Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 7/4/2021 20:50

rbrandaopereira Escreveu:Acho que a preocupação com os shorts é demasiado culposa, como se fosse a causadora dos longos anos baixa...
O foco deveria centrar-se mais nos principais fundamentos do activo em questão e nos dados macro-económicos.
Acredito que a queiram ver a subir e subir e subir, porque têm dinheiro investido. É normal. Mas por favor...

os fundos short têm arrasado muitas vezes com o pequeno investidor, pois vendem aos milhoes, tornando a ação completamente insegura. claro que tambem poderia haver grandes longos, mas os fundos short quando entram parece que vão até quase ao chão.

Registado: 8/10/2008 11:04

por luislobs » 7/4/2021 19:00

ver se os chineses ajudam ate fim de ano
Anexos
bcp2.png
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por luislobs » 7/4/2021 18:41

https://eco.sapo.pt/2021/04/07/fidelida ... -e-do-bcp/

Fidelidade investe seis milhões em dívida da CGD e do BCP

Igualmente, em duas operações, a Fidelidade comprou, a 29 de março, um milhão de euros em obrigações do Banco Comercial Português (BCP), sendo que, numa primeira operação, desembolsou 500 mil euros e, posteriormente, mais 500 mil euros na aquisição dos títulos de dívida do banco privado.

No caso das transações com papel do BCP, o motivo da notificação feita através da CMVM deve-se ao facto de Jorge Magalhães Correia e Lingjang Xu serem administradores do BCP e da Fidelidade.

Sempre chineses ao barulho :twisted: :twisted:
.

por PAULO 1986 » 7/4/2021 13:05

BCP e FEI assinam dois contratos de 1,2 mil milhões para apoiar PME afetadas pela Covid-19

Registado: 26/3/2021 14:06

por rbrandaopereira » 7/4/2021 12:51

Acho que a preocupação com os shorts é demasiado culposa, como se fosse a causadora dos longos anos baixa...
O foco deveria centrar-se mais nos principais fundamentos do activo em questão e nos dados macro-económicos.
Acredito que a queiram ver a subir e subir e subir, porque têm dinheiro investido. É normal. Mas por favor...
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.

Registado: 21/10/2015 14:52

por luislobs » 7/4/2021 12:43

La vai indo no seu caminho, com shorts reforcados a 0.1150 quero ver ate onde aguentam os shorts da LLP

.vamos la bcp chega de parasitas do mercado portugues
.

por luislobs » 6/4/2021 14:50

Apesar da Lansdowne Partners (UK) LLP continuar a subir o short no Bcp temos uma lta de curto prazo que se mantem valida e bonita vela hoje com bastante volume.

subirda de short no dia 1 a tentar pressionar a cotaçao para baixo, mas com o volume de hoje nao me admira nada que recomprassem algumas.. :twisted: :twisted:

pena nao haver meia duzias de interessados em lixar estes abutres tipo na gaming da america....pode ser que se enganem.
Anexos
bcp.png
bcp.png (36.33 KiB) Visualizado 8550 vezes
.

por NaoSei » 1/4/2021 19:29

PXYC Escreveu:
NaoSei Escreveu:
PXYC Escreveu:Entre moratórias e provisões e o ciclo de NPEs, não creio que me desentale do BCP nos próximos 2 anos. E já vão 6, essa é que é essa.
(target break even 0.19)

nessa altura convinha teres um stoploss mesmo que mental, eu sei o que é isso que estás a passar, é dificil vender a perder, mas eu saí da ultima vez aos 0,175, com break even aos 0,21 ou coisa assim, saí a perder e estou a reentrar agora pelos 0,115 de media, não entrei antes por falta de capital, senao tinha entrado na casa dos 0,06x, quando achei que market cap de +- 1.000 Milhoes estava baratissima. espero agora vir a recuperar o ultimo break even, de salientar que já tive uma posicao que acabei por ganhar de quase 50.000€ dentro do ultimo AC e com muito custo consegui ter lucros depois de enormes reforços até ao AC e ainda dentro dele, o que me valeu foi após o AC acabar, a cotada arrancar dos 0,16 até 0,34, eu saí pelos 0,254 nessa altura.
Com isto aprendi muita coisa, se cai pode continuar a cair até quase ao chao.

