Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Marco Martins » 29/10/2022 23:16

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/investidores-nao-podem-investir-em-renovaveis-porque-nao-ha-capacidade-de-rede

(...)Razões burocráticas e de saturação da rede estão a bloquear os investimentos nas renováveis em Portugal. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, o antigo presidente da ERSE, Jorge Vasconcelos, considera que mais do que investir em nas interligações por gasoduto à Europa, Portugal devia apostar em primeiro lugar na modernização das redes de transporte e distribuição de energia.
(...)
O mais recente relatório da DGEG mostra que num cenário de "teste de stress" a rede elétrica nacional pode mesmo não ter capacidade de resposta já em 2023.
(...)


Esta notícia está relacionada com as renováveis, mas ao mesmo tempo com a rede de distribuição.
Será que neste cenário poderá haver alterações para desburacretizar e alocar mais investimentos para a rede?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 25/10/2022 12:10

Produtos, é uma maneira de falar, poderia ter falado em serviços ou outras terminalogias que vai sempre dar ao mesmo, pois toda a atividade se transforma em produto!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 25/10/2022 11:19

bigest Escreveu:100% positiva!
Maior movimentação de produtos, maior movimentação de dinheiro,logicamente maiores comissões e aumento de lucros.


Bigest,

Eu não tenho acesso ao conteúdo da noticia, mas pelas linhas iniciais parece-me que nada tem a ver com movimentação de produtos, mas sim a utilização das condutas da REN para fazer passar cabos de fibra otica, é isso ou percebi mal?

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 25/10/2022 10:13

100% positiva!
Maior movimentação de produtos, maior movimentação de dinheiro,logicamente maiores comissões e aumento de lucros.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 25/10/2022 9:29

Bom dia.

Esta noticia, pode fazer aumentar as receitas da REN? Alguém consegue ter uma estimativa e o impacto que possa ter nos resultados?

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ibra-otica

Para já parece não ter qualquer efeito pois é das poucas negativas no PSI.. :cry: :cry:

Obrigado

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 24/10/2022 11:23

Marco Martins Escreveu:
NirSup Escreveu:Caro Marco Martins,
Fiz uma simulação lá mais para trás (em 24/5/2022 14:48) com resultados francamente diferentes. O intervalo temporal foi de Maio de 2017 a Maio de 2022. Resultado bruto, sem comissões bancárias, de corretagem e sem dedução de imposto, dá uma percentagem de lucro/mais-valias de cerca 18% em 5 anos. Se a isto deduzires imposto e demais despesas...
Convido-te a consultares a minha simulação na data indicada.
By Nirvana


Obrigado pela partilha.


Marco,

Ao ver a resposta do NirSup, fui verificar os valores e no post que fiz em resposta ao teu repto e cometi um erro, e por isso as minhas desculpas a todos.

@NirSup
Podes fazer as simulações que quiseres, mas o que coloquei é real, não são simulações, o erro que cometi foi que investi 43.110,60€(com comissões de compra) e não +-31K como tinha colocado no post que fiz em resposta ao Marco, o resto mantenho, e para ser mais correto o valor que recebi em dividendos líquidos de despesas e retenção de IRS até 2022 foi de 21.112,07€.
Não te consigo dizer qual o valor retido e despesas por investimento uma vez que recebi dividendos de outras ações, apenas faço o controle do valor global anual(valor bruto-despesas-retenções), podia fazer por ação mas como não achei importante não o faço.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por Marco Martins » 22/10/2022 20:56

NirSup Escreveu:Caro Marco Martins,
Fiz uma simulação lá mais para trás (em 24/5/2022 14:48) com resultados francamente diferentes. O intervalo temporal foi de Maio de 2017 a Maio de 2022. Resultado bruto, sem comissões bancárias, de corretagem e sem dedução de imposto, dá uma percentagem de lucro/mais-valias de cerca 18% em 5 anos. Se a isto deduzires imposto e demais despesas...
Convido-te a consultares a minha simulação na data indicada.
By Nirvana


Obrigado pela partilha.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 22/10/2022 20:25

Amanhã, eletricidade a 0 (zero) euros

Para amanhã, a energia elétrica adquirida pelo SEN (Sistema Eléctrico Nacional) no MIBEL (preço grossista), entre as 15 horas e a 17 horas, será a custo zero, leram bem, zero euros. Os ganhos ficam para a casa.
Bastou o tempo mudar para vento e chuva e aconteceu este milagre. Noutros países europeus o preço grossista da eletricidade continua a preços muito altos, contrariamente ao que acontece na Ibéria.
MIBEL.PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 16/10/2022 10:47

Oportunismo e Hipocrisia das Nações

OPORTUNISMO e HIPOCRISIA dos EUA, da China e da Ìndia.
«As a result of the energy conflict between the EU and Russia, two winners are emerging: China and the United States. ONE BUYS CHEAPER, THE OTHER SELLS MORE».

