Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Greenvolt - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Greenvolt

por NirSup » 20/10/2022 9:46

Muita Parra e Pouca Uva.

De acordo com a Greenvolt, «o parque de Cantanhede, bem como os outros cinco que estão agora a ser construídos (....)». «A Greenvolt detém 50% destes projetos.»

Vale isto por dizer que a Greenvolt está a construir 5 novos parques solares fotovoltaicos que a somar ao parque solar já em operação totalizam 35 MW.

Quem lê a notícia não fica com essa ideia, mas que a Greenvolt tem em construção 5 novos parques solares com 70 MW de capacidade instalada. Ora, no fim da vindima o que conta são as uvas que entram no lagar (IN VINO VERITAS).

Dois velhotes entraram numa tasca e um deles, sem mais aquelas, disparou para o tasqueiro: olhe lá, bote aí dezanove tostões de vinho e um tostão de pão.
Comentário do outro: essa agora!, e para que é que queres tu tanto pão?”.

Bom dia a todos e bons negócios!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por JUKIMSUNG » 18/10/2022 10:12

Eu não ando a calcular PER. Mas acho bem que o faças e utilizes da forma que aches conveniente. Na Greenvolt e na EDPR parece-me que essa extrapolação até ao final do ano pode ser um exercício curioso mas se comprares o PER a que chegas agora ou chegaste na EDPR há mais tempo vai ser muito diferente do PER a que chegarás no final do ano. Logo é apenas um exercício e estar a extrair conclusões com base em algo que sabemos que não é real.... ainda para mais num mercado volátil e marcado por um interesse crescente e valorização dos activos das Renováveis em geral é capaz de não passar mesmo de um indicador. Será mais um, tal como tantos outros. Já agora podes fazer o mesmo exercício para a COFINA e ALTRI.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Greenvolt

por NirSup » 17/10/2022 12:19

JUKIMSUNG Escreveu:Quanto ao PER, também anualizas os resultados do 1o trimestre das citadas que o apresentam?


Caro JUKIMSUNG,
No caso da EDPR, sim, e foram estas as únicas em que falei do PER. Tem piada: criticam, criticam, criticam, são convidados a fazer outras CONTAS, a apresentar outros VALORES, melhores dos que apresentei, e ninguém os vê fazer nada. Tem piada.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por JUKIMSUNG » 17/10/2022 11:59

O que podias ter feito era dizer que se o resultado no 2o semestre for igual ao do 1o semestre teremos um per de x. Fazendo isso (sem lhe chamar resultado anualizado) devias fazer a ressalva que o histórico da Green ainda é curto para se perceber se nos 2os semestres há ou não uma tendência de melhoria dos resultados. Por outro lado parece-me que não é o PER que importa na Greenvolt. Aliás, contava com um resultado superior no primeiros semestre.

Independentemente disso a reação aos 6,80 foi forte e o caminho parece ter invertido.

Quanto ao PER, também anualizas os resultados do 1o trimestre das citadas que o apresentam?
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Greenvolt

por NirSup » 14/10/2022 19:32

JUKIMSUNG Escreveu:Essa do resultado líquido anualizado é um perfeito disparate.
Não se pode extrapolar uma coisa deste tipo e justificar uma análise com base num resultado que não se conhece nem se faz ideia se vai ser positivo ou negativo.


Caro JUKIMSUNG,
Tens outra melhor? Conheces outra melhor? Apresenta-a e faz Tu as contas. Até agradeço.
O que eu vejo é que NINGUÉM aborda este assunto e tenta fugir à sua discussão. Eu estou aberto a que apresentes outra metodologia para calcular o PER da Greenvolt.
Mas calculem-no, PORRA!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por JUKIMSUNG » 14/10/2022 18:01

NirSup Escreveu:Ok. Realmente é o que consta nesse site. Mas não confies muito em sites gratuitos, porque estão desatualizados.

1. O número de ações em circulação não são 121 376 470, contrariamente ao que informa o site, mas 139 169 046;
2. O site aponta para um EPS de €0,08 e Resultados Líquidos superiores a 10 ME. Ora isto não é verdade nem sei onde foram eles buscar esses números.
3. A Greenvolt teve de Resultado Líquido no 1.º semestre do corrente ano de 1,6 ME, o que dá um Resultado Líquido anualizado de 3,2 ME. Com estes resultados o EPS será de 0,02299 e o PER de 323 à cotação actual. Com a cotação a 10 euros dava mais de 400.

