Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 1/5/2021 12:52

NirSup Escreveu:Quanto vale a Greenvolt? Esta é a pergunta para um milhão de euros

Carlos Alegria, presidente da Associação dos Produtores de Energia com Biomassa (APEB), deixou um alerta, recentemente:

“Se o preço dos resíduos florestais chegar aos 40/50 euros por tonelada, que é o valor pelo qual são vendidos à indústria da pasta de papel, porque tem um maior valor económico, eu fecho a central. Não foi para esse valor que ela estava prevista”.


Os produtores de energia com biomassa estão a deparar-se com um problema com que não contavam: os custos da matéria prima.

Quanto o sol brilha, brilha de forma gratuita. E quando o vento sopra, sopra de forma gratuita.
Mas as centrais de biomassa terão de pagar a matéria prima de que se abastecem aos preços de mercado. E não venham com o argumento peregrino de que a Greenvolt se abastece dos resíduos ou desperdícios da indústria da pasta de papel a custos reduzidos.
A partir do momento em que a Greenvolt é uma empresa jurídica e contabilisticamente independente da empresa-mãe terá de adquirir a matéria prima de que se abastece ao preço do mercado, sob pena dos acionistas da ALTRI acionaren judicialmente a empresa por gestão ruinosa com prejuízo dos acionistas.
A Greenvolt pode resolver não restringir-se à biomassa. Manso Neto não está lá por acaso.

Aqui chegados, qual o valor de mercado da Greenvolt? Ou dito de outra forma qual o valor de mercado das 5 centrais de biomassa, com a capacidade total de 97 MW da Greenvolt?
Sendo certo que o seu bem mais precioso é a Reserva de Capacidade de injeção em pontos de ligação à Rede Elétrica de 97 MW e os contratos FIT (Feed In Tariffs) com tarifas garantidas mas com tempo de duração limitada.
É o desafio que lanço neste fórum a quem se achar com conhecimentos e competências nesta matéria.
E já agora quais são as perspectivas de crescimento da Greenvolt?
Sendo certo que 4 centrais já autorizadas no total de 60 MW, com tarifa subsidiada, não irão ser construídas por manifesta falta de matéria prima. E por falta de financiamento da banca.

Recentemente, o novo secretário de Estado da energia, João Galamba, anunciou um travão a fundo na estratégia nacional para a biomassa, no que diz respeito aos 60MW adicionais com tarifa subsidiada, autorizados ainda pelo seu antecessor Jorge Seguro Sanches, e com o aval de Bruxelas que disponibilizou ajudas de Estado no valor de 320 milhões de euros durante 15 anos, “financiados via um aumento nas tarifas de energia”.

“Não iremos avançar com nenhuma dessas centrais. Estavam pensadas quatro, num total de 60 MW. Não iremos construir porque em consultas com o sector da floresta percebemos que não há biomassa suficiente em Portugal para viabilizar aquelas centrais e a sua construção até podia pôr em causa a viabilidade das já existentes”, anunciou Galamba ao Público. Carlos Alegria foi um dos que avisou o governante: “Fui ter com ele para alertar que não há biomassa disponível, e não fui o único. O próprio ministério já perguntou à banca se financiava estes novos projetos e a banca disse que não, nem pensar”.

By Nirvana
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 1/5/2021 12:33

P. 2. Já foi anunciado que é 1 ação da Greenvolt por cada 41 da Altri.
Onde foi publicada a ata da AG?
Não vi nada de concreto sobre os dividendos. Gostava de saber a data ex-dividendo.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 1/5/2021 8:11

Quanto vale a Greenvolt? Esta é a pergunta para um milhão de euros

Carlos Alegria, presidente da Associação dos Produtores de Energia com Biomassa (APEB), deixou um alerta, recentemente:

“Se o preço dos resíduos florestais chegar aos 40/50 euros por tonelada, que é o valor pelo qual são vendidos à indústria da pasta de papel, porque tem um maior valor económico, eu fecho a central. Não foi para esse valor que ela estava prevista”.


Os produtores de energia com biomassa estão a deparar-se com um problema com que não contavam: os custos da matéria prima.

