriso de alegria que este local fica mais rico, com os teus Claros gráficos, a tua inteligência, a vontade que sempre revelas em pensar e pensar melhor. Sempre que possas fica...
Mas, elogios, boas palavras, concelhos de investimento, somos desde sempre «bem aconselhados» por aquilo a que eu chamo papel reciclado, os jornais.Quantas vezes já se enganaram?
Que as boas intenções deste artigo, nos demonstrem no futuro que não necessitamos de ser pessimistas não só relativo ao BCP mas á Bolsa em geral. As estes niveis algum dia deverá inverter.
Bem se precisa, de que muitíssimos mais comecem a ganhar algo, pois estou super convencido que nos últimos tempos tem sido só para bem poucos, sejam eles Curtos ou Longos.
O futuro nos dirá. Acredito sempre que amanhã será melhor que hoje.
Vamos ver...
Um grande abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por MozHawk » 26/2/2003 15:33

Com todo o respeito R.Martins, não resisto a transcrever o que aparece hoje no Diário Económico, página 2:

"O BCP ou a história da Fénix a renascer
Durante quase um ano o Banco Comercial Português (BCP) andou perdido. Mas começa a ser o velho BCP, aquela flor na lapela da nossa auto-estima, que pensávamos ter perdido. Está de novo a saber revelar que é audacioso, mesmo nos tempos difíceis, e rápido a responder aos problemas. Que sabe o que quer e para onde ir, sem medo do mercado nem enredado em investimentos de racionalidade duvidosa. Em menos de três meses, numa conjuntura em que ninguém se atreve a pedir dinheiro aos investidores, o BCP avançou com a emissão de títulos convertíveis em acções, no montante de 700 milhões de euros, e 375 milhões de euros em obrigações perpétuas. E agora anuncia uma emissão accionista para aumentar o capital em 931 milhões de euros. Podemos dizer que tudo isto - e mais outras medidas já adoptadas, como a titularização ou mesmo aquela provisão nas contas de 2002 de 200 milhões de euros, ou outras que ainda apareçam - , expõem a dimensão dos problemas que o banco estava a enfrentar. É verdade. Mas isso era um problema conhecido. Preocupante, até há pouco tempo, era ver o BCP praticamente paralisado, parecendo estar a tentar esconder, a todo o custo, problemas que todos viam. Neste momento está a enfrentar a sua crise. A manifestação de confiança nesta nova atitude do BCP chegou já ontem com as casas de investimento a elogiarem a iniciativa de aumento de capital. Uma delas, a JP Morgan, foi uma das mais críticas. O mercado, naturalmente, castigou o BCP. As acções caíram 9.39% para 1.64 euros, num ajustamento atribuído essencialmente à queda que o aumento de capital vai provocar nos resultados por acção ('Earnings Per Share - EPS'). O que revela que nem sempre as actuações que garantem a solidez e viabilidade das empresas a médio e longo prazo é aplaudida pelas vistas curtas do mercado. Mas com a casa quase limpa, e se os piores cenários da crise internacional não se confirmarem, o BCP está em condições de começar a dar boas notícias ao mercado já este ano."
in Diário Económico, edição de Quarta-feira 26 de Fevereiro de 2003

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por R_Martins » 26/2/2003 14:53

Sei que existem «pesos pesados» nesta discussão, raciocínios bem fundamentados, o que me leva com muito sinceridade a ter «quase medo» de meter a minha colherada. Mas vou arriscar...

