Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 28/12/2022 2:16

BearManBull Escreveu:Aqui tens uma imagem do problema todo, tu estás a comparar eficiência local, com eficiência global. Sim o motor eléctrico local gasta 0,2KW (que estes números são uma bela treta na realidade mas é indiferente)

Porque é que são treta? Eles são confirmados por múltiplas fontes e em condições reais de utilização, incluindo por quem testa veículos ice e ev's, não são valores fornecidos meramente por fabricantes ou promotores de ev's, portanto não sei porque alegas que são treta.


BearManBull Escreveu: (...) a questão é que existe um motor oculto a montante que simplesmente ignoraste nas tuas "contas".

Parem de vender banha de cobra por favor.


Não estou a vender banha da cobra. Estou meramente a apontar que a tua análise está (muito) incompleta.

Não existe um motor oculto nem nada que eu tenha ignorado dado que eu adverti várias vezes que as contas não terminavam ali, inclusivé de imediato no primeiro post de hoje sobre o tema. Cito:

MarcoAntonio Escreveu:
Por sua vez, se nos referirmos à energia fornecida ao motor, as situações rapidamente se alteram uma vez que a eficiência energética do motor eléctrico é bastante mais elevada do que a eficiência energética dos motores ICE), sendo tipicamente mais do dobro. Entretanto tinhamos de continuar a caminhar para montante comparando os sistemas em todos os pontos da cadeia (existem perdas nas baterias, existem perdas para transportar o combustível para os postos, existem perdas nas centrais geradoras, existem perdas para extrair e converter os combustíveis, etc).


Portanto, o que tenho estado a dizer o tempo todo, desde o post inicial ao último, é que temos de considerar o problema todo (incluindo as centrais geradoras, etc). É preciso olhar para o sistema (ie, para as duas alternativas) no seu todo.

Nunca sugeri que o problema acabava na energia que se coloca no veículo, antes pelo contrário. Repito inclusivamente a advertência aqui:

MarcoAntonio Escreveu:
Isto não são tão pouco as contas todas e não se pode concluir de igual modo que o veículo eléctrico gera menos emissões só com isto, serve apenas para colocar números no meu segundo parágrafo e para mostrar, inequivocamente, que olhar para a massa não chega.


Claramente é falso que eu tenha ocultado ou ignorado parte do problema.

É precisamente o oposto, tenho estado a dizer que é preciso fazer as contas todas para se concluir, fazendo menção explícita para o que está a montante. Considerar apenas o factor/parâmetro massa não chega e estou claramente a apontar que mesmo sabendo que tipicamente o veículo eléctrico consome menos energia que o veículo a combustão, isto também não chega para concluir globalmente qual é que consome ou emite mais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 28/12/2022 1:56

MarcoAntonio Escreveu:Bear, a massa é meramente uma alínea do problema. Apontar apenas para a massa não esclarece coisa nenhuma. Se o que queremos é saber o que emite mais ou o que consome mais, temos de olhar para o problema todo.


Aqui tens uma imagem do problema todo, tu estás a comparar eficiência local, com eficiência global. Sim o motor eléctrico local gasta 0,2KW (que estes números são uma bela treta na realidade mas é indiferente) a questão é que existe um motor oculto a montante que simplesmente ignoraste nas tuas "contas".

Parem de vender banha de cobra por favor.

Estar a mover uma banheira de 1900 Kg vs um ICE de 900 Kg quando a energia é gerada numa central de carvão é que nem sei que queres alegar, mas é conversa de anti ciência e anti desenvolvimento social.

Na imagem faltam ainda muito factores de perdas, desde perdas de descarga de bateria a transformadores adicionais antes do conversor ACDC e mesmo a elementos de controlo da rede.
Anexos
EV_coal_vs_ICE.JPG
EV_coal_vs_ICE.JPG (38.36 KiB) Visualizado 5996 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 28/12/2022 1:45

BearManBull Escreveu:Tenho perfeita noção que o motor eléctrico é imensamente mais eficiente que o de combustão.

Isso não tem nada que ver com a física pura e simples que necessitas de mais energia para mover um veiculo mais pesado. Foi exatamente o que referi não fiz nenhumas referencias de eficiências de motor. Um EV que é veiculo mais pesado necessita de mais energia para ser movido. Isto é ponto assente não tem historia. Outra coisa é a eficiência como essa energia é transmitida.