Quanto o sol brilha, brilha de forma gratuita. E quando o vento sopra, sopra de forma gratuita.
Mas as centrais de biomassa terão de pagar a matéria prima de que se abastecem aos preços de mercado. E não venham com o argumento peregrino de que a Greenvolt se abastece dos resíduos ou desperdícios da indústria da pasta de papel a custos reduzidos.
A partir do momento em que a Greenvolt é uma empresa jurídica e contabilisticamente independente da empresa-mãe terá de adquirir a matéria prima de que se abastece ao preço do mercado, sob pena dos acionistas da ALTRI acionaren judicialmente a empresa por gestão ruinosa com prejuízo dos acionistas.

Aqui chegados, qual o valor de mercado da Greenvolt? Ou dito de outra forma qual o valor de mercado das 5 centrais de biomassa, com a capacidade total de 97 MW da Greenvolt?
Sendo certo que o seu bem mais precioso é a Reserva de Capacidade de injeção em pontos de ligação à Rede Elétrica de 97 MW e os contratos FIT (Feed In Tariffs) com tarifas garantidas mas com tempo de duração limitada.
É o desafio que lanço neste fórum a quem se achar com conhecimentos e competências nesta matéria.
E já agora quais são as perspectivas de crescimento da Greenvolt?
Sendo certo que 4 centrais já autorizadas no total de 60 MW, com tarifa subsidiada, não irão ser construídas por manifesta falta de matéria prima. E por falta de financiamento da banca.

Recentemente, o novo secretário de Estado da energia, João Galamba, anunciou um travão a fundo na estratégia nacional para a biomassa, no que diz respeito aos 60MW adicionais com tarifa subsidiada, autorizados ainda pelo seu antecessor Jorge Seguro Sanches, e com o aval de Bruxelas que disponibilizou ajudas de Estado no valor de 320 milhões de euros durante 15 anos, “financiados via um aumento nas tarifas de energia”.

“Não iremos avançar com nenhuma dessas centrais. Estavam pensadas quatro, num total de 60 MW. Não iremos construir porque em consultas com o sector da floresta percebemos que não há biomassa suficiente em Portugal para viabilizar aquelas centrais e a sua construção até podia pôr em causa a viabilidade das já existentes”, anunciou Galamba ao Público. Carlos Alegria foi um dos que avisou o governante: “Fui ter com ele para alertar que não há biomassa disponível, e não fui o único. O próprio ministério já perguntou à banca se financiava estes novos projetos e a banca disse que não, nem pensar”.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 1/5/2021 1:15

Diacono Escreveu:O que se sabe da AG de hoje???

Estranho não haver notícias...


Diácono, há notícias sim...e são boas. Mantemo-nos em jogo, embora ainda não tenhamos resposta para os detalhes "*and the devil is in details".
Os meus receios não se materializaram. Felizmente! Vai avançar o IPO Greenvolt. Aprovaram por unanimidade (100%) o ponto 4. Yesss!

"4. Deliberar autorizar o Conselho de Administração da Sociedade a, no âmbito da operação de admissão à negociação em mercado regulamentado da totalidade das ações representativas do capital social da sua subsidiária, integralmente detida, GREENVOLT – Energias Renováveis, S.A., proceder à distribuição de dividendos em espécie/à distribuição de bens aos sócios nos termos prescritos nos artigos 31.º e 32.º do CSC, até ao máximo global de 5.000.000 (cinco milhões) de ações ou o número de ações que, à data do IPO, representar no máximo 5% do capital social e dos direitos de voto desta sociedade" - Aprovado por 100% dos votos

O resto da AG versou os prémios, pagamento dos dividendos, projeções, ROC, destino das reservas livres, aprovação das contas do exercício, tudo necessário, razoável e antecipado.
Manso Neto  The brain  multiplicador nas renováveis.jpg
Manso Neto The brain multiplicador nas renováveis.jpg (10.8 KiB) Visualizado 13050 vezes


*Os detalhes - os pormaiores em falta - para o IPO da NewnewThing da energia Green (múltiplos admissíveis até 80),
1 - é a avaliação ex-ante da Greenvolt (quanto mais alto, menor o retorno percentual ex-post do especulador/investidor);
2 - como se traduz a alocação a cada investidor Altri (1 ação Greenvolt por quantas Altri detidas?);
3 - que percentagem do capital vai ser vendida a 3os (Institucionais e também vendem a particulares?);
4 - Qual o montante de dívida que fica alocada à Greenvolt;
5 - Qual a data prevista para o IPO? (se fôr em Dezembro, permite que agora se reduza mais a posição e se reforçe em Outubro).

