Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bear Market 2022/2023

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BEAR MARKET 2022/2023

por Marco Martins » 13/9/2022 19:14

Dependendo das perspectivas para 2023, acho que no final do ano, inicio do próximo ano a tendência será de quedas.
Existem muitos fundos e investimentos feitos para 2022 que tiveram por base uma recuperação pós covid e não tiveram em conta nenhuma guerra, nem tão pouco todo este impacto na energia, alimentação e matérias primas, causadas pela guerra, alterações climáticas extremas e pela desaceleração da China.
A partir de Novembro as temperaturas começam a baixar bastante e associado à crise energética e aumento da inflação poderemos ter todo um conjunto de situações a proporcionar problemas sociais e de emprego, que levarão a que países mais frágeis como Portugal sintam fortemente esse impacto. Em situações de desemprego, provavelmente os emigrantes serão os primeiros a sentir isso e Portugal tem muitos na europa que eventualmente terão de regressar.

Para além disso, o aumento das taxas de juros, certamente irá penalizar os países mais endividados, porque o acesso ao dinheiro ficará mais caro e possivelmente as agências de rating tenderão a baixar as notações (por acaso, até achei estranho no meio de toda estas confusão, Portugal ter beneficiado de melhores notações....) ..

Mas tudo vale o que vale, e até poderemos ter a Rússia a sair da Ucrânia, o Putin sair do governo, e as relações entre ocidente/Rússia/China melhorarem muito... e aí teremos novamente condições de crescimento para todos....

Numa primeira análise, acho que a tendência será de queda... embora não seja isso que os mercados mostrem...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Bear Market 2022/2023

por JUKIMSUNG » 13/9/2022 18:42

Em jeito de pequena provocação, e atendendendo às perspectivas económicas para o final de 2022 e início de 2023, qual a perspectiva das caldeireiros para os mercados?

Vamos entrar num curto bearmarket? Vamo-nos safar?

Quais as acções em que vale a pena apostar apesar do que acima foi mencionado?

E a economia portuguesa vai continuar acima da média? E outras questões pertinentes?
 
Mensagens: 1217
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Barão de Soestrova, bento.jp13, Garfield, Google [Bot], jvrs, latbal, m-m, malakas, niceboy, PAULOJOAO, PSN80, VALHALLA e 144 visitantes