Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Update

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/2/2003 0:46

O cenário mantém-se (até se reforça ligeiramente pois o volume voltou a descair levemente). Mas amanhã devo efectuar igualmente um <i>update</i> com mais calma. Deixo o gráfico actualizado, para já.
Anexos
edp-20030221a.gif
edp-20030221a.gif (22.84 KiB) Visualizado 1283 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

o futuro da EDP joga-se nos bastidores

por Perceval » 21/2/2003 19:33

Concentração : Espanhóis dão negócio como concluído
Santander tem sido obstáculo à fusão ibérica da energia

O Santander Central Hispano tem sido o obstáculo ao desenvolvimento do projecto de empresa ibérica de energia, envolvendo a EDP, a Union Fenosa e ainda a Hidrocantábrico, participada em 40% pela EDP, sustentam fontes espanholas.

O recente reforço de participação do SCH na Fenosa para 23,35%, cerca de mais 3%, foi mal entendido em Espanha e em Portugal.

Em Espanha comentou-se poder vir a ser uma operação idêntica à realizada com o grupo Dragados e Vallehermoso, onde o Santander acabou por obter mais-valia sacrificando pequenos accionistas. Sustentam as mesmas fontes que a entidade de supervisão espanhola vai ficar mais atenta nesta operação e acreditam que o Santander não está a estimular a operação e, a vender, acontecerá apenas numa segunda oportunidade e com melhores mais-valias.

Do lado português tem havido várias tentativas de desdramatizar a situação, já que a questão dos centros de decisão passarem para Espanha foi empolada pelos rumores de operações idênticas na energia e na banca, nomeadamente ao nível do BPI. Neste sector, foi o presidente do banco a alertar o mercado para as verdadeiras posições accionistas do Santander, muito embora um outro accionista espanhol do BPI, o La Caixa, acabe por salvaguar a actual relação de forças, perante a conhecida inimizade entre os dois grupos espanhóis.

Ao nível da energia, a estratégia tende a “arrastar-se”, consideram fontes espanholas perante a indefinição dos nomes que vão figurar em Maio na administração da eléctrica nacional. A questão tem sido muito debatida a nível político, e alguns sectores questionaram a razão por que ainda a meio da passada semana houve declarações conjuntas do primeiro-ministro, Durão Barroso, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e com o ministro da Economia, mas sem a presença da ministra das Finanças. Esta situação foi entendida como um claro sinal de desaprovação.

Vítor Norinha
"So God allow me I will aid you to the utmost of my power."

Registado: 5/12/2002 22:12

por Provedor » 21/2/2003 1:44

Fica a perspectiva da EDP pelo Kagi em que é bem visível a consolidação por que a acção está a passar. Prognósticos? Só no fim do jogo ou quando aquela consolidação acabar.

Provedor
Anexos
edp.jpg
edp.jpg (96.63 KiB) Visualizado 1440 vezes

Registado: 9/1/2003 11:57

por MarcoAntonio » 20/2/2003 21:04

Na EDP o volume voltou a cair bastante, reforçando o cenário de uma «retracção saudável», hoje ainda com um sinal adicional, um martelo (tendo fechado em casa). Reforço no entanto a ideia de que a EDP não está particularmente atraente, apesar de alguns indícios que tenho apontado (que não são suficientes em minha opinião para tomar já uma posição no papel). O único trade que sugeri por considerar de baixo risco foi o de curto-prazo com compra junto ao suporte.

No curtíssimo prazo estou de «pé atrás» quanto a esta descida pelas razões já anteriormente apontadas. Não me surpreenderia que a EDP voltasse a subir com força e volume á semelhança das sessões do fim de Janeiro ou da semana passada. No entanto, uma entrada nestes níveis já é mais arriscada do que a que sugeri anteriormente, pois o suporte já está algo afastado e o <i>upside</i> já se viu igualmente reduzido.

