Caldeirão da Bolsa

A historia dos ciclos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por highlightedx » 28/11/2005 18:14

Nao tenho duvidas que os ciclos existem mas transaciona-los pode ser mais complicado .
pelo menos os macro ciclos . existem varias formas de "ler ciclos" , ou por anos , ou por epocas , ou por expansoes e retaçoes economicas mas duvido que algum manager com juizo trabalhe com base nisto .

toda a teoria dos ciclos é deitada abaixo quando um ciclo falha , ou seja , ha ciclos mas nao sao perfeitos , nem podiam ser . ha alguns livros que tentam explicar isto ate ao tutano mas depois perdem-se em explicaçoes , ou porque se num ano o ciclo nao seu foi por isto ou por aquilo .

quem ler o stock traders almanac pode ter uma ideia do que se passa . por ex , o livro alega que so ha 6 meses para estar investido no mercado , entre setembro a abril . esta estrategia deu cerca de 2000% ou mais por cento em 30 anos . esta investido entre abril e setembro durante 30 anos o resultado foi -20% ou perto disso . depois as estrategias de estar investido num determinado ano da decada , os melhores anos sao os anos terminados em 5 , ou 8 etc , . isto é pura bullshit . nao ha fundo ou manager que se meta nisto a nao ser com uma muito pequena fatia do seu portfolio .
o livro mostra resultados no mercado quando estiveram no poder republicanos ou democratas , isto é pura treta , nao ha manager que se meta nisto . e mais uma vez , se se meter é com uns trocos , tipo BET .

desviando dos macro ciclos , contudo ha um pormenor que podemos tirar em materia de ciclos , mas que geralemnte ninguem olha ou ninguem se lembra .
sao eles os ciclos das expiraçoes mensais e trimestrais . o ciclo das conversoes dos Leaps para opçoes normais , os ciclos das expiraçoes trimestrais . ciclos de volume , ciclos de open interest , entre outros . quem tiver tempo para isso que estude e veja os ciclos a aparecerem todos .
no caso dos ciclos mensais das opçoes façam a soma de puts e call no ciclo . nunca se esqueçam que os institucionais nao compram opçoes mas sim vendem-nas . daí 80% das opçoes irem a zero . e quem vende opçoes fica obrigado a comprar(venda put) ou vender papel (venda call).
por exemplo, por que razao que quando as opçoes do QQQ fazem 120.000 puts para 30.000 calls o mercado sobe sempre ? identificando os ciclos de volumes de papel e opçoes é possivel estar sempre certo no ciclo mensal , o ciclo trimestral é mais complicado mas tb é possivel "cracka-lo " se queremos estar sempre certos temos de olhar para o que o big money olha e para o que ta a fazer e nao para teorias de calculos matematicos tecnicos .

( para pensar ) os traders do pit olham para a variaçao semanal de sexta feira a sexta feira ou olham para a variaçao semanal de terça feira a terça feira ? o que é o ciclo das terças feiras ?

continua....
highlightedx

Cycles: Secular, Cyclical, Seasonal, Random

por C.N. » 27/11/2005 11:09

Ola!

Fui buscar este topico de Julho porque o achei interessante. Ciclos ha muitos, sem duvida. Por exemplo, eu vou a casa-de-banho todos os dias ao acordar. Amanha e 99.9% provavel que ao acordar va a casa de banho. Seria optimo se os mercados fossem tao faceis de prever :P

Estive na net a procura do business cycle dos EUA, e encontrei no site da NBER (National Bureau of Economic Research) uma serie de informacoes, como os US Business Cycle Expansions and Contractions ja desde o tempo dos cowboys:

:arrow: http://www.nber.org/cycles.html/

As informacoes de interesse practico para especuladores e investidores sao:

