Semapa - Tópico Geral
Re: Semapa - Tópico Geral
Hoje cai mais que a Altri. O mercado nunca para de surpreender...
Dito isto, andava demasiado cara vs NVG como bem indicas. Nem percebo como nao corrigiu antes
Dito isto, andava demasiado cara vs NVG como bem indicas. Nem percebo como nao corrigiu antes
- Registado: 17/7/2014 22:33
Já foi aos 15sh.
Só quando chegar aos 13,50/13 é que estará na paridade de Abril com a Navigator, considerando o que esta caiu.
Só quando chegar aos 13,50/13 é que estará na paridade de Abril com a Navigator, considerando o que esta caiu.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
A redução de 1% do IRC está a animar a festa.
trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.
O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.
O que é bastante curioso. A Semapa tem andado a investir noutras empresas muito menos rentáveis, e seria de esperar que o desconto aumentasse ainda mais. Creio que após a apresentação dos resultados de ambas, haja uma conversão, e dada a queda do papel, é possível que passe por uma consolidação da NVG e queda da Semapa.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Goya777 Escreveu:trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.
O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.
E eu que esperava correcçao, a alinhar com a performance da Navigator, vendi a 17.50 e nao voltei a entrar. Mas com Semapa a 18.50 e NVG a 3.1X, estou mais inclinado a reforçar na NVG que a entrar de novo aqui
Muito bem jogado, "rotação de setores" no mesmo grupo
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.
E eu que esperava correcçao, a alinhar com a performance da Navigator, vendi a 17.50 e nao voltei a entrar. Mas com Semapa a 18.50 e NVG a 3.1X, estou mais inclinado a reforçar na NVG que a entrar de novo aqui
Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Tendo em conta que já sabia que a vaca leiteira tem dado menos leite, faltava saber do resto.
Isto é, o aumento de resultados na SECIL compensou de alguma forma a redução de resultados na Navigator, o que é precisamente o que quero ver numa holding com negocios diferenciados.
Os investimentos noutras unidades (ETSA, Triangles) não produzem resultados expresivos, nem lucros, mas o volume de negócio continua a aumentar e as margens também, de facto comparado a 2024 duplicou o volume de negócios. E vai continuar a aumentar pelas novas aquisições em 2025: Barna em janeiro (não encontrei o valor da compra) e Imedexa em julho (148M€). A destacar também a contrução de uma nova planta de produção para a ETSA, que aumentará a capacidade de produção.
Os investimentos noutras unidades (ETSA, Triangles) não produzem resultados expresivos, nem lucros, mas o volume de negócio continua a aumentar e as margens também, de facto comparado a 2024 duplicou o volume de negócios. E vai continuar a aumentar pelas novas aquisições em 2025: Barna em janeiro (não encontrei o valor da compra) e Imedexa em julho (148M€). A destacar também a contrução de uma nova planta de produção para a ETSA, que aumentará a capacidade de produção.
Navigator penaliza lucro da Semapa, que recua 32% até junho - Indústria - Jornal de Negócios
A holding registou uma quebra do resultado líquido para 89,5 milhões até junho. O volume de negócios manteve-se nos 1,4 mil milhões, com a subida registada pela Secil e pelos outros negócios. O investimento ascendeu a 169 milhões.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Amanha apresenta resultados, já se sabe que serao relativamente fracos, está em zona de resistencia
Quer-me parecer que é altura de vender. Nao vejo que pode fazer a acçao quebrar a resistencia amanha com resultados menos bons
Quer-me parecer que é altura de vender. Nao vejo que pode fazer a acçao quebrar a resistencia amanha com resultados menos bons
https://ranking-empresas.eleconomista.e ... ADURA.html
Se o que estiver aqui for correto, em 2023 o EBITDA foi de 11M€, o que daria um múltiplo muito elevado, bem acima de 10 e isto sem saber qual a dívida líquida que certamente não será zero. Mas é possível que em 2024 o EBITDA tenha subido significativamente, e é esse que interessa nesta transação.
Se o que estiver aqui for correto, em 2023 o EBITDA foi de 11M€, o que daria um múltiplo muito elevado, bem acima de 10 e isto sem saber qual a dívida líquida que certamente não será zero. Mas é possível que em 2024 o EBITDA tenha subido significativamente, e é esse que interessa nesta transação.
- Registado: 22/7/2025 21:48
Gostava de saber o EBITDA mas tem pinta que os multiplos pagos terao sido elevados.