Temos ainda que a EDP poderá estar a formar um canal ascedente. Existe até a possíbilidade de bandeira de baixa, mas os volumes vão para já contra essa possibilidade pois têm sido fortes nas subidas e fracos nas quedas... De qq das formas, vale a pena estar a atento a todas as possibilidades).
Anexos
edp-20030220a.gif
edp-20030220a.gif (22.07 KiB) Visualizado 1531 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/2/2003 18:55

Não foi de facto uma boa sessão para a EDP mas subsistem alguns aspectos positivos, não que façam dela um título particularmente atraente (até porque como tenho defendido, no médio e longo-prazo estou neutro e na expectativa) mas que fazem dela menos mal do que possa parecer à primeira vista após uma sessão destas (em que foi dos títulos do PSI20 que mais caiu).

O aspecto mais positivo é o facto de o volume, que tem sido forte (nomeadamente nas 4 velas brancas anteriores à sessão de hoje) ter sido hoje relativamente mais fraco, principalmente se olharmos para a queda bastante forte. Depois da primeira reacção ao suporte (no fim de Janeiro) a EDP inverteu de forma algo semelhante para um <i>swing</i> de baixa com volume progressivamente decrescente e depois acabou por tomar o movimento ascendente de curtíssimo-prazo. Creio que tem sido alvo de alguma acumulação nestes valores (e como já alguns intervenientes têm assinalado, parece que temos grandes a comprar e pequenos a vender).

Sublinho que a EDP não está particularmente interessante, no entanto para quem tiver seguido a minha sugestão de compra junto dos 1.50€, o título está ainda com um aspecto relativamente interessante. No entanto não é de todo censurável uma tomada de mais valias, afinal essa sugestão baseava-se na possibilidade de uma reacção ao suporte e na manutenção do canal e a EDP entretanto já foi ao ponto médio do canal. As espectativas não era particularmente elevadas, portanto...

Pessoalmente, passou a neutro embora de pé atrás com esta grande queda com relativamente pouco volume (talvz para repetir o cenário da primeira quinzena de Fevereiro, quem sabe).

Deixo o gráfico actualizado.
Anexos
edp-20030219a.gif
edp-20030219a.gif (21.28 KiB) Visualizado 1621 vezes
Imagem

Administrador Fórum

edp

por jarcorreia » 19/2/2003 17:48

Com este fecho é de ficar de cabelos em pé. Vender ou não vender é a questão. A edp caminha na proporção inversa do crude. Se o cenário se complica duvido que 1.47 seja o fundo.
jarcorreia

Ressaca

por Edependente » 19/2/2003 16:09

Mal posso abrir os olhos ainda estou a ressacar da subida de ontem e ´ja estou a ver a vida a andar para trás.
Edependente

por MarcoAntonio » 19/2/2003 1:03

Deixo o gráfico actualizado e aproveito para responder à questão, ou melhor dar a minha opinião sobre essa questão. Em minha opinião, a EDP tem potencialidade s para continuar a subir: para já tem subido com volume, o RSI acabou de passar para terreno positivo, está ainda longe de estar sobrecomprada. A primeira referência importante que a EDP tem agora pela frente é na minha opinião os 1.62€ (embora os €1.60 possam tb funcionar, no entanto como se pode constatar no gráfico as reacções nos 1.62 quer como suporte quer como resistência têm sido bem mais frequentes).

De resto não tenho mais nada a acrescentar ao que tenho dito em relação à EDP- para já, em termos de médio ou longo-prazo está tudo na mesma.
Anexos
edp-20030218a.gif
edp-20030218a.gif (20.91 KiB) Visualizado 1779 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por CAP » 18/2/2003 22:24

E agora, com meste fecho espectacular da EDP, alguém arrisca alguma opinião?
Tempo de mais-valias, ou ainda pode subir mais um pouco?

Registado: 23/11/2002 16:01

por Visitante » 18/2/2003 16:22

MarcoAntonio Escreveu:Neste momento não estou com grande disponibilidade de tempo, mas fica prometido q mais logo actualizo a minha análise à PTC.

