Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O aparente "ressurgimento" dos híbridos que estará por detrás do realinhamento estratégico de várias marcas.
Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr escala 40% na estreia em bolsa
O IPO da Zeekr é o maior de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global em 2021.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Carmakers bet on hybrids as shift to EVs slows
Nissan, Hyundai and Ford focus on tapping resurgent demand for so-called stop-gap vehicles
Global carmakers are stepping up their investment in hybrid technologies as consumers’ growing wariness over fully electric vehicles forces the industry to rapidly shift gear, according to top executives.
A combination of still high interest rates and concern over inadequate charging infrastructure has chilled buyers’ enthusiasm for fully electric cars, prompting a rebound in sales of hybrid vehicles that most of the industry had long regarded as nothing more than a stop-gap. (...)
FT
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford planeia recuar nos planos para vender apenas carros elétricos na UE a partir de 2030
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
O aumento da venda de veículos híbridos levou a Ford a reavaliar a possibilidade de vender modelos com motor de combustão além de 2030.
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Consome-se mais oil na actualidade do que antes da revolução verde.
- Anexos
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“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Governos avançam com novos impostos sobre veículos elétricos: queda de receitas nos impostos dos combustíveis obriga a medidas impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
VW warns EU against raising tariffs on Chinese cars
Brussels should not raise tariffs on Chinese cars imported into Europe, and doing so would risk “retaliation” against international brands in the country, the head of the Volkswagen brand has warned.
The European Commission is investigating electric car imports from China and is widely expected to raise tariffs in the coming months.
But VW brand chief Thomas Schäfer said: “I don’t believe in tariffs. I want everybody to compete on the same terms.”
“There is always some sort of retaliation,” he told the FT’s Future of the Car Summit.
His comments echo concerns raised by Mercedes-Benz boss Ola Källenius, who said he favoured lowering tariffs.
FT
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Como é que era a canção?
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford prepared to restrict UK sales of petrol cars to hit EV targets
Ford is prepared to restrict the sale of petrol models in the UK in order to hit the country’s stretching electric vehicle targets, a move that will probably push up prices for consumers, its European boss has warned.
FT
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Custo do seguro limita aumento de vendas de carros elétricos
O custo dos seguros de carros elétricos é um dos entraves à adoção generalizada deste tipo de veículos. Face a este cenário algumas fabricantes já estão a comercializar seguros automóveis.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Vejam esta anomalia viajar num eléctrico a 100 km/h em vez de 130 poupa tempo.
“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
654235 Escreveu:O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.
Tendo aderido à mobilidade eletrica, tenho de discordar que a autonomia ainda seja uma real questão. É verdade que numa viagem mais longa temos de planear o nosso percurso e não apenas ir.
Mas em 99% dos dias do ano, em que fazemos casa-trabalho-casa e/ou deslocações num raio de 50 (?) km, a autonomia que já existe é mais do que suficiente. Afinal, quantas vezes a maioria das pessoas faz mais do que 300km num dia?
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”
A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
654235 Escreveu:a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone.
Só estava a dizer que isto já era anunciado há uns 8-9 aqui no CdB.
IMHO a condução autónoma vai ser difícil de se estabelecer porque políticos.
Os EVs são um falhanço e autonomia e versatilidade nunca serão atingidas com o sistema actual de baterias. Teria de ocorrer uma revolução na tecnologia para se tornarem uma alternativa real aos ICE.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla
não sei se 8 anos ou mais...já via programas de autonomia na CNN talvez 10 anos atras.
nestes 8 anos ação não reflecte, nem vai reflectir até começar a haver regulação nesse sentido...estamos ainda nos passos infantis.
Mas a questão é QUANDO... esse será o futuro...o homem conduzir um carro será coisa do passado e mesmo perigoso...olharemos para o passado como éramos primitivos...os riscos de "animais" estarem a conduzir um automóvel, como vimos todos os dias na estrada.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
“ Eletricidade, mas não para todos
Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."
Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."
Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»
De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.
E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”
Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."
Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."
Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»
De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.
E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Xiaomi: Electric car buyers told they face six-month wait
The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.
The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Grupo chinês Xiaomi estreia-se no setor dos automóveis elétricos
O lançamento do SU7 segue-se à publicação na terça-feira de um lucro anual recorde em 2023 da campeã dos veículos elétricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Não acredito no conceito de EV para resolver emissões.
Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.
Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...
Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.
H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.
A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.
Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.
Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...
Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.
H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.
A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Sobre os incendios em navios, deixo uma peça do FT de Novembro último:
Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires
Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).
Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires
Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Eu só sou pela verdade ,condeno com todas as minhas força o acto totalitário e
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .
Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar
Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .
Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar
Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Quantos ICE entram em combustão espontânea enquanto estavam a ser transportados?
but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."
but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
BearManBull Escreveu:Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .
Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.
Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.
Por cada 100.000 carros a combustão, 68 deles foram vítimas de um incêndio. nos veículos eléctricos 3,8,
https://www.theguardian.com/business/20 ... l-vehicles
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