Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimentos do Youmeu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 12/11/2021 20:56

ZeNovato Escreveu:Youmeu,

Será pedir muito que me digas onde tiras esses gráficos/informações que apresentas da BABA?
Esquematicamente estão bastante interessantes e apelativos à vista.

Obrigado :D

Boas! Ora essa, claro que não é pedir muito. Antes pelo contrário, eu é que agradeço o interesse.

A informação que retirei é maioritariamente do https://www.marketscreener.com/. Para um site grátis é muito completo, até tem informação das cotadas em Portugal.

A do canto inferior direito é do https://www.statista.com/. Este site só vou lá parar por via de pesquisas casuísticas no google.

Já agora, aproveito a oportunidade para partilhar outros sites de interesse que utilizo recorrentemente:

- https://www.investing.com/ - onde acompanho o meu portfólio, earnings calendar e macroeconomic calendar
- https://finviz.com/ - screener
- https://quickfs.net/ - Informação financeira com um histórico mais alargado (poucos são os sites que vão até 10 anos)
- https://seekingalpha.com/ - é bom para ler a opinião de analistas , no entanto dá pouca liberdade até chatear com subscrição
- https://www.yardeni.com/ - melhor site que conheço ao nível de informação agregada por país
- https://www.gurufocus.com/ - interessante para value investors
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Investimentos do Youmeu

por Goya777 » 12/11/2021 12:39

Youmeu Escreveu:Exato, esta entrada na Alibaba foi uma exceção. Aprendi a lição com o covid em deixar sempre algum de lado para comprar o que já achava barato ainda mais em desconto.

Na prática foi o meu primeiro bear market, pelo que interiorizei rapidamente o conceito que grande parte do ganho futuro está no momento da compra :mrgreen: Adicionalmente, também confesso que sabe bem retirar a aleatoriedade do quando entrar. De acordo com a minha estratégia de longo prazo:

Prevejo fazer em média 4 novas entradas por ano. Não depende de mim quando comprar apenas o que comprar. Estas entradas são determinadas em função de:
1) quanto dinheiro tenho disponível;
2) quanto é que o SP500 (ou MSCI world) se encontra dos máximos.

Ainda não fui muito a fundo na empresa. Terei de avaliar melhor a seu tempo. Mas acredito que existe uma elevada probabilidade de no espaço de 1 ano acabar por saltar dentro, uma vez que:

- Não tenho exposição à Europa fora de Portugal;
- Price to Earnings ridiculamente baixo;
- Market cap 1/10 da Tesla;
- Volkswagen Group BEV tem vindo a apanhar a Tesla em termos de EVs.

Imagem


Obrigado pela resposta. Eu entrei hoje com 50% da posiçao desejada. Reforçarei se romper os 205-210.
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimentos do Youmeu

por ZeNovato » 12/11/2021 11:24

Youmeu,

Será pedir muito que me digas onde tiras esses gráficos/informações que apresentas da BABA?
Esquematicamente estão bastante interessantes e apelativos à vista.

Obrigado :D
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 12/11/2021 0:09

Exato, esta entrada na Alibaba foi uma exceção. Aprendi a lição com o covid em deixar sempre algum de lado para comprar o que já achava barato ainda mais em desconto.

Na prática foi o meu primeiro bear market, pelo que interiorizei rapidamente o conceito que grande parte do ganho futuro está no momento da compra :mrgreen: Adicionalmente, também confesso que sabe bem retirar a aleatoriedade do quando entrar. De acordo com a minha estratégia de longo prazo:

Prevejo fazer em média 4 novas entradas por ano. Não depende de mim quando comprar apenas o que comprar. Estas entradas são determinadas em função de:
1) quanto dinheiro tenho disponível;
2) quanto é que o SP500 (ou MSCI world) se encontra dos máximos.

Ainda não fui muito a fundo na empresa. Terei de avaliar melhor a seu tempo. Mas acredito que existe uma elevada probabilidade de no espaço de 1 ano acabar por saltar dentro, uma vez que:

- Não tenho exposição à Europa fora de Portugal;
- Price to Earnings ridiculamente baixo;
- Market cap 1/10 da Tesla;
- Volkswagen Group BEV tem vindo a apanhar a Tesla em termos de EVs.