:arrow: Desde o final da II Guerra Mundial ate agora foram completados 10 business cycles
:arrow: Desses 10 ciclos, a media de meses em Contraction, ou seja do maximo ate ao minimo, foi de 10.2 meses, ou 0.85 anos
:arrow: Desses 10 ciclos, a media de meses em Expansion, do minimo ate ao maximo, foi de 56.9 meses, ou 4.7 anos
:arrow: O ciclo que estamos a viver foi iniciado em Novembro de 2001, ou seja, vamos com 48 meses de Expansion
:arrow: Os periodos maximos e minimos em Expansion sao de 120 meses e 12 meses respectivamente

Atencao, estes Business Cycles tem uma formula de calculo propria e sao apenas dos EUA. A formula de calculo esta aqui: http://www.nber.org/cycles/recessions.html

Para nos, investidores e especuladores, e interessante saber em que ponto do Business Cycle e que estamos. No entanto, outros ciclos existem que sao talvez mais importantes para tomar decisoes de compra e venda.

De acordo com o livro Technical Analysis Explained - Martin Pring 2002, existem 4 influencias que afectam a tendencia das series temporais:

:arrow: Secular
:arrow: Cyclical
:arrow: Seasonal
:arrow: Random

O Secular cycle e dominado pela onda de Kondratieff, ou 54-year wave. Este autor afirma que cada onda e composta de 3 fases: mais ou menos 20 anos a subir; 7 a 10 anos em transicao; mais ou menos 20 anos a descer. Uma guerra esta associada ao comeco/final da onda. II Guerra Mundial, Vietnam, Afeganistao/Iraque? :roll:

O Cyclical e normalmente a 10-year pattern, descoberta por Edgar Smith, que diz que os precos da accoes se movem em ciclos de 10 anos, e que estes por sua vez sao constituidos por 3 ciclos menores de aproximadamente 40 meses. Outro autor, Joseph Kitchen, por sua vez demonstrou um ciclo de 41 meses, chamado 4-year cycle, em bank clearings, wholesale prices e interest rates nos US e UK. O ciclo de Kitchen indica oportunidades de compra de accoes de 4 em 4 anos. De acordo com este ciclo, 1998 e 2002 foram as ultimas oportunidades para comprar accoes baratas. A proxima sera em 2006, apos um declinio dos precos :P

Quanto a Seasonal, sao todos os ciclos que vemos quase ano apos ano, como o rally de Natal/Fim-do-Ano, rally de Verao, Setembro pior mes para accoes, etc. E de notar que, segundo um estudo da performance mensal do DJIA desde 1900 ate 2000, Dezembro e Janeiro sao os melhores meses, e Setembro e o pior. Outros indicador sazonal e o January Barometer. Se os precos das accoes subirem em Janeiro, entao vai ser um ano de subidas.

Creio que e facil de encontrar ciclos em tudo o que nos rodeia ou em nos proprios. Creio tambem que os ciclos acima descritos sao uteis em conjunto com outros indicadores para se tomarem decisoes de compra, venda, ou nao fazer nada.

Um abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por OPA » 11/7/2005 12:22

Mais uma acha para a fogueira.
Quando fazemos uma AT, estamos a incluir muita psicologia nos gráficos: linhas de tendência (espectativas), barreiras psicológicas (resistências)...

Esses ciclos de 4 anos relacionam-se com os mandatos presidencias dos EUA.

O ser humano é muito mais irracional do que pensamos. Sofre influencias do meio que só recentemente começam a ser descobertas. Por alguma razão há muitos mais nacimentos nas mudanças de fase lunar! Este é um dos exemplos e um dos mais estudados.

Registado: 9/6/2005 11:19

por castelbranco » 10/7/2005 12:24

eu acredito que os mercados tem uma relação directa com o sentimento humano que por sua vez o ser humano é influenciado por outros factores, como exemplificou e bem, em minha opinião, com os ciclos lunares.

bem, isto é um jogo muito complexo se não vejamos: porque é que um trader compra uma acção e outro está a vende-la? porque é que uma acção que está muito bem financeiramente e está a cair? porque é que outra acção está quase falida está a subir? eu acredito que os mercados se movimentam numa base de expetactiva e não numa base de factos, precisamente pelo simples facto de quando a massa se esta a dirigir para um determinado local os efeitos dessa onda irá depois criar algo.