Creio bem, que nesta longa discussão, não posso deixar de revelar, que estou integralmente de acordo com o Cem. Não pretendo fazer um favor ao Cem e dizer: Estou de acordo... Penso que o raciocínio do Cem, é na minha opinião, inteligente, contem perguntas obrigatórias, tem como pensamento o factor futuro do BCP, e não o imediatismo de quem está fora do BCP e pode comprar mais barato.
A «burla» da ultima queda, atribuída á CGD, foi desta vez bem «desmascarada» pelas atitudes do orientador mor do BCP. Gonçalves Jardim.
Se bem entendi o JG, as medidas foram tomadas no sentido de beneficiar os accionistas do BCP.
Muito bem senhor Jardim! Mas que accionistas? De acordo com algumas versões nos Post anteriores, parece ter-se esquecido que o BCP tem uma vasta camada accionista no Banco, que não terão com certeza as disponibilidades da CGD.
Pois, é que os entalados, como sejam os funcionários do BCP, não lhes terão aumentado assim tanto o ordenado que se encontrem em situação de disponibilidade eterna para os aumentos de capital. Ou não?...
Existe um outro extracto largo de accionistas que tem que pagar o crédito da casa. Obviamente aumentos de capital significa ter disponibilidade Alguns até já terão gastos as heranças dos avós, nas despesas de escritura do primeiro empréstimo.
O BCP crescerá, será um bom ou mau Banco de acordo com a qualidade dos seus clientes. Mais: só será um Banco se tiver clientes. Com estas «fregaduras» aos menos atentos, eu se me sentisse burlado pelo BCP, poderia até mudar de Banco. Ou não?...
Afinal, eu que sou um agricultor semi-analfabeto, também poderia gerir com a mesma «genialidade» o BCP. Venho ao mercado e peço dinheiro , continuo a crescer. Faz-me falta mais dinheiro, volto ao mercado e «deixa ver mais...». Onde existe a «genialidade» do Gonçalves? O BCP vale hoje 1.6 euros e não os 5 euros do passado. Beneficiar os accionistas significa sem «arte e manhas» fazer crescer o valor das acções.« Caridade» fará o Jardim nos Terços da manhã...
Então o crescimento, a «grandeza» do BCP, não foi feita com recursos internos do banco porquê?. Já venderam activos, ditos não estratégicos. Quem comprou bons negócios, não os vende. Ou não?...

Não vamos exigir ao Jardim que faça só bons negócios. Mas chamar «genial» a aumentos de capital sucessivos, parece-me um absurdo. Sim, é que se eu tivesse milhões sem fim, a fazer «preços médios» era um Guru na Bolsa, não só em Lisboa, como na China ou na Turquia, e teria por isso a «admiração» deste e do novo mundo.
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Flying Turtle » 26/2/2003 12:54

Só agora pude ler este excelente thread (isto é mesmo à JAS :lol: ) e quero dar os parabéns em particular a dois "contendores": O próprio JAS e o Cem, pelas visões esclarecidas que aqui apresentaram. Não me parecem sequer contraditórias entre si! :wink:

Para mim o JG tem tido, na sua história longa de quase 20 anos à frente do BCP, inúmeros rasgos de génio e algumas monumentais escorregadelas em cascas de banana. Destas últimas, o Cem já as enumerou quase todas, saliento apenas as más opções em aquisições não estratégicas, a péssima gestão do processo associado às saídas de Administradores de peso há pouco mais de 1 ano e a vergonhosa "fuga para a frente" quando não foi capaz de assumir os seus próprios erros. Ainda a propósito deste último ponto, lembro que coloquei aqui, após a divulgação dos resultados, uma transcrição de um artigo que achei exemplar sobre o assunto.

Como é sabido deste os tempos do fórum da SIC, mantenho 1.500 acções do BCP por causa da Vantagem Accionista. Comprei-as a cerca de 5 euros, pelo que perdi já nelas cerca de 5.000 euros, ou seja, 2/3 do valor investido. Porquê? Pela simples razão de que tenho vantagens laterais, não financeiras, em manter o estatuto referido, sendo certo que os custos em que estou a incorrer por tal motivo me estão a fazer cabelos brancoa a um ritmo assustador! :evil:

Pois bem, fica aqui o meu testemunho de que, salvo alguma ocorrência estranha, irei muito provavelmente subscrever as acções a que agora tenha direito. As razões para tal já o JAS as explicitou, não vou repeti-las. Até porque se o estatuto da Vantagem Accionista não corrigir o número de acções que é preciso deter (o "nosso" JG é menino para o corrigir na proporção do aumento de capital, nada me espantaria que o fizesse :twisted: ), poderei depois vender as referidas acções com lucro (espero)... :mrgreen:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Carissimo JAS, eu até concordo com o seu racíocinio mas...

por Xanax » 26/2/2003 11:59

todo ele está sustentado num pressuposto que cá por estes lados não abunda, ou seja, capital disponivel, agora se o meu amigo me quizer dar eu vou concerteza ao aumento de capital. O Engº Jardim Gonçalves esqueceu-se que os pequenos accionistas estão fartos de lá injectar dinheirinho sem verem o fundo do túnel, agora deixe-me dizer-lhe que em meu entender este aumento de capital vai acima de tudo ser bom para os tomadores firmes e para os grandes accionistas, resta a saber é o preço a que este aumento de capital vai ficar para os pequenos accionistas.