O BCP foi a primeira acção que comprei na vida e que me fez entrar nisto dos mercados. Todos os errores de principiante que alguém pode fazer, eu fiz no BCP. E não posso queixar-me a não ser de mim mesmo, porque olhando para trás o BCP tem apresentado belíssimas oportunidades para swing trading.

mas estou convicto que os 0,19 serão muito faceis de conquistar, pelo menos até aos 0,20, altura essa que segundo me lembro tem uma resistencia fortissima.

por PXYC » 1/4/2021 18:05

NaoSei Escreveu:
PXYC Escreveu:Entre moratórias e provisões e o ciclo de NPEs, não creio que me desentale do BCP nos próximos 2 anos. E já vão 6, essa é que é essa.
(target break even 0.19)

nessa altura convinha teres um stoploss mesmo que mental, eu sei o que é isso que estás a passar, é dificil vender a perder, mas eu saí da ultima vez aos 0,175, com break even aos 0,21 ou coisa assim, saí a perder e estou a reentrar agora pelos 0,115 de media, não entrei antes por falta de capital, senao tinha entrado na casa dos 0,06x, quando achei que market cap de +- 1.000 Milhoes estava baratissima. espero agora vir a recuperar o ultimo break even, de salientar que já tive uma posicao que acabei por ganhar de quase 50.000€ dentro do ultimo AC e com muito custo consegui ter lucros depois de enormes reforços até ao AC e ainda dentro dele, o que me valeu foi após o AC acabar, a cotada arrancar dos 0,16 até 0,34, eu saí pelos 0,254 nessa altura.

O BCP foi a primeira acção que comprei na vida e que me fez entrar nisto dos mercados. Todos os errores de principiante que alguém pode fazer, eu fiz no BCP. E não posso queixar-me a não ser de mim mesmo, porque olhando para trás o BCP tem apresentado belíssimas oportunidades para swing trading.

Registado: 13/10/2014 16:44

por NaoSei » 1/4/2021 15:17

(target break even 0.19)

por mario s carvaho » 1/4/2021 13:51

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... tes-721416

A agência de rating melhorou a perspetiva da banca portuguesa de negativa para estável, baseada no crescimento económico previsto e com base na estabilidade da rentabilidade,

Registado: 28/4/2014 15:32

por PXYC » 1/4/2021 13:21

Entre moratórias e provisões e o ciclo de NPEs, não creio que me desentale do BCP nos próximos 2 anos. E já vão 6, essa é que é essa.
(target break even 0.19)

Registado: 13/10/2014 16:44

por luislobs » 1/4/2021 13:02

Pena nao existir por ca uma associação para acabar com os abutres short com informação privilegiada
Problema nao é os short é a corrupção por tras desses abutres que arrasam os títulos dias antes de divulgados importantes.

Tem um fundo q vem a dias aumentando os short e em dias vamos saber pq.

Ja vai em 1% fora os menos de 0.5 q nao sao obrigados

Como e possível a Black ser accionista relevante do bcp com informação detalhada de tudo por uma filial a faser short ao título
.

por Optimiza » 1/4/2021 12:24

PIKAS Escreveu:Caro Optimiza: muito bom post, parabéns.
Já o disse em post's atrás e volto a reafirmar que, em meu entender, a subida dos NPL's, que inevitavelmente irá acontecer, não será nada de dramático. Não é bom mas também não será o fim dos bancos ou motivo para AC's.
O seu impacto na cotação à data de hoje é o mesmo que tinha na subida de novembro e dezembro já que o fim das moratórias não era segredo, sabia-se que iria acontecer e quando iria e não foi isso que impediu a subida de mais de 50%.
Quanto à actual cotação, o BCP continua a lateralizar num range 0,1140/0,1240 desde pouco antes do início da 2ª quinzena de janeiro. Vamos ver quando e como termina. Mas, pessoalmente, gosto de lateralizações longas porque trazem-me muito boas memórias.
Cumprimentos,

Pikas,

Com o novo projeto de lei aprovado ontem na generalidade (vai ser certamente aprovado na especialidade), dar-se-á o prolongamento de mais 6 meses para as moratórias bancárias, o problema é adiado para último trimestre 2020 e apenas com reflexos contabilísticos para a segunda metade de 2022. Isto permite à Banca adicionar suaves provisões e sobretudo, por outro lado, permite maior recuperação de rendimentos das famílias e empresas - reduzindo percentuais de incumprimento futuro, uma vez que começa este Mês a abertura total da economia (explosão no consumo, encomendas, produção, circulação, reabertura dos sectores vitais até agora fechados).