Em função das respostas a cada uma das 5 perguntas, podemos especular sobre potencial retorno da operação, ponderar reforço de posição Altri ou reduzir posição e ocorrer como particular ao IPO e, finalmente induzir se o potencial retorno/apelo Greenvolt (energias renováveis) vai ser muito superior ao da nossa Altri (recursos renováveis).

http://www.altri.pt/~/media/Files/A/Alt ... 0430PT.pdf
http://www.altri.pt/~/media/Files/A/Alt ... AGM_PT.pdf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 30/4/2021 23:59

O que se sabe da AG de hoje???

Estranho não haver notícias...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 30/4/2021 0:57

serrano63 Escreveu:Boa tarde!
Amanhã às 11:45h haverá AG. Informações ? Alguém imagina?
Optimiza aquela linha superior não a deixa ir além dos 6,80 mas, caso rompa poderíamos ter aqui um novo movimento forte... :pray: :pray:
Por outro lado os indicadores aliviaram :-k :-k


Serrano, boa noite!

3 aspetos norteiam a estratégia/avaliação Altri no CP/MP e enquadram a evolução da cotação.

1º aspeto CP - Dividendo. Distribuido algures no final de Maio, delimita o potencial de correção. Ação corrige sempre valor quase equivalente ao dividendo antes ou(e) depois. Os Fundos têm de estar presentes com pelo menos 90% da posição ex-ante para os receberem.

2ª aspeto MP fora crashes S&P500 a tendência Greenvolt/Altri é ascendente - Face ao cenário Macro (expansão económica assegurada a 4 trimestres), e ao preço da pasta de papel, existe quase um Dogma que a faturação dos negócios Core vai aumentar, as margens vão agigantar-se e que num setor pró-cíclico a Altri tem o management e a flexibilidade para aproveitar (acima da média) o enquadramento Global.
Ou seja, vão sempre existir as imprescindíveis e...dolorosas correções pontuais (seguindo o S&P500 e os fluxos dos grandes fundos), mas que a Tendência ascendente MP parece sólida. Na AG sobre essa futurologia das margens e do preço da pasta, sobre projeções sobre negócio, expansão e endividamento Greenvolt parece tudo pacífico e positivo.

3º aspeto indefenido mas crucial MP (que deve ser abordado na AG) - O spin-off da Greenvolt e as incertezas sobre o mesmo / Para mim a pedra de toque essencial numa visão especulativa MP - até final de 2021 (só desejo que na AG dêem informação concreta sobre timing, valores e percentagens a alienar a 3ºos e valores/nº dos direitos a colocar nas contas dos acionistas).
Se na AG ou posteriormente, sobre-avaliarem a Greenvolt (desejo uma avaliação preliminar GreenVolt de 200M€, muito acima disso...é difícil), cancelarem/adiarem sine die o spin-off da Greenvolt está o "caldo entornado".

Neste ponto, e tendo tanto em jogo (ainda é de longe a minha maior posição), as variáveis e incertezas são tantas que temos de aguardar - a oportunidade Greenvolt é enooorme, mas pode ser coartada...adulterada....cancelada (tenho leve apreensão para a AG e para futuros comunicados da Administração Greenvolt/Altri).
Anexos
ALTRI  tendência ascendente MP continua protegida pela MMS50  RF1 sobe para 7,05 mas a AG pode ou não adulterar toda a visão gráfica.gif
ALTRI tendência ascendente MP continua protegida pela MMS50 RF1 sobe para 7,05 mas a AG pode ou não adulterar toda a visão gráfica.gif (22.22 KiB) Visualizado 13402 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Serrano1963 » 29/4/2021 18:52