Quanto aos gastos que alegas isso depende de mil factores.


Bear, a massa é meramente uma alínea do problema. Apontar apenas para a massa não esclarece coisa nenhuma. Se o que queremos é saber o que emite mais ou o que consome mais, temos de olhar para o problema todo.

Também não faço ideia do que queres dizer com eficiência e energia energia útil não terem nada que ver com física pois tem tudo que ver com física (nomeadamente mecânica/electromecânica, química e termodinâmica).

Ora, a física não acaba onde determinas só porque dá jeito para o argumento. Eu nem sou dos maiores fãs dos ev's (e para mim, por enquanto não tenho e não quero) mas isto da física acabar na massa e na formula que tu pegaste é nonsense.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 28/12/2022 1:29

Tenho perfeita noção que o motor eléctrico é imensamente mais eficiente que o de combustão.

Isso não tem nada que ver com a física pura e simples que necessitas de mais energia para mover um veiculo mais pesado. Foi exatamente o que referi não fiz nenhumas referencias de eficiências de motor. Um EV que é veiculo mais pesado necessita de mais energia para ser movido. Isto é ponto assente não tem historia. Outra coisa é a eficiência como essa energia é transmitida.

Quanto aos gastos que alegas isso depende de mil factores.

Relativo a ser mais eficiente usando carvão, prontos eu também posso dizer que o Estaline foi o maior humanista de todos os tempos. Mas desde as perdas no ciclo de conversão de carvão em calor à produção de carvão, mais perdas rede, mais perdas transformadores, mais conversor ACDC, mais motor eléctrico, enfim é tipo comparar a distancia à lua com o tamanho da via láctea.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 28/12/2022 0:27

Para referência, para o meu segundo parágrafo basta considerar que tipicamente o veículo eléctrico consome aí uns 0.2 kWh por kilometro (aí pelos 0.25~35 por milha, vá, varia conforme o veículo; estes valores podem ser confirmados em múltiplas fontes e com testes em condições reais). Ora, um veículo a gasolina consome na ordem dos 0.05 a 0.08 litros por kilometro, por essa ordem. Sendo que um litro de gasolina corresponde a 9 kWh sensivelmente, o que quer dizer que por kilometro estamos a falar nuns 0.45 a 0.7 kWh (para o gasóleo os valores são semelhantes, com um litro a corresponder sensivelmente a 10 kWh e os consumos a andarem relativamente próximos).

Isto não são tão pouco as contas todas e não se pode concluir de igual modo que o veículo eléctrico gera menos emissões só com isto, serve apenas para colocar números no meu segundo parágrafo e para mostrar, inequivocamente, que olhar para a massa não chega.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 28/12/2022 0:22

Bear, não estás a fazer contas praticamente nenhumas (estás a fazer alegações sem fazer realmente contas; a única que fizeste está extremamente incompleta, conforme indiquei acima, a partir daí ignoras basicamente tudo).

Convém notar, por exemplo, que a quantidade de energia por kilometro que é necessário colocar num veículo a combustão interna tende a ser maior que a quantidade de energia colocada dentro de um veículo eléctrico (esta parte é fácil de verificar e basicamente não tem contestação, é só contabilizar o que gasta um veículo eléctrico típico e o que gasta um veículo a combustão interna; até aqui estão contabilizados a massa, atrito e demais perdas, incluindo motores eléctrico e ice e bateria; até este ponto o veículo eléctrico é mais eficiente já contando com o excesso de massa).

Os defensores dos veículos eléctricos alegam que mesmo quando alimentado com energia provinda do carvão, resulta em menos emissões que um veículo ice (já considerando todo o ciclo de vida). Não estou a validar estes cálculos, estou a dizer que os defensores dos eléctricos apontam para o oposto fazendo as contas a todo o ciclo de vida.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 27/12/2022 23:57

MarcoAntonio Escreveu:A energia também não vai vir toda do carvão (mesmo que viesse, esses 4 a 6x estão muito possivelmente errados, o método com que estás a chegar a esses valores é problemático basicamente desde o início, ver atrás neste mesmo post alguns dos problemas).


