Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 7/7/2021 8:51

fosgass2020 Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Estranho, o que leva a Altri a não descontar o dividendo?! :shock: Em condições normais estaria a cotar 10 cêntimos abaixo. Aí talvez podesse estar interessado. Ou ainda não estamos em ex dividendo e há aqui um enorme enredo de datas?

Houve ex dividend de 10 cêntimos em cash e pelas minhas contas de há uns dias 7 e tal cêntimos das ações gvolt.

Mas como só será pago se houver bookbuilding fechado, e por isso é condicional, é diferente dos outros

Exacto.
10 cents dividendo + pelo menos 7,7 cents (4,25€/55) relativos ao valor das novas Greenvolt (ou 9 cents se o valor de venda for de 5€).

Bem visto, até para o desconto se não se sabe se nessa parcela será 7 ou 9 não dava para descontar.

Nas próprias plataformas que amanhecem com o valor do dia anterior já reflectindo o ex div, tudo se passa como se não tivesse havido nada. Na verdade é um registo que fica à espera do sucesso da operação, portanto “condicionado” como muito bem referem
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por fosgass2020 » 7/7/2021 8:48

trend=friend Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Estranho, o que leva a Altri a não descontar o dividendo?! :shock: Em condições normais estaria a cotar 10 cêntimos abaixo. Aí talvez podesse estar interessado. Ou ainda não estamos em ex dividendo e há aqui um enorme enredo de datas?

Houve ex dividend de 10 cêntimos em cash e pelas minhas contas de há uns dias 7 e tal cêntimos das ações gvolt.

Mas como só será pago se houver bookbuilding fechado, e por isso é condicional, é diferente dos outros

Exacto.
10 cents dividendo + pelo menos 7,7 cents (4,25€/55) relativos ao valor das novas Greenvolt (ou 9 cents se o valor de venda for de 5€).

Registado: 7/12/2020 19:33

por trend=friend » 7/7/2021 8:42

Clint Eastwood

por Diacono » 7/7/2021 8:33

Se calhar o processo foi todo adiado 2 dias e só depois de amanhã é que desconta...grande confusão
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Àlvaro » 7/7/2021 8:18

Estranho, o que leva a Altri a não descontar o dividendo?! :shock: Em condições normais estaria a cotar 10 cêntimos abaixo. Aí talvez podesse estar interessado. Ou ainda não estamos em ex dividendo e há aqui um enorme enredo de datas?

Registado: 31/5/2014 23:07

por maturidade » 7/7/2021 8:09

Boas.
Hoje já negoceia em ex dividendo certo?

Gracias

Registado: 2/3/2016 20:30

por trend=friend » 7/7/2021 8:05

Como se não houvesse ex dividend. É realmente condicional
Clint Eastwood

por 5640533 » 7/7/2021 0:23

ogal Escreveu:A Altri está num arrepio de noticiais que parece estar atrapalhada... quantas noticias terão saído nos ultimos 15 dias?

É notícias, não todas inocentes, dia sim dia não. Até cansa.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Mr_Trump » 6/7/2021 20:59

trend=friend Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ipo-da-greenvolt-prolongado-dois-dias-para-permitir-reunioes-com-investidores-estreia-em-bolsa-a-15-de-julho

Oh la.......

(More circus music)
Lost 100k in a hour in Psi20 because of some guy called Mr. Portas??? UR FIRED!!

Registado: 19/10/2012 17:41

por trend=friend » 6/7/2021 17:58

Optimiza Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Optimiza Escreveu:O pequeno investidor pode ter interpretado o adiamento como revelador de que Altri ainda não terá coberto o Aumento de capital da GreenV (e por isso, logo que saiu a notícia, a ação passou de valorização de 0,9% para queda de 2,7%).

Como sempre posso estar enganado, mas interpreto de outra forma o adiamento, que Altri quer concentrar um volume enorme de capital interessado para que o greenshoe seja exercido até com rateio (15% adicionais) e que o preço médio do bookbuilding esteja a rasar os 5€.

O pequeno investidor que vendeu agora, abdicou da distribuição 1/55 de ações Greenvolt (forma de dividendo não tributada sequer), de 10 cents dividendo extraordinário e da valorização potencial até dia 29 Jul.

É uma hipótese.
Atenção que o dividendo em espécie é tributado, reflectindo-se a retenção no valor recebido de ações. Não podia ter um tratamento diferente do tradicional. Pelo menos foi assim na Mota África.

Obrigado Trend=Friend pela correção. Mas surge outra dúvida relativa ao cálculo ulterior das mais valias. Assumindo colocação inicial a 5€, vão ser colocadas as nossas Greenvolt a 5€ na carteira ou a 0€?
nota - Pelo fisco Luso, não fui tributado no split da Pay-pal (Ebay), vendi em 2019.

Entram a 5 euros que é o listing value (e aquele que serve de referência à RF, até por uma questão de coerência).Na Mota também foi assim, apesar de ter sido um “technical” listing value devido ao cancelamento in extremis do IPO.

Ainda assim, como são operações especiais e que só se repetem em PT a muito longo prazo não me surpreenderia nada que não fizessem RF e depois fosse a zero nas mais valias :lol:

Na Mota África recebi ações em vários Bancos e foi bonito até uniformizarem posições...
Clint Eastwood

por ogal » 6/7/2021 17:01

A Altri está num arrepio de noticiais que parece estar atrapalhada... quantas noticias terão saído nos ultimos 15 dias?