Boa medida, Win Win Win, para Banca, para os consumidores/clientes/empresários e investidores, para o Estado. Existe espaço (temporal e no balanço) para o BCP e demais Banca nacional se aproximar da performance pré-covid.

https://www.dn.pt/politica/parlamento-a ... 23155.html

Registado: 1/11/2012 23:18

por mario s carvaho » 31/3/2021 23:02

por PIKAS » 31/3/2021 22:49

Caro Optimiza: muito bom post, parabéns.
Já o disse em post's atrás e volto a reafirmar que, em meu entender, a subida dos NPL's, que inevitavelmente irá acontecer, não será nada de dramático. Não é bom mas também não será o fim dos bancos ou motivo para AC's.
O seu impacto na cotação à data de hoje é o mesmo que tinha na subida de novembro e dezembro já que o fim das moratórias não era segredo, sabia-se que iria acontecer e quando iria e não foi isso que impediu a subida de mais de 50%.
Quanto à actual cotação, o BCP continua a lateralizar num range 0,1140/0,1240 desde pouco antes do início da 2ª quinzena de janeiro. Vamos ver quando e como termina. Mas, pessoalmente, gosto de lateralizações longas porque trazem-me muito boas memórias.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Optimiza » 31/3/2021 19:15

Com o fim da moratória dos juros sobre crédito hipotecários e corporativos, o mal parado vai aumentar, só se refletindo nos balanços dos bancos após 6 meses: de Abril a Junho temos o período de atraso nos pagamentos, de Julho a Setembro de pré-contencioso, de Outubro a Dezembro o início da fase de contencioso e nesta fase deve-se criar provisões (mas os bancos nacionais já começaram desde Setembro do ano passado a adicionar/reforçar algumas), de Janeiro a Março 2022 deve-se assumir como mal parado.

Moratórias sobre crédito hipotecário abrange 46 mil milhões de euros » provável default futuro para 4% desse total (apenas metade dos valores da crise financeira de 2007, uma vez que os juros estão baixos e a Banca encontra-se razoavelmente provisionada, e o desemprego está a níveis suportáveis).

Moratórias sobre crédito a empresas abrange 110 mil milhões de euros » provável default futuro de 9% desse total (apenas 1/4 dos valores da crise financeira de 2007, uma vez que os juros estão baixos e as perspectivas de crescimento económico são gigantes).

O risco de default em empréstimos sob moratórias representa o triplo do risco de um empréstimo que não recorreu a esse instrumento regulado (termina hoje - 31 de Março).

Nada de dramático surgirá por via deste aumento futuro do malparado (as subidas, em 6 meses, de 50 a 110% do BCP e Banca internacional de retalho isso o atestam), e apesar de todas as seguranças, apesar da veloz recuperação Macro Global apartir de Abril, apesar de uma inflação a subir mas que continua muito baixa, dos bons níveis de provisões e dilações de pagamentos+juros até às calendas gregas, mesmo assim deverão começar a materializar-se, no final do ano e 2022, alguns desses 11 mil milhões de euros adicionais no malparado dos bancos nacionais. No caso do BCP especulo uns adicionais 1,2mM em malparado até final do 1ºtrim. 2022 o que é pouco impactante face à crise financeira anterior (1/7) » o impacto materializar-se-á apenas em lucros reduzidos no 3 e 4º trim. 2021 e no 1º trimestre 2022.

Projeção sem base: Será um impacto equivalente a 1/5 sobre a crise financeira anterior mas em circunstâncias bem mais saudáveis e preparadas do sistema (provisões e rácios de solvabilidade e transformação), mas mesmo assim corresponderão a 5 mil milhões adicionais em provisões colocadas (porque até agora a Banca N só terá provisionado uns 2,5mM), faseadamente, por 5 trimestres, o que não afetando a solvabilidade da banca nacional, vai afectar rácios e rentabilidade 2021/2022 (RLs vão em alguns casos ser suavemente negativos e noutros esbater-se durante o 3º e 4º trim. 21 e 1ºtrim 2022).

Agora, dito isto, o sector bancário Europeu não deveria ser de todo um sector top performer no 2º, 3 e 4º trim. de 2021 (até porque as T-yields 10Y e a inflação já não serão tão "amigas" como foram no passado recente).
Anexos
6 meses de subidas das cotações sectoriais deve-se à projeção da expansão Macro Global apartir de Abril secundarizando o futuro aumento controlado do mal parado.jpg
6 meses de subidas das cotações sectoriais deve-se à projeção da expansão Macro Global apartir de Abril secundarizando o futuro aumento controlado do mal parado.jpg (82.6 KiB) Visualizado 9764 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por Ruffus86 » 31/3/2021 18:05

luislobs Escreveu:Bcp vem de um longo calvário de mais de 20 anos, tem finalmente o mal parado estabilizado e tem tudo para comecar a dar lucros consistentes.

Nao me digam q portugueses nao teem dinheiro pq é mentira, fora os empresários a populacao portuguesa
NUNCA POUPOU TANTO, pessoal em casa sem gastar gasolina em passeios, em almocos em restaurantes, sem hoteis de fim de ano, sem hoteis de pascoa e fins de semana.
Logo se vê no relatorio de records de depósitos das familias.

