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Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 25/5/2024 23:37

“Empresas mais pequenas não vão conseguir” pagar o salário mínimo exigido pelos sindicatos

O salário mínimo previsto para 2025 é de 855 euros, mas os sindicatos exigem mais. No setor da restauração, as empresas mais pequenas não vão conseguir pagar esses valores, avisa a secretária-geral da AHRESP.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 25/5/2024 13:17

PMP69 Escreveu:
Indemnização compensatória por recurso a voos externos engloba 1.200 pilotos e terá um custo de 60 milhões de euros.


Como é possível gerir uma empresa destas?

https://eco.sapo.pt/2024/05/24/pilotos-da-tap-vao-receber-seis-salarios-extra-este-ano/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


Pedro

A resposta é simples, o acionista maioritário (nós) paga.

Pergunta retórica, quando alguém, ou alguma empresa, ou estado, fica em situação de falência porque as despesas e a divida contraída não é sustentável nem compatível com a receita, no sentido de recuperar faz cortes nas despesas e sofre uma injeção de capital para liquidar pelo menos parte dessa divida, e quando até já consegue "começar a respirar", repõe as despesas ao nível anterior, para de receber injeções de capital, e a receita não cresce, o que será que acontece?
Isto é apenas uma pergunta retórica e aplica-se não só á TAP como ao estado Português ou qualquer outra instituição.
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Re: Políticas para Portugal

por smog63 » 24/5/2024 20:26

previsor Escreveu:
Se a Taylor Swift utilizou o aeroporto de Beja para se deslocar a Lisboa, será que precisamos mesmo de um novo aeroporto?...
https://twitter.com/antoniosantos56/sta ... 68546?s=46


Pensei exactamente o mesmo.
 
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 24/5/2024 20:12

Se a Taylor Swift utilizou o aeroporto de Beja para se deslocar a Lisboa, será que precisamos mesmo de um novo aeroporto?...
https://twitter.com/antoniosantos56/sta ... 68546?s=46
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Re: Políticas para Portugal

por PMP69 » 24/5/2024 12:04

Indemnização compensatória por recurso a voos externos engloba 1.200 pilotos e terá um custo de 60 milhões de euros.


Como é possível gerir uma empresa destas?

https://eco.sapo.pt/2024/05/24/pilotos-da-tap-vao-receber-seis-salarios-extra-este-ano/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 23/5/2024 13:08

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Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 23/5/2024 12:04

Alfa Trader Escreveu:Será que é desta que voltamos a ter alguém que olhe para os pequenos acionistas, apesar de ser apenas no investimento em empresas portuguesas?

:pray: :pray:


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... portuguesa


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Acredito quando vir algo aprovado... a Mortagua já deve estar a espumar da boca
 
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Re: Políticas para Portugal

por Alfa Trader » 23/5/2024 10:56

Será que é desta que voltamos a ter alguém que olhe para os pequenos acionistas, apesar de ser apenas no investimento em empresas portuguesas?

:pray: :pray:


https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... portuguesa


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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 22/5/2024 23:49

previsor Escreveu:Uma grande parte do custo do aeroporto vem das taxas aeroportuárias

Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.

Continua a considerar que o novo aeroporto pode ser pago apenas com taxas aeroportuárias?

Foi aquilo que a análise económico-financeira demonstrou. A partir do momento em que a divisão das taxas aeroportuárias, entre o Estado e a ANA, é sobretudo favorável à ANA, claro que a ANA é que tem as taxas aeroportuárias para poder construir o novo aeroporto. Não é por acaso que a Vinci tem 73 aeroportos. A Vinci tinha três aeroportos quando comprou o aeroporto Humberto Delgado e foi à conta do Humberto Salgado e dos outros três, que eram mínimos, que fez todo o seu império de aeroportos. Portanto, se a Vinci teve rendimento suficiente para construir um império de aeroportos, não consegue construir Alcochete?
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-maior- ... m-a-vinci/


Obras para 50 mil milhoes ou mais.

Com a escassez de mao de obra e materiais isso significa que o pais vai ter um ciclo de super inflaçao, como se nao basta-se ja o martirio que a populaçao esta exposta.

Bons tempos que se avizinham. Pessoalmente duvido que se concluia o que quer que seja...
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Re: Políticas para Portugal

por Bar38 » 22/5/2024 21:33

Goya777 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.