Imagem
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Investimentos do Youmeu

por Goya777 » 11/11/2021 23:46

Vejo que estás de olho na VW também. À espera de sinal para entrar?
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 11/11/2021 23:36

Boa noite a todos! :D

Estou de volta e começo por destacar que incumpri com a estratégia inicial... :oops: Não esperei pelo sinal de entrada! :wall: Porquê? Pois bem, decidi investir 50% do capital que tinha de lado na corretora das brincadeiras de análise de técnica. Pelo menos incorporei os remanescentes no montante à espera de sinal de entrada.

Só para contextualizar, de modo a despoletar o próximo sinal preciso atualmente que o SP500 caia 15%, no final do mês 9% e em princípio em fevereiro apenas 5%. :twisted:

Antes de ir a fundo na aquisição do dia 02/11/2021, eis o estado da nação face a 6/10/2021... Para além de serem esperadas eleições, tenho a dizer que o último mês também me foi muito satisfatório ao nível do portfólio. Passei de uma taxa de retorno sobre o capital investido de 18,1% para 23,7%, ou seja, mais 5,6pp apesar do "aumento de capital".

Imagem

Dito isto, qual a nova estrela da corte? ALIBABA! Para os mais atentos não é uma novidade. Quiçá a próxima seja a Tencent, Volkswagen ou um reforço na Nigéria 8-) Caso seja a Tencent prometo que por uns tempos não irei voltar a reforçar na China :-"

Apesar de na última entrada estar com uma perda de 21,26% não considero uma situação fora do normal dado o sucedido nos últimos meses na China. Tendo o MCHI efetuado máximos em fevereiro nos 97,5$, pondero seriamente como próxima entrada um investimento na Tencent/Alibaba (50% em cada) via Hong Kong por forma a evitar o delisting risk nos EUA.

Porquê a Alibaba? Pois bem, 13,19% de 10% do meu portólio via MCHI não era exposição suficiente. Adicionalmente, já dizia o Charlie Munger: I believe in the discipline of mastering the best that other people have figured out. I don’t believe in just sitting down and trying to dream it all up yourself. Nobody’s that smart.

Charlie Munger investiu no Q1 e reforçou no Q3 2021, Mohnish Pabrai também entrou, Sven Carlin está dentro, alguma malta do Caldeirao também já lá está... Não poderia ficar a ver, especialmente dada a desvalorização (a meu ver) excessiva no decorrer deste ano :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Relativamente ao racional da entrada este prende-se com facto de acreditar que a China será a próxima potência mundial. É um mercado de 1,4 biliões de pessoas e um dos países cujo quoficiente de inteligência é maior. Prevejo que o crescimento do PIB continue acima de 5%. Apesar de começar a ficar envelhecida, não considero que venha a ser um problema uma vez que:

China has experienced a revolution in third level education since the turn of the century. By 2016, it was building the equivalent of nearly one university every week and in terms of graduate numbers, it has surpassed both Europe and the United States. Historically the U.S. dominated the world's graduate population but in recent years, that population has shifted amid steady academic progress in Asia.

Last year, India was the global leader in university graduates (78.0 million), slightly ahead of China (77.7 million). The U.S. was in third place (67.4 million) and the gap behind the top two is widening. According to some estimates, the number of Chinese graduates aged 25 to 34 will rise 300 percent by 2030 compared to just 30 percent in the U.S. and Europe. STEM (science, technology, engineering and mathematics) has become a pretty big deal in China's flourishing universities.

In 2013, 40 percent of Chinese graduates completed a degree in a STEM subject, more than twice the share in American third level institutions. Workers with STEM qualifications have become increasingly important to global prosperity and unsurprisingly, China is leading the way. The World Economic Forum reported that China had 4.7 million new STEM graduates in 2016 while India had 2.6 million. The United States had 568,000 recent STEM graduates in 2016.


Mesmo que o market share da Alibaba no seu core business de e-commerce desça na china (+/- 60%), considero que o crescimento do bolo em termos absolutos mais que irá compensar. Por outro lado, estão a expandir-se consideravelmente bem pelo resto do mundo, nomeadamente Europa e India. Adicionalmente, estão também a começar a diversificar as suas fontes de receitas, no qual são lideres destacados na cloud (+/- 45%). Isto tudo e um PER de pouco mais de 20 \:D/

Imagem

Abraço e até uma próxima,
Editado pela última vez por Youmeu em 12/11/2021 0:38, num total de 3 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 6/10/2021 15:21

Apramg Escreveu:Quadriplicar a população em 80 anos parece insustentável para o planeta A, B e até C. O melhor será investir na exportação de pílulas e látex...