O rácio de 4x a 6x foi claramente extrapolado assumindo que a eletricidade é gerada numa central a carvão. Neste momento quem conecta um carro na eléctrica na Alemanha está queimar carvão.

Podes dizer que não é linear que não é. Mas é como se fosse porque o carvão é o ultimo recurso para colmatar a potencia de carga máxima na rede. Certo é que sem EVs na Alemanha era queimado carvão numa parte mais ou menos proporcional à carga que os EVs sujeitam a rede.

Certamente que existe algum exagero, mas mesmo assumindo uma margem de erro de 50% podemos considerar que os EVs num paìs como a Alemanha são um elemento extremamente mais poluidor do que um ICE comum, isto só contabilizando o simples ciclo de gasto total de CO2 para andar 1km. Um alemão com um EV só está a piorar a situação ainda mais depressa. Devia ser pelo menos uma condicionante obrigatória num paìs a ter uma rede devidamente montada antes de se permitirem as vendas de EVs.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 27/12/2022 19:31

Bear, desculpa mas isso não está correcto (julgo que isto já foi abordado noutro post).

A formula que colocaste é a energia cinética (basicamente, a energia "contida" num veículo sobre a forma de movimento, a um dado momento). E esta formula está (claro) relacionada com a energia necessária (energia útil, note-se) para colocar o veículo em movimento a essa velocidade. Mas as coisas não são assim tão lineares. Por exemplo, para manter um veículo em movimento a essa velocidade, a energia gasta é apenas a necessária para "vencer" o atrito, nomeadamente (a energia para colocar o veículo aquela velocidade também terá de acomodar o atrito e demais perdas, portanto não será apenas a energia cinética e mais uma vez, isto diz respeito à energia útil, ie, o output útil do motor, uma vez que há perdas a montante, começando logo no próprio motor; ie, há que contabilizar a eficácia energética do motor e não só).

Claro que em termos de energia eficaz, embora a relação não seja linear, a energia eficaz à saída do motor terá de ser superior (em igualdade de demais circunstâncias) à de um ICE devido à massa mais elevada, referindo-me aqui à fase de aceleração (a velocidade cruzeiro e terreno mais ou menos plano também é expectavelmente superior; na fase de travagem a energia será dispersada e parte é recuperável). Mas a relação está longe de ser linear e a formula que colocaste é apenas uma parte do problema (representa apenas a energia cinética do veículo a um dado instante).

Por sua vez, se nos referirmos à energia fornecida ao motor, as situações rapidamente se alteram uma vez que a eficiência energética do motor eléctrico é bastante mais elevada do que a eficiência energética dos motores ICE), sendo tipicamente mais do dobro. Entretanto tinhamos de continuar a caminhar para montante comparando os sistemas em todos os pontos da cadeia (existem perdas nas baterias, existem perdas para transportar o combustível para os postos, existem perdas nas centrais geradoras, existem perdas para extrair e converter os combustíveis, etc).

A energia também não vai vir toda do carvão (mesmo que viesse, esses 4 a 6x estão muito possivelmente errados, o método com que estás a chegar a esses valores é problemático basicamente desde o início, ver atrás neste mesmo post alguns dos problemas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38082
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 27/12/2022 19:12

Bom ponto Opcard.

Acrescento aquilo que já debati noutro tópico, os EVs consomem mais energia do que os convencionais.

K.E. = 1/2 m v2

Maior massa -> maior quantidade de energia necessária para mover um objecto.

Se a energia usada pelo EV for gerada por centrais a carvão, estamos a falar de 4x-6x mais emissões do que um ICE.



Muito importante a questão da infra estrutura não estarem preparadas. Nunca tinha pensado numa questão tao básica como os parques, mas muito maior impacto seria ainda em adaptar toda a infra estrutura civil a suportar pontos de carregamento em cada esquina e lugar de garagem.



Outro questão que me deixa a pensar seria se realmente chegássemos a uma taxa de 100% EVs em dias de super engarrafamentos poderíamos acabar com quilômetros de filas de carros completamente descarregados.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 26/12/2022 11:51

« A questão parece surpreendente e, no entanto, é levada a sério. De acordo com a British Parking Association, muitos estacionamentos subterrâneos não poderiam suportar o peso significativo dos carros elétricos.