Boa tarde!
Amanhã às 11:45h haverá AG. Informações ? Alguém imagina?
Optimiza aquela linha superior não a deixa ir além dos 6,80 mas, caso rompa poderíamos ter aqui um novo movimento forte... :pray: :pray:
Por outro lado os indicadores aliviaram :-k :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 26/4/2021 15:38

Vou manter pelo menos 50% da posição durante os dividendos e até ao spin-off Greenvolt.
Estou a vender 40% da minha posição Altri, não devido ao preço (6.72€), não devido ao setor nem ao contexto Macro, nem sequer aos benchmarks bolsistas, nem sequer por já não acreditar que devia capitalizar 2mM€ e a Greenvolt deve ir a spin-off nos 200M€ para após 6 meses chegar aos 600M€ (3 bagger). 10% remanescentes poderei/deverei vender algures no pós-dividendos.

Motivos para a venda urgente » hoje o total da posição atingiu os 50% de toda a minha capacidade de investimento (ações, etf's, leaps e liquidez). Nunca tive uma só posição a valer mais de 30% da minha capacidade, e na Altri, tinha originalmente, em Outubro, 23,5% do total e agora apercebo-me que é impossível concentrar tanto cash num só ativo.
O segundo motivo é que desde Dezembro de 2019 que não tinha uma liquidez tão baixa (apenas 3,9% do total).

Logo, mantem-se intactos os vectores da ascensão Greenvolt/Altri, para mais outro bagger*, mas eu é que já não tinha dinheiro disponível, e Altri+Greenvolt continuará a ser, agradavelmente e de longe, a minha maior posição.

* https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 5#p1646417
* https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0#p1648310
* https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 5#p1644467

nota - Bem haja a Adm. Altri/Greenvolt pela sagacidade, disciplina e visão estratégica. Têm sido 12 anos extraordinários em Altri, respeitando a regra sasonal (Out/Maio) que este ano vou, desrespeitar, mantendo 50 a 60% da posição para lá de Maio, quando só mantinha sempre 5% da posição (excetuando, e nesse caso vendo restante, num mega crash no S&P500 ou se não avancarem com o spin-off da Greenvolt).
Anexos
ALTRI - 1,1 bagger SF1 6.28   RF1 nos 6.76  condiciona e muito CP  MMS50 continuará a ser o fulcro da tendência.gif
ALTRI - 1,1 bagger SF1 6.28 RF1 nos 6.76 condiciona e muito CP MMS50 continuará a ser o fulcro da tendência.gif (26.83 KiB) Visualizado 6727 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 21/4/2021 17:09

Tens toda a razão 5640533! Faço aqui o Mea Culpa na projeção da cotação EDP ao dia de hoje (último dia em que se podia vender sem receber dividendo de 0,19 cents)» 4,925 de cotação de fecho fica bem abaixo dos 5,63 projetados e só deu um ganho teórico de 7,2% (fora dividendo, e por isso vou manter mais algum tempo esta pequena posição), quando o mínimo objectivado era 25% de ganho. Falhei, e não serve de desculpa, mas a underperformance da EDP (PER 22) foi exageradissima face à EDP R (PER 37, justificado pelo maior crescimento) » ver no gráf. comparativo MP das "3 produtoras de eletricidade"+Psi20 e S&P500.

Aproveito para abordar a Altri/Greenvolt graficamente (pelo facto de ser o tópico e de ser a minha maior posição % e total), em que a sua excelente performance MP/LP encontra-se agora em consolidação no CP, mas devia brevemente superar a RF1 se quer distanciar-se da MMS50 (fronteira táctica na maioria das ações e ativos). A Ence e a IP têm tido melhor performance que Altri (e Navigator) nas últimas 3 semanas.
Anexos
EDP em linha com PSI20 no MP mas underperforma exageradamente EDP R.jpg
EDP em linha com PSI20 no MP mas underperforma exageradamente EDP R.jpg (81.73 KiB) Visualizado 7191 vezes
EDP bem cima da LTA 2Y nos 4,62 mas quebrou ontem a MMS20 e arrica-se a Bear CP abaixo do Sf1 4,922.gif
EDP bem cima da LTA 2Y nos 4,62 mas quebrou ontem a MMS20 e arrica-se a Bear CP abaixo do Sf1 4,922.gif (26.42 KiB) Visualizado 7191 vezes
ALTRI  consolidação no canal entre SF1  6,15 e RF1 6,525 só acima desta poderá ter nova leg up distanciando-se da Tendência ascendente MP acima na MMS50 linha violeta.gif
ALTRI consolidação no canal entre SF1 6,15 e RF1 6,525 só acima desta poderá ter nova leg up distanciando-se da Tendência ascendente MP acima na MMS50 linha violeta.gif (24 KiB) Visualizado 7191 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 21/4/2021 14:40

