Sonae SGPS - Tópico Geral
Re: Sonae SGPS - Tópico Geral
Sim, penso que para isso "basta" replicarem o 2H do ano passado. Lá continuará o dividendo a crescer de forma sustentada.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:Goya777 Escreveu:Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.
Em relaçao ao RL na segunda metade do ano nao tenho a certeza se terá o crescimento verificado no 1H. Quando se fez a consolidaçao das compras do ano passado? Nao entraram já no final de 2024? Principalmente da Druni e Arenal, que a Musti o ano passado nao terá acrescentado muito ao RL.
Confirmado. Druni/Arenal já entrou a partir 3Q24
ainda assim, o ultimo trimestre é sazonalmente mais forte, pelo que espero que os resultados do 2S sejam superiores ao 1S, o que deve dar um resultado anual (sem efeitos extraordinários) acima dos 230-240 milhões
- Registado: 31/10/2013 10:19
Goya777 Escreveu:Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.
Em relaçao ao RL na segunda metade do ano nao tenho a certeza se terá o crescimento verificado no 1H. Quando se fez a consolidaçao das compras do ano passado? Nao entraram já no final de 2024? Principalmente da Druni e Arenal, que a Musti o ano passado nao terá acrescentado muito ao RL.
Confirmado. Druni/Arenal já entrou a partir 3Q24
Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.
yaya Escreveu:Musti
No retalho de eletrónica, “marketplace” e serviços, as vendas da Worten cresceram 7% para 636 milhões de euros no semestre, enquanto a Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.
E no entanto quando se chega ao net income perdeu-se 1M€ com a Musti...
Continuo a preferir os 25% vendidos da MC (528M€ em 2021) aos 80% da Musti (700M€ em 2024)... Mas de longe
25% da MC fizeram no Q2 um EBIT de 30,75M€ e na Musti -1M€...
"Na altura em que foi revelado o negócio, o CFO da Sonae, João Dolores, disse ao Negócios que “este encaixe irá melhorar ainda mais a posição financeira da empresa e permitir que o grupo considere novas oportunidades de investimento no futuro”."
Não percebo que modelizações de DCFs é que utilizaram para justificar ambos os negócios... Mas pronto

Eles que me provem errado de que esta troca não foi uma pura noobice financeira

É que um investimento em ações próprias num PER de 10 duplica a cada 7anos (assumindo algum growth e reinvestimento). Estou para ver os cashflows que a musti vai trazer em 7 anos. 1 e meio já quase que passou e ainda estão muito longe de devolver os 700M€.
Mudando de assunto... Bons resultados though. Retalho a crescer as receitas e lucros em 20% é qualquer coisa

A margem do EBITDA tem-se mantido relativamente constante nos 10%, e por mim nada contra que o incremento continue a vir só das receitas. Pelo menos torna tudo mais simples de analisar

Já só faltam 2 quarters para fechar o ano, e de momento está-se com 2.450M de avaliação. Visto os primeiros dois, parece realista algo entre os 200-350M no final do ano. Quiçá com 90% de certeza, dado que:
Q1 - 24M -> 43M
Q2 - 48M -> 59M
Q3 - 75M ->

Q4 - 73M ->

Agora do ponto de vista mais pessoal... Último reforço que fiz foi em fevereiro de 2025 nos 91centimos, numa relação que se iniciou em 2020. Já não vou aumentar mais a exposição, mas vai merecer continuar no portfólio como a maior posição nos 13,1%, sendo que a segunda maior (excluindo o ouro a 11,3%) é de apenas 7,4%.
Quiçá se chegar a um PER de 15 ou fizeram outra aquisição estranha me comece a desfazer dela gradualmente. Vai ser uma questão de custo de oportunidade, mas não é fácil ter ideias boas num mundo em que o SP500 está com um PER de 30,3
Puxem lá mas é isto para um PER de 21 como a JMT para eu fazer-me à estrada tranquilo

Para além disso, fui à Polónia em abril e reparei que há competição lá (quem diria!?

Bem, é melhor parar de escrever se não dou por mim e estou nas Alibabas, Pinduoduo e JDs da vida... após já ter passado pelo Walmart e Cosco