Cumps
Xanax

Registado: 5/12/2002 17:48

BCP polémico!

por Cem » 26/2/2003 11:41

Concorde-se ou não com as intervenções do JAS e restantes membros do Forum, uma coisa é certa: li esta troca de galhardetes entre todos os trutas com um prazer redobrado, principalmente pela alta qualidade dos argumentos usados, e todos eles são de peso, reconheça-se!
Eu até estou à vontade para comentar distanciadamente esta polémica porque não possuo desde há cerca de 2 anos para cá acções portuguesas em carteira.
Goste-se ou não da gestão do Eng. Jardim Gonçalves à frente do BCP, o que é certo é que a contestação pública cada vez menos encapotada só começou há cerca de 1 ano atrás na altura em que se demitiram 4 Administradores do Grupo, era sinal que algo não andava bem!
Mas já na altura da guerra pela absorção do Mello e pela aquisição do Totta e do Pinto e Sotto Mayor com o Santander fui uma das poucas pessoas que escrevi umas breves linhas a criticar este gigantismo e um "engrandecimento" através de activos muito duvidosos a preços que na altura só foram bons para quem tinha acções das empresas adquiridas, nunca para os accionistas do BCP. Os resultados parecem estar a dar-me alguma razão, para mim era quase como se o F.C. Porto fosse comprar o Paços de Ferreira, que me desculpem os adeptos deste simpático clube, e no final, pois, toca de pagar salários a todos os novos reservistas do Porto que deixaram de ter notoriedade pública para jogar só no campeonato das reservas!
Soube de muitos amigos que trabalharam muitos anos, quase desde a sua fundação, no BCP e que faziam parte da elite do Private Banking, que se sentiram frustrados por recuarem posteriormente na sua carreira para passarem a ter de assegurar tarefas de caixa, confirmação de extractos, formação aos novos empregados bancários vindos dos Bancos adquiridos, mas que deixaram o essencial: o contacto personalizado com o Cliente! Esta renovação de todo o sistema conjunto do Grupo BCP, pondo no mesmo saco o antigo BCP, a Nova Rede, o 7, o Atlântico, o Mello, o Sotto, já nada distinguia o conceito elitista do antigo BCP com clientes seduzidos por serviços individualizados com as bichas globalizadas de qualquer balcão antigo tradicional, e muitos deles sairam, desiludidos...
E que dizer das declarações públicas do Eng. Jardim na altura da aquisição do BPA, desde há vários anos nunca desmentidas publicamente, a não ser no rumo que as coisas tomaram, quanto a alienações de activos que nada tivessem a ver com a Banca? O resultado está à vista: o gigantismo desmesurado e nada adaptado à realidade dos Seguros e Pensões em queda e à procura de algum comprador para parte dos activos, EDPs e ONIs com milhões deitados à rua, compra de Cimpor perto dos 30 Euros por acção, etc, etc, que a minha memória também já esqueceu muita coisa pelo meio. E já nem falo do aliciamento de pequenos accionistas ao balcão, que perderam mais valias significativas, só para poupar uns tostões nos custos de domiciliação da carteira de títulos e nas cenouras de umas décimas percentuais de bónus em taxas de juro de certos créditos pessoais...valeu a pena, perguntaria a cada um desses accionistas?
Mas só falei da imagem e parte da estratégia, degradadas. E quanto àquilo que interessa a todos, à evolução das cotações, para onde caminha o BCP?
Pois cá para mim, qualquer aumento de capital, por muito boa estratégia de rearranjo de rácios financeiros que possa ter, só enfurece cada vez mais os pequenos accionistas a quem se lhes pede mais um esforço financeiro às suas cada vez mais debilitadas economias. Estrategicamente para o Banco será uma operação correcta mas tacticamente acho que só vira cada vez mais accionistas contra a Administração. Mas considero quase irrelevante o resultado deste debate na futura evolução da cotação do BCP.
Tecnicamente o BCP deu sempre sinais de venda claros nestes últimos 3 anos, com pequenos arranques ou ameaços pelo meio, mas a sua hora da recuperação só chegará certamente em condições que não se afastem muito destes cenários: ou quando todos os mercados começarem a sair do bear-market, ou quando soar alguma campaínha de alarme que indique que a determinado nível (será 1.50 ou a 1,40 ou a 1,25 ou a 1,00 Euro por acção?!) poderá haver algum tubarão espanhol, leia-se BBVA ou BSCH, interessado em comprar 20% de Portugal pelo preço da uva mijona?!
Desculpem esta minha intromissão nos campos fundamentais, já que eu sou exclusivamente um analista técnico quando falo em cotações, mas não resisti...
E parabéns pelo nível deste debate, um abraço a todos,
Cem
Cem