Afinal a CEO francesa não era assim tão ruim...


lindo!!! A grande diferença é se fosse uma empresa privada já tinha falido livrando assim os contribuintes de mais um fardo que nem sequer serve a grande maioria de quem a sustenta com os seus impostos...Ou então havia mais contenção salarial...Nenhuma empresa pode!!!ou!!!poderia pagar aquilo que não tem capacidade sustentada de o fazer....não existem milagres!!! Claro a não ser nas empresas pseudo públicas...ai sim os milagres acontecem graças aos pobres contribuintes...
 
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Re: Políticas para Portugal

por Goya777 » 22/5/2024 20:56

MarcoAntonio Escreveu:Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.


Afinal a CEO francesa não era assim tão ruim...
 
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 22/5/2024 20:05

Entrada em museus e monumentos vai ser gratuita em qualquer dia da semana
A lista conta com 38 equipamentos de norte a sul do País, como o Panteão, o Convento de Cristo ou a Fortaleza de Sagres.


Já não é só aos domingos e feriados.

Se as manhãs de domingos e feriados já eram dias de romaria aos museus e monumentos, a medida vai ser agora alargada. A entrada em mais 38 equipamentos culturais vai passar a ser gratuita para os cidadãos nacionais — em qualquer dia da semana.

O anúncio foi feito este sábado, 18 de maio, Dia dos Museus, pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues. Cada pessoa terá direito a 52 entradas gratuitas — o que equivale a uma por cada semana do ano — e a validação será feita através de uma aplicação.

https://www.nit.pt/cultura/teatro-e-exp ... 1716116919
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 19:37

Procura por dívida de Portugal a 30 anos supera 3,6 vezes a oferta

O cupão ficou fixado nos 3,625%, um prémio de 115 pontos face à taxa "midswap" do euro. Após esta operação, já está executado 87% do plano de financiamento do IGCP para este ano. Com esta emissão está criado um novo "benchmark" a 30 anos na curva das "yields" da República.
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 14:50

Presidente da TAP chamado à AR para explicar prejuízos trimestrais

Luís Rodrigues vai à Assembleia a pedido do PSD e do Chega.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 22/5/2024 13:19

Duas sondagens para as europeias:

https://rr.sapo.pt/noticia/politica/202 ... co/379312/
(Univ. Catolica)

https://rr.sapo.pt/noticia/politica/202 ... to/379338/
(intercampus)

AD: 31.0% - 21.2%
PS: 30.0% - 22.2%
CH: 15.0% - 17.4%
IL: 6.0% - 11.6%
BE: 5.0% - 9.0%
LV: 5.0% - 6.6%
CDU: 5.0% - 3.6%
PAN: 1.0% - 4.0%
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 22/5/2024 11:36

Continente perde recurso no Supremo em caso de 0,02€: queria cortar meio salário a trabalhador que não pagou saco de plástico

Um trabalhador do Continente que em 2021 foi apanhado a sair do trabalho com um saco de plástico sem pagar foi suspenso por 15 dias e ficou sem metade do salário, avança o Jornal de Notícias. Segundo o jornal, o trabalhador auferia 735€ e o prejuízo para a empresa foi de 0,02€ (o saco custava 0,10€ mas 0,08€ vão para o Estado e outras entidades públicas).

https://cnnportugal.iol.pt/amp/continen ... 9bbb3dcea4
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 21:35

Em outros países parece funcionar igual a Portugal., como Reino Unido e França. Na Espanha é que parece que é uma empresa pública.
Talvez o Estado consiga fazer com que paguem uma boa parte do aeroporto com o dinheiro futuro das taxas.

Em França, a gestão dos aeroportos é feita principalmente pela Vinci Airports, uma subsidiária da Vinci SA, uma empresa privada. No entanto, assim como em Portugal, o governo francês também mantém uma influência indireta sobre a gestão dos aeroportos, especialmente em aeroportos de importância estratégica ou regional. Isso pode ser feito através de regulamentações, acordos contratuais ou participações minoritárias do governo em algumas empresas relacionadas com a aviação. Portanto, embora a gestão operacional seja privada, o governo francês pode ter alguma influência sobre as políticas e operações dos aeroportos em determinadas circunstâncias.