Quiçá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Por agora continuo a considerar o crescimento populacional de África como o evento mais importante a acontecer no planeta durante a minha breve passagem pelo mesmo :-" Ainda pensei em restringir só para evento demográfico ou um dos eventos mais importantes, mas isso iria tirar parte da magia a algo desta magnitude

Imagem
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Investimentos do Youmeu

por Apramg » 6/10/2021 14:48

Quadriplicar a população em 80 anos parece insustentável para o planeta A, B e até C. O melhor será investir na exportação de pílulas e látex...
 
Mensagens: 325
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 6/10/2021 13:36

4/10/2021 1:25

Boas,

Estou de volta, prometido é devido! 8-) O SP500 encontra-se a 5% dos máximos e por este mesmo motivo foi altura de investir. O mais importante é seguir a estratégia! Felizmente quando entrar já não depende de mim, apenas o que comprar.

Abaixo apresento os pontos nos quais faria novas entradas consoante o quanto o SP500 estiver do seu máximo. O apetite ao risco para novas entradas diminui após cada investimento e sobe no fim de cada mês (demorando em média três meses a subir para o patamar de cima). Na eventualidade de chegar aos 27% de queda iria gradualmente converter a exposição ao ouro em ações.

Imagem

Antes de entrar em mais detalhes na nova aquisição irei apresentar a evolução do portfólio desde o post inicial (10/07/2021). O primeiro net P/L da tabela remete para os retornos atuais. Nestes 3 meses os ganhos sobre o capital investido passaram de 17,3% para 18,1%, destacando-se 5 cotadas pela positiva (BCP, Russia, Alphabet, India e Sonae) e 2 pela negativa (China e minas de ouro).

Imagem

Imagem

Apesar de na última entrada estar com uma perda de 21,26% não considero uma situação fora do normal dado o sucedido nos últimos meses na China. Tendo o MCHI efetuado máximos em fevereiro nos 97,5$, pondero seriamente como próxima entrada um investimento na Tencent/Alibaba (50% em cada) via Hong Kong por forma a evitar o delisting risk nos EUA.

O que comprei? ETF na Nigéria representando atualmente 6,9% do capital investido. A entrada no NGE foi efetuada no passado de 1 de outubro nos 10,5$. O porquê da Nigéria? Pois bem, ainda não tinha exposição a África e não consegui ignorar o P/E de 6,77 e Dividend Yield de 7,3%... A comissão de gestão situa-se nos 0,89% apesar de apenas ter 20 holdings, destacando-se a seguinte decomposição do market cap por indústria: 41% finance, 19% minerais não energéticos (aparenta ser mais cimento :mrgreen: ), 16% bens de consumo não duráveis, 8% cash e 15% outras indústrias.

Como podem ver este ETF situava-se nos 65$ no final de 2013 e atualmente apenas remete para 1/6 desse valor :clap: :clap: :clap: No entanto, o dividendo manteve-se relativamente constante (deve ser considerado o valor ajustado devido ao reverse stock split de 4 por 1 em 2017).

Imagem

Imagem

Pois bem, este investimento é de longo prazo e baseia-se no Modelo de Solow-Swan. Havendo boas políticas é expetável que os países menos desenvolvidos cresçam economicamente a um ritmo superior. No entanto, a Nigéria vem de uma recessão, tendo alcançado o seu PIB mais elevado em 2014. Apesar de ter 20x mais população do que Portugal o seu PIB em $ apenas remete para o dobro.

As projeções do FMI apontam para uma taxa de crescimento real anual do PIB de 2,5% para os próximos 5 anos e um decréscimo da taxa de inflação durante esse mesmo período de 16% para 11%. O tema é se este crescimento é superior ao incremento populacional, no fim de contas é um país extremamente jovem e com taxas de natalidade extremamente elevadas (espera-se que a população passe de 200M a 800M entre 2020 e 2100).

