Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Diacono » 1/7/2021 12:07

Pra já perde gás e acompanha a mesma redução de apetite na Europa.
A ver se realmente essa lta a segura, caso contrário a coisa pode ficar má.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por J_Investidor » 1/7/2021 10:11

Lone, também me estou a guiar por essa LTA. Entrei ontem a 0,1342€. Vamos ver como corre, mas para já houve boa reação a LTA.

Cumprimentos e bons negócios

Registado: 15/12/2018 19:39

por LoneWolf » 1/7/2021 9:24

Bom dia!
Penso q hoje pode ser um bom dia para entrar, segundo a minha AT.
Em Log, 3horas, a LTA está perfeita. Poderá andar mais dois dias por estes valores.
Para a semana poderá ir a 0.1455, na LTD q vem de 18 de maio. Quebrando esta, pode ir aos 0.19 fechar o gap.

Entrada a 0,1378. Estive fora bastantes meses.

LW

Registado: 29/4/2015 16:02

por PXYC » 1/7/2021 3:46

luislobs Escreveu:Malparado toca mínimos desde 2008 antes do fim das moratórias
Alberto Teixeira
15:09
Empréstimos em incumprimento continuam a cair. É uma boa notícia para a banca, antes das moratórias terminarem. Rendibilidade voltou a subir no arranque do ano.
Apesar do impacto da pandemia, os bancos continuam a baixar o nível de empréstimos em incumprimento nos seus balanços. O rácio de NPL (non performing loans) atingiu os 4,6% no final de março, menos 0,3 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado. Traduzido em milhões de euros, dá qualquer coisa como 14 mil milhões de euros.

Montante dos créditos em moratória cai para 38,5 mil milhões

Ler Mais

Os dados foram avançados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal, e surgem numa altura em que as autoridades (Governo, banca e reguladores) se encontram em conversas para decidir o que fazer após o fim das moratórias públicas, em setembro. Ainda há um total de 38,5 mil milhões de euros de empréstimos suspensos, havendo o risco de uma parte relevante se transformar em malparado se não houver apoios. Os últimos dados dão conta de 3,2 mil milhões de euros em moratórias dados como perdidos pela banca.

A trajetória do malparado da banca continua a ser de queda, embora menos intensa do que nos últimos anos, o que se explica também pelo facto de o rácio estar em mínimos desde 2008 e não ser possível grandes evoluções a partir de patamares tão baixos. Nesse ano, em plena crise do subprime nos EUA, o rácio de NPL dos bancos nacionais situou-se nos 3,6%.

O problema é que BCP anda a reduzir malparado desde 2017, desde que me lembro, e desde então nunca parou. A redução de malparado é uma trituradora de lucros. Apresenta-se a redução de malparado como algo positivo e omite-se que a redução de malparado no BCP é uma despesa recorrente sem fim à vista, reduz-se mal parado em 2021 para reduzir mais mal parado em 2022.. and so on.
:wall:

Registado: 13/10/2014 16:44

por luislobs » 30/6/2021 15:21

Malparado toca mínimos desde 2008 antes do fim das moratórias
Alberto Teixeira
15:09
Empréstimos em incumprimento continuam a cair. É uma boa notícia para a banca, antes das moratórias terminarem. Rendibilidade voltou a subir no arranque do ano.
Apesar do impacto da pandemia, os bancos continuam a baixar o nível de empréstimos em incumprimento nos seus balanços. O rácio de NPL (non performing loans) atingiu os 4,6% no final de março, menos 0,3 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado. Traduzido em milhões de euros, dá qualquer coisa como 14 mil milhões de euros.

Montante dos créditos em moratória cai para 38,5 mil milhões

Ler Mais

Os dados foram avançados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal, e surgem numa altura em que as autoridades (Governo, banca e reguladores) se encontram em conversas para decidir o que fazer após o fim das moratórias públicas, em setembro. Ainda há um total de 38,5 mil milhões de euros de empréstimos suspensos, havendo o risco de uma parte relevante se transformar em malparado se não houver apoios. Os últimos dados dão conta de 3,2 mil milhões de euros em moratórias dados como perdidos pela banca.

