Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vim aqui ao forum da Mota na expectatifa de ver os comentarios e os graficos dos detratores e negacionistas, masxpara meu espanto nem comentarios nem graficos dos que apontavam para uma queda entre os 3,50/ 3,25 , eu continuo a acreditar na subida 5 feira reforçei com mais algumas a 4,766
Bons negocios
Bons negocios
- Registado: 28/5/2025 23:55
O meu comentário de ontem assentou que nem uma luva hoje...

- Registado: 1/4/2019 10:52
Mais tarde ou mais cedo o mercado dá-nos sempre o valor da narrativa em que acreditamos, basta resiliência, disciplina e deixar o mercado fazer o seu trabalho.
MADPIX Escreveu:Errei quando no inicio da semana referi que na quarta feira iria aos 5€, ontem andou perto, por 3 cêntimos, ontem entrei com tudo na queda e alavanquei, 95% por fesada, confesso, os 5% foram para o único indicador que me fez alavancar desta forma foi no MACD 26, assinalado no gráfico, também pelos sinais de acumulação das ultimas semanas. O meu target seria apontar ali para a linha superior do megafone, mas isto já é fesada a mais, vou mas é apertar os stops!
Bons Negócios
................. ............... ...............
Os stops curtos fazem sentido na gestão de risco, mas num título como este também têm um efeito perverso: muitas vezes são exactamente aquilo que o mercado “varre” antes de decidir a direcção seguinte. Num nome com volatilidade, pressão curta e bastante ruído técnico, um stop demasiado apertado pode tirar-te da posição no pior ponto possível.
Por isso, mais do que apertar stops por nervosismo, o importante é perceber onde a tese deixa realmente de fazer sentido. Se o nível de invalidação é esse, então o stop é lógico. Se for apenas por receio de uma oscilação normal, aí já estás a dar ao mercado o que ele quer: liquidez.
No fundo, o mercado caça fraqueza e gosta pouco de mãos tremidas. Quem está longo com convicção não precisa de adivinhar o cêntimo seguinte; precisa de saber até onde aguenta a tese.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Errei quando no inicio da semana referi que na quarta feira iria aos 5€, ontem andou perto, por 3 cêntimos, ontem entrei com tudo na queda e alavanquei, 95% por fesada, confesso, os 5% foram para o único indicador que me fez alavancar desta forma foi no MACD 26, assinalado no gráfico, também pelos sinais de acumulação das ultimas semanas. O meu target seria apontar ali para a linha superior do megafone, mas isto já é fesada a mais, vou mas é apertar os stops!
Bons Negócios
Bons Negócios
- Registado: 29/11/2007 3:13
Já estamos nos 5,04€, portanto a zona dos 5,10€ que referi não era propriamente um tiro no escuro — está ali à porta.
Agora, a questão passa a ser outra: se lá chegar, o mercado vai reagir como?
realização de mais-valias de curto prazo
ou
continuação do movimento com absorção da oferta
Num título como este, com pressão curta ainda presente, não me surpreendia ver um toque rápido e depois alguma volatilidade. Mas se houver força compradora suficiente, pode não ficar por aí.
J.f.vieira
Agora, a questão passa a ser outra: se lá chegar, o mercado vai reagir como?
realização de mais-valias de curto prazo
ou
continuação do movimento com absorção da oferta
Num título como este, com pressão curta ainda presente, não me surpreendia ver um toque rápido e depois alguma volatilidade. Mas se houver força compradora suficiente, pode não ficar por aí.
J.f.vieira
Ponto da situação atualizada, num momento que se anuncia abertura do estreito de Ormuz.
Não me admirava nada que hoje fosse testar os 5,10€.
A acção continua a negociar perto dos 4,8€, com pressão curta ainda relevante no papel, e isso mantém o título muito sensível a qualquer afluxo de compras. Quando o fluxo entra, a reacção pode ser rápida; quando não entra, o mercado sabe bem castigar.
Por isso, neste momento, a leitura é simples: enquanto houver força compradora e os shorts não fecharem em massa, não me espanta ver extensão de movimento. O mercado já mostrou que, na EGL, quando decide acelerar, não costuma pedir licença.
