Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Pasta" e "papel"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ora Bem! (2)

por CyberNet » 21/2/2003 15:10

Ora Bem! (2)

Aqui já um dos gráficos está INCORRECTO:

Gráfico 06 - Touro - Errado!
Gráfico 07 - CyberNet (e... TRSM; Ulisses; etc...) - Certo!

Comentário:
Nota-se que toda a zona assinalada em "6" de ambos os gráficos coincide, mas...
o Gráfico 07 (de CyberNet; TRSM; Ulisses; etc...) tem uma zona (assinalada a vermelho - traços finos encarnados horizontais) que não aparece no Gráfico 06: que é o pico "4??" e a posterior correcção até "5??".

Agora fica tudo mais explicito!

Espero ter sido útil.
E reafirmo: uma base de dados errada, vai gerar erros nas respectivas Analises Técnicas!
Evidente que se as análises, não incidirem nos períodos com erro, não há problema.

Daí que a "Trendline" descendente azul do Gráfico 07 não poderia ser semelhante à Trendline descendente azul do Gráfico 06 (Touro), porque este não tem o pico assinalado em "4??".
Qual das duas Trendlines está correcta, cada um que tire as suas conclusões.
As minhas conclusões estão à vista desarmada. (não é necessário um microscópio electrónico! :mrgreen: )

CyberNet :)
Anexos
Portucel6.gif
Gráfico 06 (Touro)
Portucel6.gif (8.78 KiB) Visualizado 1626 vezes
Portucel7.gif
Gráfico 07 (CyberNet; TRSM; Ulisses)
Portucel7.gif (14.03 KiB) Visualizado 1631 vezes
CyberNet

por Ora Bem! (1) » 21/2/2003 15:08

Ora Bem! (1)

Aqui ambos os gráficos estão correctos:

Gráfico 04 - Touro
Gráfico 05 - CyberNet (e... TRSM; Ulisses; etc...)

Comentário:
Nota-se que toda a zona assinalada coincide: começando em "1" e acabando em "3" e passando por "2".
Anexos
Portucel4.gif
Gráfico 04
Portucel4.gif (13.68 KiB) Visualizado 1627 vezes
Portucel5.gif
Gráfico 05
Portucel5.gif (12.93 KiB) Visualizado 1639 vezes
Ora Bem! (1)

LT

por maeinvestidora » 21/2/2003 15:03

Assim, como a LT é descendente, a previsão é negativa...

É muito difícil investir na bolsa em contexto bearish numa corretora como o Best, que não tem qualquer instrumento para sequer poder fazer cobertura de carteira, ou estou enganada?

Foi exactamente o que aconteceu quando me meti na alhada do BCP (bem a isso também contribuiu a minha indisciplina para sair do título com perdas moderadas).

Enfim, melhores dias virão, espero...
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por Ulisses Pereira » 21/2/2003 14:08

De facto, geralmente, um triângulo deste género (descendente) é "bearish". Contudo, os 2/3 já foram ultrapassados e penso que deveremos esquecer este triângulo e concentrarmo-nos apenas no suporte e na linha de tendência.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ora cá está

por CyberNet » 21/2/2003 14:05

Ora cá está

Os gráficos do Ulisses também estão correctos, não faltam dias!

O melhor é eu ampliar, com o meu microscópico electrónico!
Já a seguir dentro de momentos...

:mrgreen:
CyberNet

por Patdav » 21/2/2003 13:59

8-) :lol: :P :)

Vou arriscar Ulisses :wink:

Sendo assim, e se das duas principais linhas tirar-mos um tri. rect. o caminho poderá ser para baixo, pois os triangulos rect. para fazerem efeito têm de ser quebrados pelo lado recto, e tb antes dos 2/3, Se não for quebrado em baixa Tb nenhum mal vem ao mundo. :wink:

:roll: :roll: :roll:

Abraço
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Ulisses Pereira » 21/2/2003 13:49

Tinha-me esquecido dos gráficos! :?
Anexos
forum-pti1.gif
forum-pti1.gif (14.53 KiB) Visualizado 1733 vezes
forum-pti2.gif
forum-pti2.gif (11.97 KiB) Visualizado 1709 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 21/2/2003 13:42

Que discussão microscópica que para aqui vai! LOL

Deixo aqui dois gráficos para poderem comparar os meus dados com os vossos.