Creio que a última (de Sábado) não está desactualizada. De qq das formas mais logo, ao fim da tarde ou à noite, faço um update.

Link para o update de Sábado:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=

Optimo.
Obrigado
Starter
Visitante

por MarcoAntonio » 18/2/2003 16:21

Neste momento não estou com grande disponibilidade de tempo, mas fica prometido q mais logo actualizo a minha análise à PTC.

Creio que a última (de Sábado) não está desactualizada. De qq das formas mais logo, ao fim da tarde ou à noite, faço um update.

Link para o update de Sábado:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 18/2/2003 16:12

Caro Marco Antonio,
Obrigado pela analise a EDP :wink:

Eu gostava de ter uma analise a PTC, com a indicação de quando é que se pode considerar que esta deixou de andar de lado. Era optimo se pudesse também dizer se este movimento foi tendencialmente acumulação ou distribuição.

Thanks

Starter
Visitante

por MarcoAntonio » 18/2/2003 16:09

Não estava a pensar na média-móvel, provedor. Essa anda um nada mais acima (1.58 e qq coisa), além de que nesta altura, dado que a EDP está a lateralizar há vários meses, uma média-móvel é um mau indicador e um mau sinalizador de entradas/saídas. O melhor é ignorá-las nesta altura, em minha opinião.

O 1.57 vinha do máximo do último <i>upswing</i> e por ter sido o máximo da sessão de ontem. Como hoje a EDP tem estado a negociar abaixo desse valor, passamos a ter aqui uma referência horizontal de curtíssimo-prazo. Se a EDP os passar então creio que poderá ganhar balanço para o seguinte nível de resistência...
Imagem

Administrador Fórum

por Provedor » 18/2/2003 15:43

Presumo que os 1.57 correspondam à média móvel que ali está não é Marco António? É que depois de quebrada a primeira barreira ontem, um fecho hoje igual ou superior aos 1.57 seria muito positivo (bull) para a EDP.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

EDP - Update

por MarcoAntonio » 17/2/2003 22:00

<b>EDP - Update</b>

Antes de mais devo referir que a minha opinião relativamente ao longo-prazo é a mesma de pelo menos desde Novembro e que nesse aspecto pouco se tem alterado nas últimas semanas, apesar da queda. Uma opinião muito idêntica aliás à do Ulisses que tem vindo a defender um cenário idêntico há um período semelhante, tanto quanto me lembro.

Neste aspecto queria apenas sublinhar que os ligeiros indícios de acumulação dentro deste canal lateral subsistem. Não passam de indícios e «roubando» as palavras do Ulisses não aconselho ninguém a apostar o seu dinheiro neste indício (pelo menos por enquanto), em termos de médio/longo-prazo.

No entanto, defendi a abertura de uma posição longa de curto-prazo próximo dos 1.50€ num dos meus últimos updates, dado que nos encontravamos junto do suporte, sendo fácil colocar um <i>stop</i> que limitasse o risco do trade, existindo um interessante <i>upside</i>, a manter-se o canal.

As resistências prováveis seguintes, as mais importantes pelo menos, são os 1.62€, os 1.69€ e os 1.71€. Caso a EDP tenha dificuldade em ultrapassar os 1.57 e venha a efectuar um pequeno topo nos 1.57 ficaremos então com uma nova referência de curto-prazo nos 1.57€, mas creio que a EDP tem boas hipóteses de ultrapassar essa barreira pois tem vindo a ganhar <i>momentum</i> e o volume nestas sessões de subida tem sido interessante.

Principais Suportes: 1.50; 1.47
Principais Resistências: 1.62; 1.69; 1.71

Link para os dois updates anteriores:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 8435030c05
e
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 8435030c05
Anexos
edp-20030217a.gif
edp-20030217a.gif (20.87 KiB) Visualizado 2249 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Google [Bot], IX Hispana, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, smog63, Tiago2006 e 195 visitantes