J.f.vieira
A acção continua a negociar perto dos 4,8€, com pressão curta ainda relevante no papel, e isso mantém o título muito sensível a qualquer afluxo de compras. Quando o fluxo entra, a reacção pode ser rápida; quando não entra, o mercado sabe bem castigar.
Por isso, neste momento, a leitura é simples: enquanto houver força compradora e os shorts não fecharem em massa, não me espanta ver extensão de movimento. O mercado já mostrou que, na EGL, quando decide acelerar, não costuma pedir licença.
J.f.vieira
Apenas uma nota mais pessoal e uma curiosidade.
Não alterei e provavelmente não vou alterar o objetivo 1 e 2 das cunhas. Caso mude de opinião digo, mas não costumo mudar de opinião.
A curiosidade é que a Egl não sobe dois anos seguidos desde 2013, e caso suba este ano são 13 anos depois da última vez
Não alterei e provavelmente não vou alterar o objetivo 1 e 2 das cunhas. Caso mude de opinião digo, mas não costumo mudar de opinião.
A curiosidade é que a Egl não sobe dois anos seguidos desde 2013, e caso suba este ano são 13 anos depois da última vez
Para cima ou para baixo?
Se alguém soubesse responder a isso com certeza, não andava aqui no fórum… estava numa ilha qualquer
Há sempre quem diga que “agora é que vai cair” — curiosamente, muitas vezes diz-se isso… quando já não está dentro. Eu comprei mais a 4,75€, não porque ache que descobri o fundo, mas porque a minha leitura não depende do próximo cêntimo.
Se descer, logo vejo se reforço. Se subir, já lá estou.
O resto é ruído e convicções demasiado fortes para um mercado que raramente respeita certezas.
J.f.vieira
Se alguém soubesse responder a isso com certeza, não andava aqui no fórum… estava numa ilha qualquer
Há sempre quem diga que “agora é que vai cair” — curiosamente, muitas vezes diz-se isso… quando já não está dentro. Eu comprei mais a 4,75€, não porque ache que descobri o fundo, mas porque a minha leitura não depende do próximo cêntimo.
Se descer, logo vejo se reforço. Se subir, já lá estou.
O resto é ruído e convicções demasiado fortes para um mercado que raramente respeita certezas.
J.f.vieira
Reagiu à MA50 e no gráfico semanal também está próximo dela. São zonas que às vezes funcionam como suporte, Acho que vai acabar por ir pra cima, mas não sei quanto tempo vai demorar até ultrapassar a linha de resistência descendente
A leitura que faço dessa "combersa" é que nessa altura havia a possibilidade de "apostar para cima ou para baixo". Cá a esperamos nos 3 e qualquer coisa, como o Vale já tinha apontado também há uns meses...com paciencia há-de chegar lá. 
Boas apostas.
Boas apostas.
Editado pela última vez por tami em 17/4/2026 14:40, num total de 1 vez.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Dragon56 Escreveu:Sou um principiante e leigo nestas coisas das acoes, agradeço a todos os participantes o muito que tenho aprendido, em particular ao Vale e os seus graficos sempre muito atuais.
Mas gostaria de deixar um questao ao Vale sem qualquer segunda intencao
Vale porque será que só vejo aqui no Caldeirao a sua opiniao nos dias em que a Mota Engil fecha em queda???
Coincidencia apenas?
Cumprimentos
Bons negocios
Parece-te que esta "combersa" foi de um "fecho em queda".
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Porque desde sexta feira não tenho conseguido aceder ao Foro e porque a Mota alterou o seu percurso (entreguei tudo a 4,98/ 4,97) vou deixar um Boneco atualizado. Espero que seja útil para alguém.
Dragon56
Lê com atenção.
CumPrim/
ValeAquilino
Dragon56
Lê com atenção.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Sou um principiante e leigo nestas coisas das acoes, agradeço a todos os participantes o muito que tenho aprendido, em particular ao Vale e os seus graficos sempre muito atuais.
Vale porque será que só vejo aqui no Caldeirao a sua opiniao nos dias em que a Mota Engil fecha em queda???
Coincidencia apenas?
Cumprimentos
Bons negocios
Coincidencia apenas?
Cumprimentos
Bons negocios
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Eduardo R. Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Há por aqui gostos para tudo, e ainda bem.