se fosse numa base de factos então continuariamos a ter um problema que era o seguinte; a acção foi boa até aqui mas daqui para a frente será que vai continuar a ser boa? apesar do presidente da companhia dizer que a empresa vai continuar as crescer, mas a minha pergunta é a seguinte mas como é que ele sabe que vai continuar acrescer? claro que essa é a intensão de todos nós crescer quanto mais melhor mas daí até saber o que se vai passar no futuro vai uma grande diferença.

vou ainda colocar outra hipotse é tudo assentar numa base de factos e com programação para o futuro então eu perguntava será que alguem queria comprar será que alguem queria vender? claro que não e assim o mercado não funcionava, e claro isso tambem era completamente impossivel pelo simples facto de ninguem conseguir saber exactamente o que a massa consumidora vai fazer muito embora podem-se fazer previsões umas acertam-se outras não.

Registado: 10/11/2002 12:19

por arnie » 10/7/2005 11:33

Penso que tal como ele reparao que cada vez mais, por vezes somos "obrigados" a tomar decisões que para nós são erradas, mas que teremos que as fazer justamente porque os outros as tomam e só assim conseguiremos obter lucro!

:shock: :shock: :-s :-s :pray: :pray:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Smiles & Cries » 10/7/2005 11:21

castelbranco Escreveu:o ser humano leia-se politico leia-se consumidor leia-se agente economico leia-se barriga ao sol etc,.etc,.não consegue ser constante, eu chamo a isso alternancia como por exemplo: bom humor mau humor bem disposto mal disposto hoje apetece-me gastar dinheiro amanhã não me apetece gastar dinheiro hoje tenho dinheiro amanhã não tenho dinheiro hoje quero casar-me amanhã quero ser solteiro ou d. etc,etc,etc, enfim uma infinidade de coisas que influenciam os ciclos como sabemos os ciclos economicos estão directamente ligados ao ser humano,

Pegando neste teu ponto, posso dizer que um grupo de colegas meus fizeram um estudo sobre a evolução do PSI20 com as fases lunares, um estudo semelhante já feito para outros índices, e chegaram à conclusão que em altura de lua cheia o PSI20 atingia maior liquidez e maiores lucros, possivelmente por ser a altura em que as pessoas se sentiam mais atraídas para comprar, para investir!
enfim, é um estudo pouco ou quase nada racional, mas que tem tanto valor como todos os outros, justamente por neste mundo, especialmente no curto prazo não haver tanta racionalidade como possamos acreditar.
Segundo um trader da praça, disse-me que por vezes comprava participações em empresas justamente por os outros também o fazerem e assim obtendo, tal como os outros mais-valias, mas sem qq razão racional para o fazer!

Esse mesmo trader passou-me a ideia que tudo tem a ver com a psicologia dos investidores, "se tu souberes o que os outros pensam vigas".

Penso que tal como ele reparao que cada vez mais, por vezes somos "obrigados" a tomar decisões que para nós são erradas, mas que teremos que as fazer justamente porque os outros as tomam e só assim conseguiremos obter lucro!

um abraço
lmleitoa

Registado: 17/7/2004 22:00

por Rainmaker » 10/7/2005 1:06

Será que também se verifica esta fenómeno para outros índices (DAX, FTSE, ou mesmo PSI) ???
You tell me we can start the rain. You tell me that we all can change. You tell me we can find something to wash the tears away.

