Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rteixe01 » 18/4/2006 19:12

Milestones,

Não sei se reparaste nos últimos 10 m ela fez um rally até aos 9.31€ e "alguém" teve de colocar um tampão nela, pondo 50.000!! acções a comprar a 9.25€ para impedirem mais subidas por hoje! Fechou nos 9.26€, como vês os 9.50€ ou parecido não são uma miragem...
Mais uma vez como eu te tinha respondido, ela é de meia-maratona, sem pressas, bem latente hoje de novo com 0.87% positiva, é lenta, mas vai lá.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por iurp » 18/4/2006 15:17

Millennium bcp investimento diz
Aposta da Semapa em várias frentes pressiona estrutura de capitais
A Semapa mostrou-se interessada na privatização da Portucel que deverá ser levada a cabo pelo Governo, o que em conjunto com a compra dos activos da Stora Enso e com o investimento realizado na nova máquina de papel «parece uma sobrecarga» para a empresa, defendem os analistas do Millennium bcp investimento.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


A Semapa mostrou-se interessada na privatização da Portucel que deverá ser levada a cabo pelo Governo, o que em conjunto com a compra dos activos da Stora Enso e com o investimento realizado na nova máquina de papel «parece uma sobrecarga» para a empresa, defendem os analistas do Millennium bcp investimento.

A assembleia geral da Portucel [Cot] decorreu ontem e, a pedido do accionista Estado, a deliberação sobre a desblindagem de estatutos foi adiada para 13 de Julho, numa altura em que está a ser preparado o processo de privatização da empresa.

«A intenção expressa pela Semapa em adquirir os activos da Stora Enso (cerca de 300 milhões de euros), em conjunto com o investimento na nova máquina (490 milhões de euros) e a aquisição da tranche a privatizar (entre 300 milhões e 470 milhões de euros) parece uma sobrecarga para a estrutura de capitais do Grupo Semapa, mesmo com a capacidade de geração de caixa que a Portucel já provou possuir», afirmam os analistas do Millennium bcp investimento numa nota de «research».

A Semapa mostrou-se interessada nesta privatização , «o que colocaria o Grupo muito próximo da possibilidade de retirada da empresa do mercado de capitais», adiantam os analistas, acrescentando que «no entanto, a Semapa declarou que, apesar da intenção de aquisição, pretende apenas manter uma participação mínima de controlo (51%)».

Quanto aos apoios e montantes que Estado deverá conceder devido ao plano de investimentos na Portucel deverão ser os já avançados. «O montante de benefícios fiscais mantém-se em cerca de 73 milhões de euros e os benefícios directos não deverão ir para além de cerca de 102 milhões de euros, sem definição do tipo de benefício financeiro a conceder», acrescenta a mesma fonte.

O Millennium BCP tem a recomendação e o preço alvo para as acções da Semapa em revisão
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por rteixe01 » 18/4/2006 15:05

Em bolsa não gosto de fazer desejos.
Se reparares nos gráficos, tem tido subidas de cerca de 0.7/1% por dia ou então ficado inalterada, tudo muito soft e sem grandes arrancadas com tempo para consolidar nos diversos patamares.
Na 4ª e 5ªf passadas, dias de pouco movimento e com mercados internacionais negativos, perdeu apenas 0.01€ em cada dia, logo muito forte tendo em conta as conjuncturas.
Hoje mais uma vez lá vai ela bem devagar e com cerca de 1% de ganho. Se reparares e apesar da diferença de +- 23 centimos para os 9.50€, estamos apenas a falar de 2.4% até lá, ora isto em 3 dias (até 6ªf) dá uma média de 0.8% por dia de ganho, indo de encontro aquilo que ela tem feito ultimamente.
Por tudo isto, parece-me que a minha lógica não é propriamente um desejo mas uma leitura muito factual do seu comportamento.
E quando digo 9.50€, pode ser 9.44€ ou 9.55€, não pretendo acertar no totoloto.
Se a tudo isto somares os fundamentais: privatização da Portucel e respectivo encaixe financeiro, bom dividendo, recomendações, verás que não auguro nada de muito impossível.