Há os que não gostam de Gráficos, "Bonecos", Padrões e não sei que mais...E outros há que gostam.
Para os que não gostam, parece que só os Fundamentos interessam. Então assim sendo, Comprem/Vendam e esperem por novo plano tri anual... Fico sem saber o que andam por aqui a cuscar. Mas isto sou eu que penso assim, "coisas de gente velha".
Não é uma questão de gostar ou não. É uma questão de ser objetivo. E achar que um investidor em fundamentais só gere os seus investimentos em função de planos tri-anuais ou algo do género demonstra uma certa ignorância. Olhamos para os dados financeiros da empresa, fazemos uma avaliação da empresa, ajustamos à medida que vai saindo informação nova e compramos/vendemos quando o preço sai do intervalo.
Nada contra os bonecos, até acho que pode ser uma boa ajuda para perceber pontos de entrada e saída. Mas usar análise técnica exclusivamente para guiar decisões de investimento é deixarem-se iludir por movimentos de preço cuja razão não é antecipável.
Porque desde sexta feira não tenho conseguido aceder ao Foro e porque a Mota alterou o seu percurso (entreguei tudo a 4,98/ 4,97) vou deixar um Boneco atualizado. Espero que seja útil para alguém.
Aproveito para chamar a atenção para alguns pormenores: Não é a “ANÁLISE TÉCNICA UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL”?!, (euronext, instituto mercado capitais) O Titulo não é meu, eu até demonstro “uma certa ignorância”.
Além de retas paralelas horizontais (resistências e suportes), também se podem observar duas retas paralelas obliquas, descendentes (canal de queda). Mas para complicar um pouco mais, temos inserido um triângulo, ou há dúvidas? E dentro do triângulo um círculo, nada de circunferências. Parece um relato de futebol, depois do jogo.
Vem isto a propósito de quê: quando há muito mais de 60 anos, numa das primeiras aulas de Geometria Descritiva, no inicio do Ensino Secundário, o Stor deu indicação aos alunos para que no espaço, bem em frente ao nariz de cada um desenhassem um circulo e dentro do circulo um quadrado, e dentro do quadrado um triângulo. Exercício concluído, por todos e com sucesso. A pergunta que se seguiu é, que tinha uma resposta complicada: Que figura é que fizeram? Como ninguém “atinou” com a resposta, ela veio do Stor: “fizeram figura de parvo”.
Aqui estou eu a nu e ao natural a não só demostrar “uma certa ignorância”, mas também a fazer figura de parvo.
Ora muito bem Eduardo R. bem observado e analisado por quem não me conhece minimamente, mas ao fim de mais de 70 anos, já era altura de alguém me classificar com “uma certa ignorância”.
Não sei qual é o teu conceito para “ignorância” o meu é claro: Ignorante não é quem não sabe, mas quer saber.
IGNORANTE é quem não sabe, mas está convencido que sabe.
Este assunto está encerrado, porque esclarecido.
Fico contente e surpreendido por saber que com a tua Análise Fundamental, consegues prever e antecipar os movimentos dos Títulos. Dá-nos lá essa receita.
Quanto a mim, e por enquanto a Mota decidiu-se pela descida.
O caminho faz-se caminhando, e a descer todos os Santos ajudam e ***** manca faz viagem (como se diz por estas bandas) num Canal suficientemente largo, que dá para dançar, até mesmo para os que dizem estar no Longo Prazo. Mas cada um aproveita a música para dançar ao seu ritmo.
A Linha Tendência de longo prazo, foi invalidada e com força
Eu já estou na fila de espera, mesmo sentado, entre as retas paralelas azuis: 3,56/ 3,26
CumPrim/
ValeAquilino
Sou um principiante e leigo nestas coisas coisas das açoes, e reconheço humildemente que tenho aprendido muito com todo os participantes e em particular com o Vale!
Mas gostaria de lhe colocar uma questao:
Porque será que o Vale so vem publicar a sua opiniao,quando a ME fecha em queda????
Sem ofensa, coincidencia? É apenas uma constataçao sem qualquer intençao
Cumps
Bons negocios
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Eduardo R. Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Há por aqui gostos para tudo, e ainda bem.