A trajetória do malparado da banca continua a ser de queda, embora menos intensa do que nos últimos anos, o que se explica também pelo facto de o rácio estar em mínimos desde 2008 e não ser possível grandes evoluções a partir de patamares tão baixos. Nesse ano, em plena crise do subprime nos EUA, o rácio de NPL dos bancos nacionais situou-se nos 3,6%.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Esquinas3 » 30/6/2021 15:10

PIKAS Escreveu:
Esquinas Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Para aqueles que desejavam uma saudável correção de 20% , já vai com pelo menos 25%... devem estar todos satisfeitos.
Já podem começar a abrir garrafas de champanhe francês.
Neste momento só levo uma menos valia potencial de 12,50%... mas não devo ser o único, acontece que eu não tenho vergonha de o admitir e de o assumir, ao contrário de outros que só comentam os seus fantásticos e lucrativos trades. Assumir perdas para algumas pessoas é sinal de fraqueza ...
Até ao fim do ano o rumo do BCP há-de virar, penso eu de que...

Estás enganado. No pior cenário, mesmo no mais negro, vai com menos 24%, pelo que não é pelo menos 25.
O dinheiro é teu e fazes dele o que muito bem quiseres e ninguém tem nada com isso mas acho muito estranho estares a perder 12,50%. Esse post que citas é de 24 de maio e por volta dessa hora a cotação estava a cerca de 0,1560. Para estares a perder potencialmente 12,5% terias que ter comprado no dia 16 ou 17 de junho por volta de 0,1510, isto é, 20 dias depois desse post. É estranho porque já na altura deste post, em 24 de maio, estavas com uma azia... Claro que conto que não tenhas saído e voltado a entrar. Mas também se reentraste com a correcção a acelerar é melhor reveres os teus conceitos de ponto de entrada.
Em tudo o mais, não gosto de champanhe e também já perdi alguma coisa nesta correcção, não muito, só alguma coisa.
Não tenho mais nada a acrescentar; é a correcção que se esperava depois de forte subida como sempre acontece e voltará a acontecer no futuro, quero pensar que já deverá estar perto do seu final e acredito que o movimento de subida que se seguirá irá levar a cotação até aos 0,19/0,21, num horizonte temporal de até ao final do ano, embora não num único movimento.
Descansa, relaxa, pensa que meteste o dinheiro investido num depósito a prazo com maturidade a 6 meses. Quando vencer vais buscar a massa e o juro correspondente, que me parece haver todas as condições para ser generoso.
A propósito: sabes a razão da velha máxima " sell in may and go away "?
Cumprimentos,

O post que eu cito é teu e de 23/06 e eu entrei a 17/06...
Cumprimentos e alturas

Registado: 18/8/2011 1:57

por luislobs » 30/6/2021 15:07

EMPRESAS
BANCA & FINANÇAS
Banca reduz malparado e melhora rendibilidade no arranque do ano
No primeiro trimestre deste ano, a banca conseguiu melhorar os rácios de rendibilidade, área que tem sido um dos maiores desafios para o setor.

No final de julho, estavam parados 71,1 mil milhões de euros nas contas dos portugueses.

A banca nacional reduziu o volume e o rácio de crédito malparado no primeiro trimestre deste ano, ao mesmo tempo que aumentou os lucros e melhorou a rendibilidade. Estas são algumas das conclusões que se retiram do mais recente relatório do Banco de Portugal (BdP) sobre o sistema bancário português, relativo ao primeiro trimestre de 2021, publicado esta quarta-feira, 30 de junho.

No período em análise, aponta o relatório, o rácio bruto de empréstimos não produtivos (NPL, na sigla em inglês) reduziu-se em 0,3 pontos percentuais, para 4,6%, enquanto o rácio de NPL líquido de imparidades recuou 0,2 pontos percentuais, para 2%. Para esta redução contribuiu a diminuição de 2,7% do volume de crédito malparado, que totalizava 14.033 milhões de euros no final de março deste ano.

Ao mesmo tempo, os bancos melhoraram os indicadores de rendibilidade, área que tem sido um dos maiores desafios para o setor. No primeiro trimestre, a rendibilidade do ativo (ROA, na sigla em inglês) aumentou 0,2 pontos percentuais para 0,4%, enquanto a rendibilidade do capital próprio (ROE) cresceu 2,2 pontos percentuais, para 4,7%.