By Nirvana



Essa do resultado líquido anualizado é um perfeito disparate.

Não se pode extrapolar uma coisa deste tipo e justificar uma análise com base num resultado que não se conhece nem se faz ideia se vai ser positivo ou negativo.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Greenvolt

por kidd » 14/10/2022 12:52

NirSup Escreveu:Ok. Realmente é o que consta nesse site. Mas não confies muito em sites gratuitos, porque estão desatualizados.

1. O número de ações em circulação não são 121 376 470, contrariamente ao que informa o site, mas 139 169 046;
2. O site aponta para um EPS de €0,08 e Resultados Líquidos superiores a 10 ME. Ora isto não é verdade nem sei onde foram eles buscar esses números.
3. A Greenvolt teve de Resultado Líquido no 1.º semestre do corrente ano de 1,6 ME, o que dá um Resultado Líquido anualizado de 3,2 ME. Com estes resultados o EPS será de 0,02299 e o PER de 323 à cotação actual. Com a cotação a 10 euros dava mais de 400.

By Nirvana



Nos USA estão preocupados com PE superiores a 20 e aqui compram-se ações com um PE superior a 300!!! :shock:
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Greenvolt

por NirSup » 14/10/2022 12:46

Ok. Realmente é o que consta nesse site. Mas não confies muito em sites gratuitos, porque estão desatualizados.

1. O número de ações em circulação não são 121 376 470, contrariamente ao que informa o site, mas 139 169 046;
2. O site aponta para um EPS de €0,08 e Resultados Líquidos superiores a 10 ME. Ora isto não é verdade nem sei onde foram eles buscar esses números.
3. A Greenvolt teve de Resultado Líquido no 1.º semestre do corrente ano de 1,6 ME, o que dá um Resultado Líquido anualizado de 3,2 ME. Com estes resultados o EPS será de 0,02299 e o PER de 323 à cotação actual. Com a cotação a 10 euros dava mais de 400.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por kidd » 14/10/2022 12:26

NirSup Escreveu:Caro kidd,
Podes elaborar mais ou mostrar os cálculos para sabermos todos como chegas ao PER de 91?
Pelas minhas contas dá mais de 400, mas admito poder estar enganado.
Gosto muito de aprender com quem sabe mais do que eu.
By Nirvana


Caro Nirsup

Não fiz contas ,confiei neste site

https://pt.investing.com/equities/green ... renovaveis
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Greenvolt

por NirSup » 14/10/2022 12:04

Caro kidd,
Podes elaborar mais ou mostrar os cálculos para sabermos todos como chegas ao PER de 91?
Pelas minhas contas dá mais de 400, mas admito poder estar enganado.
Gosto muito de aprender com quem sabe mais do que eu.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por kidd » 14/10/2022 11:42

Tem um P/E de 91!!! :shock:
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Greenvolt

por VALHALLA » 13/10/2022 12:19

GreenVolt avança com construção de dois projetos na Polónia

A GreenVolt - Energias Renováveis anunciou hoje ter iniciado a fase de construção de dois projetos na Polónia com uma capacidade total de 59 MW (Megawatts), distribuída entre eólica, solar e 'storage', prevendo alienar ambos os ativos em 2023.

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2091741/greenvolt-avanca-com-construcao-de-dois-projetos-na-polonia?utm_medium=email&utm_source=gekko&utm_campaign=all_economia
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 584
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: Greenvolt

por JUKIMSUNG » 13/10/2022 11:06

A aposta nas renováveis é cada vez mais urgente e essa é uma alteração profunda desde Julho com tendência a aumentar nos próximos meses. Quer a EDP Renováveis quer a GREENVOLT estão com uma queda muito considerável. Aos valores de hoje obviamente estão a ficar muito interessantes.

Entrei com algumas hoje em ambas. Já nem contava ter esta oportunidade.
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Greenvolt

por NirSup » 13/10/2022 8:53

Investimento?