A China e a Índia aumentaram as suas importações de Gás Natural da Rússia e estão a revendê-lo à Europa soba a forma de GNL. Estão a ser Hipócritas e Oportunistas (e por isso o seu sentido de voto na ONU) e a aproveitar-se da guerra para enriquecer. Cambada!
Não há falta de Gás Natural no mercado (Alemanha tem reservas de gás a 95%.)
“Encheram mais cedo do que o esperado»

A histeria pública causada pelo medo da falta de gás no inverno apenas tem um objetivo: fazer aumentar o seu preço.

Em tempo: ao preço a que está o Gás Natural não demorará muito a que surjam mais (e novas) ofertas no mercado: Médio Oriente (Catar, Egito, Grécia, Chipre, Israel, Irão, Iraque), Africa (Nigéria, Argélia, Guiné Eq., Moçambique) e mesmo da América Central e da América do Sul. São imensas as reservas de gás natural no mundo e o preço acabará por baixar. É uma questão de tempo.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 13/10/2022 18:41

Caro Marco Martins,
Fiz uma simulação lá mais para trás (em 24/5/2022 14:48) com resultados francamente diferentes. O intervalo temporal foi de Maio de 2017 a Maio de 2022. Resultado bruto, sem comissões bancárias, de corretagem e sem dedução de imposto, dá uma percentagem de lucro/mais-valias de cerca 18% em 5 anos. Se a isto deduzires imposto e demais despesas...
Convido-te a consultares a minha simulação na data indicada.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 13/10/2022 17:50

Pregados no Chão

O Macron, com um inesperado golpe de rins, deixou o Costa e o Sanchez sentados na relva. E agora começa a fazer sentido a sistemática oposição francesa ao gasoduto a ligar a Espanha ao resto da Europa. A intenção do Costa e do Sanchez era clara: fazer da Ibéria um hub de recepção e distribuição do GNL americano. O rato do francês adiantou-se e deixou estes dois pregados no chão. C'est la Vie!

IMG_20221013_172051.jpg

Em tempo: França tem operacionais 4 (quatro) Terminais de GNL: Fos-sur-Mer, (2), Montoir de Bretagne e em Dunkerque. O de Havre (flutuante) estará operacional daqui a um ano. . Só o de Havre terá capacidade para injetar na rede 60% do consumo francês de gás natural. Ó Costa, assenta bem os pés na terra.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 13/10/2022 20:58, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Marco Martins » 11/10/2022 19:24

AlfaTrader Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Apesar deste título não ser muito de altos e baixos, consegue ser estável num intervalo de valores.

Apesar das possíveis restrições energéticas nos próximos tempos e uma possível redução no consumo das empresas e particulares, não é muito expectável que o consumo diminua drasticamente... em termos de electricidade até acho que será suposto que o consumo continue a aumentar devido à passagem do carregamento automóvel passar também a ser feito pela rede electrica.

Alguém daqui alguma vez tentou fazer uma simulação do retorno de um investimento nesta cotada ao longo dos ultimos 5 ou 10 anos e ver quanto é que a mesma deu de dividendos (tendo em conta o imposto sobre esse total)?


Marco,

Posso partilhar o meu investimento, sem grande rigor dos números, mas com + de 95% de estarem certos.
Investi em Março de 2010 +-30K€ e até 2022 já recebi 21K em dividendos (valor liquido de irs e despesas).

BN
AlfaTrader


Muito obrigado pela partilha AlfaTrader.

Tendo em conta que os títulos possam ter desvalorizado 50cts (estou a falar por alto... mas considerando descer de 3 para 2,5) desde 2010, corresponderia a uma perda 5k, ou seja diria que continuarias com uma mais valia de 16k, o que é um retorno de 50% bem superior a muitos outros investimentos e ainda mais do que se tivesses deixado o dinheiro no banco.

Parabéns.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: REN - Tópico Geral

por AlfaTrader » 11/10/2022 19:03

Marco Martins Escreveu:Apesar deste título não ser muito de altos e baixos, consegue ser estável num intervalo de valores.

Apesar das possíveis restrições energéticas nos próximos tempos e uma possível redução no consumo das empresas e particulares, não é muito expectável que o consumo diminua drasticamente... em termos de electricidade até acho que será suposto que o consumo continue a aumentar devido à passagem do carregamento automóvel passar também a ser feito pela rede electrica.

Alguém daqui alguma vez tentou fazer uma simulação do retorno de um investimento nesta cotada ao longo dos ultimos 5 ou 10 anos e ver quanto é que a mesma deu de dividendos (tendo em conta o imposto sobre esse total)?


Marco,

Posso partilhar o meu investimento, sem grande rigor dos números, mas com + de 95% de estarem certos.
Investi em Março de 2010 +-30K€ e até 2022 já recebi 21K em dividendos (valor liquido de irs e despesas).

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: REN - Tópico Geral

por Marco Martins » 11/10/2022 18:44

Apesar deste título não ser muito de altos e baixos, consegue ser estável num intervalo de valores.