LEIA TAMBÉM
Há menos 1,2 mil milhões de crédito em moratórias
O aumento do ROA, justifica o BdP, é explicado pelo "contributo positivo dos resultados de operações financeiras". Ao mesmo tempo, o custo do risco do crédito diminuiu, situando-se agora em 0,54% e invertendo, assim, a tendência de aumento que vinha sendo observada ao longo do ano passado.

Por outro lado, a redução dos custos operacionais e o aumento do produto bancário contribuíram para uma diminuição do rácio "cost-to-income" em 6,1 pontos percentuais, para 52,7%.

Em sentido contrário, os rácios de solvabilidade pioraram, fruto da "redução dos fundos próprios adicionais de nível 1" e do aumento dos ativos ponderados pelo risco. O rácio de fundos próprios totais fixou-se, assim, em 17,7% (uma queda de 0,3 pontos percentuais), enquanto o rácio CET 1 caiu 0,1 pontos percentuais, para 15,2%.

LEIA TAMBÉM
Moratórias para crédito ao consumo terminam hoje
Feitas as contas, o resultado líquido do conjunto do setor bancário melhorou de 891 milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado para 1.698 milhões em igual período deste ano.
LEIA TAMBÉM
BdP quer medidas pós-moratórias antes do OE
Retirada de apoios pode fazer aumentar malparado, alerta o BdP
"Banca tem de reagir cedo ao malparado", diz comissária europeia para a estabilidade financeira
Rendibilidade da banca derrapa para metade, mas agravamento será “transitório”
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 30/6/2021 15:01

Boneco acabado de sair do forno. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP 30Junho.jpg
BCP 30Junho.jpg (161.98 KiB) Visualizado 8600 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por PIKAS » 30/6/2021 14:16

Esquinas Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Esquinas Escreveu:Este BCP é mesmo um caso de estudo....
Não sei porquê.
Depois de recentemente subir pouco mais de 50% num pequeno espaço de tempo, uma correcção de 20% é mais que normal e até desejável.
Mas é preciso muita calma. Acho que em menos de 6 meses vais apanhar a cotação a 0,195 ou talvez 0,21.
Há por aí quem tenha muita razão para dizer mal da cotação do BCP mas também há quem recentemente e em pouco mais de 6 meses tenha feito 150% de mais-valia. É mau?...
Cumprimentos,

Para aqueles que desejavam uma saudável correção de 20% , já vai com pelo menos 25%... devem estar todos satisfeitos.
Neste momento só levo uma menos valia potencial de 12,50%... mas não devo ser o único, acontece que eu não tenho vergonha de o admitir e de o assumir, ao contrário de outros que só comentam os seus fantásticos e lucrativos trades. Assumir perdas para algumas pessoas é sinal de fraqueza ...

Estás enganado. No pior cenário, mesmo no mais negro, vai com menos 24%, pelo que não é pelo menos 25.
O dinheiro é teu e fazes dele o que muito bem quiseres e ninguém tem nada com isso mas acho muito estranho estares a perder 12,50%. Esse post que citas é de 24 de maio e por volta dessa hora a cotação estava a cerca de 0,1560. Para estares a perder potencialmente 12,5% terias que ter comprado no dia 16 ou 17 de junho por volta de 0,1510, isto é, 20 dias depois desse post. É estranho porque já na altura deste post, em 24 de maio, estavas com uma azia... Claro que conto que não tenhas saído e voltado a entrar. Mas também se reentraste com a correcção a acelerar é melhor reveres os teus conceitos de ponto de entrada.
Em tudo o mais, não gosto de champanhe e também já perdi alguma coisa nesta correcção, não muito, só alguma coisa.
Não tenho mais nada a acrescentar; é a correcção que se esperava depois de forte subida como sempre acontece e voltará a acontecer no futuro, quero pensar que já deverá estar perto do seu final e acredito que o movimento de subida que se seguirá irá levar a cotação até aos 0,19/0,21, num horizonte temporal de até ao final do ano, embora não num único movimento.
Descansa, relaxa, pensa que meteste o dinheiro investido num depósito a prazo com maturidade a 6 meses. Quando vencer vais buscar a massa e o juro correspondente, que me parece haver todas as condições para ser generoso.
A propósito: sabes a razão da velha máxima " sell in may and go away "?
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Optimiza » 30/6/2021 11:10

BCP vs Euro stoxx Banks   ou farinha do mesmo saco.jpg
BCP vs Euro stoxx Banks ou farinha do mesmo saco.jpg (74 KiB) Visualizado 8884 vezes
A análise gráfica do Investbem é uma hipótese interessante e viável. A sustentação pela LTA, e o BCP está a tentar reagir nesta zona charneira de sustentação do Bull LP (Bear CP e MP) - A) na MMS100 (0,13); B) na RF1 (0,134), C) na zona de 100% de valorização face a mínimos de 9 meses (0,065€). Especulo que não vai descer ao SF1 0,112€.