Queria apenas acrescentar apenas mais uma coisa a este tema: o facto dum triângulo não ser quebrado, isto é, o facto dos preços sairem do seu interior apenas por causa do tempo (ao invés de sairem devido a um movimento forte do preço), não quer dizer que a AT seja um fracasso.

Muitos dos triângulos, acabam por não serem quebrados em condições técnicas fiáveis. Aliás, gostaria de relembrar que um triângulo deve ser quebrado nos primeiros 2/3 do mesmo pois, se a ruptura acontecer no último terço, ela não tem nenhum significado técnico.

Abraços e beijos,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Triângulo

por maeinvestidora » 21/2/2003 13:30

O triângulo deixa de ser válido se as linhas que o formam forem quebradas antes do final do triângulo (que neste caso está previsto...para Abril?!)?

Hum...

por CyberNet » 21/2/2003 13:23

Claro que as linhas estão traçadas de maneira diferente, estão baseadas em dias diferentes.

Mas se observares atentamente os gráficos em cima, (o gráfico branco e o gráfico preto logo abaixo) vais notar que alguma coisa não bate certo.

Imagina-te a traçar as ondas de Elliot.

Pede também a alguém ao pé de ti (Ulisses, por exemplo) que dê uma vista de olhos nos gráficos e possa compara-los atentamente.

Das duas uma:
Ou eu tenho dias a mais... (e o TRSM...)
Ou o Touro tem dias a menos...

:shock: :shock:

Pelo menos é a hipótese mínima.

Nota (humor): tenta usar uma lupa! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Que eu vou buscar um microscópico electrónico! :lol: :lol: :lol:

Lololololol

CyberNet
CyberNet

por Patdav » 21/2/2003 13:13

8-) :lol: :P :)

Também vou meter a colher :) :wink:

Também procuro fazer AT, e aliás estou de acordo com as intrepretações de alguns gráficos aqui Postados.

No entanto penso que a lateralização da Portucel neste momento, prende-se, com a relativa indefenição do seu futuro, pois ainda não está defenido quem vai ser o investidor que vai entrar com o aumento de capital.

Esperemos por Março, Muito atentos.

bj e Abraços
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Pata-Hari » 21/2/2003 13:09

LOL, tens razão, que cena macacaaaaaaaaaaaa, faltam- lhe montes de dados, lol!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 21/2/2003 12:56

Cyber, experimenta traçar pelos valores de fecho e passando nos valores de fecho de novembro..... eu tentei e deu-me uma coisa bem diferente. Posso estar enganada e estar a insistir no erro, mas parece-me que a diferença é essa.
Administrador Fórum

Bom...

por CyberNet » 21/2/2003 12:51

maeinvestidora:

Creio que o Cybernet quer dizer que a Portucel continuará dentro do triângulo por mais algum tempo.

R: Correcto: o que quero dizer é que a Portucel continuará a lateralizar por mais algum tempo, pelo menos.

maeinvestidora:

Reparo também que as médias móveis de curto e de longo prazo podem estar a convergir. O movimento de saída do triângulo será mais forte caso as médias móveis se interceptem?