Apesar das possíveis restrições energéticas nos próximos tempos e uma possível redução no consumo das empresas e particulares, não é muito expectável que o consumo diminua drasticamente... em termos de electricidade até acho que será suposto que o consumo continue a aumentar devido à passagem do carregamento automóvel passar também a ser feito pela rede electrica.

Alguém daqui alguma vez tentou fazer uma simulação do retorno de um investimento nesta cotada ao longo dos ultimos 5 ou 10 anos e ver quanto é que a mesma deu de dividendos (tendo em conta o imposto sobre esse total)?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 10/10/2022 23:05

Haverá lucros excessivos na REN?
Já que perpetuaram a contribuição extraordinária, era só o que faltava....
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por RedBull » 12/9/2022 10:46

rg7803 Escreveu:É só certezas…espantoso.


gráfico semanal. Espantoso. só pra rir ou chorar , à escolha do freguês.
Anexos
imagem_2022-09-12_104411153.png
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por rg7803 » 6/9/2022 20:03

É só certezas…espantoso.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: REN - Tópico Geral

por RedBull » 6/9/2022 19:01

Flavc Escreveu:Hum...mais um que não tem dúvidas ( e estamos a falar de cotações de ações!!) e que provavelmente tb raramente se engana, eheh. Olha, no meu caso, que tenho recebido bons dividendos, a estes preços já dá para fazer average down ou average up (é à vontade do freguês, eheh).


acho que vais fazer average side por isso aprende a nadar vais ficar debaixo de agua
nada como uma citação do seculo 20 não resolva
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por Flavc » 5/9/2022 15:16

Hum...mais um que não tem dúvidas ( e estamos a falar de cotações de ações!!) e que provavelmente tb raramente se engana, eheh. Olha, no meu caso, que tenho recebido bons dividendos, a estes preços já dá para fazer average down ou average up (é à vontade do freguês, eheh).
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: REN - Tópico Geral

por RedBull » 5/9/2022 12:29

Não tenhas dúvidas que vai <2, bancos centrais estão aumentar taxas e a retirar liquidez, os índices vão cair mais 30% pelo menos, não há dinheiro e sem dinheiro não se compram ações (bancos centrais é que manipulam os indices) a rene tb vai ter seus dias maus, embora me pareça que fique pouco tempo abaixo de 2 mas quem gosta de dividendos e monotonia é bom para fazer averaging down.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por Ramsousa » 25/8/2022 13:25

Ramsousa Escreveu:
RedBull Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/short-sellers-reforcam-aposta-contra-a-bolsa-de-lisboa
O "short-selling" tem vindo a aumentar na bolsa de Lisboa, só na última semana foram duas as cotadas que viram novas empresas apostarem contra o seu crescimento - Galp Energia e Altri.
No total existem seis cotadas do principal índice nacional PSI, que são atualmente alvo de participações a descoberto - CTT, Galp, BCP, REN, Nos e Altri, de acordo com dados da CMVM.

Esta é fácil, querem comprar RENE abaixo de 2, normalmente conseguem.


Normalemnte? Abaixo de 2€? Como conseguem tal proeza? :-k
Parece que vem frequentemente aos 2€! :-"
A ultima vez que esteve nesse valor foi em Março de 2020, devido a pandemia.
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: REN - Tópico Geral

por Ramsousa » 25/8/2022 13:22

RedBull Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/short-sellers-reforcam-aposta-contra-a-bolsa-de-lisboa
O "short-selling" tem vindo a aumentar na bolsa de Lisboa, só na última semana foram duas as cotadas que viram novas empresas apostarem contra o seu crescimento - Galp Energia e Altri.
No total existem seis cotadas do principal índice nacional PSI, que são atualmente alvo de participações a descoberto - CTT, Galp, BCP, REN, Nos e Altri, de acordo com dados da CMVM.

Esta é fácil, querem comprar RENE abaixo de 2, normalmente conseguem.


Abaixo de 2€? Como conseguem tal proeza? :-k
Parece que vem frequentemente aos 2€! :-"
A ultima vez que esteve nesse valor foi em Março de 2020, devido a pandemia.
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: REN - Tópico Geral

por RedBull » 25/8/2022 12:30

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-lisboa
O "short-selling" tem vindo a aumentar na bolsa de Lisboa, só na última semana foram duas as cotadas que viram novas empresas apostarem contra o seu crescimento - Galp Energia e Altri.
No total existem seis cotadas do principal índice nacional PSI, que são atualmente alvo de participações a descoberto - CTT, Galp, BCP, REN, Nos e Altri, de acordo com dados da CMVM.

Esta é fácil, querem comprar RENE abaixo de 2, normalmente conseguem.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
 
Mensagens: 169
Registado: 29/11/2007 12:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por AC2719 » 27/7/2022 13:46

Àlvaro Escreveu:Será assim tão simples!?

https://eco.sapo.pt/2022/07/26/principe ... bilateral/


Até pode ser, mas electricidade e água não é grande combinação!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 10/5/2012 0:00

Re: REN - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/7/2022 21:24

 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], Goya777, joao garcao, latbal, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, yggy e 156 visitantes