Optimiza Escreveu:
5640533 Escreveu:Boa tarde. O Senhor parece-me uma pessoa muito optimista por natureza. Escreveu don’t+re o “incontornável” subida da EDP até aos 5,63. Agora, com a Altri, também está muito optimista. Por acaso, aqui estou mais inclinada de concordar consigo, mas não na totalidade. Sempre podem aparecer surpresas desagradáveis no caminho. Prever o resultados... só no retrovisor ou no fim do jogo.


Talvez, e a projeção/especulação faz parte (com perdas e ganhos, erros e acertos) da forma como compro e vendo ativos, mas de qualquer modo virei aqui ao Caldeirão fazer o meu mea culpa, se EDP não atingir os 5,63, algures, até ao próximo dia de ex-dividend, como virei aqui fazer o meu mea culpa se Altri não estiver acima dos 9€, algures, até final de Fevereiro 2022. Também se a Greenvolt não estiver, algures, até ao terminus de 12 meses (fim de março de 2022), com uma capitalização bolsista acima dos 800 Milhões e já no PSI20. Idem idem se Tesla não estiver acima de $1500, algures, até final de 2024 e se ARKK não estiver, algures, acima de $200 até final de 2022.

Cheira-me a mea culpa.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 19/4/2021 21:37

Podemos estar aqui perante a formação de uma cunha ascendente...um padrão de reversão de tendência confirmado pelos volumes fracos.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 17/4/2021 0:55

Jkr1971 Escreveu:Saí. Fico á espera dela mais abaixo


Então saiu porque a cotação estava muito alta? Não entendo.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 16/4/2021 19:48

Jkr1971 Escreveu:Saí. Fico á espera dela mais abaixo


É importante explicar minimamente o que motiva os movimentos se se vai estar a narra-los, caso contrário não acrescenta nada ao tópico/forum. É equivalente a dizer "acho que vai descer" ou "acho que vai subir" sem qualquer outra explicação/justificação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38322
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Altri - Tópico Geral

por Jkr1971 » 16/4/2021 11:20

Saí. Fico á espera dela mais abaixo
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Altri - Tópico Geral

por Flav » 14/4/2021 14:51

Aqui também pretendo evidenciar as muito boas análises do Optimiza na Altri e noutras ações. E também dizer ao Opcard que estudos sobre a biomassa há muitos (é como a história dos chapéus, eheh). A questão é ter que existir organismos credíveis que possam avaliar esse e outros estudos e dar-nos as suas conclusões (que também elas podem sofrer alterações).
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Altri - Tópico Geral

por Opcard » 14/4/2021 12:35

LoneWolf Escreveu:Biomassa é uma estupidez. Poliu muito mais que queimar carvão. Mas aparentemente é rentável. #subsidios

https://www.biologicaldiversity.org/cam ... mass_myth/


LW


O pior é fazer estudos é sempre chato ... a biomassa é terrível mas há pior...

“Quando as árvores poluem mais do que os carros

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, publicaram um estudo sobre emissões poluentes da vegetação de Los Angeles. Em dias quentes, é responsável por 25% das emissões de aerossol da cidade.

Berlin 10 X pior onde há árvores .

“ Un groupe dirigé par Galina Churkina à l’Université Humboldt de Berlin a mesuré la concentration en composés volatils dans l’air de différents quartiers de la capitale allemande en 2014. Ils ont observé jusqu’à dix fois plus d’isoprène dans les zones boisées que dans les espaces autoroutiers, et cinq fois plus que dans des quartiers urbains peu végétalisés. ”
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 14/4/2021 12:14

LoneWolf Escreveu:Optimiza, a tua participação aqui no topico da altri é espetacular!
Obrigado pelas tuas partilhas \:D/

LW


Eu diria que, no geral, todas as participações do optimiza são altamente consideráveis.