R: Não necessáriamente, não obrigatóriamente (em bolsa não há leis absolutas).
Normalmente quanto mais tempo o papel anda de lado, mais forte será o rompimento da banda lateral. Mas essa lateralização muitas vezes pode durar um, dois, três... anos. :cry: ...e nunca temos a garantia absoluta de que o rompimento será forte (e feio) tanto para cima como para baixo. :? Não digo que seja o caso da Portucel (pessoalmente não acredito num cenário desses - varios anos a lateralizar - na Portucel).
Lógico que sendo as médias movéis um "reflexo médio" das cotações, pode-se afirmar positivamente que - "O movimento de saída do triângulo será mais forte caso as médias móveis se interceptem" - ou converjam durante muito tempo (uma média móvel de maiores dias demora mais tempo a convergir, isto sem ter em conta também os diferentes métodos de as calcular, mas onde se confirma sempre essa tendência para a convergência em caso de lateralização de preços da cotação).

Pata-Hari

Cybernet, os dados parecem-me os mesmos... a diferença que eu vejo tem a ver com a forma como são traçadas as linhas usado o topo das velas ou o corpo.

R: Eu acho que não.
Devem faltar pelo menos as cotações dos dias assinalados na "Elipse" amarela. O que significa aproximadamente e "apenas", dois terços do mês de Outubro e um terço do mês de Novembro. É preciso ter cuidado com essas falhas. E mesmo que o Metastock apresente na barra horizontal inferior o mês de Outubro, isso não quer dizer nada. Falta o de Novembro, por exemplo (e o de Dezembro!). Normalmente o mês de "Janeiro" é que desaparece para dar lugar ao ano (ex: 2002; 2003; etc...)
Evidentemente que fiz as linhas numa perpectiva de maior longo prazo, mas o propósito, foi essencialmente, mostrar que existe uma falha grave nessa base de dados. (Se faltam dias na Portucel, não faltarão noutras empresas?). Ter traçado as linhas noutros pontos, não invalida a incorrecção da base de dados; pelo contrário: enquanto os pontos em que traço as linhas são correctos, no gráfico em causa, não havendo esses pontos (dias) as linhas estarão incorrectas. Isto independentemente da perspectiva temporal da análise: longo ou curto prazo. E posso sempre perguntar: onde está aquele dia (06-11-2002) em que a cotação esticou até ao máximo de € 1.34??? (Onde passa exactamente a linha azul).

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

TRSM

Se me permitem tb vou meter a minha colherada, já que sou parte interessada nesta acção.

Quanto ao triângulo, embora não discorde dos outros, apresento a minha visão.

R: Isso é o que se chama um triangulo de muito curto prazo. É para quem anda "apertadamente" em cima do papel na procura de pequenas variações. Também está correcto!
Este gráfico, por exemplo, tem as cotações que o meu gráfico tem mas que faltam no outro anteriormente apresentado. O que me leva a reconfirmar o erro do outro gráfico (base de dados com falta de dias).

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Portucel3.gif
Portucel3.gif (21.46 KiB) Visualizado 1796 vezes
CyberNet

por TRSM » 21/2/2003 11:46

faltou-me acrescentar o seguinte.

È uma acção que não está sobrecomprada e neste momento se encontra acima da MM20 e MM50.

a MM20 rompeu em alta a MM50 á 4 sessões atrás

abraço

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

bom dia

por TRSM » 21/2/2003 11:41

Se me permitem tb vou meter a minha colherada, já que sou parte interessada nesta acção. :lol: :lol: :lol:

Quanto ao triângulo, embora não discorde dos outros, apresento a minha visão.

Valores importantes temos Resit. a 1,20 e Suport a 1,15, em caso de quebra de um destes valores a PTI dirá o seu caminho.

Abraço

TRSM
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (50.23 KiB) Visualizado 1880 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Pata-Hari » 21/2/2003 11:30

Curioso o comentário à convergências das médias móveis. Vou fazer um comentário ligeiramente lateral e totalmente pessoal. As médias móveis servem de indicação, são um valor gerado matemáticamente e sem qualquer valor "real" no comportamento da empresa e da cotação da acção. O seu efeito, para mim, deriva total e apenas do facto de serem valores de referência para quem os utiliza como instrumento. "Per si" não têm nenhum significado além de servirem de referência. Acho que há uma diferença bastante grande em valores como uma média móvel gerados de forma exógena aos fundamentais, e valores (por exemplo) de resistências que podem ter razões de existência que se prendem com dados fundamentais, como por exemplo o mercado achar que fundamentalmente e nesse momento a acção valerá um valor que gira à volta dessa resistência/suporte.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 21/2/2003 11:23

Cybernet, os dados parecem-me os mesmos... a diferença que eu vejo tem a ver com a forma como são traçadas as linhas usado o topo das velas ou o corpo. Estou errada?
Administrador Fórum

Mas as expectativas futuras?

por maeinvestidora » 21/2/2003 11:22

Obrigada pelos gráficos.

