Petróleo e gasolina - vamos a números
Já repararam nesta curiosidade?
O aumento do preço dos combustíveis acaba por ser prejudicial para os revendedores de combustível.
Senão vejamos: os revendedores ganham x cêntimos por litro vendido (os "franchisados" das 3 grandes marcas são os que recebem menos , sendo os franchisados das marcas brancas os que lucram mais...). Ora , com o crescente aumento dos combustíveis , o mesmo montante dá para encher menos litros no automóvel. E as pessoas tendo os mesmos ordenados , tentam limitar o máximo possível as suas deslocações ao orçamento que tinham para a gasolina independentemente do preço ou tentando gastar o menos possível acima do seu orçamento....prejudicando os ditos revendedores!
Conclusão: Quem lucra? Os suspeitos do costume - ESTADO!!
Senão vejamos: os revendedores ganham x cêntimos por litro vendido (os "franchisados" das 3 grandes marcas são os que recebem menos , sendo os franchisados das marcas brancas os que lucram mais...). Ora , com o crescente aumento dos combustíveis , o mesmo montante dá para encher menos litros no automóvel. E as pessoas tendo os mesmos ordenados , tentam limitar o máximo possível as suas deslocações ao orçamento que tinham para a gasolina independentemente do preço ou tentando gastar o menos possível acima do seu orçamento....prejudicando os ditos revendedores!
Conclusão: Quem lucra? Os suspeitos do costume - ESTADO!!

- Registado: 10/11/2004 19:34
Há algum tempo atrás, num tópico sobre este assunto, referi a minha curiosidade em ter conhecimento da fórmula que conduziria ao custo dos combustíveis para o consumidor, uma vez que na altura me parecia que não havia uma correlação entre as variáveis e o preço que pagávamos.
Fiz uma pesquisa na tentativa de encontrar elementos que me satisfizessem essa curiosidade mas sem sucesso.
As variáveis, no meu entendimento, serão as seguintes:
Preço do crude/brent na origem
Câmbio Eur/Usd
Transporte do crude/brent e eventual ajuste Eur/Usd
Refinação
Margem da refinação
Transporte do combustível
Imposto a favor do estado
Margem da venda do combustível
Eventualmente faltará ainda alguma. Só com o conhecimento de todas as variáveis e do peso relativo de cada uma, será possível aferir quem mais nos “mete as mãos nos bolsos”; o estado está evidentemente na linha da frente nesta matéria!
Cmpts
MP
Fiz uma pesquisa na tentativa de encontrar elementos que me satisfizessem essa curiosidade mas sem sucesso.
As variáveis, no meu entendimento, serão as seguintes:
Preço do crude/brent na origem
Câmbio Eur/Usd
Transporte do crude/brent e eventual ajuste Eur/Usd
Refinação
Margem da refinação
Transporte do combustível
Imposto a favor do estado
Margem da venda do combustível
Eventualmente faltará ainda alguma. Só com o conhecimento de todas as variáveis e do peso relativo de cada uma, será possível aferir quem mais nos “mete as mãos nos bolsos”; o estado está evidentemente na linha da frente nesta matéria!
Cmpts
MP
- Registado: 10/9/2005 10:45
OPA Escreveu:Atenção que há um desfazamento temporal entre o aumento/descida do custo do petróleo e o aumento/decida do custo da gasolina! O petróleo que comprares hoje na arábia saudita só será refinado passadas várias semanas, por vezes meses, e só aí a gasolina reflectirá esse aumento.
Isso é verdade, mas se houver uma dependência entre o preço do crude e o preço de venda da gasolina, ainda que com desfasamento, isso deverá ser visível no gráfico...
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Bem a propósito, mas relativo ao "Gasóil" da Galp.
A notícia de que a Galp aumenta 1 cênt por "subida dos preços nos mercados internacionais" (11 de Fev), e mais abaixo a notícia do dia anterior (10 de Fev) que diz que o petróleo está no mínimo de 6 semanas.
Ainda, ao lado, o gráfico semanal do Brent sempre a ... subir?
ASE.·.
A notícia de que a Galp aumenta 1 cênt por "subida dos preços nos mercados internacionais" (11 de Fev), e mais abaixo a notícia do dia anterior (10 de Fev) que diz que o petróleo está no mínimo de 6 semanas.
