Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por junas » 22/5/2026 17:23

Tendência?
Para quem sabe analisar gráficos.
Obrigado.

Registado: 11/6/2008 21:46

por MADPIX » 22/5/2026 15:28

Veio bater nos 4,66€ como tinha previsto, pensei que fizesse esta vela ontem na correção do dividendo, acabou por fazer um dia depois :shock:
Isto pode ser um bom ponto de entrada para quem pretende começar a construir ou reforçar uma posição.
Bons negócios.

edit: recupero o meu boneco

MADPIX Escreveu:Caros Moteiros, estão voláteis como a cotação :lol:
50% da minha posição foi ontem e hoje, não vai a dividendos, espero recomprar ali entre a EMA 200 e a LTA.
Bons Negócios e deixem a volatilidade para a cotação apenas :roll:

edit: Volto a repetir, esta emissão de dívida foi muito bem forjada, o Motinha está a trabalhar bem.
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 21/5/2026 19:06

https://sapo.pt/artigo/angola-capta-1-5 ... 04a43d565e

Angola conseguiu captar 1,5 mil milhões de dólares nos mercados internacionais, com procura acima dos 4 mil milhões. Isto significa uma coisa simples: o mercado internacional continua a confiar em Angola e isso dá ao país mais margem financeira.

E quando Angola tem mais capacidade financeira, normalmente isso traduz-se em mais investimento público, mais infraestruturas e maior capacidade para lançar ou acelerar projetos.

Ora, sabendo o peso histórico que Angola tem na Mota-Engil, isto dificilmente pode ser visto como algo neutro. Pelo contrário: pode significar mais oportunidades, mais visibilidade e até maior conforto na execução da carteira naquele mercado.

Às vezes o mercado esquece-se destas variáveis macro que, a médio prazo, podem fazer bastante diferença.

Na minha opinião, é mais uma peça que reforça a tese de investimento na Mota-Engil.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por gilsimoesdovale » 21/5/2026 16:01

baseado na correção do dividendo, do proximo suporte de fibonaci e do aspeto tecnico dos graficos

Registado: 11/5/2026 20:19

por Noel » 21/5/2026 15:52

gilsimoesdovale Escreveu:eu para contrriar espero comprar a 4.62

Podemos saber baseado em quê?

Registado: 27/10/2006 15:32

por gilsimoesdovale » 21/5/2026 15:45

eu para contrriar espero comprar a 4.62

Registado: 11/5/2026 20:19

por MADPIX » 21/5/2026 15:25

Ainda vai corrigir o valor do dividendo no final da sessão :?

J.f.vieira Escreveu:Abri os cordões à bolsa e comprei mais 4300 motinhas a 4.77€... :-"

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por J.f.vieira » 21/5/2026 15:03

Aqui_Vale Escreveu: Para mim, foi a 4,804, pelo preço são melhores

CumPrim/
ValeAquilino

:lol:

por J.f.vieira » 21/5/2026 14:58

Abri os cordões à bolsa e comprei mais 4300 motinhas a 4.77€... :-"

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 21/5/2026 14:15

Para mim, foi a 4,804, pelo preço são melhores

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Dragon56 » 21/5/2026 14:01

Boa tarde,
Atendendo ao contexto global, e ao facto de todas a bolsas europeias negativas, na minha opiniao , a ME está a ter uma excelente performance hoje, reforçei hoje na abertura a 4,78/ 4,79.
BN

Registado: 28/5/2025 23:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 21/5/2026 12:04

Kiko_463 Escreveu:Está muito parada. Onde estão as manhãs com subidas de +10%?

As grandes subidas são contrariadas por grandes quedas.

"saber esperar é uma virtude" mas em Bolsa eu digo que é o cumulo da paciência.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Kiko_463 » 21/5/2026 11:38

Está muito parada. Onde estão as manhãs com subidas de +10%?

Está ao mesmo valor que há um ano atrás.