Olá, bom dia a todos!
Os acionistas core da GreenVolt (os Cinco Magníficos ou os Five Golden Boys) pagaram €5,62 por acção, no recentíssimo aumento de capital. E tanto quanto se sabe todos eles subscreveram o aumento de capital na proporção das acções detidas.
A empresa (Greenvolt) informou, na altura, que este preço representava um desconto de 22,5% face ao preço teórico das ações após ajuste ao aumento de capital.
Ok, ninguém sabe como é que eles chegaram a este valor, mas vamos dar isso de barato e admitir que sim: que a avaliação da empresa, naquela data (início de Julho) apontava para um valor de €6,88 por acção.
Agora pergunto eu: o que foi que aconteceu assim de tão transcendente, desde essa data até hoje, para o valor da acção ter passado de €6,88 para um valor de quase 11 euros?
Mas a verdade nua e crua é que os acionistas core pagaram (sem contar com as que receberam gratuitamente) €5,62 por cada ação. A este valor é óbvio que investir nesta cotada começa a ser visto como um bom investimento.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Eduardo R. » 13/10/2022 7:30

NirSup Escreveu:Caro Eduardo R.
A desgraça alheia deixa-te mais feliz?
Ficas mais rico ou deixas de ter menos prejuízo nesta cotada porque os outros não estão bem?
Tenta perceber onde erraste para não caíres no mesmo erro de futuro. Isso, sim, é que era de homem!
By Nirvana


A desgraça alheia não me deixa mais feliz. Mas o que me deixa infeliz é deixar de ver argumentos de quem está investido em determinadas empresas porque alguém se farta de fazer sequências de posts iguais sempre a bater na mesma tecla, a falar para o ar.

No caso da Greenvolt, já todos sabemos que está sobrevalorizada, e que os lucros da empresa têm de ser descontados de interesses minoritários. Não é por repetires isso 20 vezes que vais parecer mais inteligente. Traz argumentos novos, para a malta poder pensar!
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Greenvolt

por NirSup » 12/10/2022 9:41

Caro Eduardo R.
A desgraça alheia deixa-te mais feliz?
Ficas mais rico ou deixas de ter menos prejuízo nesta cotada porque os outros não estão bem?
Tenta perceber onde erraste para não caíres no mesmo erro de futuro. Isso, sim, é que era de homem!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Eduardo R. » 12/10/2022 9:12

E a razão da queda da Farfetch, Nirsup? É porque tanto na Greenvolt como na FF, eu vejo gráficos em linha mas, ainda assim, melhores do que os da Farfetch. Mas nesse tópico já não tocas, depois da festa que foi há um mês.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Greenvolt

por NirSup » 11/10/2022 13:13

Caro tami,
Era para não responder (não respondo a provocações), mas como muita gente aborda aqui a queda da BABA, gostava de esclarecer que a BABA caiu não em razão do negócio em si (é a empresa com mais clientes e faturação no mundo inteiro e isso já por si quer dizer muita coisa). A empresa está com problemas provocados pelo poder político que tem medo da empresa. É verdade. O presidente chinês (o Grande Ditador!) teme o poder e a influência da BABA e faz tudo para lhe cortar as pernas. Tudo o que está ao seu alcance, desde que isso não leve ao colapso da economia chinesa, à beira de um ataque de nervos.
O que é que se pode fazer contra o poder político num país onde impera a ditadura? Nada.
Por fim a VERDADE triunfará!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por tami » 11/10/2022 12:19

Não tenho posição na GV, nem EDPR ou Fusion Fuel, logo não me afeta diretamente o que escreve o Nirsup. No entanto, não consigo deixar de apontar a desonestidade de quem vem a correr comentar nas quedas da GV (ou da HTOO), e a mostrar gráficos com períodos temporais convenientes só para tentar mostrar que percebe muito disto, e antecipou estes movimentos antes de todos os outros. Se fosse honesto, reparava que a GV a 6 ou 12 meses até tem uma rentabilidade superior à EDRP; e a HTOO está com um desempenho ao nível da BABA (mas a HTOO é uma fraude, e quem tem vindo a fazer all in na BABA desde o pico, e está a levar uma forte tareia, é sábio e visionário).

Bons negócios
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Greenvolt

por forza algarve » 11/10/2022 11:51

Será que vem mais um aumento de capital?
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Greenvolt

por NirSup » 11/10/2022 11:38

Panic Selling

Eu sei que as renováveis estão a cair um pouco em todo o lado, nomeadamente a EDPR. Mas há uma diferença grande no comportamento destas duas cotadas: a GV vendeu quase 500 mil ações até agora (panic selling), enquanto a EDPR cerca de 88.000. O que dada a quantidade de ações (free float) dispersas em Bolsa é uma ninharia no que respeita à EDPR.
E já agora gostaria de salientar outra coisa: as ações da GV, adquiridas no recente aumento de capital, estão bloqueadas (lock-up) até 11 de Janeiro de 2023 (a V-Ridium só pode vender as suas, e são muitas, salvo erro ou omissão, em meados de 2023).
Portanto, quem é que está a vender?
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 11/10/2022 17:17, num total de 2 vezes.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por yaya » 11/10/2022 0:10

Com esta correção dos mercados estarão os fundos que foram ao AC da GV entalados uma vez que não podem vender as ações por um ano?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Greenvolt

por NirSup » 5/10/2022 23:39

BESTINVER: a Mentira tem Perna Curta.