BCP

por Lion_Heart » 26/2/2003 11:13

Nao vou citar ninguem porque senao nunca mais saimos daqui,mas ja agora alguem me diz a quantidade de acçoes que a merril linch e o ubs tem no bcp?E que eu gostava de saber o preço medio que eles vao ficar ou se sera apenas o famoso 1 euro.Quanto a preços medios ta tudo dito cada um tem a sua versao,giro e saber quem tem preços medios na edp e na son por exemplo ,devem tar bem tambem!No bcp pelos visto o preço medio ja safou muita gente!

Lion_Heart

por JN » 26/2/2003 10:52

li isto tudo duma forma muito diagonal mas parece-me que a discussão se centra na frase "baixar o preço médio" e parece-me que estão a esquecer-se de uma coisa;

O Jardim Gonçalves nã fala para traders, mas sim para accionistas.
Nesta prespectiva esle está certo, aliàs ele sempre o esteve no passado pq é que tbem ele passa agora de bestial a besta?

O que me preocupa é que daqui a algum tempo ele vai voltar a ser bestial.

ele está muito beear.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Incognitus » 26/2/2003 10:29

JAS, a questão da risada quando a "comprar para o preço médio", não tem a ver com "comprar para o preço médio" ser ou não uma boa estratégia.

Tem a ver com o facto de que "comprar para o preço médio" no mercado é dito como uma PIADA.

Estilo. "caiu? compra mais para o preço médio".

Espero que isso esclareça o "ehehehe".

Registado: 6/11/2002 19:27

E a CGD?

por JAS » 26/2/2003 5:17

Tinha-me esquecido de falar do nosso 2º maior banco que se chama CGD e que é um grande accionista de referência do BCP.

A CGD é que tem um grave problema entre mãos...
Se não subscreverem o aumento (*1)... todos os clientes irão pensar que "é por dificuldades financeiras"...
O que até poderia gerar uma corrida aos depósitos.
O melhor mesmo será meterem lá o dinheirinho.
eheheheh

JAS

Nota (*1)- Haverá sempre um jornalista qualquer a afirmar que isso se deve à guerra do Iraque

p/ Ulisses

por JAS » 26/2/2003 5:05

Ulisses Pereira Escreveu:num aumento de capital - mesmo que vendam as acções a 30 cêntimos - no final dessa operação, com o ajuste técnico da cotação, a mesma percentagem do capital da empresa continuará a custar-me o mesmo preço.

Isso só é verdade se subscreveres o Aumento de Capital...

Mas, para quem tem as acções, não subscrever o aumento parece-me um disparate. E portanto os accionistas vão lá meter o dinheirinho.

Está claro que os accionistas também podem optar por vender os direitos mas seria estúpido alguém andar a comprar direitos e depois não os exercer. O que vem dar ao mesmo, vão lá meter o dinheirinho.

Se os portugueses não acreditarem no negócio, pois bem, há 2 bancos a garantir que compram tudo a 1 euro. E metem lá o dinheirinho.

E portanto o Homem é um Génio...
Antecipou-se a todos e mete dentro do BCP a pouca massinha que ainda havia disponível.

JAS

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Kooc, latbal, nbms2012, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 444 visitantes