Como é cíclica, está dependente do andamento das receitas dos orçamentos públicos. Com revisão em baixa do crescimento económico estão agravar deficits, vão ter que adiar obras, como acontece já em Portugal??
Editado pela última vez por Kiko_463 em 21/5/2026 14:43, num total de 4 vezes.

Registado: 2/1/2024 11:03

por MADPIX » 21/5/2026 11:23

Errei redondamente :lol: sempre pensei que viesse pelo menos à EMA200, já reforcei, logo pela fresca. Reservei metade da minha posição para dividendos. Enfim, Mota a ser Mota \:D/

por Pageup » 21/5/2026 9:33

Impressionante a força da mota no dia a seguir ao dividendo, quem queria comprar com desconto maior ao dividendo....não deu, amanhã que suba mais 3% \:D/

Pode ser que o Trump acorde bem disposto e dê uma ajuda... :lol:

Registado: 1/4/2019 10:52

por J.f.vieira » 21/5/2026 9:15

Hoje os meus dividendos já deram para comprar mais umas motinhas a 4.78€ \:D/

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião de"

por Aqui_Vale » 21/5/2026 9:12

Comportamento interessante e surpreendente, muito longe de descontar o Dividendo.
E a bombar

Boneco horário com resistências, suporte e triângulo, dá que pensar

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA horário.png

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 21/5/2026 9:09

Mota-Engil pode estar hoje bastante mais subavaliada do que o mercado aparenta reconhecer.

Façamos contas simples.

Se a empresa conseguir atingir um lucro anual na ordem dos 360 milhões de euros até 2030 — algo que, olhando para a evolução atual, não me parece nada descabido — e o mercado lhe atribuir uma capitalização bolsista de 3 mil milhões de euros, isso corresponde a um múltiplo de cerca de 8,3x lucros.

Agora comparemos isso com o setor:
as grandes construtoras europeias andam normalmente entre 10x e 15xlucros, e algumas até acima disso.

Ou seja, mesmo aplicando um desconto natural à Mota-Engil — pela maior exposição a mercados emergentes, risco cambial e menor liquidez bolsista — um múltiplo de 8,3x continua a parecer-me conservador.

Traduzindo isso para a cotação:
com cerca de 307 milhões de ações, uma capitalização de 3 mil milhões coloca a ação perto dos 9,75€ a 10€ por ação.

E depois há outro ponto muitas vezes esquecido: os dividendos.

Se a empresa distribuir entre 30% e 50% desses hipotéticos 360 milhões, estamos a falar de:

entre 108 e 180 milhões de euros distribuídos;
o que dá cerca de 0,35€ a 0,58€ por ação.

Ou seja, a 10€ por ação, isso representaria uma yield entre 3,5% e 5,8%, algo que faria a Mota-Engil deixar de ser vista apenas como uma ação de crescimento e passar também a ser uma ação de rendimento.

E é aqui que entra o ponto que me parece mais interessante: se aempresa continuar a executar como tem executado, o mercado pode não só premiar o crescimento dos lucros… como também fazer re-rating do múltiplo.

E muitas vezes é precisamente essa combinação — mais lucro, melhor múltiplo — que gera as grandes valorizações.

Claro que isto depende de execução e o mercado não paga promessas, paga resultados. Mas, para mim, o potencial está claramente lá.

J.f.vieira

por Dragon56 » 21/5/2026 7:28

trend=friend Escreveu:
Dragon56 Escreveu:Meus caros,
Acabo de carregar uma ordem de compra de 200000 acoes ao melhor, na expectativa de que a Trumpalhada no Irao está no fim, e de que a açao da Mota até ao final do mês está nos 5 euros
Preciso de trocar uma das minhas viaturas
Cumps

Dragon

Cuidado Dragon, verifica pois ela não está lá!!!!!