Registado: 22/2/2017 15:28

por peterteam2 » 6/7/2021 16:57

trend=friend Escreveu:
Optimiza Escreveu:O pequeno investidor pode ter interpretado o adiamento como revelador de que Altri ainda não terá coberto o Aumento de capital da GreenV (e por isso, logo que saiu a notícia, a ação passou de valorização de 0,9% para queda de 2,7%).

Como sempre posso estar enganado, mas interpreto de outra forma o adiamento, que Altri quer concentrar um volume enorme de capital interessado para que o greenshoe seja exercido até com rateio (15% adicionais) e que o preço médio do bookbuilding esteja a rasar os 5€.

O pequeno investidor que vendeu agora, abdicou da distribuição 1/55 de ações Greenvolt (forma de dividendo não tributada sequer), de 10 cents dividendo extraordinário e da valorização potencial até dia 29 Jul.

É uma hipótese.
Atenção que o dividendo em espécie é tributado, reflectindo-se a retenção no valor recebido de ações. Não podia ter um tratamento diferente do tradicional. Pelo menos foi assim na Mota África.

A queda da Altri acompanhou a queda geral do mercado após a abertura em baixa do S&P. Arrastou o Dax, o PSI e o resto dos índices europeus. A opção por receber ou não receber o dividendo é de cada accionista mas não deve ter sido o motivo principal para a queda da cotação.

Registado: 4/3/2019 20:39

por Optimiza » 6/7/2021 16:50

trend=friend Escreveu:

É uma hipótese.

Obrigado Trend=Friend pela correção. Mas surge outra dúvida relativa ao cálculo ulterior das mais valias. Assumindo colocação inicial a 5€, vão ser colocadas as nossas Greenvolt a 5€ na carteira ou a 0€?
nota - Pelo fisco Luso, não fui tributado no split da Pay-pal (Ebay), vendi em 2019.

Registado: 1/11/2012 23:18

por trend=friend » 6/7/2021 16:36

É uma hipótese.
Clint Eastwood

por Celsius-reloaded » 6/7/2021 16:34

Creio que é claro que eles não conseguiram obter o valor mínimo que pretendiam.

´Péssimo sinal como é óbvio.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Optimiza » 6/7/2021 16:32

O pequeno investidor pode ter interpretado o adiamento como revelador de que Altri ainda não terá coberto o Aumento de capital da GreenV (e por isso, logo que saiu a notícia, a ação passou de valorização de 0,9% para queda de 2,7%).

Editado pela última vez por Optimiza em 6/7/2021 16:34, num total de 1 vez.

Registado: 1/11/2012 23:18

por LoneWolf » 6/7/2021 16:04

Bela confusao armada pela Altri.... Boa maneira de assustar o investidor q, naturalmente, ja se borra ao investir no PSI 20.
:wall:
LW

Registado: 29/4/2015 16:02

por trend=friend » 6/7/2021 16:01

maturidade Escreveu:
trend=friend Escreveu:Álvaro, tens estado “on fire” (fundo a 5,24 e topo a 5,60 sh e tudo bem documentado nos timings, não que o tivesses de fazer, óbvio). Parabéns!

Maturidade, nem é direitos, são mesmo ações e cash, mas tudo condicionado ao sucesso do IPO

Boas.
eu sei que sim.
mas tinhas que ter em carteira ações da Altri até hoje ao final do dia, para poderes usufruir das ações da Gvolt, mais o dividendo de 0.10.
ora com esta mudança da estreia em bolsa, o que eu pretendo saber é se isso se mantêm ou não.
é que lá não fala disso.

abraços

Não me parece existirem alterações quanto a esse ponto, senão comunicariam. Eu pelo menos não vi atrasarem tudo 2 dias, só o resto. Mas confirma no comunicado da cmvm
Clint Eastwood

por maturidade » 6/7/2021 15:52

trend=friend Escreveu:Álvaro, tens estado “on fire” (fundo a 5,24 e topo a 5,60 sh e tudo bem documentado nos timings, não que o tivesses de fazer, óbvio). Parabéns!

Maturidade, nem é direitos, são mesmo ações e cash, mas tudo condicionado ao sucesso do IPO

Boas.
eu sei que sim.
mas tinhas que ter em carteira ações da Altri até hoje ao final do dia, para poderes usufruir das ações da Gvolt, mais o dividendo de 0.10.
ora com esta mudança da estreia em bolsa, o que eu pretendo saber é se isso se mantêm ou não.
é que lá não fala disso.

abraços

por trend=friend » 6/7/2021 15:44

5640533 Escreveu:Não esperava uma coisa tão mal organizada da Altri.

A coisa não vai barata. Se funcionar é um grande mas grande negócio da Altri, mas veremos como corre
Clint Eastwood

por trend=friend » 6/7/2021 15:42

Álvaro, tens estado “on fire” (fundo a 5,24 e topo a 5,60 sh e tudo bem documentado nos timings, não que o tivesses de fazer, óbvio). Parabéns!

Clint Eastwood

por 5640533 » 6/7/2021 15:42

Não esperava uma coisa tão mal organizada da Altri.

Registado: 29/11/2007 1:36

por maturidade » 6/7/2021 15:27

Boas.
mas para ter direitos a ações da Gvolt, mantêm-se a data de hoje, certo?

abraços

por Àlvaro » 6/7/2021 15:22

Com estas barraquinhas é óbvio que muitos fogem. É e não é e volta a ser... onde é que eu já vi isto? Bem me pareceu que estava a perder gás. Provavelmente nem lá voltarei.

Registado: 31/5/2014 23:07

por trend=friend » 6/7/2021 14:48

Clint Eastwood

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, iniciado1, PMP69 e 159 visitantes