Espero ter esclarecido
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por Milestones » 18/4/2006 14:56

em q te baseias para atribuir esse valor? ou é apenas um desejo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 15/3/2006 11:04

por rteixe01 » 18/4/2006 14:51

Parece-me que até 6ªf estará nos 9.50€ e não devo andar muito longe, continua com yield de 4.5% muito interessante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por silva_39 » 18/4/2006 12:30

Parece que vais iniciar mais uma arrancada.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por silva_39 » 18/4/2006 12:15

Ok,
Tem razão.
Thanks
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por rteixe01 » 18/4/2006 12:02

Asilva,

Essa informação não é correcta. O dividendo é pago a 27 de Abril e o ex-dividendo a 24 de Abril.
Está em www.semapa.pt na noticia dos dividendos e no JN também.
Logo a 6ªfeira é mesmo o último dia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por silva_39 » 18/4/2006 11:55

O ex-dividendo é 30Abril, logo é de sexta-feira a 8 dias e não na próxima sexta.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por rteixe01 » 18/4/2006 11:41

Não esquecer que 6ªfeira é o último dia para receber os 0.42€ de dividendo. Hoje cota a 9.24€ a subir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por rteixe01 » 17/4/2006 15:38

No DE vem a dizer que o Santender apenas recomenda para este ano, Mota-Engil e Semapa.

Quanto a uma eventual desvalorização da Semapa, sinceramente não acredito. Valorizou e não há porque descer. Quem lá está dentro, dificilmente venderá até ao dividendo. Só com a correcção do mesmo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por npatriarca » 17/4/2006 15:29

Concordo com o Vieira, dai ter dito que uma entrada no ex-dividendo é o mais sensato..... a acção valorizou-se muito com especulação do anuncio do dividendo e já deverá ter incorporado o mesmo, mas acredito que com as mudanças na Portucel e a eventual desblindagem de estatutos a acção possa ganhar mais corpo e força... logo que possa subir até aos "famosos" price-targets.

Ainda assim acho que com a correcção do ex-dividendo é uma boa altura de entrar, o dividendo são 0,42... ou seja corrige quase 4%... se voltar a recuperar sempre é algum ganho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

por vieira » 17/4/2006 15:23

Mas porque a acção há-de subir mais? Em que te baseias? Dividendo? Não achas que, se quando o dividendo foi anunciado ela estava a 8,50 e agora está a 9,12, o dividendo já não está incorporado na cotação? Não sei se reparaste, mas estas ultimas subidas têm sido feitas com muito pouco volume, logo a têndencia não é uma tendência forte.

E muita gente apostava na desblindagem agora dos estatutos da Portucel (como eu) e ela não irá acontecer brevemente. Penso que a acção deverá cair devido a esta expectativa frustrada.

Disclosure: Tenho 35% da carteira em Semapa a 8,27.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1875
Registado: 9/12/2005 18:40

por rteixe01 » 17/4/2006 14:57

Eu estou dentro a 8.88€, com reforço a 9.05€ e conto ainda reforçar esta semana pois quando chegar o dividendo já ela estará mais acima e assim mesmo com a correcção teórica recebo o dividendo e continuo a ganhar em %.
Atenção que os níveis a que cota agora não me parecem nada de mais, apenas cerca de 3.3% acima dos 8.88€, ainda se vai muito a tempo de entrar no comboio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

semapa

por paulo godinho » 17/4/2006 13:49

Nao vejo que uma entrada no ex-dividendo de mais lucro do que agora se esta a 9.19 e da dividendo mais a ida aos 9.50 como dizes depois do dividendo seria um ganho de 0.73 centimos ,so seria melhor negocio se no ex-dividendo vie-se abaixo de 8.77
 
Mensagens: 537
Registado: 7/9/2005 19:10
Localização: hospital militar principal

pós dividendo

por npatriarca » 17/4/2006 13:41

uma vez que a acção corrige 0,42 no dia do ex-dividendo, não será esta uma óptima altura para entrar no título ?
Eu também estou crente que chegará aos 9,5€ em breve e por isso estou em crer que a entrada no ex-dividendo pode gerar um ganho maior. O que acham ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

por rteixe01 » 17/4/2006 13:07

Tio Patinhas,

Concordo em absoluto. A Semapa desde há 1 mês que vem consolidando na casa dos 8.88€, depois passou para os 9.15/9.20€, mesmo na semana passada onde os volumes na bolsa foram muito baixos para todas as acções e mesmo assim ela não cedeu. E a acumular a tudo isto o dividendo de 0.42€ que vai puxar e muito pelo titulo.
Não me admira nada que nas 2 próximas semanas vá testar os 9.50€
Tenho muito confinaça nela. Resta ver também o que sai da AG da Portucel hoje.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por tiopatinhas » 17/4/2006 0:37

Estou convencido que nestes próximos 15 dias teremos um sério assalto a novos máximos :wink:
Quem tiver oportunidade de colocar um gráfico actualizado agradecíamos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

semapa

por anas » 12/4/2006 13:35

hoje esta a corregir mas com muito pouco volume o que e bom,mas tambem esta a corregir porque os mercados nao ajudam estao todos a cair vaomos esperar por E.U.A. :wink:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

Mais do que Portucel, financeiramente é uma óptima noticia..

por josecarlosvalente » 11/4/2006 19:41

.. para a Semapa. Esta administração é boa e isso agrada-me bastante quando escolho uma acção. Ás vezes escolho com base numa expectativa momentânea de ganhos e outras numa base mais longa. E Sonae SGPS e Semapa, assim como Mota-Engil agradam-me bastante.