Há os que não gostam de Gráficos, "Bonecos", Padrões e não sei que mais...E outros há que gostam.
Para os que não gostam, parece que só os Fundamentos interessam. Então assim sendo, Comprem/Vendam e esperem por novo plano tri anual... Fico sem saber o que andam por aqui a cuscar. Mas isto sou eu que penso assim, "coisas de gente velha".
Não é uma questão de gostar ou não. É uma questão de ser objetivo. E achar que um investidor em fundamentais só gere os seus investimentos em função de planos tri-anuais ou algo do género demonstra uma certa ignorância. Olhamos para os dados financeiros da empresa, fazemos uma avaliação da empresa, ajustamos à medida que vai saindo informação nova e compramos/vendemos quando o preço sai do intervalo.
Nada contra os bonecos, até acho que pode ser uma boa ajuda para perceber pontos de entrada e saída. Mas usar análise técnica exclusivamente para guiar decisões de investimento é deixarem-se iludir por movimentos de preço cuja razão não é antecipável.
Aproveito para chamar a atenção para alguns pormenores: Não é a “ANÁLISE TÉCNICA UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL”?!, (euronext, instituto mercado capitais) O Titulo não é meu, eu até demonstro “uma certa ignorância”.
Além de retas paralelas horizontais (resistências e suportes), também se podem observar duas retas paralelas obliquas, descendentes (canal de queda). Mas para complicar um pouco mais, temos inserido um triângulo, ou há dúvidas? E dentro do triângulo um círculo, nada de circunferências. Parece um relato de futebol, depois do jogo.
Vem isto a propósito de quê: quando há muito mais de 60 anos, numa das primeiras aulas de Geometria Descritiva, no inicio do Ensino Secundário, o Stor deu indicação aos alunos para que no espaço, bem em frente ao nariz de cada um desenhassem um circulo e dentro do circulo um quadrado, e dentro do quadrado um triângulo. Exercício concluído, por todos e com sucesso. A pergunta que se seguiu é, que tinha uma resposta complicada: Que figura é que fizeram? Como ninguém “atinou” com a resposta, ela veio do Stor: “fizeram figura de parvo”.
Aqui estou eu a nu e ao natural a não só demostrar “uma certa ignorância”, mas também a fazer figura de parvo.
Ora muito bem Eduardo R. bem observado e analisado por quem não me conhece minimamente, mas ao fim de mais de 70 anos, já era altura de alguém me classificar com “uma certa ignorância”.
Não sei qual é o teu conceito para “ignorância” o meu é claro: Ignorante não é quem não sabe, mas quer saber.
IGNORANTE é quem não sabe, mas está convencido que sabe.
Este assunto está encerrado, porque esclarecido.
Fico contente e surpreendido por saber que com a tua Análise Fundamental, consegues prever e antecipar os movimentos dos Títulos. Dá-nos lá essa receita.
Quanto a mim, e por enquanto a Mota decidiu-se pela descida.
O caminho faz-se caminhando, e a descer todos os Santos ajudam e ***** manca faz viagem (como se diz por estas bandas) num Canal suficientemente largo, que dá para dançar, até mesmo para os que dizem estar no Longo Prazo. Mas cada um aproveita a música para dançar ao seu ritmo.
A Linha Tendência de longo prazo, foi invalidada e com força
Eu já estou na fila de espera, mesmo sentado, entre as retas paralelas azuis: 3,56/ 3,26
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Entretanto, a EGL já está abaixo da linha de suporte
A Mota-Engil está num daqueles setups raros onde vários fatores se alinham ao mesmo tempo: short interest elevado, tendência positiva e fundamentos a acompanhar.
Com uma percentagem relevante do free float em posições curtas, basta um trigger — resultados, guidance ou simplesmente continuação da pressão compradora — para começar o efeito dominó. E quando os shorts começam a fechar, o movimento deixa de ser racional e passa a ser técnico.
O mais interessante é que isto não é uma “meme stock”.
Há crescimento real, há execução e há mercado a suportar.
Ou seja:
não é só narrativa
não é só especulação
e mesmo assim há muita gente posicionada contra
Esse desalinhamento é precisamente onde nascem os movimentos mais rápidos.
