Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Eduardo R. » 31/1/2023 9:04

Artista Romeno Escreveu:
ParaCima Escreveu:Nao discordando, penso que o mercado ja tinha mais que feita esta analise. Relembro que após tirar as açoes de bolsa a empresa pode adquirir as restantes açoes mas após relatorio de um roc... penso que é a pwc que faz a auditoria validando um cp de 4 euros por acao, pergunta, como é que algum auditor vai dizer que o valor justo é abaixo desse valor?

Parece simples de perceber que a oferta nao é justa, com a excepçao do CA que diz que a proposta deve ser considerada :D

Ps: esta é a minha opiniao, nao é indicaçao de compra ou venda

porque é um holding e vai te dizer que tirando 2 ou 3 todas tem desconto de holding!, tas na roménia nunca te esquecas disso, nunca me lembro salvo 1 excepçao do auditor ter dito o justo valor na sua totalidade


Ora, quem paga ao auditor?
 
Mensagens: 197
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/1/2023 19:50

ParaCima Escreveu:Nao discordando, penso que o mercado ja tinha mais que feita esta analise. Relembro que após tirar as açoes de bolsa a empresa pode adquirir as restantes açoes mas após relatorio de um roc... penso que é a pwc que faz a auditoria validando um cp de 4 euros por acao, pergunta, como é que algum auditor vai dizer que o valor justo é abaixo desse valor?

Parece simples de perceber que a oferta nao é justa, com a excepçao do CA que diz que a proposta deve ser considerada :D

Ps: esta é a minha opiniao, nao é indicaçao de compra ou venda

porque é um holding e vai te dizer que tirando 2 ou 3 todas tem desconto de holding!, tas na roménia nunca te esquecas disso, nunca me lembro salvo 1 excepçao do auditor ter dito o justo valor na sua totalidade
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 29/1/2023 0:12

Nao discordando, penso que o mercado ja tinha mais que feita esta analise. Relembro que após tirar as açoes de bolsa a empresa pode adquirir as restantes açoes mas após relatorio de um roc... penso que é a pwc que faz a auditoria validando um cp de 4 euros por acao, pergunta, como é que algum auditor vai dizer que o valor justo é abaixo desse valor?

Parece simples de perceber que a oferta nao é justa, com a excepçao do CA que diz que a proposta deve ser considerada :D

Ps: esta é a minha opiniao, nao é indicaçao de compra ou venda
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 28/1/2023 20:15

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... jb-capital

Será qua a CMVM vai ignorar o que é por demais sabido e alinhar ao lado dos Ricos em prejuízo dos Pobres.

Eu até já comprei algumas acima do preço da OPA, para juntar às de antes. :-" :mrgreen:

Continuo a acreditar que o preço oferecido terá que se aproximar do valor contabilístico do papel

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom AVALIAÇÃO OPA.png
SONAEcom AVALIAÇÃO OPA.png (70.1 KiB) Visualizado 6648 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2978
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 26/1/2023 12:42

Tb acho que vão ter que subir o preço.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 25/1/2023 11:09

maturidade Escreveu:https://jornaleconomico.pt/noticias/maxyield-reclama-junto-da-cmvm-e-pede-subida-do-preco-da-opa-a-sonaecom-985866

Boas.

eles vão ter que subir o preço da OPA, para terem exito.

abraços


Por acreditar nisso \:D/ , já comprei acima do preço oferecido na OPA :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
SONAEcom.mensal.png
SONAEcom.mensal.png (112.98 KiB) Visualizado 7025 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2978
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por maturidade » 25/1/2023 9:44

https://jornaleconomico.pt/noticias/max ... com-985866

Boas.

eles vão ter que subir o preço da OPA, para terem exito.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae com - Tópico Geral

por acoespt » 24/1/2023 18:43

O valor justo a Sonaecom anda à volta dos 6 euros, portanto não irei vender na OPA.
A sonae tem de pagar pelo menos 4€/ação.
Infelizmente o mercado andou a dormir e a sonae pode vir a retirar de bolsa a sonaecom a 2,5€/ação.
Vale a pena correr o risco.
a minha entrada foi a 1,66€ (descontando o dividendo pago).
Anexos
sonaecom.png
além deste valor acresce os 14 mil euros de dividendos pagos em maio de 2022
 
Mensagens: 4
Registado: 24/1/2023 18:34

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 24/1/2023 17:49

Só espero que não seja a própria sonae ou indirectamente, outra entidade, que esteja a comprar acima do valor da opa, só pra atingir os 90%. Acho que aí a CMVM não deve permitir...acho eu!
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 24/1/2023 17:35

maturidade Escreveu:Boas.
Algo se vai passar nesta menina.
Já vai nos 2.61€.
será que o valor da OPA vai ser revisto em alta?
pareçe haver peixe graúdo a antecipar-se a essa noticia :-k :-k :-k :-k

Abraços


Tb estou convencido. Caso aconteça a cmvm tem de meter mao nisto, na primeira oferta assistimos ao mesmo...