Retirei a ordem, vou comprar em tranches durante o dia só até 10.000.

por trend=friend » 21/5/2026 6:57

Dragon56 Escreveu:Meus caros,
Acabo de carregar uma ordem de compra de 200000 acoes ao melhor, na expectativa de que a Trumpalhada no Irao está no fim, e de que a açao da Mota até ao final do mês está nos 5 euros
Cumps

Dragon

Cuidado Dragon, verifica pois ela não está lá!!!!!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por previsor » 21/5/2026 0:14

Rolling, eu já disse que falei em períodos específicos. Eu escrevi os períodos específicos antes da citação que colocaste. E já disse que as minhas palavras não eram para ser interpretadas à letra e expliquei o que quis dizer.

E não tens razão sobre a citação do Buffett.
Na altura até foi o Grok que falou dela. Depois de ter perguntado se concordava comigo respondeu que havia uma citação do Buffett que dizia a mesma coisa. Experimentei perguntar ao ChatGPT e diz o mesmo. E pesquisando no Google também tem a mesma interpretação.

Estás a acusar-me de distorcer o conteúdo, mas na verdade és tu que estás a distorcer não só o que eu digo como até o que o Buffett quis dizer. Eu não vou continuar mais a discussão.

Swimming Naked When the Tide Goes Out

A nugget of wisdom that Warren Buffett has passed along more than once to Berkshire Hathaway investors is this: "You only find out who is swimming naked when the tide goes out. " What the oracular Omahan seems to have meant by this is that you don't really know or appreciate the risks that companies are taking until they are tested by adverse conditions--a corollary to the saying that everyone looks like a genius in a bull market. Buffett used the line a year ago, for example, in reference to the follies of large financial institutions exposed by falling home prices.

https://money.com/swimming-naked-when-t ... s-out/?utm

Registado: 15/3/2023 3:21

por Dragon56 » 20/5/2026 23:04

Meus caros,
Cumps

Dragon

por Rolling_Trader » 20/5/2026 22:56

Kiko_463 Escreveu:Duas curiosas evidências dos gráficos apresentados pelo Rolling-Trader:
1. A Sonae e o BCP já estão novamente perto de máximos e a Mota-engil está 30% abaixo,
2. Mais o petróleo subiu para máximos, e a mota desceu para mínimos!!

Já me debrucei sobre a divergência petróleo/cotação da Mota em posts recentes.

O risco do conflito no Irão iniciar um ciclo económico de baixa (com crise financeira e/ou estagflação) sobrepõe-se ao benefício da subida do preço do petróleo.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Rolling_Trader » 20/5/2026 22:51

previsor Escreveu:Já agora, a nossa primeira e única discussão antes desta também pareceu um pouco idiota. Foi porque eu tinha escrito: “Acho que só se conhece verdadeiramente os fundamentais das empresas quando as empresas passam por um ciclo de descida.” E tu não concordaste nada com isso.

Mais tarde, até acabei por descobrir que o Warren Buffett tinha uma citação popular em que diz praticamente o mesmo que eu disse: “Só descobrimos quem está a nadar nu quando a maré baixa.” (“You only find out who is swimming naked when the tide goes out.”

Eu não achei a discussão idiota... novamente, discordar não é atacar. Porém foi longa demais para o tópico Mota-Engil... talvez pudesse ter sido mudada para outro tópico mais generalista.

A citação de Buffet enquadra-se na forma como ele investe (ou investia) na bolsa. Ele preferia ações mais sólidas que sobrevivessem à baixa dos ciclos económicos.
A Mota é cíclica, os lucros quebram muito quando os ciclos económicos são desfavoráveis, isso não é defeito, é feitio, ou seja não quer dizer que tenha maus fundamentais escondidos quando o ciclo económico é favorável. Os fundamentais é que mudam ao sabor dos ciclos económicos.

Saber antecipar os ciclos é a melhor forma de ganhar dinheiro na Mota (e noutras cíclicas)... parece-me que essa nunca foi a estratégia de Buffet.

Registado: 1/1/2024 14:39

por @nmv! » 20/5/2026 22:50

a mota há muito que deixou de replicar o OIL :-"

Registado: 2/4/2025 19:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, m-m, malakas e 52 visitantes