A ação já subiu? Sim.
Mas isso não impede novas subidas — muitas vezes é exatamente o contrário.
Não digo que o squeeze seja amanhã, mas se começa, pode não dar tempo para entrar com calma.
J.f.vieira
Com uma percentagem relevante do free float em posições curtas, basta um trigger — resultados, guidance ou simplesmente continuação da pressão compradora — para começar o efeito dominó. E quando os shorts começam a fechar, o movimento deixa de ser racional e passa a ser técnico.
O mais interessante é que isto não é uma “meme stock”.
Há crescimento real, há execução e há mercado a suportar.
Ou seja:
não é só narrativa
não é só especulação
e mesmo assim há muita gente posicionada contra
Esse desalinhamento é precisamente onde nascem os movimentos mais rápidos.
A ação já subiu? Sim.
Mas isso não impede novas subidas — muitas vezes é exatamente o contrário.
Não digo que o squeeze seja amanhã, mas se começa, pode não dar tempo para entrar com calma.
J.f.vieira
Mota-Engil, Corredor do Lobito e o novo contexto geopolítico
A participação da Mota-Engil no Corredor do Lobito deve ser vista como muito mais do que uma simples concessão ferroviária. Estamos perante um ativo com relevância estratégica crescente, num contexto em que África ganha importância nas cadeias globais de minerais críticos e nas rotas logísticas alternativas.
Segundo informação da própria empresa, a Mota-Engil detém 50% do projeto, que inclui cerca de 1.300 km de ferrovia e uma concessão de longo prazo. Isto não representa apenas obra, mas exposição a fluxos logísticos e económicos que podem crescer ao longo das próximas décadas.
O interesse internacional confirma essa leitura. Os Estados Unidos, através da U.S. International Development Finance Corporation, aprovaram financiamento significativo para o projeto,
enquanto a European Union enquadra o Corredor do Lobito como peça relevante da sua estratégia Global Gateway. Ao mesmo tempo, a China avança com investimentos noutras rotas africanas, como a TAZARA, evidenciando que estamos perante uma competição real por corredores logísticos e acesso a recursos.
Neste enquadramento, a atual instabilidade no Médio Oriente e as dificuldades de navegação no Strait of Hormuz podem reforçar a importância de rotas alternativas mais seguras e diversificadas. Não se trata de uma relação direta, mas sim de uma tendência: quanto maior for o risco nos principais pontos de estrangulamento marítimo, maior tende a ser o interesse em corredores logísticos complementares.
É precisamente aqui que o Corredor do Lobito pode ganhar dimensão adicional. Ao ligar o interior rico em recursos da África Central ao Atlântico, com apoio político e financeiro internacional, posiciona-se como uma infraestrutura com potencial de crescimento e relevância estratégica.
Para a Mota-Engil, isto pode traduzir-se não só em receitas de construção, mas também em novas fases de investimento, reforço de capacidade, obras de resiliência e maior visibilidade internacional. Num ativo desta natureza, o valor não está apenas no que já foi executado, mas sobretudo no que ainda pode ser desenvolvido.
Conclusão:
O Corredor do Lobito pode evoluir de um projeto de infraestrutura para um ativo com peso geopolítico relevante. Se essa tendência se
confirmar, é possível que o mercado ainda não esteja a refletir totalmente o valor estratégico desta participação da Mota-Engil.
J.f.vieira
A participação da Mota-Engil no Corredor do Lobito deve ser vista como muito mais do que uma simples concessão ferroviária. Estamos perante um ativo com relevância estratégica crescente, num contexto em que África ganha importância nas cadeias globais de minerais críticos e nas rotas logísticas alternativas.
Segundo informação da própria empresa, a Mota-Engil detém 50% do projeto, que inclui cerca de 1.300 km de ferrovia e uma concessão de longo prazo. Isto não representa apenas obra, mas exposição a fluxos logísticos e económicos que podem crescer ao longo das próximas décadas.
O interesse internacional confirma essa leitura. Os Estados Unidos, através da U.S. International Development Finance Corporation, aprovaram financiamento significativo para o projeto,
enquanto a European Union enquadra o Corredor do Lobito como peça relevante da sua estratégia Global Gateway. Ao mesmo tempo, a China avança com investimentos noutras rotas africanas, como a TAZARA, evidenciando que estamos perante uma competição real por corredores logísticos e acesso a recursos.