Em Espanha, a gestão e operação dos principais aeroportos são realizadas pela Aena (Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea), uma empresa pública controlada pelo governo espanhol. Assim, ao contrário de França e Portugal, onde a gestão dos aeroportos é principalmente privada, em Espanha é uma empresa pública que tem a responsabilidade direta pela gestão dos aeroportos. No entanto, assim como em França e Portugal, o governo espanhol pode ter influência indireta sobre as políticas e operações dos aeroportos através de regulamentações e políticas governamentais relacionadas com a aviação e o transporte aéreo.


A Vinci Airports, subsidiária da Vinci SA, adquiriu vários aeroportos em todo o mundo através de processos de privatização e aquisição. Alguns dos aeroportos adquiridos pela Vinci Airports incluem:

1. Aeroportos em Portugal: Em 2013, a Vinci Airports adquiriu a ANA - Aeroportos de Portugal, que opera vários aeroportos em Portugal, incluindo o Aeroporto de Lisboa, o Aeroporto do Porto e o Aeroporto de Faro.
2. Aeroportos em França: A Vinci Airports opera vários aeroportos em França, incluindo o Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, o Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry e o Aeroporto de Nantes Atlantique, entre outros.
3. Aeroportos em outros países: Além de Portugal e França, a Vinci Airports adquiriu aeroportos em outros países, incluindo o Aeroporto Internacional de Belgrado na Sérvia, o Aeroporto de Salvador na Brasil, e o Aeroporto de Kobe no Japão, entre outros.

Além de adquirir aeroportos existentes, a Vinci Airports também está envolvida na construção de novos aeroportos. Por exemplo, a empresa está envolvida no desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Kansai, localizado na ilha artificial de Osaka, no Japão. Este projeto envolve a construção de uma nova ilha para a expansão do aeroporto existente. Além disso, a Vinci Airports está envolvida em vários projetos de expansão e modernização de aeroportos em todo o mundo, que podem incluir a construção de novos terminais, pistas de pouso e decolagem, estacionamentos e outras infraestruturas aeroportuárias. Embora a Vinci Airports seja mais conhecida por adquirir e operar aeroportos existentes, a empresa também está ativamente envolvida no desenvolvimento e construção de novos projetos aeroportuários.
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Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 20/5/2024 20:38

previsor Escreveu:O governo deveria encontrar bons negociadores para lidar com a Ana/ Vinci. O presidente da Ana, José Luís Arnaut, veio do PSD. Talvez isso ajude um pouco. Mas provavelmente o início da construção não vai começar nos próximos 4 anos.


José Luís Arnaut psd
https://www.psd.pt/pt/jose-luis-arnaut

Neste tipo de negócios o "estado" é o que sai sempre a perder, infelizmente.
Todos estes "negociadores" acabam nas próprias empresas com quem negociaram. Infelizmente andamos todos a sustentar uma corja de indivíduos que não servem o estado mas sim servem-se do estado. Seja qual for o partido que esteja no governo. É um festim para muita gente, que cintinua até só restar a carcaça.
As parcerias não são solução. Nunca foram, nunca serão. Mas o esquema está montado desta forma e não vai mudar nunca.
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 12:39

O governo deveria encontrar bons negociadores para lidar com a Ana/ Vinci. O presidente da Ana, José Luís Arnaut, veio do PSD. Talvez isso ajude um pouco. Mas provavelmente o início da construção não vai começar nos próximos 4 anos.


José Luís Arnaut psd
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 20/5/2024 11:53

Uma grande parte do custo do aeroporto vem das taxas aeroportuárias

Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.

Continua a considerar que o novo aeroporto pode ser pago apenas com taxas aeroportuárias?

Foi aquilo que a análise económico-financeira demonstrou. A partir do momento em que a divisão das taxas aeroportuárias, entre o Estado e a ANA, é sobretudo favorável à ANA, claro que a ANA é que tem as taxas aeroportuárias para poder construir o novo aeroporto. Não é por acaso que a Vinci tem 73 aeroportos. A Vinci tinha três aeroportos quando comprou o aeroporto Humberto Delgado e foi à conta do Humberto Salgado e dos outros três, que eram mínimos, que fez todo o seu império de aeroportos. Portanto, se a Vinci teve rendimento suficiente para construir um império de aeroportos, não consegue construir Alcochete?
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-maior- ... m-a-vinci/
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 20/5/2024 0:15

Diz Éric Maurice: "No fundo, há também as condições sociais em que esta atmosfera se desenvolve. Porque é que tantas pessoas são suscetíveis à desinformação ou às teorias da conspiração, por exemplo? Porque já não confiam nas autoridades. Essa é uma questão muito complexa. Há o sentimento de vulnerabilidade, há o facto de não se sentirem consideradas pelas autoridades. Pode ser a sua situação económica pessoal, pode ser a sua situação pessoal em termos de coisas muito mais íntimas, mas que se traduzem numa desconfiança em relação à humanidade e às autoridades".