Ainda, ao lado, o gráfico semanal do Brent sempre a ... subir?
ASE.·.
- Anexos
-
- galp.png (88.25 KiB) Visualizado 8340 vezes
- Registado: 29/12/2005 17:25
Incognitus, eu sei disso.
O meu objectivo não consiste em determinar nenhum quociente de variação entre o petróleo e a gasolina, mas apenas de tentar perceber se há alguma correlação (temporal) entre as variações de ambas as grandezas.
Ou seja, não quero retirar nenhuma conclusão científica rigorosa, mas apenas aferir até que ponto as justificações "oficiais" apresentadas para aumentar o preço têm de facto origem no aumento do preço do crude.
1 abr
Elias
O meu objectivo não consiste em determinar nenhum quociente de variação entre o petróleo e a gasolina, mas apenas de tentar perceber se há alguma correlação (temporal) entre as variações de ambas as grandezas.
Ou seja, não quero retirar nenhuma conclusão científica rigorosa, mas apenas aferir até que ponto as justificações "oficiais" apresentadas para aumentar o preço têm de facto origem no aumento do preço do crude.
1 abr
Elias
Elias, os impostos sobre os combustíveis também aumentaram 2-3X nos últimos 8 meses (a maior parte do preço dos combustíveis são impostos).
Além disso o dólar valorizou.
E por aí em diante.
Além disso o dólar valorizou.
E por aí em diante.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Incognitus, www.******.com
Incognitus, www.******.com
- Registado: 6/11/2002 19:27
Tens razão, andrade.
De qualquer forma o que eu quero determinar é a variação percentual (ou seja, partindo de uma base 100). Se a taxa de cambio EURUSD se mantiver estável, ali na zona dos 1.20, não é necessário fazer qualquer correcção no gráfico. Se começar a desviar-se muito desse valor, terei que actualizar.
Obrigado pela chamada de atenção.
1 abr
Elias
De qualquer forma o que eu quero determinar é a variação percentual (ou seja, partindo de uma base 100). Se a taxa de cambio EURUSD se mantiver estável, ali na zona dos 1.20, não é necessário fazer qualquer correcção no gráfico. Se começar a desviar-se muito desse valor, terei que actualizar.
Obrigado pela chamada de atenção.
1 abr
Elias
....
Atenção muito importante
A gasolina está considerada em Euros e o Pitrol em Dollars??????? Se sim, está errado...
Também tens que passar a tomar nota do câmbio Euro/$
Penso que este gráfico, desenhado correctamente pode ser muito interessante.
1 abraço
andrade
A gasolina está considerada em Euros e o Pitrol em Dollars??????? Se sim, está errado...
Também tens que passar a tomar nota do câmbio Euro/$
Penso que este gráfico, desenhado correctamente pode ser muito interessante.
1 abraço
andrade
- Registado: 12/11/2002 16:18
Petróleo e gasolina - vamos a números
Ao longo dos anos temos ouvido as mais variadas justificações para o aumento dos preços da gasolina, geralmente (mas nem sempre) referentes a variações no preço do crude.
Até hoje nunca fiquei convencido com as explicações apresentadas e já há bastante tempo que suspeitava que o preço da gasolina tende a acompanhar mais as variações do preço do crude nas subidas que nas descidas. Para me certificar desta minha suspeita, resolvi começar a registar, com uma periodicidade mais ou menos semanal, o preço dos futuros do crude e o preço da gasolina GALP (95 octanas) no mesmo dia.
Embora ainda só tenha um mês de dados, começa a ser possível constatar algumas divergências interessantes...
Periodicamente actualizarei este post com novos dados.
Saudações,
Elias
Até hoje nunca fiquei convencido com as explicações apresentadas e já há bastante tempo que suspeitava que o preço da gasolina tende a acompanhar mais as variações do preço do crude nas subidas que nas descidas. Para me certificar desta minha suspeita, resolvi começar a registar, com uma periodicidade mais ou menos semanal, o preço dos futuros do crude e o preço da gasolina GALP (95 octanas) no mesmo dia.
Embora ainda só tenha um mês de dados, começa a ser possível constatar algumas divergências interessantes...
Periodicamente actualizarei este post com novos dados.
Saudações,
Elias
- Anexos
-
- pitroilvsgasolina.jpg (60.56 KiB) Visualizado 8456 vezes