Acima de tudo, as infra-estruturas mais antigas, as dos anos 70, seriam afectadas. Naquela época, um carro familiar médio pesava cerca de 1000 kg. Hoje, um carro urbano como um Peugeot e-208 filtro com 1500 kg e um Tesla Model S ultrapassa 2100 kg. A razão? A bateria, que por si só, pesa um carro em várias centenas de quilos.« 
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/12/2022 16:45

O meu vizinho tem um carro eléctrico deixa o carro a frente da sua garagem ,dias e noites muito abaixo de zero prometam menos 14, há momentos desejado-lhe bom natal perguntei-lhe como ia o seu carro com o frio , não constipa mas tem o vírus para perda de energia .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 7/9/2022 20:21

Opcard Escreveu:O Senado dos EUA aprovou esse plano de auxílio para compra de veículos elétricos. Neste caso, um crédito fiscal, que pode ir até 7.500 dólares .

Mas os europeus protestam e os chineses não gostam está ajuda está condicionado ao fato de que o referido veículo tenha saído de uma fábrica americana e que sua bateria tenha sido fabricada em solo americano.

Isso priva automaticamente os modelos elétricos europeus ou os Tesla fabricados
fora dos USA


Acho que isto faz todo o sentido...
Cá em Portugal poderiam fazer o mesmo, dando apoios apenas aos carros (e a muitas outras coisas) cuja produção seja superior a 80% feita em território nacional.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 1/9/2022 16:39

Divertido e como andam todos perdidos , alguns dias a Califórnia diz proibir a venda de veículos de combustão interna a partir de 2035 para acelerar a implantação de carros elétricos.

Hoje foi pedido aos californianos que não carregassem seus veículos elétricos. Um pedido expresso pelas autoridades para não sobrecarregar a rede elétrica
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 12/8/2022 20:34

O Senado dos EUA aprovou esse plano de auxílio para compra de veículos elétricos. Neste caso, um crédito fiscal, que pode ir até 7.500 dólares .

Mas os europeus protestam e os chineses não gostam está ajuda está condicionado ao fato de que o referido veículo tenha saído de uma fábrica americana e que sua bateria tenha sido fabricada em solo americano.

Isso priva automaticamente os modelos elétricos europeus ou os Tesla fabricados
fora dos USA
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 14/7/2022 12:04

volvista Escreveu:Pelos comentários que ouvi ontem sobre os carros elétricos:
Se for um carro de 100 mil euros compensa ao fim de 8 anos comprar as baterias por 15 mil esros, mas se for um carro de 40 mil já não compensa!


Não conheço os comentários que ouviste ontem por isso não posso dar uma opinião, mas como proprietário de um VE há 1 ano e meio e com 20 mil km, posso tentar esclarecer alguma duvida que tenhas sobre o tema.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Masterchief » 14/7/2022 10:29

Este tópico não era suposto ser sobre Carros eléctricos? Parece-me estar a fugir um bocado do tema...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 14/7/2022 9:50

mais_um Escreveu:Hoje em dia, a maior parte dos utilizadores de smartphones permitem o acesso aos seus dados gratuitamente


Portanto os utilizadores não se importam com a divulgação dos dados pessoais que tenham numa conta de um serviço online?

Uma coisa é enviar dados pessoais a um provedor de serviço, outra coisa é ver essa informação nas mãos de hackers...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 14/7/2022 9:39

mais_um Escreveu:Eu consigo, tirarem-me dinheiro da conta.


Como é que retiras dinheiro de uma conta?

Tinhas de hackear não só um banco mas pelo menos dois e provavelmente uma rede swift (ou similar). Isso quase não acontece porque é muito difícil não seres apanhado, deixarias sempre um rastro por onde passou a transação. não podes meter dinheiro numa pen USB...

Já a clonagem de cartões de credito é algo que acontece com alguma regularidade. Em países menos desenvolvido é o prato do dia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por volvista » 14/7/2022 1:51

Pelos comentários que ouvi ontem sobre os carros elétricos:
Se for um carro de 100 mil euros compensa ao fim de 8 anos comprar as baterias por 15 mil esros, mas se for um carro de 40 mil já não compensa!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 12/7/2022 1:26

BearManBull Escreveu:
Os dados de utilizador/cliente são um sistema do mais critico que existe. Não consigo ver algo que seja pior para a reputação de uma empresa de que um data breach dos dados dos clientes.