Eu tenho a minha posiçao, por issi nao estou preocupado com estas flutuaçóes, no mínimo os 4 euros...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por maturidade » 24/1/2023 16:52

Boas.
Algo se vai passar nesta menina.
Já vai nos 2.61€.
será que o valor da OPA vai ser revisto em alta?
pareçe haver peixe graúdo a antecipar-se a essa noticia :-k :-k :-k :-k

Abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 23/1/2023 18:40

Ha malta que quer perder dinheiro na opa... :D aquando do lançamento houve uma subida parecida... o que ai vem?

Aguardo, pelo menos, pelos 4 euros. Menos que isso fico com elas á espera da recompra em AG com um roc a avaliar. Entretanto vamos ter resultadis anuais.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 19/1/2023 15:50

Penso que eles lançaram o isco a ver se pescavam peixe miúdo, mas o pessoal mais experiente não foi no engodo. Assim esperamos cenas dos próximos capítulos, bem acima da esmola dos 2,50€. A acompanhar próximo salto...
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por HCC1 » 19/1/2023 0:44

Aqui o que me surpreende é o preço realmente baixo em relação ao valor contabilístico, só se eles estiverem a pensar registar menos valias com a dissolução da ZOPT e mesmo assim...
Nas anteriores OPA´s sobre a Sonae Capital e a Sonae Indústria, na primeira eles ofereceram o valor contabilístico e na segunda, não consigo perceber bem qual o valor da Sonae Indústria na altura, mas tendo em conta a situação algo delicada da empresa considero que o valor oferecido seria próximo do justo naquele momento.
Em todo o caso penso recordar que a Efanor apresentou naquela situação uma avaliação independente, algo que deverá acontecer numa próxima fase desta tentativa de retirar a empresa da bolsa, pois para já os vendedores parecem ter acabado.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 13/1/2023 0:25

Penso que estão a misturar tudo! Após os 90% podem tirar as açoes da bolsa, sao somente obrigados a vender quando mais de 90% das açoes sujeitas á oferta sao adquiridas na opa! Posteriormente, a empresa pode realizar uma assembleia-geral no sentido de adquirir as açoes remanescentes, mas com a avaliaçao de um roc. Como cada açao tem um valor contabilistico de 4 euros será impossível o roc dizer que a empresa vale 2,5, a proposta nunca poderá ser feitas abaixo do preço da opa, nwste caso, 2,5 euros. Penso que a empresa pode fazer essa proposta na assembleia geral até 6 meses após atingir os 90%.

Atençao, nao sou jurista, mas deixo a minha interpretaçao. Aconselho a lerem a legislaçao para tirarem as v conclusoes
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Lusitanus » 12/1/2023 16:19

Aqui_Vale Escreveu:
Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

É isso mesmo Aqui_Vale!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1575
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 12/1/2023 11:04

Goya777 Escreveu:Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.


Ultrapassaram ligeiramente os 90% de acções, mas ainda não teem os 90% de Direitos de Voto. Aqui é que está o busílis. Enquanto não detiverem os tais 90% de Direitos de Voto, não poderão fazer uma aquisição potestativa =;

Se isso depender das minhas, não me parece que se safem.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2978
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 23:25

O grupo discerene não pode pedir uma avaliação por uma emtifade nomeada pela CMVM?
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Goya777 » 11/1/2023 17:27

Já tendo 90% do total (facto) se nao lançam potestativa agora lançam mais tarde e nos mesmos termos.
 
Mensagens: 2967
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 17:18

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Oli Mac » 11/1/2023 16:15

Apramg Escreveu:Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...


...penso que esse objectivo já foi alcançado.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 2:45
Localização: Grande Porto

Re: Sonae com - Tópico Geral

por Apramg » 11/1/2023 15:39

Aqui a questão é se não chegarem a 90, aumentam a proposta, ou desistem e tentam mais tarde. Ja não me lembro como foi com a sonae industria...
 
Mensagens: 343
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Sonae com - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 5/1/2023 1:10

Para Cima

Que a oferta não é justa já sabemos, a questão é se vão ser obrigados a subir a oferta.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Sonae com - Tópico Geral

por ParaCima » 5/1/2023 0:24

vamos lá á noticia

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... adComments

no terceiro trimestre de 2022 a empresa anuncia um CP de 1233M, tendo em circulação 311M de ações... passados 3 mês(as contas foram fechadas a 30/9) os gestores dizem que a sonaecom não é mau negócio a 777M. atenção que não tive em conta as ações detidas pela própria empresa.

a sonaecom é uma empresa bem gerida, criadora de valor... "destruir" 500M em 3 meses é demais, não tendo em conta o prémio de controlo que é mais que normal, tnto que a sonae indica que a empresa fora de bolsa sai "optimiza", só por isso quero mais que o CP... ou só eles é que ganham?

é mais que visível que a proposta não é justa. basta olhar para o CP e o valor da oferta.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Sonae com - Tópico Geral "uma opinião"

por ParaCima » 30/12/2022 19:00

8-)
Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades... :oh:

Hoje fez 25,332% do volume a 2,51; e fechou. E o comprador mantem-se lá. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


Alguém a querer perder dinheiro :wall: :lol:
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 78 visitantes