Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 21/11/2021 16:13

Repara bem, no lugar do post anterior, bastava que tivesses escrito isto:

Spfgg Escreveu:Ninguém falou em offshores, ninguém falou em lixo, "cash is dash" é um meme de 2017 de uma coin completamente irrelevante para o tópico (e irrelevante no ano corrente)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38550
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 21/11/2021 16:04

Focar-me-ia em pontos concretos se os houvesse para focar.
Ninguém falou em offshores, ninguém falou em lixo, "cash is dash" é um meme de 2017 de uma coin completamente irrelevante para o tópico (e irrelevante no ano corrente), e se o melhor "ponto concreto" disponível é que a Bitcoin é algo nascido do nada, o ad hominem é completamente justificado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MarcoAntonio » 21/11/2021 15:52

Spfgg, peço-te que te foques em pontos concretos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38550
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 21/11/2021 15:48

Título em Bold

Continuo a partilhar as minhas opiniões não fundamentadas sobre um tópico que não domino.
By Nirvana
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Optimiza » 21/11/2021 14:35

Para a maioria dos caldeireiros que não acreditam no futuro da Bitcoin e das outras 9 top alt coins, vejam este mini video de 6ª feira (um dos 20 analistas mais racionais das cryptos) de Michael Saylor (CEO da Microstrategy que tem 97% dos ativos em Bitcoin).

https://www.youtube.com/watch?v=QUgimEJtQw8

este vejam apenas se tiverem paciência e muito tempo » https://www.youtube.com/watch?v=A3_gf94mibc

Com a correção que Bitcoin ensaiou durante 2 semanas (perdeu $12.000 face a máx), poderemos agora ter um rebound ou a continuação do Bull Market MP? Sem certezas sobre o caminho, vou contudo repôr algumas posições vendidas na semana passada - hoje ainda, domingo, entro em Solana ($209,64) e reentro em Bitcoin ($58,760, $420 acima do preço a que vendi), sem stop losses.
Amanhã, se enquadradas em price action BTC, recupero os 50% de crytpo-mineiras vendidas, reentrando em valores 20 a 25% mais baixos, em Hut8, Hive e Bitfarms (3 Canadianas tb cotadas no Nasdaq).

nota - MPcapital detalhou um formato de rentabilização das principais crypto coins que nunca apliquei, que exige tempo, mas super viável, super rentável e super engenhoso (ex: long/shorts a fazer o hedge da posição como nos ativos tradicionais). Infos Top e à medida que tiveres métodos mais simples/risco mínimo, para Yields acima de 8% de interest para posições passivas, divulga sff.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ASimoes » 21/11/2021 12:23

NirSup Escreveu:Basicamente é isto

Os donos/possuidores das criptomoedas sonham ter/adquirir todas as moedas do mundo (que eles afirmam desprezar) em troca de algo nascido do NADA.
Mas então se, como eles afirmam CASH IS DASH, por que razão as guardam religiosamente em offshores à prova de bala?
Alguém guarda o lixo em offshores?
Dêem o vosso lixo, que nada vale, aos pobres e matem a fome no mundo. Tá bem tá.
Basicamente é isto.
By Nirvana


Quais, as Garantias, de !?
Na Moeda, temos o Valor em Ouro, que as assegura !(relativamente !?)
E, Na Bitcoin :-" nada até explodir :-k e se explodir :wall: :wall: :x foi bom, no início, mas em " bolha " não obrigado... \:D/
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 654
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por NirSup » 21/11/2021 12:11

Basicamente é isto

Os donos/possuidores das criptomoedas sonham ter/adquirir todas as moedas do mundo (que eles afirmam desprezar) em troca de algo nascido do NADA.
Mas então se, como eles afirmam CASH IS DASH, por que razão as guardam religiosamente em offshores à prova de bala?
Alguém guarda o lixo em offshores?
Dêem o vosso lixo, que nada vale, aos pobres e matem a fome no mundo. Tá bem tá.
Basicamente é isto.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por caganixo7 » 21/11/2021 11:18

Jogos com muito risco associado!
Trocar BTC e ETH por stables e colocar nas mãos de outros? Não obrigado.
Not your Keys, not your coins!
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 21/11/2021 2:39

ricardmag Escreveu:spfgg, como pões a render na coinbase ? estas em portugal ?

Estou em Portugal, mas como não uso (e nunca usei) a coinbase, presumi que fosse igual para todos.
Nesse caso, será só Binance e Kraken. Alternativamente, o Bitfinex tem também um lending market onde é possível gerar APY a emprestar dólares e outros tokens.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por yaya » 20/11/2021 23:55

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 20/11/2021 22:02

spfgg, como pões a render na coinbase ? estas em portugal ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 20/11/2021 19:47

Há estratégias bastante mais simples (mesmo onchain) -- e para evitar desastres, podes sempre usar os mecanismos de yield na Coinbase ou Binance.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por LoneWolf » 20/11/2021 19:23

MPCapital, grande post!
Isto é muita areia. Acho q o camiáo vai ter de fazer v´árias viagens.