Editado pela última vez por Youmeu em 1/8/2025 17:54, num total de 2 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...
Musti
No retalho de eletrónica, “marketplace” e serviços, as vendas da Worten cresceram 7% para 636 milhões de euros no semestre, enquanto a Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.
Com um valor de mercado de 2,3 mil milhões de euros o diretor financeiro da Sonae garante que a empresa vale mais 50% e que tem captado o interesse de investidores internacionais.
Lucros da Sonae disparam para 102 milhões pela Sierra acima até junho
- Indústria - Jornal de Negócios
- Indústria - Jornal de Negócios
Na primeira metade deste ano, o grupo liderado por Cláudia Azevedo viu o seu EBITDA aumentar 28,1% para 525 milhões de euros e as vendas atingirem o valor recorde de 5,3 mil milhões de euros, mais 23,1% do que há um ano.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bons resultados, na minha opinião.
Amanhã dá igual se sobe ou desce, muito confortável com a minha posição na Sonae
Amanhã dá igual se sobe ou desce, muito confortável com a minha posição na Sonae
A Sonae apresenta resultados já próximo dia 30. Na minha opinião é uma das que pode surpreender pela positiva
- Registado: 20/11/2015 17:22
É impressão minha que as empresas do grupo Sonae estão a ficar com liquidez?
Sonae finaliza venda da Zippy e Mo às equipas de gestão - Comércio - Jornal de Negócios
Três meses depois do anúncio da venda das marcas de roupa, a Sonae desvincula-se da Zippy e da Mo. Dona do continente assegura que 'transação está alinhada com a estratégia de gestão ativa de portefólio'.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Apramg Escreveu:1,93 ainda falta 50% mas ok.
Nunca se sabe.
Por agora com fazer novos máximos dos últimos 6/7 anos já fico contente
1,93 ainda falta 50% mas ok.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Novos máximos á vista
SalvaFP Escreveu:se pretendem cotar a MC, ...ponta da bolha!!!vendem para daqui a uns anos estarem a recomprar por uma parcela do preço..
tem sido assim!!
Já pensaram nisso no passado e depois nao avançou. Foi quando venderam 25% à CVC
se pretendem cotar a MC, ...ponta da bolha!!!vendem para daqui a uns anos estarem a recomprar por uma parcela do preço..
tem sido assim!!
tem sido assim!!
- Registado: 3/7/2023 13:03
O certo é que o Diretor financeiro veio falar e.... Sendo a voz dos donos alguma coisa querem os Azevedos. Com tempo podem sempre ir vendendo empresas e obtendo mais valias extraordinárias e assim os dividendos vão aumentando de ano para ano.
Ser holding com tanta diversidade de negocios nao ajuda à cotaçao. Ou isso dizem.
Penso que também tem pouca visibilidade internacional. Fora conhece-se EDP, Galp e JMT.
Penso que também tem pouca visibilidade internacional. Fora conhece-se EDP, Galp e JMT.
SalvaFP Escreveu:quando estava a 0.90 a conversa era a mesma,,,sonae é assim
qual o desconto da sonaecom ??!
não é repetindo 1000 vezes a mesma coisa que vira verdade
verdade..
o que afirmo foi que sempre teve este desconto, talvez por ser SGPS
tal como a snc que vale 4,5 e esta 2.4, quanto mais sobe a NOS maior o desconto da snc, e não tem divida
o que afirmo foi que sempre teve este desconto, talvez por ser SGPS
tal como a snc que vale 4,5 e esta 2.4, quanto mais sobe a NOS maior o desconto da snc, e não tem divida
SalvaFP Escreveu:quando estava a 0.90 a conversa era a mesma,,,sonae é assim
37% de subida desde entao. E toda nos ultimos meses. Ver se faz novos maximos em breve
quando estava a 0.90 a conversa era a mesma,,,sonae é assim
Ações da Sonae têm um desconto de 50%. Avaliada em 2,3 mil milhões de euros pelo mercado, o diretor financeiro da Sonae garante que a empresa vale mais e que tem captado o interesse de investidores internacionais.
Mercadona? “Sempre tivemos concorrência muito forte”, diz diretor financeiro da Sonae - Empresas - Jornal de Negócios
“Não há espaço para grandes aquisições”, diz João Dolores - Empresas - Jornal de Negócios
João Dolores: “É mais difícil” a Nos investir tanto com a entrada da Digi - Empresas - Jornal de Negócios
João Dolores reconhece que a Mercadona é um concorrente forte para o negócio de retalho alimentar da Sonae, dona do Continente, mas confia na proposta de valor que consegue oferecer aos consumidores.
“Não há espaço para grandes aquisições”, diz João Dolores - Empresas - Jornal de Negócios
O CFO da Sonae afasta novas grandes aquisições. Diz que o ciclo de fortes investimentos está terminado, sendo que eventuais negócios serão operações pontuais, de menor expressão financeira. Vendas? A da Worten não está em cima da mesa.
João Dolores: “É mais difícil” a Nos investir tanto com a entrada da Digi - Empresas - Jornal de Negócios
O mercado das telecomunicações ganhou um novo operador, a Digi. O CFO da Sonae critica a decisão da Anacom de deixar entrar um novo concorrente, advertindo para o impacto na capacidade de os “players” atuais continuarem a investir em Portugal.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, cali010201, cmsbarros, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, PAULOJOAO e 74 visitantes