Creio que o Cybernet quer dizer que a Portucel continuará dentro do triângulo por mais algum tempo. Reparo também que as médias móveis de curto e de longo prazo podem estar a convergir. O movimento de saída do triângulo será mais forte caso as médias móveis se interceptem?

Obrigada e até já!

Conclusão:

por CyberNet » 21/2/2003 11:09

Conclusão:

Maus dados acabam por se reflectir em Análises Técnicas incorrectas.

Ter uma boa fonte de dados, FIDEDIGNA, é um passo básico, mas talvez com algum custo, para se poder fazer Análise Técnica correcta!

Mas...

Quem sou eu para ensinar o que todos já sabem! :roll:

:mrgreen:
CyberNet

He, he, he, lololololololololol...

por CyberNet » 21/2/2003 11:09

Desculpem lá esta risota!
Mas até que me fartei de rir! :lol: :lol:

Geraram-se muitas considerações...
Interessantes e correctas...
De boa leitura.

(Link:)
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... t=portucel

Mas...

Ninguém reparou num Pormenor Minúsculo!
Mesmo Minúsculo, pelos vistos!

Eu esplico com as seguintes imagens:
Anexos
Portucel1.gif
Imagem de Touro
Portucel1.gif (14.07 KiB) Visualizado 1944 vezes
Portucel2.gif
Imagem da minha Base de Dados
(Não ponho em causa e fidedignidade dos meus dados.)
Portucel2.gif (20.82 KiB) Visualizado 1928 vezes
CyberNet

por Pata-Hari » 21/2/2003 10:56

Bem, lamento pela paz conjugal....

A pti gráficamente lateraliza, sem pressões nem vendedoras nem compradoras, votada a uma espécie de desinteresse. Parece-me semi-natural pensar em esperar o movimento seguinte e seguir a direcção do mesmo (bem, shortar pti é complicado, portanto só resta comprar se subir).

Fica o gráfico e deixo os comentários fundamentais a quem quiser, souber fazer. Talvez o incognitus?
Anexos
pti.png
pti.png (12.3 KiB) Visualizado 1961 vezes
Administrador Fórum

"Pasta" e "papel"

por maeinvestidora » 21/2/2003 10:29

Este espaço estragou a minha vida doméstica, e por isso agora, vão ter de ter paciência comigo...

Infelizmente, estive a fazer uma pesquisa na minha corretora online, que é o banco Best, e não vejo as possibilidades, que são muito referidas por alguns participantes, de adquirir os CFD's ou os tão polémicos warrants. De qualquer maneira, penso que é cedo ainda para me aventurar em instrumentos que me podem levar à bancarrota (!), por isso vou-me cingir por agora ao investimento mais clássico...acções.

Há uns dias vi um post que me suscitou curiosidade, sobre a Portucel. Era este:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... t=portucel

Não tenho a certeza que tenha introduzido bem o post, mas o tópico tinha um nome sugestivo...Uma afronta à AT.

Desde então já se discutiram pontos de vista sobre a saída do triângulo que se havia formado nos últimos tempos, nomeadamente a hipótese, que parece-me que é aquela que se está a verificar, de o título consolidar em linha, ou seja, nem para cima nem para baixo, mas sim para o lado.

Não sei, terá a evolução nas próximas semanas relacionada com o novo modelo da empresa? Qual é a vossa opinião sobre o título?

Até já...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 194 visitantes