Já na compra das bicicletas tem toda a pinta que pagaram a mais, com as vendas inflacionadas pelo Covid.
Já na compra das bicicletas tem toda a pinta que pagaram a mais, com as vendas inflacionadas pelo Covid.
Nunca gostei , prefiro que uma empresa invista naquilo que conhece , não é o caso vão estar= numa área significativamente diferente daquela a que estavam habituados
Segundo li o forte são estruturais para torres eólicas (onshore e offshore) e pelos números não pagaram barato .
Segundo li o forte são estruturais para torres eólicas (onshore e offshore) e pelos números não pagaram barato .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Adoro estes movimentos:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ra-do-pais
Mas... nao sei de momento se é bom ou mau!
Semapa paga 148 milhões pela Imedexa na primeira compra fora do país
Indiretamente já tinham sido realizadas aquisições no exterior, mas esta é a primeira feita diretamente pela “holding”. Diversifica geograficamente, mas também em termos de negócio, passando a controlar a empresa de estruturas metálicas para redes de energia.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ra-do-pais
Mas... nao sei de momento se é bom ou mau!
Só que fosse aos 18 par eu me livrar delas....
- Registado: 12/4/2021 11:59
Continua discretamente a fazer o seu caminho de subida. Continuo a dizer que não me admirava nada, ver a Semapa na casa dos 30 euros, num futuro não muito distante.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Posso fundamentar , nem devia ser preciso.....mas ok
Analisando os comentários sobre a Semapa uns acham 25 euros o preço justo , outros 50 no mínimo.
O que está a acontecer? está a 16 e uns trocos ( e deus queira que fique por aqui) e não se vê pressão compradora....
Daí o meu comentário , estava em saldos a 18.
Agora a 16 e ninguém a quer.....
Fiz me entender?
Analisando os comentários sobre a Semapa uns acham 25 euros o preço justo , outros 50 no mínimo.
O que está a acontecer? está a 16 e uns trocos ( e deus queira que fique por aqui) e não se vê pressão compradora....
Daí o meu comentário , estava em saldos a 18.
Agora a 16 e ninguém a quer.....
Fiz me entender?
iniciado1 Escreveu:Estava tão barata a 18,00 euros e agora está tão cara a 16,00
Queres fundamentar isso?
- Registado: 28/12/2015 16:15
iniciado1 Escreveu:Grandes fundamentais não são garantia de ganhar dinheiro......desculpas de stops e pensamento positivo também não....
Claro que não. Uma empresa com excelentes fundamentais pode estar cara por exemplo a Novabase ou a Red Violet. A Semapa tem excelentes fundamentais...e está barata. E os fundamentais no longo prazo vêm sempre ao de cima.
Grandes fundamentais não são garantia de ganhar dinheiro......desculpas de stops e pensamento positivo também não....
Dia de ex-dividendo juntamente com o disparar de stops (que se fazem sentir mais numa cotada de menor volume), juntamente com algum panic selling (muitas ordens de venda pequenas no livro de ordens) e um dia vermelho na europa. Tudo junto fez o cocktail do dia de hoje. Dito isto, já vimos isto dezenas de vezes, a diferença aqui são os fundamentais da empresa que são os melhores do nosso índice e muitos dos que venderam hoje, amanhã ou depois lá vão estar a comprar novamente.
- Registado: 10/9/2015 16:45
Estava tão barata a 18,00 euros e agora está tão cara a 16,00
Sinedrio Escreveu:Goya777 Escreveu:A dar-se mal com o dia de ex-dividendo. Já perde mais que o dividendo pago e volume bastante forte
Está neste momento com um PER de 7... Uma empresa sempre lucrativa e que está crescer. Até pode demorar, mas um dia ela vai cotar ao seu valor e ela vale muito mais que 17 ou 18 euros por ação.
Mas se demorar 10 anos tambem tem pouco interesse. Tinha dado para um pouco de trading, a letargia do meu lado...

Goya777 Escreveu:A dar-se mal com o dia de ex-dividendo. Já perde mais que o dividendo pago e volume bastante forte
É um facto.
Reforcei e é uma cotada que me interessa acumular no portfólio.
Goya777 Escreveu:A dar-se mal com o dia de ex-dividendo. Já perde mais que o dividendo pago e volume bastante forte
Está neste momento com um PER de 7... Uma empresa sempre lucrativa e que está crescer. Até pode demorar, mas um dia ela vai cotar ao seu valor e ela vale muito mais que 17 ou 18 euros por ação.