Registado: 7/6/2005 11:12

por castelbranco » 9/7/2005 23:41

sim sem duvida que esses contraciclos ocorrem

mas pelo que disse, acredita que eles ocorrem por haver alterações estruturais quer no plano politico quer no economico, mas eu pergunto-lhe porque é que ocorrem?
sim porque é que isso acontece? os politicos não são os mesmos? os consumidores não são os mesmos?

bem eu diria que mesmo com os mesmos politicos e com os mesmos consumidores e com as mesmas estruturas sejam elas quais forem estes ciclos acontecerão sempre pelo facto de o ser humano leia-se politico leia-se consumidor leia-se agente economico leia-se barriga ao sol etc,.etc,.não consegue ser constante, eu chamo a isso alternancia como por exemplo: bom humor mau humor bem disposto mal disposto hoje apetece-me gastar dinheiro amanhã não me apetece gastar dinheiro hoje tenho dinheiro amanhã não tenho dinheiro hoje quero casar-me amanhã quero ser solteiro ou d. etc,etc,etc, enfim uma infinidade de coisas que influenciam os ciclos como sabemos os ciclos economicos estão directamente ligados ao ser humano,

agora a grande questão é a seguinte: então porque é que tudo isso não é aleatorio? concerteza que não é aleatorio pelos politicos que vão lá segurar a coisa para que não seja assim, concerteza que não é coisa nenhuma que faz com que vire ao contrario, pelo simples facto de não haver nada nem ninguem que consiga mover a massa em sentido contrario.

por Dwer » 9/7/2005 23:11

O ciclo presidencial amaericano de quatro anos?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Smiles & Cries » 9/7/2005 21:51

boas.

Definir que de 4 em 4 anos ou mesmo de 8 em 8, existe um contraciclo, penso que não passa de especulação.
Academicamente, defende-se a existência de ocorrência
de ciclos por via de 3 fenómenos essenciais:

Flutuações sazonais - a variação dos ciclos ocorre com variações das estações, ou períodos/épocas do ano, como é a ocorrência de períodos festivos;
Flutuações Cíclicas - em que se defendem a existência de um contracíclo de 50 em 50 anos (Kontratiev), de 8 em 8 anos (Juglar), ou mesmo de 4 em 4 anos, como é referido inicialmente, denominado por flutuações de curto prazo.
Por último, e esta é a que me parece mais realista, a ocorrência de contracíclos deve-se a alterações estruturais do quorum político e económico, no sentido de resposta que os agentes têm perante "choques" exógenos e internos.

Parece-me que a ocorrência de cíclos variam bastante perante a ocorrência de factos não espectáveis pelo mercado ou mesmo o sejam, que provoquem alterações estruturais na economia.

cump.
lmleitao

Registado: 17/7/2004 22:00

por castelbranco » 9/7/2005 21:31

castelbranco Escreveu:sim existem varias possibilidades mas essa de 4 anos é a que se repete em etrmos de fundos principais segundo a historia.

em relação ao arnie nem sei muito bem o que lhe diga...

nem sei muito bem porque é que coloquei aqui este post se fosse agora não colocaria nada mesmo já vi que o melhor é falar de qualquer coisa no genero o belmiro vaai casar com a belmira e depois as acções vão-se valorizar

por castelbranco » 9/7/2005 21:27

sim existem varias possibilidades mas essa de 4 anos é a que se repete em etrmos de fundos principais segundo a historia.

em relação ao arnie nem sei muito bem o que lhe diga...

por arnie » 9/7/2005 19:56

Olá

castelbranco,

não vale a pena pensar porque razão existe um ciclo de 4 anos, é pura perda de tempo

é a mesma coisa de perguntarmos porque é que a gestação de um bébé é de 9 meses e não de 13 meses

quem definiu estas regras?

Deus? a propria natureza?

É a mesma coisa com os numeros, todos eles estão relacionados uns com os outros de uma maneira ou de outra.

porque é que a maioria dps counter trends são de 3 dias? Porque é que entre os 35º e os 37º dia de um movimento existe quase sempre um qualquer tipo de reacção a esse mesmo movimento?

acho que são perguntas que, apesar de termos o direito de as perguntar, não podemos perder muito tempo a investiga-las

temos sim, que as descobrir, entender as reacções que geram e tomar posições de acordo com essas mesmas reacções, seja comprar, vender ou ficar de fora a aguardar melhor sinal

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Fibonacci

por Fernando dos Aidos » 9/7/2005 18:26

Caro castelbranco,

Obrigado pela sua resposta.