Pessoal q passava os f semana nos centros comerciais a gastar os ordenados devem por obrigação agora ter uma reserva.
Pior estao os empresarios da restauracao e afins q teem rendas as costas e impostos, agora a população é uma grande treta não terem poupança s fechados em casa

Luis, o dinheiro é o mesmo. sai dos ordenados de uns, para a conta dos outros (restaurantes, cabeleireiros e afins).

Esse discurso só bate certo se pegares na balança comercial e disseres que desceram as importações (porque esse dinheiro sim, sai para fora)

Registado: 31/10/2013 13:54

por Flav » 31/3/2021 14:51

Nem sequer me interessa quem está curto no BCP ou noutra ação. Destaco apenas que alguns foristas evidenciam isso, o que joga em favor da sua coerência, como é o exemplo recente do Kooc aqui no poste do BCP.
Quanto a pintar cenários de negro e as suas eventuais consequências é uma incógnita, mas pode haver quem tenha alguma influência. Tb no problem quanto a isso.

Registado: 13/1/2017 13:00

por mario s carvaho » 31/3/2021 14:45

rbrandaopereira Escreveu:(!delete post; missclick)

gosto dessa..

. uns choram, outros vendem lenços

mas, muitas vezes... os que fabricam os lenços, nem choram, nem os vendem e nem recebem ao fim do mês

cump

por rbrandaopereira » 31/3/2021 14:40

(!delete post; missclick)

por rbrandaopereira » 31/3/2021 14:40

Flav Escreveu:Eu compreendo quem está curto, pintar os cenários de negro a tentar que a ação baixe, mas não levo a sério quem vê tempestades em cada esquina, esquecendo por vezes o fundamental.

Meu caro, se eu tivesse short no bcp, poderia pintar cenários negros, aliás, até poderia pintar quadros e espalha-los em todas as esquinas, que a minha tentativa de baixar a acção, não passaria disso mesmo... Uma tentativa.
Mas devo dizer que fiquei com uma certa inquietação sobre esse seu mindset... "Pintar cenários negros, para que a acção baixe?" :pray: Isso existe? :-s Se eu fosse um Elon Musk talvez conseguisse tal proeza.

Eu faço as minhas análises e tiro as minhas conclusões, tal como o senhor faz as suas análises, e tira as suas conclusões..
Eu já expus por diversas vezes, os meus motivos para estar fora do sector da banca, e esses motivos não são nada de novo para ninguém, nem algo muito difícil de desmistificar. Basta abrir o gráfico de qualquer banca em Portugal, que o gráfico falará sozinho.

Bons negócios!
Editado pela última vez por rbrandaopereira em 31/3/2021 14:42, num total de 2 vezes.

por Flav » 31/3/2021 14:22

Eu aqui digo ao rbrandao aquilo que podia ter dito a um tal de Daniel Pires que dizia para não se investir no BCP quando chegou a estar ligeiramente abaixo dos 8 cêntimos e depois subiu em pouco tempo cerca de 60%!!!!
Existe um "boa regra" muito repetida aliás nos postes do ilustre Laribau, que é o ter dois "cães" de companhia nestas andanças - o Prudente e o Diverso.
Não se deve investir em demasia no setor bancário se não houver outras opções diferentes para investir em simultâneo e sempre com prudência e conhecimentos (de preferência técnicos e fundamentais) qb.
Eu compreendo quem está curto, pintar os cenários de negro a tentar que a ação baixe, mas não levo a sério quem vê tempestades em cada esquina, esquecendo por vezes o fundamental.

Registado: 13/1/2017 13:00

por luislobs » 31/3/2021 14:12

Bcp vem de um longo calvário de mais de 20 anos, tem finalmente o mal parado estabilizado e tem tudo para comecar a dar lucros consistentes.

Nao me digam q portugueses nao teem dinheiro pq é mentira, fora os empresários a populacao portuguesa
NUNCA POUPOU TANTO, pessoal em casa sem gastar gasolina em passeios, em almocos em restaurantes, sem hoteis de fim de ano, sem hoteis de pascoa e fins de semana.
Logo se vê no relatorio de records de depósitos das familias.

Pessoal q passava os f semana nos centros comerciais a gastar os ordenados devem por obrigação agora ter uma reserva.
Pior estao os empresarios da restauracao e afins q teem rendas as costas e impostos, agora a população é uma grande treta não terem poupança s fechados em casa
.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Goya777, jprgodinho, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Tiago2006, yggy e 205 visitantes