Eu consigo, tirarem-me dinheiro da conta.
Hoje em dia, a maior parte dos utilizadores de smartphones permitem o acesso aos seus dados gratuitamente, instalam todas as apps e mais alguma que "lambem" o telefone todo de uma ponta à outra.... até permitem serem gravados e filmados :D :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 12/7/2022 1:21

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Um firewall tecnologicamente moderno para ser ultrapassado tem que estar mal configurado e/ou sem actualizações de software.
Com uma boa arquitectura, bem configurado, e com as actualizações feitas não me recordo de haver noticias de terem sido ultrapassados.


Assumes que a Vodafone não deve usar firewalls...

Quero dizer, não é por teres uma super mega firewall que não podes ser hackeado. Honestamente não menosprezaria a equipa de engenharia da Vodafone, certamente que terá o state of art do que se pode encontrar no sector.



Mais um péssimo hábito que tens, deturpas os factos. Já é do conhecimento comum que foi por engenharia social que foi roubada a password de um administrador de rede e que clonaram o nº de telemovel tendo ultrapassado dessa forma a dupla autenticação que permite o acesso à rede de gestão dos equipamentos de CORE da rede movel. Não foram roubados dados (o administrador de rede não tem acesso aos dados), limitaram-se a apagar as configurações dos equipamentos CORE que gerem o tráfego móvel. São milhares de linhas de código de configurações efectuadas ao longo de anos. A questão foi a reposição das copias de segurança e perceber quando é que a segurança foi comprometida, isto não tem a ver com passar firewalls mas sim com a arquitectura da rede que claramente tinha uma falha de concepção ao permitir que um administrador de rede apague as configurações dos equipamentos remotamente, assim a falha foi humana e não dos firewall. Tens uma capacidade para inventar... \:D/

Mais informação tem sido revelada sobre o ataque à Vodafone, e sabe-se que os atacantes entraram "pela porta da frente" usando credenciais de um funcionário e ultrapassando os sistemas 2FA via SMS.

Enquanto se aguarda por um relatório oficial da Vodafone que descreva em detalhe o ataque sofrido, que será útil para evitar que casos idênticos aconteçam, vão-se descobrindo mais detalhes sobre o que se terá passado. Em primeiro lugar, fica de fora a vertente do potencial ataque aproveitando vulnerabilidades de hardware da infraestrutura. Afinal, e como costuma ser o mais frequente, a coisa foi bastante mais "simples".

Os atacantes terão conseguido infiltrar-se na rede interna da Vodafone usando credenciais de um funcionário - credenciais que aparentemente já estariam à venda em fóruns de hackers há algum tempo. Mas a parte mais interessante é que além das credenciais roubadas, os atacantes também terão conseguido ultrapassar o sistema de autenticação de 2-factores (2FA) usado pela Vodafone - de código extra enviado via SMS - e que vem demonstrar porque motivo os especialistas de segurança desaconselham o uso de SMS para este fim, há anos!

Quer tenha sido através de engenharia social, ou suborno de um funcionário, ou outro método, os atacantes terão conseguido apoderar-se do número de telefone do funcionário em questão, e assim ficar com acesso total até para as operações perigosas que permitiram afectar o funcionamento da Vodafone a uma escala sem precedentes.

Fica demonstrada a vulnerabilidade dos SMS para efeitos de 2FA. Este ataque não poderia ter sido feito - pelo menos não tão facilmente - caso fosse exigida uma chave física de autenticação. Dito isto, resta esperar que este caso sirva de lição para que se reforce a segurança, e há ainda que salientar que, perante tal cenário apocalíptico, a Vodafone conseguiu fazer um excelente trabalho na recuperação e reposição dos serviços - para quem foi apanhada completamente de surpresa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 12/7/2022 1:03

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:
BearManBull Escreveu:
1- As próprias firewalls são passiveis de ser hackeadas.
2-- Muitas vezes ocorre um encapsulamento em que A não tem acesso a C, mas A tem acesso a B que tem acesso a C.