O PIB per capita atual é de apenas 2k$ e ainda é uma economia extremamente dependente do petróleo. Não desconsidero o risco cambial e geopolítico existente neste investimento, no entanto a meu ver podem estar pela frente perspetivas de melhores tempos. Pelo menos não estou a comprar em 2013 :mrgreen:

Imagem

Despeço-me com os seguintes 3 vídeos para quem quiser ficar a saber mais do país:

Nigeria - Future African Superpower: http://www.youtube.com/watch?v=uhq1d27NuYU
Nigeria's Overpopulation Problem: http://www.youtube.com/watch?v=zC4aYsYMFVA
The history of Nigeria explained in 6 minutes (3,000 Years of Nigerian history):
http://www.youtube.com/watch?v=fMmkmHUAAO0

Abraço e sintam-se sempre à vontade para comentar,
Editado pela última vez por Youmeu em 30/10/2021 3:12, num total de 2 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 6/10/2021 13:35

10/7/2021 14:20

Venho por este meio dar a conhecer que me sinto motivado para dar inicio à versão 2.0

Estratégia: Análise Fundamental para o longo prazo

Prevejo fazer em média 4 novas entradas por ano. Não depende de mim quando comprar apenas o que comprar. Estas entradas são determinadas em função de:
1) quanto dinheiro tenho disponível;
2) quanto é que o SP500 (ou MSCI world) se encontra dos máximos.

Tenho cotadas denominadas em EUR e outras USD. Como a app do investing.com não tem em consideração variações cambias, apenas o valor mais recente de câmbio, por simplicidade eu também não irei efetuar quaisquer ajustes...

Imagem

Irei de seguida apresentar as várias entradas efetuadas até ao momento, no qual destaco que o início da linha tracejado a rosa remete para a altura de aquisição. Caso exista mais do que uma aquisição o preço médio remete para a linha contínua a rosa.

Em futuras intervenções irei explicar o porquê da composição do meu portfolio e o racional para cada posição. Evidentemente que também irei partilhar novas entradas e vendas realizadas (no último 1 ano e meio não fiz nenhuma).

Neste momento como tenho de ir para a praia fico-me só pelos gráficos :mrgreen: Não me baseio em AT, mas tem sempre piada fazer uns rabiscos e mostrar a evolução de cada cotada, sendo que assim também podem apreciar melhor o timing das entradas 3, 4, 5 e 6 mesmo antes do crash do covid :-"


1.BCP (11,4%): Aquisição Média 16,33€; Retorno -17,50%
- 0,2031€ (12/27/2019)
- 0,0969€ (04/07/2020)
Imagem

2.GOLD - PHAU (24,4%): Aquisição 128,69€ (27/12/2019); Retorno 12,23%
Imagem

3.RUSSIA - RSX (7,7%): Aquisição 25,49$ (05/02/2020); Retorno 13,10%
Imagem

4.CHINA - MCHI (13,8%): Aquisição Média 75,31$; Retorno 3,20%
- 65,70$ (12/02/2020)
- 84,93$ (03/04/2021)
Imagem

5.CHINA - ASHR (6,8%): Preço Médio 16,33$ (13/02/2020); Retorno 36,56%
Imagem

6.JUNIOR GOLD MINERS - GDXJ (7,1%): Preço Médio 31,55€ (13/02/2020); Retorno 5,86%
Imagem

7.ALPHABET - GOOG (9,2%): Preço Médio 1173,21$ (06/04/2020); Retorno 120,91%
Imagem

8.INDIA - CI2 (9,5%): Preço Médio 430,26€ (01/06/2020); Retorno 50,11%
Imagem

9.SONAE (10,1%): Preço Médio 16,33€ (29/09/2020); Retorno 37,09%
Imagem

Abraço,
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Investimentos do Youmeu

por Youmeu » 6/10/2021 13:34

Boas,

Como alguns já devem ter reparado o Youmeu está de volta! 8-) Continuo relativamente jovem mas claramente já bem mais vivido.

Tendo ressuscitado recentemente o tópico "Trades do Youmeu", no qual entrevi entre 2015 e 2017, cheguei à conclusão que novas iniciativas não devem ser criadas em cima de águas passadas.

Consequentemente, não irei ressuscitar o morto mas sim criar algo novo (e belo) sob o nome "Investimentos do Youmeu"! :mrgreen:

Sejam todos bem-vindos
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Ferreiratrade, Goya777, JoeP, jvrs, m-m, macau5m, malakas, Musus, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, rs521, yggy e 173 visitantes