Fica também o meu obrigado!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 14/4/2021 12:11

Biomassa é uma estupidez. Poliu muito mais que queimar carvão. Mas aparentemente é rentável. #subsidios

https://www.biologicaldiversity.org/cam ... mass_myth/


LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 14/4/2021 12:02

5640533 Escreveu:A própria Altri diz que o split pode não acontecer. A AG vai decidir.


Esse é um caveat normal, condições de mercado, etc.

Optimiza, que me dizes a isto... já viste o potencial valuation? O que os impede de fazer o mesmo que a Altri...?

A The Navigator Company produz, anualmente, cerca de 2,5 TWh de energia elétrica mais de 60% a partir de biomassa, sendo responsável em média por cerca de 4% da produção nacional de energia elétrica e de 52% da energia elétrica produzida a partir de biomassa em Portugal.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 14/4/2021 11:54

A própria Altri diz que o split pode não acontecer. A AG vai decidir.
 
Mensagens: 1983
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 14/4/2021 11:51

Optimiza, a tua participação aqui no topico da altri é espetacular!
Obrigado pelas tuas partilhas \:D/

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 14/4/2021 11:43

Diácono, a consolidação/lateralização Altri continua, mas os suportes fixos (6,15) e móveis imediatos (6,17 MMS20), mesmo que quebrados serão relativizados porque estamos a entrar na derradeira sub-fase sasonal pré-dividendos e pré-assembleia geral (2 das 6 nuances que podem mitigar o efeito das quebras de suportes/superação de resistências móveis e fixas relevantes), e aí existem fatores previsíveis (ou não), mas não controláveis que podem levar a variações contra a tendência CP/MP e que nos devem levar a relativizar, temporal e valorativamente, os indicadores gráficos.

Outros fatores, agora fundamentais e circunstanciais levam à mesma conclusão ("tolerância de ponto" e de desvalorização pontual):
1/ espera pelo simpático cash dos dividendos,
2/ valorização nestes 6 últimos meses foi muito generosa (e estamos muito confortáveis),
3/ pró-ciclo do preço da pasta » preços já subiram 30% (e só agora se intensificam nas contas trimestrais - delay de 4 meses on average)
4/ Expetativa de "surpresas" muito positivas nas próximas 3 apresentações trimestrais de resultados.
5/ Aumento da produção no setor core e 2 setores diretamente associados.
5/ Mais importante (na AG) aumento da produção/faturação e expetativa de split da Greenvolt (já com uma melhor perceção na AG sobre valor, atribuição de ações aos acionistas Altri e timing do split, até final do ano).

Mesmo que a lateralização da Abrilada, seja refletidamente negativa e que quebre 3 suportes (2 fixos e 1 móvel), NO BIG DEAL! Estamos perante o melhor caso em Portugal de uma ação/que na realidade são duas, que concilia exemplarmente VALUE, DIVIDEND e GROWTH (com um SPLIT sedutor de permeio).
Anexos
ALTRI consolidação continua e com pouca atenção aos suportes imediatos SF1 6,15 e MMS20 6,17.gif
ALTRI consolidação continua e com pouca atenção aos suportes imediatos SF1 6,15 e MMS20 6,17.gif (27.29 KiB) Visualizado 9079 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 14/4/2021 11:05

A altri está a perder gás. Se quebrar esta zona pode vir bem mais abaixo
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 9/4/2021 14:42

rbrandaopereira Escreveu:E quando assumir mais valias, não terei dupla tributação?


Isso depende. Imagina que recebes ações que valem 5 e vendes passado um ano por 8, tens mais valia de 3.

Mas se venderes por 5 a mais-valia é zero pois é o mesmo valor pelo qual entrou na tua esfera jurídica.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por rbrandaopereira » 9/4/2021 14:36

E quando assumir mais valias, não terei dupla tributação?
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Jonas74, malakas, mquinaz, OCTAMA, PAULOJOAO, silva_39 e 276 visitantes