Há, de facto, alguns números com propriedades curiosas. Existem, é claro, mais possibilidades (presumivelmente infinitas). Uma outra hipótese é

5 * 7 - 1 = 34
8 * 7 - 1 = 55
13 * 7 - 2 = 89
21 * 7 - 3 = 144
...

E há mais.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por castelbranco » 9/7/2005 17:39

sim claro que explico
Á excepção de 1 e 2 qualquer numero da sequencia de Fibonacci multiplicado por 4, quando somado a um numero selecionado da serie de Fibonacci, dá outro numro de Fibonacci, de modo:

3*4=12+1=13
5*4=20+1=21
8*4=32+2=34
13*4=52+3=55
21*4=84+5=89

Assim que a nova sequencia avança, uma terceira sequencia começa naqueles numeros que são adicionados á multiplicação por 4. Esta relação é possivel porque o valor entre o segundo numero alternado de Fibonacci, é 4,236, onde 0,236 é tanto o seu inverso como sua diferença do numero 4.

ciclos

por Fernando dos Aidos » 9/7/2005 17:04

Caro castelbranco,

Interessante, o seu gráfico e a sua observação do ciclo. Não é perfeito, obviamente, mas parece-me uma ideia defensável.

Só não entendi a sua referência à sequência de Fibonacci! Afinal, 4 não é um número de Fibonacci!

Pode explicar melhor?

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

A historia dos ciclos

por castelbranco » 9/7/2005 15:13

esta historia dos ciclos dá que pensar a muita gente mas de facto quase ninguem a consegue entender excepto aqueles que acreditam nela e a sabem interpretar.

como vemos e é sabido por uma grande parte do mundo financeiro que de quatro em quatro anos existem quebras significativas nos mercados bolsistas conforme podemos verificar neste grafico que coloquei do DOW JONES, neste grafico verifica-se tal como na teoria de 4 em 4 anos existe um fundo importante, esta historia faz-me lembrar a dos ratos que existem no alasca que de 4 em 4 anos suicidam-se aos milhões para dar lugar aos seus descendentes aparentemente por causa da comida que não chegaria para todos se não se suicidassem pois o poder reprodutivo é de tal maneira forte que não haveria comida para a malta toda ratazana,

mas porque de 4 em 4 anos? pois é... essa é uma pergunta que para a qual quase não existe resposta mas há sempre uma pista são os numeros de Fibonacci pois existe uma relação muito precisa com o numero 4 e talvez seja daí derivado esse sentimento com o numero 4, como é sabido por alguns de voces que a matematica de Fibonacci está relacionada com a natureza.

ainda voltando a olhar para o grafico verificamos que em alguns anos o fundo não foi tão acentuado como o de outros, eu diria que é por causa da tendencia do mercado ou seja quando o mercado entra em tendencia neste caso de alta esse ciclo torna-se mais leve mas como verificamos nesses anos não houve progressões importantes nesses pontos assinalados com a seta, mas sim uma lateralização chata.

outra coisa que gostaria de dizer aqui era o seguinte é que nos anos setenta por exemplo o mercado estava lateral e daí os fundos serem mais profundos, agora neste momento acho que se vai passar mais ou menos a mesma coisa que na decada de 70 pelo facto de estarmos em modo lateral desde ano 2000 pois ainda não conseguimos ultrapassar o topo desse ano, assim deste modo eu acredito num fundo bem nitido a ser feito para o ano de 2006 como tal não espero subidas nestes tempos proximos, muitos de voces se calhar como não me conhecem, devem pensar que sou um urso empedernido como muitos que por aí andam a apregoar quedas já há 2 e 3 anos, não nada disso eu não sou como esses eu sou diferente quando acho que o mercado está do touro então sou touro quando acho que vai ser do urso então sou do urso, e mai nada "como diz o fernando rocha" :oops:
Anexos
DJI.png
DJI.png (31.63 KiB) Visualizado 1610 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic, yggy e 101 visitantes