Fixar esta » Contudo, BCP faz aquilo que o Euro stoxx Banks fizer. É um follower perfeito no MP - um "benchmark MP do ìndice" (sobe e desce in tandem), com um Beta similar » 1.03 (sobe e desce sempre em torno do mesmo diapasão bull/bear).

pergunta de retórica » Quando o Euro stoxx Banks voltar a subir o que é que o BCP vai fazer?

nota - BCP devia fazer um reverse stock split asap » um pormenor que acaba por ser promaior, porque é inconcebível para muitos Fundos sectoriais conservadores, financeiros, fintech e value, deterem ações a começar com 0,....)
Anexos
BCP Bear CP e MP testa e tenta reagir na zona chave da RF1 0,134 e sobretudo da MMS100 0,13   follower comprometido do setor bancário Europeu  beta 1,03   SF1 nos 0,112.gif
BCP Bear CP e MP testa e tenta reagir na zona chave da RF1 0,134 e sobretudo da MMS100 0,13 follower comprometido do setor bancário Europeu beta 1,03 SF1 nos 0,112.gif (29.05 KiB) Visualizado 8884 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por Investbem » 30/6/2021 9:49

Se respeitar aquilo que pode ser a formação de uma LTA (para o rsacramento não ficar chateado comigo :mrgreen: ), considero esta descida muito boa, desejavel e uma forma de solidificar a tendencia ascendente e iniciar novos voos, até porque tem feito, e se respeitar continuará a fazer, minimos cada vez mais altos.
Se não respeitar nem formar a desejada LTA, pode não ficar com grande aspeto.
Anexos
BCP.png
BCP.png (49.01 KiB) Visualizado 8979 vezes
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Esquinas3 » 30/6/2021 9:21

PIKAS Escreveu:
Esquinas Escreveu:Este BCP é mesmo um caso de estudo....
Não sei porquê.
Depois de recentemente subir pouco mais de 50% num pequeno espaço de tempo, uma correcção de 20% é mais que normal e até desejável.
Mas é preciso muita calma. Acho que em menos de 6 meses vais apanhar a cotação a 0,195 ou talvez 0,21.
Há por aí quem tenha muita razão para dizer mal da cotação do BCP mas também há quem recentemente e em pouco mais de 6 meses tenha feito 150% de mais-valia. É mau?...
Cumprimentos,

por fjcbolsa » 30/6/2021 9:19

A M200 irá aguentar o preço :?: :-k :?:
Anexos
BCP.png

Registado: 24/11/2010 10:03

por LoneWolf » 30/6/2021 8:21

LoneWolf Escreveu:
LoneWolf Escreveu:Boa tarde,
Olhando para o grafico em LOG, parece-me q o bcp irá lateralizar por umas semanas À espera de noticias e novos indicadores.
nao me espantava se fosse os 0.141 para depois disparar até aos 0.20-0.23 (valores pré pandemia e gaps) como fez em 9 de Novembro e 7 de Maio.

Estou fora. A observar.
LW

"Palavra do Senhor!"

Estou a brincar :) Mas desceu ate ao nível q previ.

Veremos se vai em breve aos 0.19 e depois 0.23.
continuo fora, mas tentado a carregar.

LW

Desceu ainda mais do q previ. E nota-se pelos vários comentários nos ultimos dias.
Mas vejamos: o BCP está a fazer o toque na LTA q tracei em Log. O RSI está em minimos de fins de outubro.

Acho q a entrada é nestes dias, com stop apertado.
LW

Registado: 29/4/2015 16:02

por NaoSei » 29/6/2021 22:43

queria colocar aqui uma questão:
se colocarmos uma ordem de venda das nossas acoes a 0,20 por exemplo durante 3 meses, essas acoes ficam bloqueadas e os shorts nao as podem usar?
eu tenho estado a ler em varios sitios que os pequenos investidores andam a começar a fazer isso no BCP e gostaria de saber se isto funciona mesmo?