Muito obrigado pela resposta! Honestamente nao esperava q alguem me respondesse!
Um abraço e bom fim de semana!

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MPCapital » 20/11/2021 0:19

LoneWolf Escreveu:Tenho alguma bitcoin, eth e ada compradasa na coinbase.

Mas isto é super avançado pra mim ... é q nao percebo nadinha do q vai aí nesses desenhos.
Desculpem a minha profunda ignorância, mas alguém me pode explicar o q é isto? e como se configura num computador?

Agradeço links para artigos ou videos.

LW


Tópico p/ procurares info: Decentralized Finance

No PC, versão fácil, instalas principais wallets para começar, p. ex. em Chrome (opção cold storage ignorar por agora):

MetaMask (várias chains, mas sobretudo Ethereum): https://chrome.google.com/webstore/sear ... mask?hl=en [search Metamask]
TerraStation (Terra): https://chrome.google.com/webstore/cate ... ions?hl=en [search Terra Wallet]
Binance Wallet (Binance Smart Chain): https://chrome.google.com/webstore/cate ... ions?hl=en [search Binance Wallet]
Phantom (SOLANA): https://chrome.google.com/webstore/sear ... mask?hl=en [search Phantom]

Crias conta em cada uma das walltes, palavra passe, seed phrase, etc.

Kick off: Transferes crypto de uma exchange centralizada (Binance, Crypto.com, etc) para a tua wallet. Dependendo da exchange que usas, a opção costuma ser withdrawal to an external address/wallet. No endereço colocas o da tua wallet. Importante, imagino que saibas, tens de transferir crypto para o seu ecossistema, ou seja, se envias ETH de uma exchange centralizada diretamente para um endereço, por exemplo, SOLANA, bye bye ETH. Normalmente as exchanges têm mecanismos de reconhecimeno dos endereços para prevenir isso, mas nem todas e nem para todos as crypto.

Nesta fase já deixaste de ser um crypto-boomer, ou seja, já tens crypto a rolar na blockchain controlada por ti na tua wallet e não com a bengala de uma exchange: not your keys not your crypto

O que depois fazes é ligar a tua wallet aos diversos protocolos/projetos e começas a usá-los para ganhar alguma experiência. Começas a construir estratégias, vais descobrir que várias são cumulativas e começas a integrar, e otimizar, mais à frente já montas estratégias cruzando ecossistemas (cross-chain), etc. A isto chama-se money legos. Mais fácil para quem tem background financeiro e/ou ginástica mental para estas coisas. Bolsos muito fundos super investidos nestes projetos, mais de $USD 250bi atualmente investidos, vários individuais têm mais de $10bi em TVL...

Deixo aqui uma estratégia + fácil para um investidor em equities, que imagino que é o teu caso, para ires buscar retorno de +60% APY.

Kick off, p. ex., Binance, vamos usar a Binance Smart Chain para termos fees pequenas:

. Binance: Depósito em EUR/USD
. Binance:Trocas EUR => BUSD (Binance USD = stable Coin)
. Binance: Trocas EUR => BNB (pequeno montante apenas para pagares fees)
. Binance: Withdrawal BUSD e BNB para a tua Binance External Wallet
. PancakeSwap @ https://pancakeswap.finance : Ligas a tua Binance Wallet e usas a opção Swap para trocares o teu BUSD por UST (stable coin nativa do ecossistema Terra) e ficares na tua wallet com UST em vez de BUSD
. Terra Bridge @ https://bridge.terra.money : Fazes "Send" dos UST de "BSC" para "Terra", colocando o endereço da Terra Wallet que criaste lá em cima nos passos prévios quando instalaste as várias wallets. Passado 1 ou 2 minutos já estás na blockchain Terra e tens UST na tua wallet
. Anchor @ https://app.anchorprotocol.com/earn : Depositvas 50% dos teus UST e estes ficam a capitalizar automaticamente com APY de 20% através de um token denominado aUST que fica na tua wallet e que valoriza sozinho.
. Mirror @ https://mirrorprotocol.app/#/trade : Compras, com 25% dos teus UST, por exemplo, sintético, cash settled asset, de ações da RobinHood (Mirrored HOOD), com preço derivado via Oracle/BandProtocol
. Mirror: Escolhes a opção Long Farm e colocas o teu asset mHOOD (onde investiste 25% do teu ticket original de UST) e juntas os restantes 25% UST na pool. O APY da pool é de 36%. Mas e se não gostas de HOOD ou o preço das ações cai mais do que o APY da pool? Ao entrares na pool estás net long de HOOD. Aí vamos para o passo seguinte:
. Mirror: Escolhes a opção Short Farm de HOOD, onde vamos entrar com o mesmo número de ações com que estamos Long no Long Farm (25%). Ao fazer isso ficas delta neutral, tens tantas ações em long como em short. Na short pool vais ter um yield de 19%, mas para "shortares" vais ter de dar um colateral igual a 200% para teres o short vivo, ou seja 2 x 25% = 50% do teu ticket inicial de investimento. O colateral vai ser o teu "depoósito" no Anchor lá de cima (50% do teu ticket inicial) que está a render 20%. Ao dá-lo como colateral, os juros são teus na mesma, estás a capitalizar o Yield do Short Farm com o do "depósito".
. But wait, there's more... Para shortares, o protocolo "vende" o mAsset, como num short tradicional, sendo que para o fechar tem de se comprar de volta. Ao vender o mAsset, vais receber o $$$ dessa venda. Tens por isso o yield do short farm + yield do colateral + $$$ da venda do mAsset enquanto tiveres o short aberto.