Neste enquadramento, a atual instabilidade no Médio Oriente e as dificuldades de navegação no Strait of Hormuz podem reforçar a importância de rotas alternativas mais seguras e diversificadas. Não se trata de uma relação direta, mas sim de uma tendência: quanto maior for o risco nos principais pontos de estrangulamento marítimo, maior tende a ser o interesse em corredores logísticos complementares.
É precisamente aqui que o Corredor do Lobito pode ganhar dimensão adicional. Ao ligar o interior rico em recursos da África Central ao Atlântico, com apoio político e financeiro internacional, posiciona-se como uma infraestrutura com potencial de crescimento e relevância estratégica.
Para a Mota-Engil, isto pode traduzir-se não só em receitas de construção, mas também em novas fases de investimento, reforço de capacidade, obras de resiliência e maior visibilidade internacional. Num ativo desta natureza, o valor não está apenas no que já foi executado, mas sobretudo no que ainda pode ser desenvolvido.
Conclusão:
O Corredor do Lobito pode evoluir de um projeto de infraestrutura para um ativo com peso geopolítico relevante. Se essa tendência se
confirmar, é possível que o mercado ainda não esteja a refletir totalmente o valor estratégico desta participação da Mota-Engil.
J.f.vieira
Parece-me que a conjuntura...isto é o Trump quer negociar para acabar com a guerra o mais rápido, as tréguas....é só o trump falar favorável aos mercados, provocar a queda do petróleo e subida das bolsas, a mota avança por aí acima, isso pode acontecer hoje, ou amanhã, ou mais tardar no fim de semana. O melhor é ter em carteira...
entrei de manhã na correção da subida, agora é aguardar.
Viera, mota chego a fazer dois negócios dia, por estou sempre atento com o dedo no gatilho, as vezes alguma distração também me beneficia em algumas compras...
Viera, mota chego a fazer dois negócios dia, por estou sempre atento com o dedo no gatilho, as vezes alguma distração também me beneficia em algumas compras...
- Registado: 1/4/2019 10:52
Ontem fechou junto à linha de suporte e hoje está a subir. Agora precisa de ultrapassar a linha de resistência que não conseguiu à primeira tentativa
Pageup Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Vale o que vale!
Mais umas pouquitas a 4.84 e agora é esperar pelos dividendos.
J.f.vieira
Tenho reparado que as compras que faz são sempre em preços mais altos que os fechos, isso não é boa estratégia....![]()
................ .................. .................
Pageup,
Não vale a pena rir...
Percebo o comentário, mas a leitura não pode ficar apenas no preço de fecho de cada sessão.
No meu caso, já venho a acumular posição há algum tempo e tenho mais de 100 mil ações compradas a um preço médio de 4,43€. Desde que a cotação veio abaixo dos 4€, tenho aproveitado para reforçar com critério, sempre com uma visão de médio e longo prazo. Ao fecho de hoje, nos 4,81€, essa posição apresenta já uma valorização de cerca de 8,6%.
Por isso, a questão não é se comprei “acima” ou “abaixo” do fecho num determinado dia. A questão relevante é outra: estou a construir posição numa empresa que, na minha leitura, tem um enquadramento interessante para os próximos anos, quer pelo potencial de resultados, quer pela possibilidade de
remuneração ao acionista.
E aqui entra um ponto que muitas vezes é ignorado: os dividendos. Se a empresa conseguir executar o plano e manter uma política de distribuição consistente, o retorno não virá apenas da valorização da cotação, mas também do rendimento gerado ao longo do tempo. Para quem está posicionado com horizonte mais alargado, isso faz diferença.
É claro que cada um tem a sua estratégia. Quem faz trading de curto prazo olha para a precisão da entrada; quem investe com horizonte mais alargado olha para o posicionamento, para o risco e para o potencial de valorização do negócio. São abordagens diferentes, e nenhuma invalida a outra.
No meu caso, a opção tem sido clara: reforçar em fraqueza, manter disciplina e deixar o tempo — e os resultados — trabalhar a favor da tese.
J.f.vieira