Vais desculpar-me mas não sabes o que dizes.... :mrgreen:


Relativamente ao ponto 1 é extremamente complicado mas se juntares um grupo de pessoas com os skills correctos está longe de ser impossível. Isto é muito importante, os sistemas não sofrem mais hacking porque a relação custo beneficio não compensa. Alguém com o conjunto de skills necessários para corromper uma firewall pode facilmente ganhar bem a vida sem ter de correr riscos desnecessários.

Quanto ao ponto 2 é algo que acontece no exemplo que se referiu antes, acontece muitas vezes que localmente A não tem acesso ao servidor C. Mas existe uma maquina B que sim e A pode aceder a B por RDC. Ou seja para chegar a C não tens de passar nenhuma firewall, só tens de conseguir acesso a A e as credenciais de B.


Bem para terminar a minha participação neste tema, realmente já me tinha esquecido da forma como estás nas discussões, mesmo quando não percebes nada de um assunto, fazes lembrar-me aquelas pessoas que defendem que a terra é plana.

Sou engenheiro informático, trabalho há 33 anos no ramo, há 15 num Banco na área de redes e não tenho paciência para ler as tuas barbaridades, deves julgar que a rede de um banco é igual à chafarica da esquina. :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 12/7/2022 0:08

mais_um Escreveu:o elo mais fraco é o humano, a tecnologia bem mantida e com operadores devidamente treinados é bastante fiável.


Concordo.

mais_um Escreveu: E uma coisa é conseguir uns endereços de email e nomes, outra é aceder aos sistemas core da instituição.


Os dados de utilizador/cliente são um sistema do mais critico que existe. Não consigo ver algo que seja pior para a reputação de uma empresa de que um data breach dos dados dos clientes.

Nesta manchete do FT de outro ataque da Vodafone em 2015 dizia:
Hackers steal Vodafone customer details

https://www.ft.com/content/ca560af4-7ff ... c8b3b18e5f

mais_um Escreveu:Isso aconteceu mas foram pessoas dentro da organização que o fizeram (NSA/Snowden) agora há ferramentas de monitorização que detectam volume de tráfego anormalmente acima da média, as equipas estão segregadas, há várias camadas, sempre com logs de tudo e mais alguma coisas por isso impossível acredito que não seja, no entanto sem um erro humano ou colaboração interna será muito difícil (como na Vodafone e Expresso).


Tudo que é grande organização tem ferramentas para monitorizar de tudo, é mais se alguém vê/lê o alerta.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 23:56

mais_um Escreveu:Um firewall tecnologicamente moderno para ser ultrapassado tem que estar mal configurado e/ou sem actualizações de software.
Com uma boa arquitectura, bem configurado, e com as actualizações feitas não me recordo de haver noticias de terem sido ultrapassados.


Assumes que a Vodafone não deve usar firewalls...

Quero dizer, não é por teres uma super mega firewall que não podes ser hackeado. Honestamente não menosprezaria a equipa de engenharia da Vodafone, certamente que terá o state of art do que se pode encontrar no sector.
Editado pela última vez por BearManBull em 12/7/2022 0:12, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 23:53

mais_um Escreveu:
BearManBull Escreveu:
1- As próprias firewalls são passiveis de ser hackeadas.
2-- Muitas vezes ocorre um encapsulamento em que A não tem acesso a C, mas A tem acesso a B que tem acesso a C.


Vais desculpar-me mas não sabes o que dizes.... :mrgreen:


Relativamente ao ponto 1 é extremamente complicado mas se juntares um grupo de pessoas com os skills correctos está longe de ser impossível. Isto é muito importante, os sistemas não sofrem mais hacking porque a relação custo beneficio não compensa. Alguém com o conjunto de skills necessários para corromper uma firewall pode facilmente ganhar bem a vida sem ter de correr riscos desnecessários.

Quanto ao ponto 2 é algo que acontece no exemplo que se referiu antes, acontece muitas vezes que localmente A não tem acesso ao servidor C. Mas existe uma maquina B que sim e A pode aceder a B por RDC. Ou seja para chegar a C não tens de passar nenhuma firewall, só tens de conseguir acesso a A e as credenciais de B.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, c, Ferreiratrade, Garfield, joingue, latbal, m-m, malakas, MPAM, Musus, Opcard, pauljr1975, PAULOJOAO, VALHALLA e 169 visitantes