Numa UE que é antro de corruptos hipocritas isto é uma consequencia completamente natural e pode bem ser apenas o começo.

Temos falta de água! O que vamos fazer?

Um novo aeroporto pois... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

O perigo para a democracia europeia é também o facto de cada vez menos cidadãos se envolverem na política, ou muitos evitarem recandidatar-se por medo desta violência.


:lol: Medo tem a populaçao dos que ocupam cargos de poder.
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Re: Políticas para Portugal

por previsor » 19/5/2024 15:44

No Índice de Perceção da Corrupção 2023, Portugal, que é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia, obteve 61 pontos, fixando-se na 34ª posição em 180 países.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2023/



Portugal ainda deve 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate (vídeo)

A Troika saiu de Portugal há precisamente 10 anos. Mas ainda faltam pagar 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate. A fatura vai ser paga, com juros, durante os próximos 18 anos.
https://madeira.rtp.pt/politica/portuga ... ate-video/
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 19/5/2024 14:40

Portugueses acreditam que dois em cada três políticos são corruptos

Segundo o relatório “Perceções comparativas da corrupção em Espanha e Portugal”, os inquiridos consideraram que a corrupção é mais prevalente na política e nos negócios, estimando que 50% dos empresários e entre 60% e 70% dos políticos são corruptos.


:arrow: Apesar desta percepçao a generalidade dos portugueses é a favor de ter um estado maior
:arrow: Nunca percebi como pode um empresario ser corrupto. O acto de corrupçao só é possivel de ser cometido por quem detem o poder. Ora o empresario num estado de direito náo tem qualquer poder especial que o distinga do resto da populaçao, excepto se pertence a uma empresa publica.


Corrupção é uma forma de desonestidade ou crime praticado por uma pessoa ou organização a quem é confiada uma posição de autoridade, a fim de obter benefícios ilícitos ou abuso de poder para ganho pessoal.
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Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 19/5/2024 12:00

A troca de acusações não pára. Depois da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) ter acudado o ex-ministro das Finanças de ter reduzido a dívida pública em 2023 de forma «artificial», Fernando Medina acusou os técnicos que prestam apoio aos deputados no Parlamento de «erro grave» e de ser «falsa» a afirmação que foi incluída no relatório.

Ao Nascer do SOL, João César das Neves refere que se trata de uma declaração política. «É evidente que não se trata de um erro, mas de uma diferença de interpretação. É evidente que o ministro se dedicou no final do ano passado a um conjunto de operações financeiras que, não interessando nada ao país, permitiam apenas baixar aparentemente o nível da dívida para fazer boa figura no momento delicado. Aliás, fê-lo de forma tão trapalhona que acabou por ter o efeito contrário. A UTAO tem o dever de manifestar isso, e fê-lo».

Também para o economista Luís Aguiar-Conraria «é evidente» que Fernando Medina quis baixar a dívida pública dos 100% antes de sair do Governo e, por isso, «é claro que fez manobras para atingir isso». E acrescenta: «Para uma pessoa como eu, Fernando Medina fez um brilharete, mas é evidente que havia esta parte psicológica de baixar em três dígitos a dívida pública, daí andar com essas manobrazinhas».

O economista reconhece que se trata de uma «politiquice que não é grave», referindo que é «como aqueles Governos que pagam prémios às empresas para inaugurarem as obras antes das eleições para mostrar obra feita». Ainda assim, admite que o ex-ministro das Finanças não o teria feito se soubesse que teria mais um ano de mandato. «Não é escandaloso o que fez, mas não me venha tentar convencer que o teria feito se tivesse mais um ano de mandado. Se tivesse a noção de que teria mais um ano de Governo teria demorado mais um ano a baixar a dívida dos 100%», salienta ao nosso jornal.


Forjar dados de dívida nao é escandaloso...

Pois nao, aliás é crime ou devia ser.
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