As ações HOOD podem subir e descer +- à vontade que o teu Long/Short +- anula a volatilidade do preço, permitindo que captures o yield das 2 farms S+L. As rewards são diárias e dá para capitalizar reinvestindo e estas resultam essencialmente das fees que os utilizadores pagam nas transações, recebes yield como liquidity provider numa plataforma que integra automated market maker.

Esta estratégia rende c. 61% APY considerando as yields dos ´últimos 30 dias. Podes melhorar o yield dos 61% ao reinvestir o $$$ do Short acima. Outra estratégia para aumentares ainda mais o APY é fazeres o Short Farm no Mirror e o Long Farm num projeto com autocompounder que faça auto-stake das rewards em vez de reinvestir nas liquidity pools, para não quebrares o delta neutral. Os 61% acrescido destas 2 estratégias deverão dar 75% APY, cálculos genéricos.

Et voilá, fica aqui um exemplo. Um bocado off-topic em termos de Bitcoin. Importante fazeres a tua análise de riscos, da segurança informática do teu pc ao usares uma "hot wallet", do smart contract, do de-peg da stable coin, etc. Not financial advice, do your own research etc

Investi em coisas 1000x mais Degen que isto, com yields de 400 a + de 4.000.000% APY, daily de c. 3%. Muito mais complexo. Enfim, há exemplos e estratégias infinitas. Importante é começar por algum lado. Deixo-te 2 videos com alguns dos passos que descrevi acima, não são totalmente iguais, mas dá para te ires familiarizando. São 2 tipos sólidos que vou +- seguindo. Boa sorte



Anexos
ORCA-USDC.JPG
Ape into Degen Life
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 19/11/2021 13:59

Já tinha lido sobre os métodos que o mpcapital refere, penso que são processos manuais.

Ainda não coloquei a render as minhas crypto porque não tenho confiança em enviar as crypto para terceiros.
Sei que ADA dá para fazer isso sem enviar as moedas.
Estou á espera que dê para fazer isso na coinbase, eles garantem que não ficas sem as moedas mas não garantem que a contraparte pague.
Cobram uma taxa nos juros ganhos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por LoneWolf » 19/11/2021 11:12

Tenho alguma bitcoin, eth e ada compradasa na coinbase.

Mas isto é super avançado pra mim ... é q nao percebo nadinha do q vai aí nesses desenhos.
Desculpem a minha profunda ignorância, mas alguém me pode explicar o q é isto? e como se configura num computador?

Agradeço links para artigos ou videos.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MPCapital » 19/11/2021 10:56

Spfgg Escreveu:Workflow com essas transacções todas agora só mesmo em L2s se for com "rent money". Porque na main chain lá se vai renda com duas txs.


Aqui vai atualizado com o custo em fees por transação. Funciona para uma renda "cara" ;)

Em baixo outro esquema, em L2, para ETH. Pelo grande Marc Zeller da Aave @lemiscate

Há estratégias infinitas, as que uso mais neste momento, diariamente, são em SOLANA e TERRA. Preciso de tempo para setup Avalanche e Fantom. Tanto $$$ para ir buscar nesses projetos, tão pouco tempo nas 24h do dia...
Anexos
Capture.JPG
Capture2.JPG
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 19/11/2021 3:11

Workflow com essas transacções todas agora só mesmo em L2s se for com "rent money". Porque na main chain lá se vai renda com duas txs.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por MPCapital » 19/11/2021 0:51

ricardmag Escreveu:Como já referi antes, a minha estratégia é de longo prazo e vou comprando quase todos os meses.
Nunca vendi btc, eth, ada, dot, atom e luna. Tenho cro desde dia 4 comprados a 26c de € ...
Hoje comprei uma parcela de 1inche. Na terça-feira foi dia de DCA na bitcoin.
É raro fazer trades de curto prazo


Sei que em teoria all in crypto degen em bull e all in stable coins em bear, mas perceber o timming de um e outro é virtualmente impossível, pelo que vou tendo portfolio crypto/defi conservador mesmo durante este bull. Veremos o que os próximos tempos trazem, o rocket foi tão forte que desde há algum tempo há muita gente a ajustar pelo menos uma parte dos portfolios para um possível crypto-winter, mais curto ou mais longo.