Registado: 8/10/2008 11:04

por MNPTLIS » 29/6/2021 21:12

Registado: 7/11/2014 12:30

por PC05 » 29/6/2021 20:27

BCP entrega quase 3 milhões de ações a dirigentes. Miguel Maya fica com 6,2% do total

Venderam tudo hoje.... :lol: :lol: :lol:

Registado: 5/12/2005 21:28

por trend=friend » 29/6/2021 20:06

Esquinas Escreveu:
trend=friend Escreveu:Se não me engano, e aqui chegados, tem gap para fechar na zona dos 0,131, do início de Maio. Nem todos são fechados, como sabemos, mas aqui chegados...

Não será mais abaixo, na casa dos 7 cêntimos?

Só espero que este descalabro não se deva ao parasita do Berardo... já não basta todo o mal que causou ao país/contribuinte. Isto é mesmo um país de corruptos intocáveis!

Admito que haja algo mais longínquo, mas para já acho que os 13 podem aguentar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Marco Martins » 29/6/2021 14:33

Esquinas Escreveu:
trend=friend Escreveu:Se não me engano, e aqui chegados, tem gap para fechar na zona dos 0,131, do início de Maio. Nem todos são fechados, como sabemos, mas aqui chegados...

Só espero que este descalabro não se deva ao parasita do Berardo... já não basta todo o mal que causou ao país/contribuinte. Isto é mesmo um país de corruptos intocáveis!

https://sicnoticias.pt/economia/2021-06-29-As-dividas-de-Joe-Berardo-CGD-Novo-Banco-e-BCP-exigem-quase-mil-milhoes-de-euros-5a314ec5
O motivo que levou à detenção desta terça-feira são os 439 millhões em dívida à Caixa Geral de Depósitos, mas o bolo completa-se com mais cerca de 330 milhões ao Novo Banco e ainda cerca de 230 milhões ao BCP.

Certamente que o valor que o BCP teria a receber do Berardo (230milhões) ficará ainda mais comprometido se o Berardo for preso ou acusado de crimes de branqueamento e falsificação!
Ou seja, normalmente as organizações tendem a ter um "líder" (seja para o bem ou para o mal), que quando deixa de estar presente (com todos os seus conhecimentos e influências) tende a penalizar de forma directa todo o grupo.
Com todo o cruzamento da informação ao vir de cima, aquilo que os bancos tinham como garantia, poderá ser posto em causa ou anulado por não ser legal ou por estar simultaneamente dado como garantia em mais que um sítio ou não poder ser dado como garantia sequer (como foi o caso das obras de arte...).

Registado: 7/4/2007 17:13

por Esquinas3 » 29/6/2021 14:18

por Investz » 29/6/2021 14:10

O mal do BCP é o fundo de venda curta, Lansdowne Partners (UK) LLP.

Registado: 29/6/2021 14:09

por trend=friend » 29/6/2021 10:06

Se não me engano, e aqui chegados, tem gap para fechar na zona dos 0,131, do início de Maio. Nem todos são fechados, como sabemos, mas aqui chegados...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Esquinas3 » 29/6/2021 9:35

É o desinteresse completo por esta cotada. A banca europeia a recuperar e o BCP o único banco a remar em sentido contrário.
Isto contado ninguém acredita!

por volvista » 28/6/2021 17:40

Dia 01.07.2021 começam a cair as prestações de créditos pessoais. Vamos ver!

Registado: 9/9/2017 21:28

por Esquinas3 » 28/6/2021 11:35

Esquinas Escreveu:A banca toda a semana a recuperar e esta só se mexeu um bocadinho perto do fim de uma 6ª feira? 2ª feira o descalabro continua

Infelizmente, tal como eu previa, o calvário continua no BCP. A banca de forma geral a recuperar nas últimas semanas e o BCP mostrou-se indiferente a isso. Hoje, como tudo cai, o BCP cai também.
Mas pelos vistos, por estas bandas, há quem fique incomodado com as subidas "irracionais" do BCP...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], camadualo, carlosdsousa, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 117 visitantes