A BESTINVER, sociedade financeira detida pela ACCIONA (empresa de construção civil ligada às energias renováveis), diz que o EBITDA da Greenvolt irá subir aos 109 ME no corrente ano. Dado que a empresa apresentou um EBITDA de 36,8 ME no 1S2022, como explica que o EBITDA irá triplicar na parte restante do ano? Não explica. Tretas e trapaças.

Atentem só nesta preciosidade: «Usando os cash flows seguros do negócio português de biomassa sustentável …» e estou a citar a BESTINVER. Ora nem a biomassa é sustentável (e está a ser discutida na União Europeia a sua inclusão como energia renovável), nem o cash flow gerado pela biomassa é seguro. Salvo erro ou omissão a mama da tarifa garantida de que beneficia a GV acaba já em 2025 (e a partir de 2027 não haverá mais tarifas garantidas para a biomassa em toda a UE). Mais uma mentirinha piedosa para enganar investidores incautos.

Mesmo admitindo que o cash flow atinja 342 ME, em 2025, como afirma, o que ninguém acredita (a rotação de ativos não engorda o EBITDA), a BESTINVER não faz qualquer referência ao facto deste EBITDA respeitar ao universo consolidado das empresas que gravitam à volta da Greenvolt. Os seus acionistas detêm apenas 25%, repito: um quarto do seu universo consolidado. O que atira os badalados 342 ME do EBITDA para 85 ME (gato escondido com rabo de fora).

E tem outra coisa que a BESTINVER silenciou: As despesas financeiras da GV, no 1S2022, subiram uns espantosos 1594% em relação ao ano anterior (o dinheiro não nasce nas árvores).

Por último convirá lembrar que a biomassa da Greenvolt é a única unidade de negócios da empresa que dá lucro. A outras duas, a eólica + solar e a energia distribuída dão prejuízo.
ALIA JACTA EST. FAITES VOS JEUX!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por NirSup » 1/10/2022 15:48

Gato Escondido com Rabo de Fora

Olá, boa tarde a todos!
Para calcular o Valor de uma Empresa (EV) existem diversos métodos, sendo um deles através da soma dos seus ativos tangíveis e intangíveis, deduzida da dívida líquida total. Mas, hoje, vou tentar calcular o valor da GV, através de um outro método, também ele muito usado para fazer essa avaliação: o múltiplo do EBITDA.

De acordo com o Relatório&Contas do 1S2022 o EBITDA da GV totalizou 36,8 ME. Com a atual cotação e capitalização bolsista, o múltiplo do EBITDA (anualizado) da GV é cerca de 16 vezes. É um valor alto? Sem dúvida (o ideal seria um valor à volta de 6 a 7 vezes). Contudo, dado o robusto potencial de crescimento da empresa até este valor será tolerável.

Mas há aqui um gato escondido com rabo de fora. Tal como acontece com os Resultados Líquidos a este valor terá de ser deduzido o EBITDA de interesses não controlados pela GV (dadas as inúmeras participações minoritárias ou não a 100% detidas pela empresa). Se a percentagem for semelhante à percentagem que consta do Relatório&Contas do 1S2022 para os Resultados Líquidos, apenas 1/4 deste valor deverá ser contabilizado. O que atira o múltiplo do EBITDA para 64 vezes.
Claro que isto não pode ser. Deve ser engano. Espero bem estar enganado.

Desempenho em Bolsa da GV em setembro de 2022
GV Setembro 2022.PNG
GV Setembro 2022.PNG (74.56 KiB) Visualizado 8078 vezes

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por yaya » 21/9/2022 23:59

O Santander é acionista da GV e dá preços alvo à ... GV?

https://expresso.pt/economia/2021-07-15 ... t-ef912c64
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], Cem pt, edvieira, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 129 visitantes