Também só faço alguns, muito poucos, trades de curto prazo, e apenas em períodos de muita volatilidade depois de um drawdown valente. De resto, não vendo nada na posição core dos meus ativos de L1 exceto em estratégias pontuais de AMMs, em que as compras/vendas são executadas pelo algo cf parametrização. Não é uma aplicação fácil, as AMMs são mais complexos do que aparentam, a ideia de se pensar que temos uma estratégia one-click de gamma positivo em que estamos a comprar baixo e vender alto enquanto se recebem fees é um pouco mais complexa, porque frequentemente quem captura os ganhos de convexidade acabam por ser arbitrageurs e não os liquidity providers, ainda assim em "stable" AMMs, por exemplo entre um token e uma vesão wrapped do mesmo, há momentos em que vale a pena colocar as L1 holdings nestes protocolos versus o mais conservador staking/lending, sobretudo quando os rewards são, ainda que temporariamente, substanciais.

Quando as crypto L1 sobem imenso o que faço é parar as compras, e só retomo quando há drawdowns substanciais. E com muita paciência. P.ex, nas minhas 2 maiores posições, SOL e ETH, não faço uma compra desde $20 em SOL e $1.5 em ETH, ou seja, desde o início de 2021. Têm é estado sempre a "render" em staking e AMMs, vão valorizando e vou acumulando mais sem as comprar: why buy when you can earn?

Para cash in, vou fazendo 1001 estratégias em DeFi. Fazendo as minhas contas e vendo as dos outros:
Anexos
Capture.JPG
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 18/11/2021 22:58

Spf, investir em crypto e nunca ter lido sobre isso é que dá que pensar!... :-k
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 18/11/2021 21:51

Gostava que os entendidos me explicassem como lavar dinheiro com bitcoin (se conseguirem).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Àlvaro » 18/11/2021 21:44

Esse problema da lavagem de dinheiro já aqui o referi e não é coisa de somenos. :?
 
Mensagens: 9753
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 18/11/2021 20:27

CryptoRus é top mas não tanto para ver os vídeos todos, ele faz duas lives por dia.

O Ulisses assumiu que não sabe a fundo os fundamentais das crypto e que não investe em ativos digitais mas que isso não impede de analisar tecnicamente os gráficos. O maior problema que ele vê nas crypto é a facilidade com que se pode lavar dinheiro :twisted:
Pelo que entendi, ele está fora da vida dos mercados, agora segue noutro ramo de atividade. Apenas tem posições no mercado de longo prazo.
Só posso desejar boa sorte.

Como já referi antes, a minha estratégia é de longo prazo e vou comprando quase todos os meses.
Nunca vendi btc, eth, ada, dot, atom e luna. Tenho cro desde dia 4 comprados a 26c de € ...
Hoje comprei uma parcela de 1inche. Na terça-feira foi dia de DCA na bitcoin.
É raro fazer trades de curto prazo
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Spfgg » 18/11/2021 20:04

Adicionei hoje ao saco de ethereum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por Optimiza » 18/11/2021 19:44

RicardMag, bravo, o gráf. é mesmo do secante CryptoRus ("aturo-o" quase todos os dias, é o mais realista e sério de todos os crypto analistas). O Ulisses agora também já percebe de cryptos, investe? e crypto assets?

Quanto ao fecho de futuros é bem possível que seja o driver da queda propagada pelas "Whales" como hedge das suas posições longas em Bitcoin e outras cryptos, e também de especuladores, longos, alavancados que se lixaram. "What this is showing is that the derivatives market bulls got ahead of the spot bitcoin market, and were speculating with leverage on a rise in price. If/when this rise in price does not come, these traders are caught offsides, and a leverage unwind occurs."
Lê no artigo » https://bitcoinmagazine.com/markets/lev ... coin-price

"Short-term volatility is just noise if you understand what you are allocating towards."

Mas para voltar, tenho de ver um fecho acima dos $60.000. E já não voltaria a Cardano. Voltaria a Bitcoin e Ehtereum, adicionando Solana e Crypto.com (a última porque Avalanche está muito cara se não..).

Manténs posições?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, fatura.pt, Goya777, m-m, malakas, MPAM, mpaquim, nicolau2019, PAULOJOAO, psandrade, rs521, Sinedrio, VALHALLA e 303 visitantes