Cá vai a noticia que é mais importante a meu ver para a Semapa do que para a própria Portucel.

"A Portucel negociava em alta de mais de 3% e pela primeira as acções tocaram nos 2,40 euros. A nova máquina de papel planeada para Setúbal levou o Millennium bcp a aumentar o preço-alvo em mais de 30% para os 2,65 euros.

A Portucel [Cot] subia 3,46% para os 2,39 euros, a aliviar da cotação mais alta de sempre fixada nos 2,40 euros.

Numa nota de «research» publicada hoje, o Millennium bcp investimento aumentou o preço-alvo das acções dos 2 euros para os 2,65 euros. A recomendação sugerida é de «neutral».

O analistas João Mateus, a justificar a revisão em alta, cita a inclusão, no modelo de avaliação da empresa, da nova máquina de papel projectada para a região de Setúbal.

No final de Fevereiro, a Portucel confirmou que deliberou a construção de uma nova fábrica de papel em Setúbal, num investimento de 490 milhões de euros. Contratos de modernização tecnológica e de redução de impacto ambiental celebrados com a API elevam para 900 milhões o investimento total.

Na avaliação, o banco de investimento não está a ter em conta o possível apoio do Estado que poderá representar cerca de 175 milhões de euros.

À cotação actual, o mercado está a avaliar a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira em mais de 1,8 mil milhões de euros.

A Portucel é controlada maioritariamente pela Semapa [Cot] que detém 67% do capital. As acções da cimenteira subiam 1,32% para os 9,22 euros."


Em suma, a Portucel investe, a Semapa fica com as mais-valias. Grosseiramente é isto...

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por Nyk » 11/4/2006 18:30

Mais uma subida, isto promete, ainda vai aos 9,5€ esta semana, hoje teve bom volume o que me leva a prever que amanha abre mais uma vez em grande.

Prevejo que esteja nos 10€ ou mais no fim de abril.
:) :) :)
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por rteixe01 » 11/4/2006 15:32

Acrescento que se a Portucel conseguir comprar a tal empresa de papel italiana (Enso), e como a Semapa detém 60% da Portucel, então ai as duas disparam com as recomendações que aparecerão com certeza.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1326
Registado: 23/11/2005 11:37
Localização: Lisboa

por josecarlosvalente » 11/4/2006 15:18

Boas,

É raro fazer este tipo de observações, mas acho que é necessário, anas concordo com o q o asilva disse. Ainda por cima não a considero uma pessoa muito experiente para falar em 9.50 ou 9.x ou 10.y. Sensivelmente à pouco tempo colocou uma questão, se quando é atribuido um dividendo se a acção no dia a seguir negoceia ou não sem esse valor. Logo presumo que não seja muito experiente. Não leve a mal o que eu lhe digo, simplesmente poderá cair no erro de enganar aqueles que pouco percebem, mesmo que não seja essa a sua intenção.

Também estou na semapa desde os 8.86€ e a única coisa que poderei expressar é que os seus fundamentais parecem ser óptimos e que a UBS entre outros acham o mesmo. Temos que ser conscientes e evitar especulações.

Mais uma vez espero que não leve a mal este meu comentário.

Desejos de sucesso e BN

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 612
Registado: 6/2/2006 13:23

por silva_39 » 11/4/2006 15:09

Mas porquê nos 9.5€, qual o fundamento desse valor. Também na outra semana dizia que o SCP atingiria os 4/4.5€ nessa semana, e depois viu-se o que aconteceu. O que eu acho é ao lançar esse valores pode influenciar as pessoas menos experientes (é evidente que as outras nem ligam a esses valores), deveria ter cuidado com isso, ou então justificar esses valores.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: semapa

por bolinha » 11/4/2006 14:50

anas Escreveu:penso que em breve a semapa estara a cotar nos 9.50 no minimo dos minimos com tendencia para mais,muita força compradora e parece que ninguem quer perder o direito ao dividendo que e fabuloso. :wink: .


Bem, é a quinta vez que dizes isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 26/7/2005 20:28
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Kooc, PAULOJOAO e 181 visitantes